Recrutamento e seleção: conceito, como fazer e quais são as suas etapas

Veja mais informações sobre o recrutamento e seleção e entenda melhor esses processos e qual a sua importância dentro de uma empresa.
Sumário
recrutamento e seleção

Os processos de recrutamento e seleção são um dos mais importantes dentro de uma organização, principalmente para aqueles que almejam o sucesso empresarial. Isso acontece porque através desses processos, torna- se ainda mais fácil realizar uma contratação assertiva, ou seja, contratar um colaborador que realmente tenha o perfil que a empresa está procurando, e, através dela a empresa irá possuir muito mais chances de ter uma equipe muito mais produtiva e engajada.

Atualmente, quando uma empresa decide ofertar uma vaga no mercado de trabalho, a maior parte dos currículos que são enviados não possuem todas as qualificações necessárias para ocupar aquele cargo. Por conta disso, realizar esses processos e dar o máximo de atenção a eles é fundamental.

Além disso, também é importante lembrar que qualquer erro na seleção ou alguma contratação indesejada pode acabar trazendo inúmeros gastos desnecessários para a organização e também, alguns impactos negativos internamente como a perda da produtividade da equipe, resultados abaixo do esperado e demissões futuras.

Sendo assim, planejar, organizar e ter bastante cuidado e atenção com os processos de seleção é algo extremamente necessário e pode fazer com que a empresa fique muito mais perto de realizar uma contratação ideal que traga muitos benefícios. Sabendo dessa grande importância, ao longo deste artigo você verá informações necessárias sobre os processos de recrutamento e seleção como o que eles são, como funcionam, quais são os principais tipos e a sua importância dentro de uma empresa.

O que é recrutamento e seleção de pessoas?

O processo de recrutamento e seleção é uma rotina empresarial que tem como o seu principal objetivo atrair profissionais qualificados para uma determinada vaga que a empresa está oferecendo. Esse processo se constitui de algumas etapas que vão desde a divulgação de uma vaga, como por exemplo escolher quais serão os meios que ela será anunciada, até a contratação de fato de um profissional. Atualmente, esse processo é considerado um dos mais importantes dentro de uma organização, pois através de uma recrutamento e seleção de qualidade e realmente efetivo, torna-se possível encontrar novos talentos e realizar uma contratação assertiva, que traga mais sucesso para a organização.

Diferença entre o recrutamento e a seleção

Na maioria das situações o recrutamento e a seleção são utilizados como um termo só, porém, esses termos possuem algumas diferenças. O recrutamento é um processo que está mais relacionado com a atração de talentos e de profissionais para a vaga ofertada, já a seleção é o processo que na prática antes de chegar ao recrutamento. Ou seja, mesmo que os seus conceitos sejam realmente diferentes, o recrutamento e a seleção são realmente processos que caminham juntos, pois há o processo de seleção, através de algumas etapas que são decididas pela própria empresa e, logo após, há o recrutamento, que a própria organização, através do seu setor de recursos humanos e dos gestores, selecionam os candidatos ideias para ocupar a vaga que está disponível.

É no processo de seleção que a empresa pode optar por realizar entrevistas, testes técnicos, dinâmicas de grupo e algumas outras atividades que sejam eficientes nesse processo. O principal objetivo desses dois processos também é bem parecido, visto que essas ações estratégicas são feitas para que se torne mais fácil escolher o profissional adequado, que mais se identifique com o perfil da empresa.

Principais atividades da área de recrutamento e seleção

A área de recrutamento e seleção é aquele setor da empresa que é responsável por selecionar profissionais capacitados para as vagas que são ofertadas. Visto isso, como esse setor deve estar a frente de todo esse processo de seleção e tem um papel decisivo nessa contratação, existem algumas atividades principais que são realizadas por ele:

  • Avaliar todas as necessidades da organização;
  • Montar a descrição da vaga com todos os requisitos necessários para preenchê-la;
  • Criar estratégias de divulgação;
  • Fazer a triagem de currículos;
  • Organizar entrevistas;
  • Desenvolver testes técnicos e comportamentais;
  • Montar a proposta;
  • Realizar a contratação;
  • Valorizar a integração.

Seguindo todos esses passos e realizando todos eles com bastante atenção, esse processo terá muito mais chances de ser eficiente.

