O atraso no horário de trabalho é um problema bastante comum em várias áreas empresariais. Mesmo as empresas que oferecem uma maior liberdade de horário para os funcionários, ainda assim sofrem com essa questão. Neste artigo, discutiremos sobre formas de lidar com o atraso no trabalho e também algumas dicas para minimizar os impactos desse problema.
Se você tem uma empresa e gostaria de saber mais sobre esse assunto, acompanhe a matéria na íntegra e entenda mais. Boa leitura!
Qual o limite para atraso no trabalho?
Se você costuma enfrentar o trânsito em alguma cidade movimentada no Brasil, sabe que não é todo dia que você faz o percurso no tempo esperado. O trânsito, atualmente, é um dos maiores causadores de atrasos no trabalho. Por causa disso, muitas empresas adotam um limite de tolerância para que os funcionários cheguem e comecem o horário normal. Geralmente, o limite é de 10 minutos, sendo 5 minutos antes do início do expediente e mais 5 em situações de intervalos ou folgas. Esse limite é garantido pela CLT, que considera os 10 minutos como um tempo aceitável de atraso.
Porém, cada empresa possui liberdade para ajustar o limite de tolerância para a sua realidade. Em locais mais afastados, já é esperado que os funcionários demorem a chegar, e a empresa disponibiliza o próprio veículo para levar os funcionários. Por conta disso, é possível haver mais flexibilidade ao contabilizar a hora de entrada.
O atraso no trabalho é um tabu?
A verdade é que ninguém gosta de fazer algo de errado em frente a chefes ou superiores. Então, falar sobre atrasos é sempre uma situação delicada, já que é compreendido como algo errado. Porém, não falar sobre o atraso acaba piorando toda a situação.
A comunicação adequada é uma das questões que mais resolveriam problemas corporativos. Ao não abrir espaço para os funcionários explicarem suas situações e o cotidiano do trabalho na empresa, dificulta-se a resolução desses problemas.
Dessa maneira, não conversar sobre o atraso apenas reforça a ideia de que esse problema é resultado de preguiça, o que nem sempre é verdade. Portanto, a melhor maneira de abordar o atraso no trabalho é falar abertamente sobre ele e descobrir por que ele acontece.
Como conversar sobre o atraso?
Bom, o primeiro passo para introduzir uma conversa com a equipe de colaboradores é solicitar auxílio do RH. O grupo de Recursos Humanos é responsável por conectar a empresa com os funcionários de forma eficiente e aberta para fazer uma gestão de conflitos.
Nesse caso, o RH encontra um horário e momento adequados para ter essa conversa com o grupo, sem que atrapalhe a produção. O primeiro passo é fazer uma retomada do tema, de modo que todos saibam do que se trata a conversa, mesmo que de modo superficial.
Depois disso, a empresa pode oferecer informações aos funcionários sobre a importância de estar dentro do horário. Nesse momento, é possível revelar alguns números levantados pela empresa, como o percentual de funcionários que chegam atrasados. O objetivo é falar de forma mais séria, sem que aqueles funcionários que chegam atrasados se sintam indiciados.
Em último caso, a rede pode procurar aqueles funcionários com casos mais graves de atraso no trabalho para conversar em particular. Nessa conversa, é interessante procurar saber o que causa esse atraso e se há algo que a empresa possa fazer para ajudar.
Como a empresa pode ajudar?
Como discutido anteriormente, algumas empresas oferecem os próprios serviços de transporte em dias de trabalho. Essa é uma ótima opção para quem procura uma solução rápida para problemas como o atraso. Além de agilizar a chegada dos funcionários no local do expediente, essa medida ajuda a aumentar a segurança. Isso vale tanto para os empregadores, quanto para os empregados.
Os funcionários se sentem mais seguros ao poder contar com um meio de transporte que passe próximo a suas casas no mesmo horário todos os dias. Eles sabem que estarão dentro do horário e que essa forma de transporte é mais segura em relação a roubos e assaltos. Já a empresa, também pode contar com a segurança de que a equipe estará pronta para o trabalho no horário marcado.
