O comportamento profissional como um diferencial nas empresas!

O comportamento profissional é extremamente necessário em qualquer empresa, mas nem todos dão atenção a isso. Vamos aprender mais sobre! Veja mais neste artigo!
Sumário
Comportamento profissional

Existem muitas pessoas despreparadas no mercado de trabalho, e com a concorrência, cada vez mais as empresas passam a ser extremamente seletivas na sua contratação. Por isso, um comportamento profissional se mostra como um diferencial nesse sentido.

No entanto, muito mais do que admitir um profissional com perfil desejado, é necessário manter os colaboradores internos com esse comportamento ao longo da sua trajetória na empresa.

Por isso, o Genyo promoveu este artigo! Aqui será mostrado informações necessárias para o trabalhador que precisa agir da forma correta, mas também trará dicas de como a empresa irá despertar esse comportamento profissional em seus colaboradores já contratados.

Se interessou pelo conteúdo? Então boa leitura!

O comportamento profissional

O comportamento profissional, ou postura profissional, é aquele voltado para como o trabalhador deve agir dentro de um negócio. Parece simples, mas existem muitos profissionais que não agem de forma coerente com o seu local de trabalho.

Segundo o IBGE, 9,4 milhões de pessoas no Brasil estão desempregadas analisando o primeiro trimestre. Paralelo a isso, com tantas pessoas buscando oportunidades, as empresas estão selecionando aqueles profissionais mais preparados, e é claro que o comportamento é analisado no momento da entrevista.

Dessa forma, saber como agir e se portar deve ser incluído como conhecimentos necessários para todos os colaboradores.

No entanto, vale ressaltar que nem sempre a formalidade extrema é o ideal para aquele tipo de negócio. Dessa forma, é preciso que o comportamento dos profissionais seja compatível com a cultura organizacional da empresa em questão.

Por exemplo, uma empresa voltada para comunicação e marketing, que possui um ambiente de trabalho descontraído, não exige o mesmo comportamento profissional de um escritório de advocacia.

Além disso, é necessário entender as situações e saber se portar diante delas. Dessa forma, em conversas paralelas com os colegas de trabalho a postura será diferente do que quando ocorre uma reunião, e essa premissa é difundida em todos os nichos e áreas empresariais.

Apesar dessas variações que ocorrem de empresa para empresa, existem comportamentos profissionais “coringas” e que podem ser utilizados pelos trabalhadores:

Dicas de comportamento profissional

Alguns comportamentos profissionais são muito visados pela equipe de departamento pessoal das empresas, afinal, funcionários comprometidos, éticos e responsáveis são sempre muito bem-vindos.

Confira abaixo alguns comportamentos “coringas” que podem ser aplicados, sobretudo quando o funcionário não quer errar sua conduta dentro de uma empresa, por mais descontraída que seja:

A importância da organização

Pode parecer clichê, mas a organização é essencial para o comportamento profissional do colaborador ser adequado. Ser organizado diz muito sobre a pessoa e a forma que ela trabalha. Por isso, essa postura é indispensável independente do ramo em que a empresa funciona.

A organização pode ser trabalhada a começar pelos horários de entrada e saída, chegar no horário previsto facilita muito o dia de trabalho. Além disso, ter um mapa mental das atividades a serem realizadas e separar os materiais utilizados também são dicas valiosas.

Ademais, descartar o que não é necessário também contribui para o desenvolvimento da organização de um local, assim como informa um dos mandamentos da metodologia 5S.

A forma de se comunicar assertiva

Sabe-se que dentro de uma empresa o colaborador está lidando com, de forma geral, chefes, clientes, fornecedores e colegas de trabalho. Dessa forma, se torna inadequado o comportamento e uso de linguagens do dia a dia, aquelas utilizadas com amigos e familiares.

Esse discernimento é importante, a capacidade de diferenciar os mundos é necessária para que o colaborador seja enxergado de forma respeitosa perante a empresa.

Além disso, tal comportamento influencia no endomarketing pessoal dentro do local em que exerce suas funções e até para a sua valorização, bem como a transparência de competência e liderança.

Contribuir positivamente com um clima organizacional saudável

Na maioria das vezes, a forma de se relacionar dentro da empresa, ou seja, as relações interpessoais de um negócio, influenciam totalmente no ambiente.

