Segurança, clareza e objetividade: Dicas de como adquirir uma comunicação assertiva

Saiba o que é comunicação assertiva, quais são suas características e atributos, a importância no trabalho e como conseguir desenvolvê-la. Veja mais neste artigo!
Sumário
Comunicação assertiva

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e as empresas estão cada vez mais criteriosas na seleção dos seus colaboradores. Assim, existem algumas características específicas que empregadores procuram ativamente em seus candidatos. Essas características são cuidadosamente avaliadas, pois vão refletir no comportamento do colaborador na empresa. Assim, habilidades e competências são constantemente avaliadas pela equipe de gestão de pessoas de uma empresa, em um processo de seleção ou não. Portanto, a habilidade mais requerida talvez seja a comunicação assertiva.

Nesse tipo de comunicação, o indivíduo demonstra segurança na expressão de sua fala. No entanto, muitas pessoas ficam em dúvida do que significa de fato uma comunicação assertiva e como é possível desenvolver essa habilidade. Pensando nisso, elaboramos um artigo que vai abordar tudo sobre comunicação assertiva, desde sua importância até as dicas de como desenvolvê-la na prática.

O que significa uma comunicação assertiva?

Comunicação assertiva é uma habilidade que diz respeito à prática de transmitir mensagem de maneira segura, com uma boa objetividade e clareza. Dessa maneira, um indivíduo que possui uma comunicação assertiva desenvolvida é aquele que consegue passar confiança naquilo que diz.

Além disso, essas pessoas conseguem ser claras, coesas e objetivas nas suas colocações, possuindo uma boa comunicação desenvolvida. Por isso, a comunicação assertiva é considerada um soft skills, ou seja, uma competência comportamental que pode ser aprimorada.

Vale ressaltar que o objetivo de uma comunicação assertiva é se fazer entendido, e isso não significa dizer que essa expressão deverá ser desrespeitosa. Ao contrário disso, em uma comunicação assertiva deve-se garantir a cordialidade, respeito e ternura, evitando expressões agressivas. No entanto, muita gente pode tentar ser objetivo, mas acabar erroneamente agindo de maneira agressiva, não exercendo de fato uma comunicação assertiva.

Então, quando de fato um indivíduo está realizando uma comunicação assertiva, e em quais aspectos é possível melhorar caso não esteja? Para identificar corretamente quando se há uma comunicação assertiva é preciso saber antes de tudo quais os atributos que constituem essa habilidade. Assim, só com a identificação desses atributos será possível pensar em estratégias para melhoria dessas características específicas.

Quais os atributos de uma comunicação assertiva?

A comunicação é algo que envolve vários elementos, que não necessariamente são exclusivamente verbais, podendo ocorrer de mais de uma maneira. Assim, em uma comunicação assertiva deve-se estar atento às principais formas de comunicação, mas quais são elas? As formas de comunicação podem ser divididas em verbal, não verbal e paraverbal, tendo cada uma uma particularidade importante no processo de comunicação.

Em primeiro lugar, a forma de comunicação mais presumível pelo público geral é a verbal, já que muitas vezes a comunicação se dá através de diálogos. Dessa maneira, em uma comunicação verbal assertiva o indivíduo utiliza como atributos a clareza, a objetividade e a coerência entre as idéias, com segurança.

Por outro lado, a comunicação não verbal é muitas vezes esquecida pelas pessoas, mas é muito importante no momento em que as mensagens estão sendo transmitidas. Assim, além do que está sendo dito, a gesticulação, os olhares, e os movimentos corporais indicam sinais que são captados pelos outros. Por isso, em uma comunicação assertiva não verbal o indivíduo adota posturas corporais de confiança, evitando transmitir nervosismo e inseguranças por essa linguagem.

Por último, pode-se pensar também em uma comunicação paraverbal, em que a maneira na qual se fala é um atributo importante. Dessa forma, o volume da voz, o ritmo, a cadência das palavras, dentre outros aspectos são elementos que interferem no processo de comunicação. Tendo em vista isso, em uma comunicação paraverbal assertiva o interlocutor mantém o tom de voz de maneira adequada, possuindo um ritmo em velocidade compreensível.

Qual a relevância de ter uma comunicação assertiva?

Ter uma comunicação assertiva é uma qualidade que confere diversas vantagens para os indivíduos que as possuem, principalmente naquelas atividades que exigem conversação. Assim, possuir esse tipo de comunicação garante uma possibilidade aumentada de ser compreendido, e confere segurança aos ouvintes.

