Bem-estar no trabalho: Conheça o wellness corporativo e veja sua importância nas empresas

Saiba o que significa wellness corporativo, a importância disso nas empresas e como é possível implementá-lo de maneira prática. Veja mais neste artigo!
Sumário
Wellness corporativo

Uma pauta muito comum no mercado de trabalho diz respeito a retenção de talentos, uma vez que é importante manter os melhores profissionais ativos na empresa. Dessa maneira, para que seja possível conseguir que um colaborador permaneça na empresa, muitos empregadores lançam mão de diversas estratégias. Assim, as empresas oferecem salários mais atraentes, flexibilidade de horário e até mesmo planos de carreira para os seus colaboradores. Esses benefícios são atrelados ao chamado wellness corporativo!

No entanto, nos últimos anos o bem-estar no trabalho se tornou uma demanda cada vez mais crescente pelos profissionais, que não abrem mão de um ambiente acolhedor. Assim, na última década, o conceito de wellness corporativo vem ganhando notoriedade, pois ele preconiza o bem-estar como elemento principal.

Mas o que realmente significa wellness corporativo, por que é importante implementá-lo nas empresas, e como é possível fazer isso? Pensando em elucidar todos esses pontos, criamos um artigo que vai abordar tudo sobre wellness corporativo, desde o seu conceito até as maneiras de implementá-lo.

“Wellness”: Qual o significado da palavra?

A palavra wellness vem do inglês, e pode ser traduzido como “bem-estar”, seja ele do ponto de vista físico, psicológico, social ou até mesmo financeiro. Assim, a palavra passou a ser empregada no português como um sinônimo de conforto, muito atribuído ao bem-estar físico.

No entanto, vale ressaltar que o real significado de wellness não é limitado apenas ao conforto e ao bem-estar físico, mesmo sendo empregado dessa maneira muitas vezes. Ao contrário disso, pode-se entender o wellness como uma sensação de satisfação de maneira geral, podendo ser do ponto de vista emocional ou financeiro.

Wellness vs wellbeing: Entenda a diferença

Outro conceito muito explorado é o de wellbeing, que diz respeito ao completo bem-estar emocional, psíquico, espiritual e social. Assim, o conceito de wellbeing é uma atribuição holística, e se assemelha com o conceito de saúde implementado pela OMS. Mas o que muita gente fica na dúvida é:  de que maneira esse conceito de bem-estar pode se diferenciar da definição de wellness?

A principal diferença é que o conceito de wellbeing é mais amplo, e enxerga o indivíduo além do seu corpo, repercutindo em uma abrangência maior. Dessa maneira, o indivíduo é entendido como um todo no conceito de wellbeing, e por isso, é muito mais complexo implementar práticas voltadas para esse conceito. Por outro lado, cabe aos profissionais de saúde maximizar o conceito de wellbeing, visto que é uma atribuição da área da saúde.

O que significa Wellness corporativo?

Entendendo o que significa wellness tornou-se fácil compreender o significado de wellness corporativo, mas é preciso ficar atento para não reduzir o conceito. Assim, de forma ampla o wellness corporativo pode ser entendido como o bem-estar relacionado às atividades laborais, ou seja, a sensação de satisfação no trabalho.

Dessa forma, deve-se ter cuidado para não limitar o conceito de wellness corporativo ao conforto físico no trabalho, mesmo que esse elemento seja fundamental. Ou seja, geralmente quando se fala em wellness corporativo muitas pessoas atribuem a um ambiente de trabalho com cadeiras confortáveis, temperatura agradável e outras características físicas.

No entanto, o wellness corporativo pode estar  relacionado, além do conforto físico, com a promoção de outros aspectos do bem-estar. Por exemplo, a promoção à saúde, o incentivo à prática de atividades físicas com desconto em academias, dentre outras coisas  são práticas de wellness corporativo. Assim, pode-se pensar de maneira ampla ao implementar o wellness corporativo, de forma a demonstrar ao colaborador a preocupação da empresa com seu bem-estar.

Dessa maneira, o aumento do engajamento entre colaborador e empresa é apenas um dos resultados positivos encontrados em quem pratica o wellness corporativo. Por isso, há uma forte relação entre retenção de talentos e wellness corporativo, já que os colaboradores criam uma relação de pertencimento.

Quais são os elementos presentes no wellness?

Como já mencionado, o wellness compreende vários aspectos, que podem variar em três principais tipos de bem-estar: físico, emocional e financeiro. Nesse sentido, o wellness corporativo ultrapassa as paredes do ambiente de trabalho, e visa garantir que o funcionário esteja satisfeito em outros segmentos da sua vida. Dessa forma, é importante explorar cada um dos tipos de bem-estar, de forma a elucidar melhor onde cada um deles está inserido na vida do colaborador.