Dessa forma, o clima organizacional pode ser prejudicado ou melhorado com base em como as pessoas lidam com as outras no tal de trabalho. Por isso, é muito importante ponderar ações como:

  • Atrasos no momento de registro de ponto, uma vez que isso pode prejudicar o fluxo da produção ou serviço;
  • Conversas paralelas que diminuam outros funcionários;
  • Impactar no trabalho do outro barulho;
  • Assédio moral – que inclusive pode se tornar crime.

E dentre muitos outros exemplos que não combinam com o ambiente de trabalho de qualquer organização.

Promover o engajamento entre colaboradores

Pode parecer uma tarefa exclusiva de líderes, mas promover a boa interação também é um comportamento profissional visado pelos gestores e equipe de Recursos Humanos.

Afinal, por meio disso o bom funcionamento do negócio é alcançado e beneficia a todos, inclusive os profissionais envolvidos.

Como alinhar as dicas de comportamento com os padrões da empresa?

Comportamento profissional

Como abordamos anteriormente, o grande segredo é saber utilizar o bom comportamento profissional na empresa em questão.

Existem diversas empresas no mercado com diferentes culturas, visões e valores, dessa forma, todos os funcionários precisam estar alinhados para que a compatibilidade entre ambas as partes aconteça.

Observe os padrões

Quando somos novatos em um local, é necessário escutar mais para prestar atenção em como aquele negócio funciona. Dessa forma, entender como os outros profissionais trabalham, sobretudo os mais competentes, é uma dica para quem está chegando e deseja ter o seu comportamento alinhado com a forma de trabalho da empresa.

Além disso, entender a história da empresa é essencial e isso deve ser feito antes mesmo do processo seletivo se iniciar.

Aproveite as oportunidades

Toda oportunidade de mostrar a forma de trabalho deve ser agarrada, é por meio desses momentos que a confiança é conquistada e a sua postura é percebida dentro da corporação.

Atenda as expectativas da empresa

Saber o que a empresa quer é uma informação valiosa, a partir disso é possível se adequar tanto no modo de exercer a função, como também no comportamento profissional que aquela empresa deseja naquele momento.

Comportamento profissional x Comportamento pessoal

A postura de uma pessoa em seu ambiente de trabalho não pode ser equivalente àquela do dia a dia, isso nós abordamos anteriormente. No entanto, o que muitos não sabem é que um pode influenciar o outro em muitas coisas.

Uma pessoa que já possui uma conduta semelhante aquela descrita nas dicas de comportamento profissional acaba levando o que aplica na vida para o trabalho de forma mais facilitada.

Assim como quem possui uma conduta muito diferente daquela esperada pela empresa terá um pouco mais de dificuldade para se adequar, mas com dedicação e força de vontade os comportamentos passam a ser implementados.

Dessa forma, o que aprendemos a fazer no trabalho também pode retornar para a vida pessoal. Diferente do que muitos pensam, não são apenas os vícios da vida pessoal levados para o meio laboral, os comportamentos desenvolvidos naquele ambiente também podem ser vistos na vida pessoal.

Por exemplo, quando percebemos que o ambiente de trabalho exige maior competência, organização e proatividade, acabamos exercendo tanto essas funções no dia a dia laboral que a vida pessoal acaba sendo possuindo mais dessas características também.

A empresa agregando ao comportamento profissional dos colaboradores

Agora que vimos toda a visão dos colaboradores, precisamos nos voltar para a empresa. Sabemos que, na grande maioria das vezes, é muito mais interessante aperfeiçoar aquele funcionário e dar oportunidade a ele do que simplesmente efetuar uma série de demissões na expectativa de contratação dos funcionários “ideais”.

Existem formas efetivas da empresa desenvolver o comportamento profissional desejado de maneira direta. Dessa forma, veja algumas dicas que os gestores podem estar aplicado em paralelo com o Departamento Pessoal e Recursos Humanos:

Liderança eficiente

Um líder que realmente atua de forma incisiva com a sua equipe faz as mudanças acontecerem, isso é percebido não só para questões de comportamento pessoal, mas também para diversas outras questões dentro do negócio, como por exemplo a gestão de metas a serem alcançadas.

Dessa forma, ter uma participação presente de um líder que realmente conhece os seus funcionários, o que eles precisam e as dificuldades influencia diretamente no comportamento profissional, afinal, ele vai servir de exemplo para os demais.

Desenvolvimento da inteligência emocional

A inteligência emocional no trabalho por parte dos funcionários é essencial, afinal, saber ponderar e filtrar os seus sentimentos faz parte da conduta que constrói um bom comportamento profissional.

