Veja como realizar a atração de talentos, aumentando a motivação, reduzindo custos e turnover!

Aprenda o que é a atração de talentos e veja o que fazer para ter profissionais mais indicados e adequados para sua organização! Veja mais neste artigo!
Sumário
atração de talentos

Durante o processo de recrutamento e seleção de novos profissionais é necessário ter uma atenção redobrada para a atração de talentos. Poder atrair e contratar profissionais talentosos é essencial para que uma empresa se destaque e consiga obter o sucesso profissional.

No entanto, como atrair profissionais talentosos, fazendo com que eles se envolvam com o seu negócio e vistam a camisa da empresa? É necessário conhecer algumas estratégias que irão facilitar esse desafio e aproximar os candidatos talentosos de sua organização, confira!

O que é a atração de talentos

Podemos definir a atração de talentos como as táticas e os métodos utilizados para conseguir captar e conquistar os candidatos mais talentosos para uma determinada vaga.

O objetivo dessa ferramenta é atingir uma melhora na cultura organizacional, na produtividade, criando uma equipe multidisciplinar e conquistando uma melhor diversidade cognitiva e de competências.

Para realizar a atração de talentos é preciso um bom investimento no processo de recrutamento, no marketing, employer branding e no oferecimento de benefícios que captem o interesse dos profissionais.

Se a sua empresa tem o interesse de ser a melhor do mercado, é essencial que ela possua os melhores profissionais, e isso só pode ser conquistado através das técnicas de atração de talentos.

Por que ela é tão importante?

Grande parte das empresas têm sofrido com os gastos excessivos dos processos seletivos decorrentes da alta taxa de turnover. A taxa de turnover é a rotatividade de profissionais em uma organização.

Dentre os vários motivos que podem ocasionar o aumento do turnover, um dos principais é o fato de os profissionais não se sentirem pertencentes ao ambiente de trabalho, prejudicando sua adaptação e levando a maior procrastinação.

É por esse motivo que a atração de talentos surgiu, visando encontrar os profissionais mais talentosos e qualificados que estão de acordo com a essência de uma organização, facilitando no processo de adaptação e pertencimento da equipe, e consequentemente reduzindo os gastos com contrações negativas.

O que são os talentos

Você sabe o que pode ser considerado um talento? Será que as pessoas que fazem as coisas de forma diferente e mais rápida são de fato talentosas?

Segundo o dicionário, talentos são definidos como aptidões e capacidades incomuns, podendo surgir naturalmente ou ser aperfeiçoado e adquirido. São as habilidades que se destacam e auxiliam na realização de algo com maestria.

No entanto, quando falamos do ramo corporativo, os talentos são interpretados de outra forma, podendo ser considerado como as habilidades e indivíduos que são capazes de auxiliar no crescimento da empresa, através do cumprimento de objetivos, metas e soluções de problemas.

Dessa forma, todas empresas estão em busca de colaboradores talentosos. Em contrapartida, esse número de profissionais tem se reduzido, visto que não têm havido incentivo para o aperfeiçoamento de habilidades, conhecimento e competências profissionais.

Benefícios na atração de talentos

Se você ainda não se convenceu em implementar a atração de talentos em sua empresa, saiba que a mão de obra é uma das peças fundamental de todo negócio. Por esse motivo, é de extrema importância garantir sucesso no momento de contratação.

Quando realizamos a contratação para obter bons profissionais, conseguimos diminuir o risco de rotatividade e profissionais mal qualificados. Veja abaixo todos os benefícios dessa ferramenta.

Aumento da produtividade

Ao realizar contratações direcionadas se reduz a quantidade de profissionais desleixados e improdutivos. Dessa forma, todos da equipe trabalharão de acordo com seus objetivos e metas da empresa, se esforçando e sendo produtivos para atingir o resultado esperado.

Lembre-se que profissionais improdutivos influenciam diretamente em todo ambiente de trabalho, prejudicando as tarefas de colegas e decaindo a qualidade geral da empresa, seus serviços e produtos.