Wellness corporativo e o bem-estar físico

Acerca do bem-estar físico, existem elementos importantes que estão intimamente ligados à garantia desse tipo de satisfação. Assim, pode-se dizer que os 3 principais elementos estão relacionados à alimentação, à prática de exercícios físicos e à qualidade do sono. Nesse sentido, avaliar melhor esses três segmentos é importante para se pensar em práticas que promovam o wellness corporativo.

Em primeiro lugar, a alimentação saudável contribui para a melhora na qualidade de vida e no favorecimento do bem-estar físico de um indivíduo. Assim, uma dieta balanceada, com micro e macronutrientes na medida certa é essencial para o bem-estar físico do colaborador. É importante pensar nisso pois algumas estratégias são direcionadas para garantir esse bem-estar, como a inclusão de refeições disponibilizadas no ambiente de trabalho.

De outra maneira, o exercício físico está muito atrelado à manutenção do bem-estar físico, sendo recomendado por diversos profissionais especialistas no assunto. Assim, é importante a empresa pensar em formas de incentivar que os funcionários realizem atividades físicas, como forma de praticar o wellness corporativo. Uma maneira de se fazer isso é através de campanhas contra o sedentarismo, ginástica laboral ou até mesmo criando programas de desconto em academias.

Por último, a higiene do sono é outro elemento impactante no bem-estar físico de um indivíduo, pois está relacionado à disposição e a aspectos fisiológicos fundamentais. Assim, uma boa qualidade de sono é fundamental para garantir o wellness corporativo, podendo a empresa pensar em estratégias que contribuam para isso. Umas das estratégias que podem ser pensadas é a adoção de uma jornada de trabalho mais flexível, ou implementação de horários para o repouso.

 Wellness corporativo e o bem-estar emocional

Outro elemento importante é o bem-estar emocional, que diz respeito à satisfação voltadas aos pensamentos, sentimentos e emoções do indivíduo. Assim, para preconizar um wellness corporativo as empresas devem garantir um ambiente livre de toxicidades, de maneira acolhedora e respeitosa. Dessa forma, evita-se uma série de problemas ao colaborador, como o estresse mental, o cansaço e até mesmo a depressão no trabalho.  

Wellness corporativo e o bem-estar financeiro

Ao entrar em uma empresa, a remuneração é um dos quesitos mais avaliados por um colaborador, que buscam salários que garantam uma boa qualidade de vida. No entanto, o bem-estar financeiro não está associado apenas a quanto se ganha, mas também a maneira na qual se gasta. Assim, o bem-estar financeiro depende de uma educação financeira, de forma que os gastos exacerbados não passem a ser uma dor de cabeça para o colaborador.

Dessa maneira, para garantir o wellness nesse sentido, as empresas não precisam apenas garantir uma remuneração justa, mas também criar programas de educação financeira. Isso pode ser viabilizado através de uma educação corporativa, estimulando o aprendizado sobre controle financeiro dentro da empresa.

Qual a importância do wellness corporativo?

Wellness corporativo

O investimento em wellness corporativo é uma realidade em diversas empresas espalhadas pelo mundo, pois as vantagens nos dias de hoje são inúmeras. A vantagem mais expressiva está na retenção de talentos, já que o funcionário sente-se valorizado pela empresa e opta por permanecer nela. Além de manter o colaborador vinculado a empresa, o wellness confere vantagens no aumento da produtividade no engajamento, redução de faltas e atrasos, dentre outras.

Todas as vantagens estão relacionadas com a melhora na qualidade de vida do funcionário através do wellness corporativo. Assim, o bem-estar do colaborador culmina em um bem-estar do ambiente corporativo como um todo, alimentando toda a cadeia positivamente. O resultado é uma retroalimentação positiva: o ambiente de trabalho acolhedor melhora o bem-estar do indivíduo, e o indivíduo satisfeito melhora seu ambiente de trabalho.

Assim, esse ambiente de trabalho aprimorado, em consonância com a melhora do bem-estar do colaborador, corrobora em uma série de vantagens para a empresa. A mais notável delas é o aumento da produtividade, já que o colaborador passa a sentir-se motivado a exercer suas tarefas. Além disso, esse aumento na motivação melhora o engajamento do funcionário, que passa a vestir a camisa da empresa por sentir-se amparado por ela.