Por esse motivo, a relevância em se ter uma comunicação assertiva vai desde benefícios nos meios acadêmicos, veículos de comunicação até mesmo na rede de amigos. No entanto, esse atributo é bem melhor observável em ambientes corporativos, lugares nos quais uma comunicação assertiva é um diferencial enorme.

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Comunicação assertiva no trabalho: Saiba a importância

No mundo corporativo a comunicação assertiva é sem sombra de dúvidas um dos mais observáveis e desejáveis atributos que um empregador almeja para seus colaboradores. Isso porque durante uma comunicação assertiva o indivíduo desempenha atributos de liderança, característica que concede um diferencial ao empregado.

Assim, a importância de uma comunicação assertiva no trabalho começa desde cedo, já no processo de seleção e recrutamento por competência. Nessas seleções, os gestores observam principalmente se o candidato tem o perfil de líder, através da sua maneira de se comunicar, e se ele transmite segurança. Assim, o candidato que possui uma comunicação assertiva consegue se comunicar com clareza, objetividade e segurança, atributos inerentes de um líder.

Para além do processo de seleção, o indivíduo com uma comunicação assertiva consegue vantagens que corroboram no sucesso da carreira profissional. Isso porque esses indivíduos geralmente se destacam por serem líderes natos, e conseguem designar funções de maneira eficiente e clara. Assim, a consequência disso é o destaque na realização nas suas atribuições, o que confere uma grande vantagem frente aos outros funcionários.

Como é possível desenvolver uma comunicação assertiva?

Comunicação assertiva

Comunicação assertiva é uma habilidade, e assim como toda habilidade pode ser exercitada ou até mesmo desenvolvida naqueles indivíduos que as não tem. Mas muita gente se pergunta como é possível desenvolver esse tipo de habilidade, já que parece ser algo tão natural do indivíduo.

De fato, algumas pessoas são naturalmente assertivas ao se comunicar, mas isso não significa dizer que não é possível desenvolver essa habilidade naqueles que não são. Assim, para desenvolver uma comunicação assertiva é preciso o treinamento e a mudança em alguns comportamentos no momento da conversação.

Dessa forma, o desenvolvimento de uma comunicação assertiva no contexto empresarial dois autores são essenciais nesse processo: A empresa e o colaborador. Por isso, as empresas precisam lançar mão de estratégias de desenvolvimento de seus funcionários, enquanto os indivíduos podem ficar atentos a algumas dicas importantes. Pensando nisso, elaboramos tópicos diferentes que vão elucidar tanto como a empresa pode contribuir para esse desenvolvimento, quanto as dicas para que o indivíduo consiga.

Como a empresa pode contribuir no desenvolvimento da habilidade em seus colaboradores?

Uma estratégia muito eficaz utilizada pela maioria das empresas para desenvolver algumas habilidades específicas em seus colaboradores é através da implementação de treinamentos. Assim, através de palestras e workshop é possível capacitar os funcionários de uma empresa em uma determinada habilidade requerida.

Dessa forma, o desenvolvimento de uma comunicação assertiva pode ser proporcionado pelo empregador aos seus funcionários através da organização desses treinamentos. Nesses espaços, os funcionários terão acesso a palestras e oficinas que abordem o tema e contribuam para o desenvolvimento dessas habilidades.

Assim, é importante que a empresa fique atenta à organização do evento, contratando profissionais capacitados, ou até mesmo utilizando funcionários da própria empresa. É importante ressaltar que esses treinamentos precisam ser amplamente divulgados para que a adesão dos funcionários seja feita de maneira adequada.

Como divulgar treinamentos de uma comunicação assertiva na empresa?

Como foi visto, é importante que a divulgação de um evento sobre comunicação assertiva seja realizada para todos os funcionários de uma empresa, melhorando a adesão. Assim, a melhor maneira de se fazer essa divulgação é através de um software de controle de ponto. Com essa ferramenta é possível utilizar o chat com os funcionários para emitir comunicados a todos os colaboradores da empresa, garantindo a visualização.

Por isso, utilizando a ferramenta do Genyo é possível emitir comunicados para todos os colaboradores informando sobre os eventos de capacitação em comunicação assertiva. Dessa maneira, isso pode proporcionar significativamente uma maior adesão a esses eventos, e consequentemente, um maior desenvolvimento da comunicação assertiva.

Dicas práticas para desenvolver uma comunicação assertiva

Além das capacitações fornecidas pelas empresas, é possível desenvolver a comunicação assertiva através de mudanças em alguns comportamentos. Inicialmente isso pode parecer complexo, mas é muito importante que se esteja atento na maneira como a comunicação ocorre.