Dessa forma, cabe aos gestores e líderes impulsionarem esse sentimento aos funcionários, de modo que a maturidade e discernimento aconteça também nesse sentido.

Para isso, o trabalho com emoções negativas, positivismo, empatia, aperfeiçoar a comunicação interpessoal e muitas outras alternativas para que os funcionários desenvolvam essa característica.

Realizar momentos que reforcem a cultura da empresa

Treinamentos, eventos internos e projetos de interação são ótimas formas de difundir a cultura organizacional. Ademais, isso é muito importante quando a organização passa por mudanças significativas.

Isso faz com que os colaboradores permaneçam alinhados e visando o mesmo propósito sempre, isso faz com que erros sejam minimizados e as interações interpessoais mais complementares.

Todas essas “táticas” precisam ser valorizadas dentro de uma organização, afinal, nem sempre o colaborador desenvolverá uma motivação intrínseca voltada para esta temática, por isso a empresa precisa despertar esse senso de necessidade.

Como manter um bom comportamento profissional na empresa?

Aplicar as dicas do tópico anterior não é suficiente para manter uma equipe com o comportamento profissional ideal, é necessário realizar “manutenções” durante o processo.

Assim como os conhecimentos técnicos e conceituais precisam ser revisados, a forma de se comportar precisa ser reavaliada sempre que possível, como acontece na educação continuada de muitas empresas.

Para isso, existem algumas formas de realizar essa manutenção:

Avaliações comportamentais

A rotina da equipe precisa, eventualmente, passar por uma avaliação comportamental. Em paralelo, isso precisa ser feito durante o processo de recrutamento e seleção para que o colaborador já inicie suas atividades com o comportamento desejado.

Direcionamento de setor

Perceber que um colaborador possui um comportamento profissional mais compatível com determinado setor pode fazer com que ele receba uma promoção ou seja transferido.

Dessa forma, os líderes e gestores precisam estar avaliando constantemente a sua equipe e a melhor forma de trabalho que ela pode desempenhar a partir do remanejo de profissionais.

A importância de analisar o comportamento profissional

Depois de tudo que abordamos durante o artigo, já é possível identificar a importância de analisar as características comportamentais em um ambiente de trabalho.

Apesar disso, ainda se pode explorar mais pontos importantes associados:

Minimização da rotatividade

A análise prévia do comportamento profissional pode diminuir muitos problemas em uma empresa, um deles é a rotatividade de funcionários. Toda empresa que se preocupa com a sua equipe e imagem, independente do ramo, não deseja que seu quadro de funcionários se altere com frequência.

Isso impacta diretamente na qualidade de trabalho, de produto ou serviço que é prestado para o cliente e consumidor final e, inclusive, nas relações dentro do ambiente de trabalho.

Uma simples análise comportamental já poderia prever certos problemas, com isso, existe a possibilidade de não concluir a contratação desse profissional.

Diminuição de faltas e atrasos

Uma simples análise de comportamento já pode prever a forma que cada profissional lida na sua função, bem como a importância que este dá para as atividades. Dessa forma, analisar o comportamento profissional de uma pessoa já pode identificar certos problemas em atrasos e faltas.

A partir de um sistema de registro de ponto, perceber os funcionários que possuem um comportamento destoante àquele necessário pode permitir que se faça uma interferência.

O software pode registrar e criar relatórios sobre os horários dos colaboradores, e a partir de ações efetivas esse problema pode virar uma situação do passado.

Conclusão

Agora com a leitura finalizada,  entender  mais sobre o comportamento profissional ficou muito mais simples!

Paralelo a isso, simplicidade é tudo que o Genyo mais deseja para a sua empresa! Processos demorados e manuais no setor de Recursos Humanos não irão mais fazer parte da realidade quando o assunto for o registro de ponto dos colaboradores.

E o melhor: os benefícios atendem tanto os gestores como os colaboradores!

Vai deixar essa oportunidade passar? Conheça mais sobre nossas funcionalidades e aproveite 15 dias totalmente gratuitos!

Outros artigos relacionados

Inscreva-se na
Genyo News

Toda semana na sua caixa de e-mail. É grátis!

Compartilhe este artigo

Compartilhe este artigo

Consentimento de Cookies

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando, você declara ciência dos: Termos de Uso, Políticas de Privacidade e Cookies.

A gestão inteligente que o seu RH e DP merecem

Este controle de ponto digital permite acompanhar remotamente as atividades, presenças e ausências dos funcionários internos e externos.

modal controle de ponto blog