Redução dos custos de processo seletivo

Como falamos anteriormente, todo o processo seletivo de uma empresa, desde a divulgação da vaga até a contratação de um profissional, é bastante oneroso. Empresas que não administram esse processo, sem realizar a atração de talentos, gastam rios de dinheiro todos os anos para suprir as más contratações, que somatizam mais de 70%.

Dessa forma, fica claro que para se reduzir os custos, suprir a demanda e economizar tempo é necessário realizar a atração de talentos. Mais para frente iremos indicar algumas ferramentas necessárias para realizar essa atividade.

Motivação da equipe

A motivação no trabalho é uma questão delicada de extrema importância. Motivar seus profissionais a se esforçarem e ter persistência é uma atividade que envolve questões internas e externas.

O objetivo da motivação é um só, permitir o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores e também da empresa. É a motivação quem irá auxiliar no clima organizacional e na qualidade de vida de um colaborador.

Portanto, ao se realizar a atração de talentos ela deve levar em consideração todos os pontos para garantir que não haja desmotivação profissional.

Melhora do clima organizacional

Falamos a todo tempo sobre o clima organizacional. O clima organizacional é um termo muito utilizado para garantir e entender todas as necessidades e percepções dos profissionais em uma empresa, auxiliando na melhora do sentimento, organização e bem-estar profissional.

Portanto, fica evidente que a atração de bons profissionais talentosos, é a porta de entrada para a melhora do clima organizacional, com profissionais satisfeitos e dedicados.

Diminuição do turnover

Por fim, outro benefício claro da atração de talentos é a redução do turnover. Como falamos ao início desse texto, o turnover é a rotatividade de mão de obras (demissões e contratações) motivada pela saída contínua de profissionais, seja através de demissão por justa causa ou sem justa causa.

Profissionais que são contratados apenas por questões salariais, sem estar de acordo com os valores de uma organização, tendem a se afastar do emprego mais rapidamente. Isso porque a insatisfação, os conflitos e a frustração ganharão destaques.

É importante ter em mente que quando falamos de satisfação no trabalho estamos também falando sobre pontualidade, assiduidade e frequência. Profissionais insatisfeitos demonstram o primeiro sinal através de atrasos.

Por esse motivo, é necessário ter em mãos um sistema de controle de ponto digital, como o Genyo, que oferece diversas ferramentas para avaliar a frequência e pontualidade dos funcionários. Uma dessa ferramentas são as Métricas Gerenciais, que demonstra quais são os Top Atrasados e Top Pontuais.

Os mais atrasados, muitas vezes são aqueles que em pouco tempo evadirão da empresa. Confira aqui todas as demais funcionalidades desse sistema!

Como atrair talentos

Chegamos ao momento de exemplificar algumas ferramentas que possibilitam a atração de profissionais talentosos. Lembre-se que essas ferramentas devem ser realizadas desde antes o período de contratação e ser reforçado sempre que necessário. Confira.

Determine o perfil de candidato buscado

Qual é o perfil de candidato que você está buscando? O candidato ideal deve ser definido antes da divulgação da vaga, pois, na prática isso irá auxiliar na contratação dos talentos destinados para as funções que serão realizadas.

Determine quais competências são essenciais para a vaga, quais são os valores que esses profissionais devem ter e qual o papel que ele deverá exercer nas equipes já existentes. Quanto mais detalhes tiver, mais específico será o profissional contratado, em contrapartida também pode ocorrer de menos candidatos estarem aptos para a vaga.

Por exemplo, se você pretende contratar um profissional para gerenciar uma equipe, é preciso que ele tenha um perfil de liderança, organização e comprometimento.

Elabore um bom programa de benefícios

Quando falamos em programa de benefícios a primeira coisa que vêm na mente é o vale alimentação e o plano de saúde. No entanto, apenas esses dois benefícios podem não ser o suficiente para garantir profissionais talentosos que estarão em busca das melhores propostas.

Alguns exemplos de benefícios fora do comum, porém simples de serem implementados são a realização de parcerias com academias para promover a pratica de atividade física e melhora da saúde dos colaboradores (que consequentemente irá promover um retorno positivo para a produtividade e diminuição de atestados médicos).

