Estamos o tempo todo trazendo dicas de como auxiliar na produtividade da empresa, em sua imagem e lucratividade. No entanto, você sabia que a comunicação corporativa é um dos principais pontos para conquistar tudo isso?
O poder das palavras em um ambiente profissional é capaz de auxiliar no planejamento futuro, identificação de oportunidades e na tomada de decisões. A comunicação corporativa ainda é muito ignorada por alguns gestores, no entanto, iremos pontuar em nosso texto, como utilizar essa ferramenta corretamente!
O que é a comunicação corporativa?
A comunicação corporativa diz respeito à forma como uma empresa se comunica com seus clientes e funcionários na hora de informar, notificar, instruir, educar, advertir, etc., alguma nova questão.
É através da comunicação corporativa que podemos trabalhar a imagem de uma empresa, visto que ela também diz sobre como nos relacionamos com mídia digital, investidores e na produção de conteúdo.
Essa área reúne diversos canais de comunicação, podendo ser diretos, como em reuniões, conferências, apresentações e palestras, ou indiretos como em blogs, sites, vídeos, comunicação à imprensa, e-mail, artes para mídia social, relatórios e muitos outros.
Dessa forma, é possível perceber que a comunicação corporativa é a voz de uma empresa. Por esse motivo, investir em uma comunicação cada vez mais integral, passiva, consistente e unificada, em todos os seus canais, é o mais ideal!
Por fim, vale lembrar que na comunicação corporativa é preciso estar com os ouvidos abertos para ouvir o feedback do público a respeito da própria comunicação. Nem sempre a forma como imaginamos estar nos comunicando, é a mesma forma que é recebida pelos demais.
A importância da comunicação corporativa
Como você já percebeu, esse tipo de comunicação é fundamental em todos os âmbitos corporativos. Mas se você ainda não se convenceu, confira alguns benefícios em melhorar a comunicação em sua empresa.
Responsabilidade corporativa
Esse tipo de comunicação diz respeito aos interesses de uma empresa em agir responsavelmente com o seu público em geral, respeitando seus interesses e tradições, sem agredir a sociedade e estando atento ao mercado, adaptando-se as mudanças.
Marca corporativa
Para definir e consolidar a marca de sua empresa, é preciso observar a comunicação realizada, pois, ela influencia diretamente a imagem que é transmitida na mídia. É de extrema importância ter uma comunicação positiva, que auxilie na forma como todos enxergam a marca, inclusive os concorrentes.
Reputação corporativa
Assim como a imagem da marca, a reputação dela é bastante importante. A reputação é capaz de afundar ou de elevar uma empresa.
Público, clientes e parceiros dão uma atenção especial para a reputação de uma empresa. Se você pretende manter o crescimento sempre crescente, pensando no futuro do seu negócio, sem manchar a reputação, aposte na boa comunicação corporativa!
Identidade
Se o seu negócio sofre por falta de identidade, principalmente de identidade organizacional, que diz respeito as características que irá diferenciar sua empresa das outras (como o perfil de funcionários, tipo de investidores, etc.), você precisa melhorar a comunicação do seu negócio.
Por exemplo, se a sua empresa visa atrair um público mais jovem e moderno, o tipo de comunicação que deve ser utilizado com seus clientes deve ser direcionado, para que seja possível criar uma identidade visual do seu negócio.
Melhora do clima organizacional
A comunicação de sua empresa é responsável por tornar o clima organizacional mais tranquilo, acolhedor, saudável e amistoso. O clima organizacional diz respeito a percepção que os trabalhadores tem/sentem de um determinado ambiente profissional.
Quando conseguimos manter um clima organizacional positivo, aumenta-se a produtividade, o funcionário se sente bem mais valorizado, diminui a quantidade de atrasos e faltas.
Vale lembrar, que é possível utilizar um controle de ponto digital, como o Genyo, para avaliar o clima organizacional de sua empresa. Através desse sistema de ponto, é possível verificar facilmente quais profissionais são mais atrasados e quais apresentam maiores percentuais de absenteísmo. Tudo isso graças as métricas gerenciais disponibilizada pelo Genyo.
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Diminuição das fofocas
Um sério problema que muitas empresas sofrem é o alto nível de fofoca negativa, conflitos, rumores e burburinhos presentes na comunicação interna entre funcionários. Uma forma simples de combater isso é estabelecer e aperfeiçoar o tipo de comunicação corporativa.
