O endomarketing é muito importante para ajudar as organizações a engajar e integrar os colaboradores. Em vez de vender a imagem da empresa para quem está de fora, trata-se, basicamente, de promover a imagem da empresa para o cliente interno, isto é, os profissionais que trabalham na instituição.
Nós do Genyo preparamos este material para você entender detalhadamente o que é o endomarketing, sua origem, os principais benefícios, as melhores formas para aplicar essa estratégia na sua empresa e muito mais. Então acompanhe a leitura e aproveite o conteúdo!
Conceito de endomarketing
De acordo com o conceito de endomarketing, que também pode ser chamado de marketing interno, esse termo se refere ao conjunto de estratégias de marketing que são implementadas com o objetivo melhorar o relacionamento interno na organização e assegurar o bem estar dos colaboradores.
A finalidade real do endomarketing é manter os funcionários envolvidos no negócio para promover mais motivação, aumentar a produtividade e, consequentemente, melhorar as métricas da organização e conquistar mais clientes.
O termo foi utilizado pela primeira vez aqui no Brasil em 1975, pelo especialista Saul Bekin, pioneiro do assunto no país. À época, Bekin era gerente da empresa Johnson & Johnson e notou que era preciso desenvolver uma integração maior entre os profissionais da sua companhia.
Quando bem elaborado e executado, o endomarketing pode gerar resultados significativos para uma instituição, além de atrair os melhores talentos e torná-la referência no mercado devido à sua boa reputação entre os funcionários. Afinal, como diz o ditado, a propaganda é a alma do negócio, não é mesmo?!
Comunicação interna e endomarketing
É importante diferenciar a comunicação interna do endomarketing. Mas primeiro é importante lembrar que o marketing, de maneira geral, está relacionado a estratégias que têm o intuito de atender demandas do mercado e firmar um relacionamento benéfico entre empresa e cliente.
A comunicação, por sua vez, refere-se a troca de informações entre partes ou mais e na maioria das vezes há uma tentativa de propagar uma mensagem por meio desse compartilhamento de ideias. Portanto, a comunicação pode ser usada no marketing, sendo uma ferramenta específica.
Desse modo, o endomarketing, como já foi explicado, é uma estratégia de marketing que visa entender e melhorar a relação entre os colaboradores e a empresa, ao passo que a comunicação interna é responsável por fazer as alternativas traçadas pelo endomarketing chegarem nos colaboradores.
Vale destacar, ainda, que enquanto o endomarketing está mais relacionado com as ações de longo prazo, a comunicação interna atua de maneira imediata. Entretanto, é relevante frisar que os dois têm foco nos benefícios para a instituição, como organização e lucratividade.
Empresas que usam o endomarketing
As grandes corporações já perceberam que é extremamente importante trabalhar o marketing interno. Elas notaram que há uma grande necessidade de cuidar dos trabalhadores aumentando a satisfação, o empenho e a motivação do time para favorecer um maior desenvolvimento da organização.
Fiat
A Fiat é um exemplo de companhia que adota ações de endomarketing. A empresa defende que a equipe interna seja tratada com os mesmos cuidados que os clientes externos e já possui uma série de ações nesse sentido.
Por exemplo, uma das ações da empresa para valorizar seus colaboradores é que eles sejam os primeiros a fazerem testes-drive nos lançamentos da marca. A Fiat também conta com um sistema de comunicação interna que disponibiliza vagas, promoções e maior facilidade para falar diretamente com o chefe.
Citibank
O banco Citibank criou uma campanha intitulada “Sou Mais Citi”, que lhe conferiu o prêmio global Citi Marketing Award 2009. A estratégia foi a seguinte: os colaboradores do banco foram fotografados por dez dias com uma mão sobre o peito e após isso as imagens foram utilizadas em materiais de comunicação interna.
Essa ideia foi importante para criar identificação nas equipes e o sucesso da ação foi tão surpreendente que a campanha foi implantada em outros quatro países, sendo eles: Colômbia, Peru, Equador e Honduras.
Portobello
A Portobello é uma empresa fabricante de cerâmicas e possui diversas ações de endomarketing. Entre elas, a distribuição de gibis com explicação do processo para evoluir na empresa através do plano de carreira, além de cartilhas e jogos de tabuleiro onde a cultura da empresa é disseminada.