Outra forma de ajudar a evitar os problemas com o atraso é adiar o horário de entrada dos funcionários. Como muitos funcionários relatam a dificuldade de sair de casa cedo e se deslocar por um longo caminho até o trabalho, muitas empresas preferem adiar o horário de entrada. Essa solução é ótima, já que é adaptável às condições de cada rede e não precisa ser utilizada todos os dias. Dessa forma, a empresa pode adiar a entrada em apenas alguns minutos, o que já ajuda a evitar o atraso. É claro que esses minutos serão repassados para o horário de saída, que será adiado também.
Como a empresa controla a entrada e saída dos funcionários?
Lidar com o atraso no trabalho é um problema bem sério, ainda mais quando não há um controle eficiente de entrada e saída. Muitas empresas ainda utilizam ferramentas como anotação manual para fazer o controle de entrada e saída dos funcionários. Apesar de dar certo em empresas pequenas, esse tipo de anotação nem sempre é confiável. Isso porque é preciso considerar que o ser humano é falho e podem haver erros nesse tipo de anotação.
Então, a melhor maneira de controlar essas informações é utilizar um sistema de controle de ponto eletrônico. Com essa plataforma, a empresa garante a confiabilidade dos dados de horários de trabalho dos funcionários. Com informações em tempo real e particulares para cada funcionário, o serviço de controle de ponto é muito utilizado em todo o país. O Genyo é um dos maiores fornecedores dessa ferramenta e está preparado com as mais altas tecnologias para atender empresas de todos os tamanhos. Para saber mais informações sobre esse assunto, clique aqui e confira as novidades da plataforma.
Como o controle de ponto auxilia as empresas?
Ao possuir informações específicas e pontuais sobre os horários de entrada dos funcionários, a empresa pode avaliar melhor a questão do atraso no trabalho. É importante conferir como esse atraso vem acontecendo dentro da rede. Por exemplo, alguns funcionários podem estar atrasados por apenas alguns minutos, devido a organização dos transportes. É comum que redes de transporte, especialmente da rede pública, possuam veículos que saiam da plataforma a cada hora.
Isso significa que o funcionário possui apenas uma opção de horário, pois o anterior é extremamente cedo e o posterior é inviável pelo horário. Em casos como esse, o controle de ponto confere que todo os dias, certos funcionários chegam com uma quantidade de atrasado regular. Diante desse cenário, evita-se um desgaste com o funcionário ao procurar entender o que faz com que ele se atrase.
Portanto, diferentemente de outras ferramentas que apenas atestam o status “atrasado”, o controle de ponto eletrônico possui informações super apuradas.
Qualquer empresa pode utilizar o controle de ponto eletrônico?
Sim! o controle de ponto é uma ferramenta utilizada por diversas empresas para controlar o horário do expediente e evitar problemas como o atraso no trabalho. Como o controle de ponto é específico para cada funcionário, qualquer empresa pode fazer a adaptação para o sistema. Com ele, o horário de entrada e saída de cada colaborador fica registrado na plataforma, tanto no expediente comum, quanto em horas extras.
Qual parte da empresa avalia a relação controle de ponto e atraso?
Na verdade, essa questão depende do tamanho e da cultura da empresa. Em empresas menores, que possuem uma cultura de relacionamento mais próximo, a parte da chefia geralmente cuida desse problema. Já em empresas maiores, que precisam de um auxílio específico para lidar com os atrasos, a equipe do RH costuma intervir.
Esses profissionais fazem a leitura dos dados do controle de ponto eletrônico e observam a ocorrência dos atrasos. Assim como discutido anteriormente, essa equipe também é responsável por conversar com os funcionários sobre o ocorrido.
Vale a pena utilizar controle de ponto quando o horário não é fixo?