Por outro lado, o wellness corporativo melhora a saúde dos colaboradores, o que evita afastamento devido a problemas nesse sentido. Isso acontece devido a melhora na alimentação, incentivo ao exercício físico além da diminuição no estresse no trabalho. Além disso, é observado que as faltas e atrasos são menos frequentes em empresas que aderem a esse estilo. 

Como é possível implementar o wellness em uma empresa?

Existem algumas estratégias importantes para se conseguir implementar o wellness corporativo de maneira efetiva e com resultados relevantes. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, implementar o wellness pode ser realizado com ações práticas e simples de serem implementadas. Por isso, muitas empresas, de diferentes tipos e tamanhos, podem aderir a esse estilo, sem que seja necessário um grande investimento.

Mas como é possível, de maneira prática e objetiva, implementar o wellness corporativo na prática de um ambiente de trabalho? Pensando em responder esse questionamento, criamos 4 passos simples que servirão de guia para implementação do wellness corporativo.

1 – Estruture o programa

Antes de tudo, o empregador precisa pensar em qual formato o programa vai seguir, e isso deve estar coerente com os princípios da empresa. Isso vai depender de alguns elementos, como o seguimento da empresa, o perfil dos colaboradores e até mesmo os valores da corporação. Ou seja, a estrutura do programa vai variar de acordo com a empresa, sendo importante as ações estarem alinhadas com esse aspecto importante.

Por exemplo, uma empresa voltada para arte possui funcionários com um perfil bem delimitado, geralmente artistas ou pessoas desse meio. Assim, promover confraternizações que vivenciam a arte, como programas que dão desconto em teatros, museus e cinemas podem ser uma boa escolha. Por outro lado, empresas voltadas para esporte podem optar pela aderência a programas que dêem desconto em eventos esportivos.

2 – Assegure o envolvimento de todos

O segundo passo é pensar na adesão dos funcionários, criando estratégias que façam com que a participação de todos os funcionários seja uma realidade. Em outras palavras, os programas criados precisam ser pensados para todos, não delimitando o interesse de uma minoria.

Assim, a acessibilidade é um aspecto importante a ser pensado nesse item, já que é preciso promover equidade na participação dos programas pensados pela empresa. Assim, se um evento for pensado, deve-se providenciar instrumentos de acessibilidade para a diversidade de pessoas da empresa. Por exemplo, ao planejar uma confraternização, deve-se garantir que o local tenha rampas de acesso ou elevadores para garantir que os colaboradores cadeirantes tenham acesso.

3 – Crie um plano de ações

O próximo passo é pensar no plano de ação, ou seja, em quais estratégias ou programas a empresa vai lançar mão para garantir o wellness corporativo. Várias ideias já foram lançadas ao longo do texto, mas o objetivo aqui é pensar nos elementos de bem-estar que precisam ser reforçados na empresa.

Assim,  a empresa pode auxiliar na alimentação dos seus funcionários com programas conjuntos com nutricionistas ou até palestras acerca da alimentação saudável e seus benefícios. Outra estratégia é a criação de um refeitório que disponibiliza refeições saudáveis para os colaboradores, incentivando na melhora da alimentação.

Por outro lado, deve-se pensar no conforto físico dos funcionários, verificando os móveis apropriados, com ergonomia adequada para os funcionários. Assim, pensar no ambiente é fundamental, avaliando a iluminação, eliminando os ruídos, melhorando a climatização, dentre outros aspectos. Isso tudo irá contribuir para o conforto do funcionário no ambiente de trabalho, e é fundamental para se implementar um wellness corporativo.

Outra ação que pode-se pensar é o incentivo ao exercício físico através de ginástica laboral, ou outras atividades na empresa que estimulem os funcionários. De outra maneira, programas que dão desconto em academias podem ser uma boa alternativa para incentivar o funcionário a realizar atividades físicas.

4 – Avalie os resultados

Por último, deve-se avaliar os resultados das ações tomadas, ouvindo os funcionários, líderes e toda a equipe envolvida no processo. No entanto, para mensurar de maneira objetiva é importante avaliar alguns aspectos práticos, como a produtividade, a pontualidade e a assiduidade. Com isso, será possível saber se as ações pensadas estão dando certo, e se há implementação efetiva do wellness corporativo.

Assim, a melhor maneira de avaliar esses quesitos objetivos é através de um software de controle de ponto. Através dessa ferramenta é possível verificar as faltas dos funcionários, bem como os atrasos, avaliando indiretamente sua motivação com o trabalho. Além disso, o Genyo oferece como ferramenta o registro de atividades, que permite que o empregador entenda a produtividade de seus colaboradores, avaliando esse quesito.

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