Mas o que é preciso fazer para desenvolver as competências de uma boa comunicação assertiva, e como isso deve ser feito na prática? Esse é o questionamento de muita gente, e pensando nisso, foi elaborado um conjunto de dicas essenciais para o desenvolvimento de uma comunicação assertiva. Assim, essas dicas dizem principalmente a respeito da maneira como a comunicação é realizada, e o que deve ser feito para deixá-la mais assertiva.

1 – Seja um bom ouvinte

A primeira dica para se adquirir uma comunicação assertiva não está na expressão em si, mas na prática de ouvir atentamente os outros e o que está sendo dito. Pode até parecer estranho a maneira em que uma escuta ativa possa contribuir para o desenvolvimento de uma comunicação assertiva. No entanto, a escuta ativa auxilia no entendimento das situações, possibilitando que o diálogo seja muito mais direcionado e preciso.

Por exemplo, imagine uma situação em que uma situação problemática acontece, e muitas pessoas estão dialogando ao mesmo tempo na reunião. Nesse contexto, desenvolver uma escuta ativa permite que o indivíduo saiba filtrar as informações de maneira a desenvolver uma comunicação muito mais assertiva.

Além disso, demonstrar que está acolhendo as informações dos outros é um elemento importante para que o sujeito sinta-se respeitado. Assim, durante a comunicação assertiva ficará implícito que a veemência do discurso não está ocorrendo de maneira a inviabilizar a opinião do outro.

2 – Procure entender o que está sendo dito

De outra maneira, não basta somente ser um bom ouvinte, deve-se procurar entender o que está sendo dito para que a comunicação ocorra de maneira eficaz. Assim, um indivíduo que busca uma comunicação assertiva precisa estar preparado para questionar as informações quando isso for necessário. O importante nesse momento é que a informação fique clara, pois isso vai impactar significativamente na maneira na qual a comunicação se dará.

3 – Fique atento aos sinais

A terceira dica está relacionada à percepção dos sinais que estão à sua volta, sendo muito importante que o indivíduo visualize as reações e expressões dos ouvintes. Ou seja, através da avaliação da linguagem corporal do outro será possível saber se a comunicação está acontecendo de maneira assertiva ou não.

Por exemplo,  é possível perceber através da avaliação das expressões dos outros que uma  comunicação assertiva está ocorrendo de maneira adequada. Por outro lado, quando o ouvinte não está compreendendo ou está incomodado com o tipo de comunicação, é possível através dos sinais avaliar isso Assim, ficar atento aos sinais permite que o indivíduo mantenha ou mude a postura de comunicação, um feedback importante para tornar ela mais assertiva.

4 – Cuidado para não parecer ofensivo

Verifique se a sua comunicação é de fato assertiva, ou está sendo de certa forma ofensiva ou desrespeitosa. Muitas vezes na tentativa de conseguir desenvolver uma comunicação assertiva muitos indivíduos podem agir com desrespeito, impondo sua opinião de maneira rude.

Dessa maneira, é necessário ficar atento a isso, pois em alguns momentos a comunicação inadequada pode ser considerada um assédio no trabalho. Por isso, é importante ficar atento à maneira de se comunicar, para garantir que ela não seja de nenhuma maneira agressiva.

5 – Saiba o melhor momento de falar

Mais importante do que ser objetivo e claro na sua comunicação é saber o melhor momento para falar ou se expressar. Assim, mesmo que a comunicação seja assertiva e adequada é importante saber quando ela deverá ser feita. Isso porque em momentos inconvenientes essa comunicação pode não ser a mais adequada, e a assertividade pode ser interpretada como arrogância.

6 – Adeque sua comunicação ao contexto

Para se comunicar de maneira assertiva é importante saber o público para o qual está sendo repassado, além do momento em que a comunicação é feita. Assim, deve-se ficar atento ao contexto da comunicação, falando mais alto quando necessário, ou em tons mais moderados em certos ambientes. Por isso, adequar a comunicação ao ambiente e as situações é uma estratégia importante para o desenvolvimento de uma comunicação assertiva.

7 – Seja um bom mediador de discussões

Por último, é importante assumir um papel de liderança durante a comunicação e os debates que por ventura aconteçam. Assim, uma maneira de demonstrar essa comunicação assertiva é através da mediação das discussões, podendo o sujeito ser o intermediador que conduz a conversa. Essa prática demonstra qualidades de uma comunicação assertiva, pois confere segurança na abordagem dos assuntos, já que as discussões estão sendo conduzidas pelo sujeito.

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