Sabemos que as metas são importantes para tudo nessa vida, afinal, é a partir delas que almejamos os resultados que queremos. Desse modo, quando se trata do mundo corporativo, fazer a gestão de metas se faz necessário para que uma empresa alcance e mantenha um crescimento constante e positivo.
Visto que, as metas são utilizadas para identificar os ajustes necessários a fim de conquistar os objetivos esperados, além de ser uns dos principais indicadores para mensurar os avanços da organização.
Pensando nisso, o Genyo preparou este artigo para te mostrar como fazer a gestão de metas em seu negócio e, assim, a sua equipe estará sempre trabalhando para a mesma direção e, claro, em busca de bons louros. Então, se você quer ficar por dentro do assunto, é só acompanhar-nos nesta leitura até o final. Vamos lá!
O que é a gestão de metas?
A gestão de metas é caracterizada pela criação de ações e administração de recursos necessários para o alcance dos objetivos de um negócio e, consequentemente, para garantir um bom futuro para a empresa.
Ou seja, com a gestão de metas, a organização consegue identificar com clareza aonde deseja chegar e qual é o caminho que deve ser percorrido para isso. Assim, é possível conduzir as ações mais pertinentes para o alcance do objetivo final.
Com isso, os recursos básicos para efetuar um bom plano de metas são o tempo, dinheiro e pessoas. Dessa forma, a gestão de metas deve considerar o devido alinhamento desses fatores para que o planejamento e a execução sejam, de fato, eficazes.
Por que é importante fazer a gestão de metas?
Em suma, a gestão de metas é fundamental para que a empresa tenha uma visão macro do seu negócio. Mas não só isso! Pois, através das metas, também é possível estimular o desenvolvimento dos trabalhadores dentro das equipes, bem como fazer eles compreenderem a importância das suas tarefas.
Dessa maneira, os colaboradores conseguem atingir os resultados esperados e, consequentemente, a empresa alcança os seus objetivos. Sendo assim, podemos dizer que as metas trazem benefícios tanto para a organização quanto para os empregados.
Confira abaixo os principais benefícios que a gestão de metas pode trazer!
Aumento da produtividade
Decerto, toda empresa está sempre buscando maneiras de aumentar a produtividade dos seus funcionários, não é? Então, esse é um dos principais benefícios da gestão de metas.
Isso porque, através dela, os líderes podem direcionar melhor toda a equipe, a fim de atingir os resultados almejados. Dessa forma, os colaboradores ficam mais determinados a executar as suas tarefas e, claro, em um menor tempo.
Prioridades mais claras
Para que uma empresa tenha sucesso e consiga manter um crescimento contínuo, é necessário que todos os funcionários entendam quais são as prioridades dos projetos e em quais tarefas eles devem concentrar a sua energia e esforços.
Isso faz com que eles evitem perder tempo com atividades que não estão no foco e tenham total clareza sobre o caminho que eles devem trilhar. Portanto, a gestão de metas permite que os trabalhadores compreendam quais são as suas demandas prioritárias, o que facilita, também, o trabalho em equipe.
Melhor engajamento da equipe
Quando um funcionário entende a importância das suas funções para os resultados da empresa, gera-se um sentimento de protagonismo e pertencimento. Essa conexão faz com que o trabalhador crie uma ligação afetiva com a organização, aumentando, então, o seu engajamento com a execução das atividades que ele deve cumprir.
Objetivos atingidos com alta performance
Com maior produtividade e engajamento dos funcionários, os objetivos também são atingidos com alta performance. Uma vez que, todos os membros das equipes passam a trabalhar com mais comprometimento e em direção ao mesmo propósito.
Mensuração da performance
Com a gestão de metas, a empresa consegue identificar se o funcionário está alcançando o esperado dele ou não. A partir daí, é possível tomar medidas cabíveis para aumentar a sua performance, por exemplo.
Visão de futuro
Para ter produtividade, todo ser humano precisa sentir que está caminhando para um determinado lugar. Sendo assim, a gestão de metas possibilita que os colaboradores enxerguem onde estão e para onde estão indo.