Ajuda nos momentos de crise
Toda empresa está sujeita a passar por uma crise, principalmente aquelas que se referem a imagem e a reputação. Ter atenção a esses problemas faz parte da gestão de riscos, e uma maneira de combater as crises é apostar na comunicação corporativa!
Poder se posicionar corretamente contra ataques, queixas, alegações de crimes ou quando estamos sob alguma investigação policial, é um desafio que só a comunicação consegue combater.
Objetivos da comunicação corporativa
A comunicação corporativa é muitas vezes realizada através da assessoria de imprensa. Esse setor pode estar presente em grandes empresas, ou ser convidados no caso da necessidade de se melhorar a comunicação ou mudar totalmente a forma como ela é feita.
Dentre seus objetivos, está:
- Ajudar na construção de valores morais;
- Realizar um plano de parcerias e divulgação;
- Auxiliar na propagação e venda de produtos;
- Manter uma boa imagem do seu negócio;
- Interagir com os consumidores e parceiros;
- Divulgar novidades para o público;
- Gerenciamento de crises.
Tipos de comunicação corporativa
Podemos dividir a comunicação corporativa em dois tipos principais, são eles a comunicação interna e externa. Essa divisão diz respeito ao local onde é feita a comunicação, entenda:
Comunicação corporativa interna
Quando falamos de comunicação interna, estamos falando da comunicação que se mantém dentro da empresa, entre seus funcionários. Alguns tipos mais comuns desse tipo de comunicação ocorrem através de entrevistas, projetos, reuniões, apresentações, boletins, confraternizações, comerciais, cartazes, relatórios, e muitos outros!
Esse tipo de comunicação é utilizada no momento em que se quer compartilhar alguma informação com toda equipe, seja ela uma opinião geral, uma decisão tomada, ou uma visão de negócio. Ela também serve na hora de comunicar reuniões e eventos que ocorrerão dentro do ambiente de trabalho.
A comunicação corporativa interna auxilia na produtividade dos funcionários, seguindo uma hierarquia de cargos, podendo também ser separada em comunicação interna horizontal (quando ocorre entre semelhantes, de mesmo nível de cargo) e comunicação interna vertical (aquelas que é entre profissionais de cargo superior com outro de cargo inferior).
Comunicação corporativa externa
Ao falar de comunicação externa, ela é o contrário do modelo anterior, sendo voltada para as mensagens que são enviadas para tudo que não faz parte do ambiente interno de uma empresa.
Portanto, nessa comunicação se inclui os comerciais, eventos, postagens, promoções, patrocínios, anúncios, jingles, e tudo que seja relacionado a publicidade e relações públicas.
Dessa forma, a comunicação externa é voltada para os clientes, parceiros e investidores de seu negócio. Esse tipo de comunicação é bastante delicada, pois, um erro nesse momento pode acarretar em uma má imagem do seu negócio.
Como melhorar a comunicação corporativa interna
Agora que você já aprendeu toda a teoria que envolve a comunicação corporativa, chegou a hora de te ajudar a pôr na prática algumas atividades que vão ajudar na comunicação interna de sua empresa.
Lembre-se que esse tipo é mais bem aplicada por profissionais adequados, no entanto, todo líder tem a capacidade de adotar esses passos para buscar melhores resultados.
Conheça bem seus funcionários
Para uma comunicação interna bem feita é preciso saber o perfil dos funcionários de sua organização. Além disso, também é preciso avaliar sua empresa, quais são seus objetivos, valores, cultura e história.
A partir dessas informações é que compreenderemos as características dos profissionais, sua forma de agir e se comunicar com colegas e superiores. Também, compreenda como você e demais líderes comunicam-se com seus subordinados. A linguagem adotada é passiva ou agressiva? Os trabalhadores enxergam os superiores como líderes ou chefes?
Adote maior transparência
A transparência entre profissionais e gestores deve ser uma atitude quase que obrigatória em todas as empresas. É preciso sempre estar adotando estratégias que promovam maior transparência no relacionamento interpessoal.
Faça com que os profissionais sejam os primeiros a saberem sobre as boas e as más notícias de sua empresa. Isso demonstra maior confiança na relação, e as boas notícias são capazes de influenciar diretamente na produtividade.