De acordo com a coordenadora de comunicação do programa, Carolina Neotti, a produtividade da empresa cresceu cerca de 31% entre 2010 e 2014, resultado atribuído às ações de marketing interno realizadas.
Toyota
A Toyota é uma referência mundial quando se trata de comunicação interna e programas motivacionais para os colaboradores. A companhia conta com mais de 5.500 funcionários, que atuam nos mais diversos setores da fabricante de automóveis, incluindo o setor criativo.
Uma curiosidade muito interessante é que os colaboradores da Toyota passam por um treinamento de cinco meses na empresa antes de iniciarem os trabalhos em suas respectivas áreas. Esse período é um investimento fundamental para inserir os iniciantes na cultura organizacional da empresa.
No treinamento os novos colaboradores passam a conhecer de forma aprofundada os valores da montadora, a história e até o processo de criação de cada veículo. Tais ações são uma excelente maneira de mostrar o que a marca acredita, bem como seu nível de qualidade.
Vantagens de aplicar ações de endomarketing na empresa
Existem diversos benefícios em implementar estratégias de marketing interno dentro de uma empresa, afinal, como abordamos anteriormente, marcas de sucesso e reconhecimento internacional já vêm adotando tais medidas.
1. Funcionários mais motivados no trabalho
Conforme abordamos desde o início, o principal ponto do endomarketing é que essa é uma forma de melhorar a motivação dos colaboradores. Geralmente esse aumento da motivação é observado porque a empresa se mostra mais acessível às ideias e sugestões de melhorias dos funcionários.
Basicamente, a motivação dos funcionários aumenta de maneira considerável quando eles percebem que estão em um ambiente onde suas ideias são valorizadas e há uma preocupação com a qualidade do seu trabalho e seu bem estar.
2. Maior produtividade
Existe uma relação direta entre o nível de motivação e satisfação dos trabalhadores e o rendimento da empresa. Desse modo, em empresas onde são implementadas ações de marketing interno os funcionários tendem a apresentar atitudes mais proativas e geram resultados melhores para o negócio.
3. Menor rotatividade
Funcionários que atuam em um local de trabalho onde existe preocupação com eles além das atividades exercidas dificilmente têm interesse em pedir demissão. Isso acontece porque eles acabam levando em consideração não apenas o salário, mas a importância que a empresa dá aos seus colaboradores.
4. Novos talentos
Quando as ações de endomarketing são efetivas isso reflete fora da organização também. Afinal, quando os profissionais se sentem valorizados no local onde trabalham tendem a espalhar a boa reputação da empresa e isso é muito importante para atrair novos talentos que venham a somar com o time.
5. Melhor clima dentro da instituição
Outro benefício das ações de marketing interno é a promoção de um clima organizacional melhor. Como dissemos, quando a empresa se preocupa com a qualidade do trabalho e a satisfação dos colaboradores, há uma influência na produtividade; isso é essencial para um clima mais amistoso na empresa.
Como promover ações de endomarketing na sua empresa
Agora que já vimos do que se trata o endomarketing, conhecemos exemplos de empresas que utilizam esse tipo de estratégia e quais são seus benefícios para a organização, vamos te apresentar quais são as formas de aplicar esse artifício na sua empresa para usufruir das vantagens que podem ser proporcionadas.
1. Ofereça oportunidades de capacitação
Investir em capacitações para sua equipe sempre será algo benéfico. Afinal, nada melhor do que ter colaboradores antenados nas principais novidades do mercado, não é mesmo? Sendo assim, ofereça treinamentos periodicamente para que seus funcionários estejam sempre atualizados.
2. Pesquisas de satisfação são muito bem vindas
Geralmente as pesquisas de satisfação são voltadas para mensurar o quão satisfeitos os clientes estão em relação ao serviço que está sendo prestado. Assim, que tal utilizar esse mesmo recurso para saber como anda a percepção dos colaboradores a respeito da empresa?
Através desse tipo de pesquisa é possível identificar o que os funcionários têm achado sobre a empresa e, com isso, há como identificar pontos negativos que por vezes passam despercebidos por quem está na chefia.
Esse tipo de ação é fundamental, uma vez que permite a compreensão de como os colaboradores enxergam diversos aspectos dentro da empresa. Com isso, fica mais fácil traçar soluções assertivas para necessidades reais, em vez de direcionar as ações de endomarketing para problemas que não existem.
