Imagine a seguinte situação: Você é o gestor de uma empresa, e ao adentrar o escritório percebe que grande parte dos colaboradores se apresentam abatidos e cansados, demonstrando um sentimento de que só estão ali por obrigação. Infelizmente essa é a realidade de muitas empresas que não possuem engajamento profissional.
Esse engajamento diz respeito aos profissionais que “vestem a camisa” da empresa, sentindo-se motivados e dedicados ao trabalho. No entanto, para conquistar o engajamento é preciso que a gestão realize atividades e disponha de ferramentas necessárias para isso.
Para compreender melhor como isso ocorre, a sua importância e como engajar os colaboradores, confira abaixo ao longo do nosso texto!
O que é o engajamento profissional
Por engajamento, podemos descrever como um sinônimo de envolvimento, no qual um indivíduo cria uma forte conexão com alguma pessoa ou coisa, se motivando e dedicando em função disso.
No ambiente de trabalho, o engajamento de um profissional em função do trabalho, é justamente a sua dedicação pelo emprego e suas funções, buscando não apenas uma recompensa financeira ou hierárquica, mas também por gostar de fazer parte daquilo.
Portanto, o engajamento profissional vai além do vínculo patrão-empregado, sendo uma espécie de ligação da organização com os seus envolvidos.
Vale lembrar que engajamento profissional é diferente de felicidade no trabalho, visto que um profissional engajado na grande parte é feliz e satisfeito com seu trabalho, no entanto, uma pessoa feliz com o trabalho pode não ter engajamento.
Com isso, é de extrema importância pensar nas formas em que se pode promover um maior engajamento profissional, visto que seus benefícios impactam diretamente na qualidade da empresa e no seu crescimento.
Por que é tão importante engajar?
Profissionais que não acreditam em si mesmo e não enxergam benefícios pessoais e profissionais em se manter na empresa apresentam piores resultados. Por si só, essa situação já é um grande motivo para promover o engajamento profissional.
No entanto, além disso, a falta de engajamento também pode provocar maiores taxas de atrasos, não cumprimento de prazos, faltas, baixa produtividade, descompromisso, queda da qualidade do serviço, conflitos e muitos outros problemas.
O resultado de tudo isso é o descontentamento do profissional, no qual suas metas profissionais e pessoais não são supridas e ele na maioria das vezes opta pela demissão.
Portanto, o engajamento profissional é quem tem a possibilidade de revelar a importância do papel do profissional no trabalho, valorizando sua presença, e possibilitando melhorias na responsabilidade, produtividade, qualidade do trabalho, presença, engajamento e disciplina profissional.
A empresa possui papel no engajamento?
Muitas organizações acreditam que ter engajamento profissional é papel exclusivo do trabalhador. No entanto é preciso ressaltar que a empresa é quem deve promover ações e criar um ambiente motivacional para que estimule o engajamento dos colaboradores.
É muito improvável que um trabalhador esteja e permaneça engajado enquanto o ambiente em que ele está segue na direção oposta, com cargas de trabalho excessiva, prazos curtos, e falta de empatia entre profissionais. Dessa forma, o profissional terá dificuldade em se sentir pertencente e se comprometer com o trabalho.
Tudo isso ainda piora quando o salário e os benefícios do trabalhador são escassos, tornando o retorno financeiro quase nulo (quando subtraído aos gastos pessoais do trabalhador).
Portanto, o engajamento profissional deve partir da empresa, afinal, é uma troca justa, visto que o profissional se sente motivado, com sua saúde física e psicológica estável, enquanto a organização recebe um melhor serviço, comprometimento, organização, agilidade e aumento da lucratividade.
São diversas as estratégias que a empresa deve adotar para promover o engajamento profissional. Mais para frente iremos falar um pouco mais sobre estas ferramentas, diante mão, é importante salientar a necessidade de promover uma estrutura física adequada, metas e prazos confortáveis e realistas, salários adequados e tempo de descanso intrajornada e interjornada.
Neste último ponto a respeito do tempo de descanso, é direito do trabalhador ter um tempo de repouso durante o expediente e entre um dia e outro de trabalho. Para garantir esse benefício, é preciso ter atenção especial ao controle de ponto. O Genyo é uma ferramenta que auxilia nesse processo.