Profissionais da equipe de recrutamento e seleção

Outro fator que também é necessário para que esse processo seja eficiente é o envolvimento dos profissionais distintos que tenham competências que possam contribuir para que a escolha dos candidatos seja assertiva. Por conta disso, muitas das organizações optam por contratar uma equipe especializada, mais preparados e com algumas habilidades específicas que são necessárias em cada etapa desse processo. São eles:

Headhunter

O headhunter é aquele profissional responsável por ir atrás de grandes talentos dentro do mercado, ou seja, eles tem como o seu principal objetivo encontrar candidatos que se adequam a cultura da empresa e que tenham um perfil parecido com aquilo que a empresa está procurando. Na maioria dos casos, esses profissionais possuem uma grande rede de contatos que facilitam ainda mais os seus relacionamentos com bons talentos e até mesmo com executivos de alto rendimento. Esses profissionais podem estar alocados na empresa ou até mesmo ser tercerizado.

Recrutador

Um recrutador não realiza o mesmo trabalho que um headhunter, ele não está em busca de um candidato, ele é responsável por solicitar o envio dos currículos dos participantes e depois selecionar aqueles que mais se adequem ao cargo ofertado. Além disso, eles também têm a função de atrair esses candidatos e fazer com que eles tenham interesse em enviar os seus currículos para aquela vaga. Ele também costuma participar de todo o processo seletivo, inclusive, das últimas etapas, que na maioria das vezes são compostas por entrevistas, dinâmicas, testes, etc.

Business Partner

O business partner é aquele que conhece a organização de ponta a ponta. Ou seja, ele entende sobre tudo o que está acontecendo dentro da empresa, em todos os setores, que vão das finanças até a área administrativa. Então, por conta desse conhecimento aprofundado acerca da empresa, esse profissional é aquele que tem uma maior facilidade ao realizar um processo seletivo, para realizar funções como indicar às necessidades da empresa, para que a contratação seja ainda mais estratégica.

Analista de Recrutamento e Seleção

Para que o processo de seleção e recrutamento seja realmente eficiente para a empresa, é preciso que haja uma boa organização em todas as etapas, nesse sentido, entram os analistas de recrutamento e seleção, que são aquelas responsáveis pelo gerenciamento e planejamento do processo ao longo do tempo. Ou seja, esse profissional é aquele que dá todo o suporte necessário para a construção da descrição da vaga, estratégias de divulgação, triagem de currículos, análise de candidatos e entrevistas.

Além disso, esses profissionais também têm um amplo domínio e conhecimento de tudo que envolve a seleção, como o sistema de recrutamento, ferramentas para testes e videochamada, redes sociais e sites de vagas de emprego.

Psicólogo

O psicólogo é outro dos profissionais que também fazem parte do processo de seleção e recrutamento e vem tendo uma importância cada vez maior, ultimamente, dentro desse processo. Isso anda acontecendo porque suas competências podem ajudar a organização a fazer uma avaliação do comportamento daquele candidato. Sendo assim, esse tipo de avaliação, vindo destes profissionais, pode ser extremamente eficaz e ajudar na aplicação e testes de raciocínio, atenção e, até mesmo, facilitar a identificação das habilidades como de liderança, por exemplo, contribuindo para a escolha do candidato ideal para a vaga.

Como é o processo de recrutamento e seleção?

recrutamento e seleção

Organizar todo o processo e entender sobre todas as etapas são os primeiros passos para que tudo ocorra da melhor forma e traga ótimos resultados para a empresa. Visto isso, abaixo listamos todas as etapas essenciais que não podem faltar ao longo desse processo:

Levantamento das necessidades da empresa

O primeiro passo necessário dentro de um recrutamento e seleção é fazer um levantamento de todas as necessidades da empresa, ou seja, os gestores ou algum órgão especializado deve verificar e avaliar os porquês ela precisa contratar um novo funcionário. Para auxiliar nesta avaliação, é importante considerar se houve uma saída, se existem equipes sobrecarregadas que não vêm dando resultado, ou até mesmo se a empresa deseja expandir o negócio. Isso evitará que a empresa tenha qualquer tipo de prejuízo.

Definição da vaga e da remuneração

A maior parte dos funcionários, antes de se candidatarem para uma vaga, verificam informações sobre a vaga, principalmente quanto será o salário, por conta disso, a remuneração é uma informação essencial na descrição da vaga. Além disso, nessa etapa também é necessário que a empresa destrinche todas as  informações da vaga – habilidades, competências, perfil, atividades a serem executadas.

Com isso, ela correrá menos riscos de receber currículos que não tenham nada a ver com a vaga que está sendo ofertada.