Nessas horas, a comunicação interna pode ocorrer através de e-mails, informes, reuniões, etc. Fique livre para adotar uma postura formal ou informal nesses casos.
Faça reuniões informais
Uma coisa que muitos colaboradores respeitam é quando um profissional de nível hierárquico maior realiza uma reunião com um ar informal. Essa atitude moderna aproxima os profissionais, e ajuda na hora de conhecer os trabalhadores.
Além disso, quando tira toda a formalidade e pressão de uma reunião, os trabalhadores se tornam bem mais participativos, discutindo pontos importantes para a empresa.
Desburocratize os contatos
Barreiras na comunicação entre setores são péssimas para a comunicação interna. Ter grupos isolados, que não se dão bem e pouco se comunicam causa uma retenção de informações, o que não é positivo para que o negócio flua.
Portanto, deixe a comunicação menos burocrática possível, sem necessitar o agendamento de horários para poder falar com superiores e demais setores. Busque tornar o processo mais rápido.
Vale lembrar que a desburocratização pode estar presente em diversos setores, inclusive no controle de ponto. É por esse motivo, que o sistema de ponto eletrônico digital do Genyo possui funcionalidades que aproximam os trabalhadores, como o chat em tempo real entre gestores e funcionários, tornando a comunicação mais rápida e centralizada.
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Incentive o relacionamento interpessoal
Como seus funcionários convivem uns com os outros? Existe uma boa interação entre as equipes? Os novos profissionais são bem recebidos por todos?
Através dessas perguntas você poderá criar estratégias para que o relacionamento seja positivo. Alguns exemplos é criar almoços em equipe, happy hours, reuniões informais, aniversário do mês, etc.
Monitore a comunicação
Por fim, fique de olho em toda a comunicação e monitore. Sempre irão existir oportunidades para melhorar a comunicação corporativa. Dessa forma, procure e avalie feedback dos profissionais, revendo os processos de comunicação.
Lembre-se que ao melhorar a comunicação interna, consequentemente você também estará auxiliando na comunicação externa. Portanto, explore novos canais de comunicação e fique de olho nas novidades.
Como melhorar a comunicação corporativa externa
Separamos abaixo algumas dicas para você tornar a comunicação externa ainda mais direcionada, auxiliando na captação de clientes e maiores ganhos.
Defina qual é o seu nicho
O nicho de sua empresa é o segmento que você deseja seguir. Ele pode ser de diversos tipos, como nicho geográfico, comportamental, demográfico e psicográfica, e diz respeito ao seu público. Por exemplo, uma loja de roupas para mulheres, o seu nicho são as mulheres.
Dentre as diversas vantagens que seguir por um nicho específico oferece, como: se destacar, diminuir a concorrência, auxiliar nas parcerias e aumentar as vendas, está também a melhora da comunicação, criando um marketing direcionado para o seu público.
Assim, seguindo o exemplo anterior, se você define que o nicho de seu negócio são mulheres, o tipo de comunicação corporativa realizada deve ser voltado para elas.
Defina qual será a “voz” da comunicação
O tom de voz em uma comunicação é bastante importante e deve ser direcionada para o seu público. Por exemplo, uma empresa de produtos de saúde, deve adotar uma voz mais formal e científica. No entanto, uma hamburgueria pode adotar uma voz mais informal e moderna.
Esse tipo de comunicação deve ser pensada com delicadeza, pois, você pode afastar parte do seu público.
Defina qual será os meios de comunicação
Para a comunicação externa é preciso definir por onde você irá se comunicar com o público. Nada adianta criar um material excelente, com uma comunicação direcionada, se ela não alcançar o seu público.
Por esse motivo, saber qual é o canal de comunicação mais utilizado pelo seu nicho é ideal. Uma pizzaria de bairro, pode utilizar como meio de comunicação de uma promoção que será realizada alguns panfletos, distribuindo para todos do bairro. No entanto, uma pizzaria que funciona através do delivery deve utilizar as redes sociais para anunciar sua promoção.
De maneira geral, as redes sociais são muito úteis para a comunicação externa, pois, grande parte da população já utiliza a internet para buscar informações sobre empresas.
Se você deseja incluir em sua empresa uma ferramenta completa que além de registrar o horário de chegada e saída dos profissionais, ainda auxilia na comunicação da empresa, confira aqui em nosso site o Genyo!