Seu sistema eletrônico digital permite enviar avisos para o profissional lembrar de sua pausa, assim como registrar o horário em que pausou e retornou a suas funções. Isso tudo facilita o trabalho do RH na hora de calcular a folha de pagamento, além observar quais são os profissionais que estão extrapolando a carga de trabalho e reduzindo o descanso.
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Benefícios do engajamento profissional
Você já aprendeu porquê engajar e qual o papel da empresa nesse processo. Agora chegou a hora de conhecer alguns benefícios extraídos dessa prática, que vão auxiliar na melhora do bem-estar profissional, ambiente corporativo e crescimento da empresa, confira:
Profissionais mais felizes
Falamos ao início desse texto o quanto o engajamento está ligado com a felicidade no trabalho. Ao dar atenção ao profissional, investindo na estrutura física, benefícios, saúde mental e carga de trabalho, estamos criando um ambiente de felicidade.
Com isso, os profissionais felizes consequentemente também são profissionais mais saudáveis, tornando-se peças valiosas na organização. Se o seu intuito é de manter o trabalhador por anos em sua empresa, o engajamento é a solução.
Aumento da produtividade
Outro ponto importante é que o engajamento influencia diretamente na produtividade. Trabalhadores que enxergam a valorização da sua mão de obra, com reconhecimento (seja ele monetário ou de status), se torna mais produtivo e envolvido com as atividades executados.
Esses profissionais passam a enxergar sua posição e função na empresa como uma peça importante e não como algo descartável e substituível.
Retenção profissional
É claro que tudo isso também causa a retenção do trabalhador em sua empresa. A retenção profissional está ligada a vontade de permanecer em uma empresa, negando propostas de concorrentes, mesmo quando ela oferta salários maiores. Isso ocorre porque o profissional engajado enxerga possibilidade de crescimento e se sente bem onde está!
Cliente mais satisfeito
Você busca elevar a experiência do seu cliente? Engaje seus trabalhadores! Diversas organizações já comprovaram que profissionais felizes e engajados vão promover uma melhor qualidade do atendimento ao cliente e consequentemente elevar as vendas da empresa.
Se seu negócio tem sofrido com o feedback negativo recebido pelos clientes, muitas vezes isso pode ser decorrência da baixa motivação profissional.
Melhora do clima organizacional
Não podemos esquecer de mencionar a respeito do clima organizacional. Essa palavrinha pequena tem grande importância, visto que é através dela que ocorre a verdadeira mudança em uma empresa.
Um clima organizacional positivo é responsável por mudar drasticamente todos os processos de uma organização, como a forma de comunicação corporativa, valores profissionais, desempenho, bem-estar, produtividade, felicidade e tudo mais relacionado aos pontos positivos de uma empresa.
Redução do turnover
Por fim, muitas empresas tem sofrido com o turnover. O turnover é a rotatividade profissional, seja por motivos de absenteísmo, demissões, faltas, atrasos, etc. É a ausência do trabalhador na empresa. Quando o turnover está elevado, significa que existem fatores que estão contribuindo para o afastamento do profissional.
Muitas questões estão relacionadas ao turnover, pois tudo que afeta o bem-estar profissional vai provocar o seu afastamento. O engajamento profissional é um desses motivos. A falta dele representa um sério desinteresse e desmotivação dos trabalhadores, levando a sua ausência.
Para conseguir avaliar as taxas de turnover, é preciso contar com um sistema de ponto tecnológico e digital, como o Genyo. Através de seu sistema é preciso avaliar quais são os profissionais que mais se atrasam e faltam, relacionando esse resultado com a baixa satisfação e ausência de engajamento profissional. Clique aqui e conheça mais sobre o Genyo!
Como engajar os profissionais
Chegamos ao fim desse texto, e agora é hora de aprender como engajar os profissionais através de atitudes simples de serem implementadas. Essas atitudes têm a capacidade de modificar drasticamente o relacionamento corporativo, modificando os valores da empresa e a forma com que os profissionais agem até em sua vida pessoal. Confira:
Aposte na liderança
O engajamento deve vir de cima. Profissionais se sentem mais facilmente engajados quando os líderes de cada setor se apresentam motivados, animados, felizes e exalando inspiração para os demais profissionais. Isso faz toda diferença na hora de promover o engajamento profissional.
Do contrário, líderes desmotivados tem a capacidade de reduzir o engajamento de todos profissionais, atenuando os ânimos e prejudicando a criatividade, produtividade e boas atitudes no trabalho.