Atração de talentos

Essa é uma das partes mais difíceis, pois a atração de talentos dentro do mercado ainda é um grande desafio. No recrutamento e seleção além das principais informações sobre a vaga, como a remuneração, também é necessário valorizar os benefícios que a empresa irá oferecer, destacando-os na divulgação. Fora isso, também é importante que a empresa utilize as mais variadas maneiras de divulgação das vagas, como as redes sociais, sites especializados, além de aproveitar recomendações e indicações. Algumas dicas para atrair profissionais mais qualificados é:

  • Criar um bom plano de benefícios, seguindo a CLT, é claro;
  • Disseminar os seus valores e fortalecer a sua imagem corporativa;
  • Mostrar aos talentos as oportunidades de crescimento na empresa;
  • Desenvolver boas estratégias de recrutamento;
  • Valorizar um processo humanizado.

Triagem de currículos dos melhores candidatos

Após o passo a passo anterior acontecerá a triagem dos currículos, que pode acontecer tanto de forma automatizada, como de forma manual. Nessa etapa é importante verificar quais são os candidatos que cumprem todos os requisitos para preencher aquela vaga, para escolher aqueles que mais se encaixem. Nesta triagem os profissionais devem já pré-determinar os mais importantes critérios de triagem, como job description, experiência, competências e habilidades. Até porque, essa triagem é essencial para que o processo seja efetivo.

Selecionar candidatos para entrevista

Após a triagem de todos os currículos recebidos, vem a seleção dos candidatos. Nessa etapa a empresa pode optar por aplicar testes de habilidades, idiomas e competências. Esses testes podem ajudar ainda mais, dando um suporte maior filtrando mais assertivamente, quais os candidatos que devem chegar à etapa de entrevista.

Entrevistas com os candidatos

É na entrevista que a empresa tem a oportunidade de conhecer todos os candidatos selecionados mais a fundo e também conseguirá avaliar se realmente todas as etapas realizadas anteriormente foram organizadas corretamente. Existem algumas perguntas que não devem faltar nessas entrevistas, como: “Por que você se interessou pela vaga?”, “Qual sua experiência para assumir o cargo?”, “Por que você deve ser selecionado?”, “Quais suas habilidades, competências e fraquezas?”, “Quais as expectativas profissionais”, “Como você lida com pressões?”.

Contratar os selecionados

Por fim, chega a etapa final, onde será necessário analisar todas as informações que foram recebidas e levantadas nas etapas anteriores e então contratar o candidato que possui as melhores competências para a vaga e que mais se identificam com a empresa. Nessa etapa também é preciso que a empresa se atente a planejar todas as questões burocráticas, como organização de documentos, elaboração de contrato, exame médico, como a estratégia de integração para os novos candidatos.

Dicas para realizar um bom processo de recrutamento e seleção

Após ler todo este artigo e entender sobre a importância desse processo, caso você queira aplicá-lo é fundamental que você fique atento a uma série de passos que contribuam para a escolha do candidato ideal. Visto isso, abaixo você verá algumas dicas para não errar nesta rotina.

  • Busque pela diversidade e inclusão no R&S;
  • Aplique a estratégia de Candidate Experience;
  • Utilize a tecnologia para otimizar processos;
  • Big Data e Inteligência Artificial no R&S;
  • A tecnologia também facilita o controle de ponto.

Conclusão

Por fim, como você pôde ver ao longo deste artigo, para que a empresa seja assertiva no processo de recrutamento e seleção ela precisa valorizar, primeiramente, o planejamento e a organização dentro desse processo, para que assim, ela consiga fazer a contratação ideal que seja melhor para ela. Pois, como já foi visto, acertar na contratação leva a empresa a alcançar resultados muito melhores, já que com bons profissionais ela eleva a sua produtividade e o engajamento dos seus profissionais em torno dos objetivos propostos.

Se você achou este conteúdo interessante, não deixe de conferir outras pautas no blog do Genyo. Acesse o site e saiba mais sobre as novas tecnologias presentes no mundo corporativo e sobre os nossos serviços de controle de ponto eletrônico para empresas de todos os tamanhos e setores.

Outros artigos relacionados

Inscreva-se na
Genyo News

Toda semana na sua caixa de e-mail. É grátis!

Compartilhe este artigo

A gestão inteligente que o seu RH e DP merecem

Este controle de ponto digital permite acompanhar remotamente as atividades, presenças e ausências dos funcionários internos e externos.

modal controle de ponto blog