Dessa forma, eles conseguem visualizar o seu propósito dentro da empresa e como as suas ações são importantes para o futuro do negócio. Por outro lado, quando os trabalhadores não têm noção sobre qual é o objetivo final, acabam não dando a devida importância para a execução das suas tarefas.
Melhor comunicação com a equipe
Por fim, a gestão de metas também permite que os gestores façam o devido alinhamento de expectativas e criem um processo eficaz de feedbacks, a fim de gerar o desenvolvimento das equipes.
Como fazer a gestão de metas
Para que a gestão de metas da sua empresa seja eficaz, é necessário realizar alguns passos importantes para incentivar o comprometimento de todos os colaboradores. Veja a seguir!
1º – Planejamento
Antes de tudo, o primeiro passo a se fazer é o planejamento das metas. Para isso, é preciso que a empresa tenha clareza sobre todas as metas e em quanto tempo elas devem ser atingidas para alcançar os objetivos finais.
Nesse caso, é importante lembrar que as metas devem ser atingíveis e práticas, pois metas extremamente difíceis e incompatíveis com o momento atual da organização podem desmotivar a equipe, além de não serem, de fato, alcançáveis.
Além disso, também deve-se evitar excesso de metas e elas devem ser muito claras. Logo, nada de metas genéricas e superficiais! Uma excelente dica na hora de fazer o planejamento das metas é utilizar a metodologia SMART.
Metodologia SMART
A metodologia SMART é uma técnica focada na criação de metas inteligentes, objetivas e claras, a fim de atingir os resultados esperados com prontidão e eficiência. Em suma, o acrônimo SMART significa que as metas devem ter as seguintes características:
- Specifics (Específicas): específicas e claras, portanto, você deve detalhar qual é a meta a ser cumprida. Por exemplo: quero aumentar o faturamento da minha empresa para 30%;
- Measurable (Mensuráveis): possíveis de mensurar, afinal, você deve saber se está alcançando o resultado esperado ou não. Logo, nesse caso, pode-se mensurar o faturamento através de planilhas, por exemplo;
- Attainable (Alcançáveis): realistas e possíveis de alcançar de acordo com as condições atuais da empresa. Então, de acordo com o nosso exemplo, aumentar o faturamento para 30% é possível conforme o momento atual do seu negócio? Se sim, essa é uma ótima meta. Se não, é melhor substituir por outra mais realista;
- Relevant (Relevantes): relevante para o propósito da empresa. Por que você e toda a sua equipe devem se esforçar para cumpri-la?;
- Timed (Temporizáveis): prazo estabelecido para ser cumprida. Em quanto tempo você deseja que a sua empresa fature 30% mais?.
2º – Implementação
Após o planejamento das metas, chegou a hora de implantá-las para toda a sua equipe. Mas, para isso, é preciso que todos os colaboradores estejam motivados e engajados com as suas tarefas.
Sendo assim, é importante criar um plano de ação e comunicar as equipes, garantindo que cada um dos trabalhadores compreenderão sobre a importância do seu trabalho para os resultados almejados pela empresa.
Logo, é dever do líder engajar os trabalhadores e gerar um sentimento forte de protagonismo e pertencimento. Nesse caso, também é válido que a empresa trabalhe com recompensas para motivar os empregados e premiá-los pelas entregas positivas. Assim, podem ser utilizadas recompensas, como:
- gratificação salarial;
- dia de folga;
- descontos em lojas parceiras;
- cestas comemorativas;
3º – Acompanhamento
Depois de planejar e implementar as metas, é necessário acompanhar e monitorar as estratégias para certificar se elas estão sendo cumpridas devidamente e quais impactos estão causando para a empresa.
Sendo assim, é importante selecionar os indicadores mais adequados para verificar a performance e o desempenho de todas as equipes. Nessa etapa, é possível identificar, inclusive, se há a necessidade de revisão das metas ou se está havendo desvios de rota por parte dos colaboradores.