Dessa forma, sempre que possível reforce com os líderes a importância de se manter engajado perante seus funcionários.
Dê espaço para novas ideias
Você promove o espaço necessário para que seus profissionais sejam criativos e tragam novas ideias? A possibilidade de um funcionário se expressar e contribuir com a mudança do ambiente de trabalho é uma maneira de promover maior engajamento. Quando o trabalhador é o agente de mudança, ele se sente realizado e valorizado.
Ademais, nunca se esqueça de que ao realizar uma mudança positiva, dê os devidos créditos ao profissional que sugeriu tal modificação.
Incentive a comunicação.
A comunicação interpessoal deve ocorrer em todos os níveis e direções. Uma empresa que se comunica de forma adequada internamente e externamente consegue também ouvir com atenção, avaliando pontos a serem melhorados em seus processos, identificar profissionais insatisfeitos e auxiliar no engajamento.
Modifique o ambiente físico
Avalie se o ambiente físico de sua empresa é adequado. Estamos falando não só de ergonomia, mas também sobre o conforto, espaços bonitos, arejados, uma área de descanso e tudo mais que for preciso para tornar o ambiente agradável.
Um profissional não consegue se sentir bem na empresa quando o seu computador é lento e não permite com que ele realize as atividades na velocidade desejada. Ou quando sua cadeira é desconfortável e ele passa o dia todo desejando poder levantar e ir embora.
É por esse motivo que muitos profissionais tem buscado o home office após o retorno das atividades presenciais. Poder trabalhar no conforto de casa, com seu ambiente acolhedor e planejado é a vontade de todo profissional. Dessa forma, um ambiente semelhante deve ser projetado dentro das empresas.
Realize feedbacks com frequência
Você sabe o que é um feedback e como realiza-lo corretamente? O feedback é uma ferramenta de retorno. Ela pode ser aplicada entre funcionários-gestores, empresa- fornecedor ou cliente-empresa.
Se tratando do feedback entre empresa e funcionários, o objetivo dessa ferramenta é auxiliar na melhora e crescimento dos profissionais, trazendo informações reais, com exemplos claros, para demonstrar erros e acertos, problemas e possíveis soluções.
Muitos gestores acreditam que o feedback é uma simples conversa, e muitos profissionais enxergam o feedback como algo ruim. Ambos estão enganados. O feedback deve ser direcionado, baseado em dados e nunca um monólogo. Ele é fundamental para o trabalhador poder entender como está a sua posição na empresa, seus erros e acertos.
Mesmo um feedback negativo é importante para poder juntos encontrar formas de melhorar e não como uma espécie de punição ou advertência.
A frequência do feedback é responsável por incentivar o crescimento profissional, exaltando e extraindo todas as potencialidades do trabalhador. Essa pratica é responsável por aproximar o profissional da empresa, tornando-o mais engajado.
Crie recompensas para as metas
O que o seu profissional recebe ao atingir uma meta estabelecida? Um simples parabéns muitas vezes não é o suficiente para demonstrar todo o esforço e dedicação. Por esse motivo, crie recompensas para a produtividade. Essas atividades de gamificação ajudam na boa competitividade e aumento da motivação.
Alguns exemplos de recompensas são bônus no salário, viagens por conta da empresa, férias antecipadas, ingressos para eventos, e muitos outros.
Crie oportunidades reais
Seu funcionário possui um plano de carreira? Essa ferramenta permite saber quais os pontos necessários e possibilidades existentes para que um trabalhador cresça profissionalmente em sua organização. A existência de oportunidades reais para o desenvolvimento da carreira é uma forma de engajar.
Incentive os laços
Incentive a criação de laços de amizade entre os funcionários. Não veja as brincadeiras, saídas para festas e o companheirismo como algo ruim ou ameaçador. Os profissionais possuem todo o direito de criar laços, e isso auxilia no sentimento de pertencimento.
Os laços só devem ser freados quando isso passa a comprometer a qualidade do serviço, produtividade e clima organizacional.
Cuide da saúde mental
Por fim, em meio ao crescimento expressivo das doenças psicológicas e ocupacionais, como a ansiedade, depressão e burnout. É necessário dar uma atenção especial para a saúde mental de seus profissionais.
Seja por meio de palestras, atividades e eventos que visem o bem-estar psicológico, ou por meio do incentivo de consultas com profissionais através do plano de saúde.
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