3. Promova a integração entre a equipe
Para que os colaboradores se sintam motivados a dar o seu melhor pela empresa eles precisam ter uma sensação de pertencimento. Por esse motivo, você precisa investir na integração da equipe, seja por meio de eventos, dinâmicas de grupo ou até mesmo happy hours.
4. Forneça feedbacks
Os feedbacks são importantes para apontar o que pode ser melhorado e isso vale para gestores e colaboradores. O Genyo possui entre suas funcionalidades a geração de relatórios, que você pode utilizar para embasar sua análise a respeito da equipe e respaldar seus feedbacks. Conheça melhor o site!
Contudo, não pense que esse momento só deve ser utilizado para pontuar o que os funcionários precisam mudar e onde estão acertando. Como mencionamos, os feedbacks devem ser feitos por quem está na chefia, mas também pelos demais funcionários da empresa.
O momento do feedback deve ser utilizado também para ouvir o que os colaboradores têm a dizer a respeito da organização, o que gostariam que mudasse e o que está dando certo em sua rotina.
5. Vídeos institucionais
A forma de mídia que mais chama a atenção são os vídeos, então você pode e deve utilizá-los em seu favor. Não basta escrever cartazes informativos ou placas com a visão, missão e valores da empresa, grave um vídeo!
Uma dica é fazer uma apresentação profissional da empresa utilizando imagens internas, que pode conter, inclusive, fotos dos funcionários exercendo suas respectivas funções. Desse modo, você com certeza irá estimular a sensação de pertencimento neles.
6. Crie ambientes mais agradáveis
Um ambiente agradável faz toda a diferença em qualquer lugar e não seria diferente no ambiente de trabalho, onde muitos colaboradores passam oito horas diárias ou até mais a depender da escala.
Tendo isso em vista, é fundamental que os ambientes corporativos contem com áreas confortáveis e que favoreçam a interação e a troca de ideias, assim como espaços para alimentação e descanso que sejam acolhedores.
7. Trabalhe com metas
A criação de metas é uma boa tática para manter os funcionários engajados e motivados, desde que sejam alcançáveis, é claro. Portanto, trabalhe com objetivos reais. A partir disso o colaborador com certeza irá se empenhar mais para conseguir melhores resultados e ver o sucesso da equipe.
8. Comemore todas as metas alcançadas
Não vai adiantar definir metas e até mesmo alcançá-las se você não comemorar esses resultados positivos. Ofereça comemorações, mesmo que pequenas, e recompensas para manter os colaboradores satisfeitos e cientes que cada ação executada com sucesso tem significado para a empresa.
9. Iniciativas para promoção do bem estar
Trabalhar sob constante pressão não é bom para ninguém. Quem não quer exercer suas atividades em um ambiente leve e descontraído, não é mesmo? Pensando nisso, invista na promoção do bem estar dos seus colaboradores para mantê-los saudáveis e engajados.
Alternativas para promover o bem estar no trabalho são a prática de ginástica laboral e a criação de espaços para descanso e meditação. Essas iniciativas já farão muito pelos seus funcionários, mas você pode pensar em outras a depender das necessidades que identificar na sua equipe.
10. Cultura inovadora
Estamos vivendo em uma época na qual a tecnologia vem revolucionando as relações em geral e a forma de trabalhar também. É um período de constante inovação, por esse motivo, deixe tecnologias obsoletas para trás, elas podem gastar tempo e esforço dos seus colaboradores sem necessidade.
Sendo assim, invista em novas ferramentas de trabalho e abordagens mais atuais para os processos operacionais que devem ser realizados. Esses são exemplos de uma cultura inovadora, que não é feita apenas com ferramentas físicas, mas também com mudança de perspectiva em relação a processos antigos.
Conclusão
Finalmente, agora você conhece os principais aspectos sobre o endomarketing. Lembre-se que a forma como os colaboradores enxergam a empresa é muito importante para seu rendimento e, consequentemente, para a produtividade e as métricas da organização.
Coloque as estratégias mencionadas em prática e você verá o desempenho da sua equipe melhorar rapidamente. Além disso, conheça nossos planos, pois somos referência no controle de ponto, que é um dos principais aspectos de uma gestão de pessoas eficiente. Nós do Genyo teremos prazer em te ajudar!