Além do mais, novas oportunidades podem surgir no meio do caminho, o que gera a precisão de novas ações e, consequentemente, novas metas. Portanto, é muito importante que os gestores façam o acompanhamento frequente para que a gestão de metas seja, de fato, eficaz.
4º – Identificação dos pontos de melhoria
Através do acompanhamento frequente e da gestão de metas eficiente, é possível fazer a identificação precoce dos pontos de melhoria, uma vez que os problemas são visualizados a tempo.
Dessa forma, os gestores conseguem acompanhar os resultados de forma ativa, desenvolvendo novas estratégias e alocando novos recursos sempre que necessário.
5º – Feedbacks
Por fim, os feedbacks são cruciais para que as metas sejam atingidas com eficácia. Isso porque, através deles, é possível fazer o alinhamento das expectativas e direcionar o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os colaboradores.
Vale ressaltar que um bom feedback é aquele que descreve com relevância o que foi positivo e dá soluções práticas para o que foi negativo. Lembrando que uma boa conversa sempre é o melhor caminho para atingir bons resultados e manter a produtividade da equipe conforme os objetivos da organização.
Método OKR para a gestão de metas
O Método OKR (Objectives and Key Results) foi criado por Andrew S. Grove, ex-CEO da Intel. Ele ficou conhecido em 1999, quando John Doerr, um dos investidores do Google, apresentou-o para os colaboradores da organização.
Com isso, o método ficou famoso depois de ter suportado o grande crescimento da empresa, onde o Google foi de 40 pessoas, em 1999, para 85 mil no momento atual, mostrando, então, que a metodologia pode ser utilizada tanto por pequenas empresas como por grandes negócios.
Em suma, o método OKR é caracterizado pela fórmula: Objetivos (O) e Resultados-chave (KR), em que cada um significa:
- Objetivos (O): os objetivos devem ter uma direção clara sobre o que a empresa deseja conquistar. Como, por exemplo: se tornar uma autoridade no mercado;
- Resultados-chave (KR): os resultados-chave são as metas menores que devem ser atingidas para conquistar o objetivo principal. Por exemplo: para conseguir ser uma autoridade no mercado, a empresa deve ranquear em 1º lugar no Google, formar 3 parcerias bem-sucedidas e aumentar em 30% a quantidade de clientes.
Em outras palavras, enquanto o objetivo é qualitativo, os KRs devem ser quantitativos. No geral, o indicado é que haja entre dois a cinco KRs para cada objetivo. Assim, os resultados finais se tornam mais realistas, práticos e atingíveis.
Como implementar o método OKR
- Comece de forma gradativa, lembre-se que, assim como o Google, a sua empresa não vai crescer de uma hora para outra;
- Determine os OKRs tanta para a empresa como para os funcionários;
- Estabeleça os prazos;
- Os OKRs devem ter métricas para serem devidamente acompanhados;
- Dê notas aos OKRs;
- Adote um sistema de recompensas para os OKRs atingidos pelos colaboradores, mas não confunda esforços com resultados.
Conclusão
As metas são importantes para tudo e, sem elas, é quase impossível alcançar o sucesso, seja ele pessoal ou profissional. Afinal, as metas são necessárias para gerar ações contínuas e resultados fortes e duradouros.
Por isso, é fundamental que a empresa faça a devida gestão de metas para que toda a sua equipe trabalhe com o mesmo propósito, engajamento e produtividade. Assim, a organização estará sempre à frente dos seus concorrentes e manterá o seu crescimento constante e saudável.
Uma vez que, as metas são uma espécie de encurtamento do percurso a ser caminhado para a realização dos objetivos da empresa, o qual também deve gerar maior satisfação pessoal e profissional para os colaboradores.
Sendo assim, é imprescindível implementar metas em todos os setores e equipes do seu negócio, a fim de incentivar o engajamento, produtividade e sentimento de protagonismo e pertencimento dos funcionários, bem como favorecer os resultados almejados da empresa.
E aí, gostou deste artigo? Nós do Genyo, esperamos que você tenha esclarecido todas as suas dúvidas em relação a gestão de metas e comece a implementá-las agora mesmo em seu negócio.
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