Para evitar transtornos com o atraso no trabalho, algumas empresas preferem adotar um horário fluido. Nesse caso, cada funcionário fica responsável por seu horário de trabalho, o que elimina o atraso, pois não há horário de entrada. Avaliando casos como esse, é comum que algumas pessoas acreditem que não há funcionalidade para o controle de ponto eletrônico.
Na verdade, é extremamente importante que as empresas de carga horária fluida façam uso do controle de ponto. Isso porque, mesmo sem um horário de entrada e saída, os funcionários ainda precisam respeitar uma carga horária, seja diária, semanal ou mensal. Essas horas precisam ser repostas em outros dias ou em horário após o normal,ainda assim, é preciso de um controle, pois existem regras para essa reposição. Normalmente, os profissionais podem repor 2 horas por dia, além do horário normal de 8 horas diárias.
Então, contar com um sistema automatizado e eficiente de contagem de carga horária é essencial para o bom funcionamento da rede.
O que acontece se o atraso se repetir?
Depois de conversar com o funcionário e procurar saber o que está acontecendo para causar o atraso no trabalho, a empresa deve se manter atenta. Caso a situação se mantenha, é esperado que a coordenação solicite uma advertência para esse colaborador. Em seguida, os atrasos repetidos podem até causar uma demissão por justa causa.
Ou seja, a empresa está em situação legítima e legal para pedir uma demissão quando o atraso é contínuo e sem justificativa.
Outra forma de “punição” por conta de atrasos é a perda do DSR. O DSR é um termo que significa Desconto do Descanso Semanal Remunerado e é pago aos finais de semana e feriados do trabalhador. Quando um trabalhador falta diversas vezes, a empresa pode não pagar o DSR como uma forma de desconto pelas horas não trabalhadas. Essa situação não é a ideal, pois há muita burocracia e o resultado não é eficiente.
Por fim, existe também a possibilidade de solicitar que o trabalhador com atrasos recorrentes retorne para casa. Essa opção é utilizada por quem necessita de funcionários para trabalhos realizados na hora, como é o caso de empresas de atendimento ao público. Como a empresa necessita de alguém naquela vaga, ela pode pedir que outro profissional ocupe aquela posição momentaneamente. Dessa forma, aquele que se atrasou volta para casa com um aviso sobre a insatisfação da rede com o atraso no trabalho.
O ex funcionário pode recorrer?
Bom, qualquer situação de processo jurídico corporativo permite que o funcionário recorra ou solicite uma bonificação por danos morais. Porém, com informações detalhadas sobre o histórico do ex-colaborador, é muito difícil que ele consiga algum veredito positivo.
Mais uma vez, o serviço de controle de ponto se mostra como uma opção extremamente benéfica e vantajosa para empresas de vários setores. Além de facilitar o cotidiano dos funcionários, ajuda a corporação a evitar problemas jurídicos.
Qual o limite para lidar com os atrasos de um funcionário?
Segundo a Lei, não existem limites de atraso para um cargo ou profissional, independentemente da área de atuação dele. Portanto, cada empresa fica responsável por dizer quando a situação fica insustentável e não é mais possível arcar com os atrasos. Esse limite, na maioria dos casos, tem a ver com o rendimento da empresa e com o decaimento da lucratividade durante as faltas.
De fato, encontrar um novo funcionário pode ser extremamente cansativo e prejudicial ao Setor Financeiro. Porém, é preciso colocar na balança o que é mais interessante para a empresa: continuar com um funcionário não comprometido ou procurar por um colaborador responsável.
Conclusão
O atraso no trabalho é uma situação que, apesar de muito séria, pode ser resolvida com medidas simples. Para avaliar os impactos dos atrasos constantes de funcionários, é interessante que a corporação invista em plataformas de controle de ponto eletrônico. Com as medidas corretas e boa comunicação com o quadro de colaboradores, os problemas com o atraso de trabalho diminuem drasticamente.
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