Outros benefícios simples, é a possibilidade de horários flexíveis. Muitos profissionais querem ter o controle da sua jornada de trabalho (desde que seja cumprido o horário combinado). Por esse motivo, tenha em sua empresa um sistema de ponto digital, que possibilite com que o profissional registre o ponto a qualquer momento e de qualquer lugar.

Para isso, o sistema do Genyo é o mais indicado, já que ele pode ser utilizado em um computador, celular ou tablet.

Para a empresa, se torna bem mais fácil criar escalas diversas, sem prejudicar o fechamento da folha de ponto, cálculo de horas trabalhadas, banco de horas, horas extras, noturnas, etc. Confira aqui todos os planos e preços disponíveis para contratar esse sistema!

Reveja os valores e a cultura organizacional

Muitas empresas acreditam que o valor de uma organização é apenas uma frase bonita para se manter em um papel na recepção. No entanto, o valor e a cultura organizacional de uma organização dizem muito sobre ela e seus profissionais.

Por esse motivo, revisite os seus valores, e defina como ele pode influenciar na atração de talentos. Um profissional alinhado com os valores de uma organização é um profissional de sucesso. Por exemplo, não adianta ter a empatia e a cooperação como pontos principais no valor de uma empresa, e contratar profissionais que não cooperam e são antipáticos.

Portanto, uma vez que você repensa os valores de sua organização, você conseguirá ser mais efetivo no processo de contratação, conquistando uma melhora do bem-estar e profissionais que se destacam.

Realize o marketing no recrutamento

atração de talentos

Atualmente, o marketing está relacionado com diversos pontos em uma empresa, não apenas a divulgação e a venda de produtos e serviços. O marketing no recrutamento tem como principal função tornar a empresa e a vaga disponibilizada mais atrativa para os candidatos.

Dessa forma, a ferramenta consiste em divulgar a organização de uma forma chamativa, ressaltando as qualidades, benefícios e vantagens em se trabalhar ali, atraindo, portanto, os melhores candidatos.

Muitas vezes, uma empresa concorrente tem em mãos profissionais talentosos, mas que estão insatisfeito com seu ambiente de trabalho. Uma proposta chamativa e tentadora é o “empurrão” que faltava para que estes trabalhadores migrem para sua empresa.

Dessa forma, assim como ocorre no marketing tradicional, é preciso determinar os canais de comunicação, linguagem adotada e qual será o público-alvo. Por esse motivo, é de extrema importância determinar o perfil de candidato buscado (falamos sobre isso no início deste tópico).

Conceda oportunidades de crescimento

Um problema na hora da contratação de profissionais (que inclusive influencia no turnover) é o sentimento de não haver oportunidades de crescimento em seu negócio. Profissionais talentosos querem além de estabilidade, a possibilidade de poder continuar e ser promovido na organização.

Por esse motivo, desde o processo de seleção seja sincero quanto as oportunidades de crescimento, conte um pouco da trajetória de outros profissionais e o que é preciso fazer para conquistar a escalada na organização. É importante não ludibriar o profissional, para que ele possa estabelecer o seu plano de carreira.

Junto a isso, lembre-se de oferecer oportunidades de crescimento profissional e pessoal para todos profissionais, e construa um banco de talentos, para que você possa conhecer quais são os empregados mais indicados para determinada vaga.

Promova inovação

Atualmente muitos trabalhadores têm buscado cargos que façam sentido, não servindo apenas como uma espécie de engrenagem no sistema. Empresas inovadores possui esse diferencial, buscando incluir as ideias de seus funcionários em prática.

Além disso, a inovação conversa bastante com a tecnologia, dessa forma é fundamental incluir as novidades tecnológicas no seu dia a dia, como programas modernos, sistema de segurança e também sistema de controle de ponto.

O Genyo é o tipo de sistema mais moderno do mercado, visto que ele é totalmente digital, sem necessitar dos tradicionais e ultrapassados relógios de ponto. Nele, o trabalhador faz o registro de ponto através do próprio celular, tablet ou computador, podendo fazer isso em qualquer lugar e até mesmo dentro de casa para quem realiza home-office.

Confira mais informações em nosso site e veja como contratar esse sistema!

Contrate profissionais que se interesse pelo seu produto/serviço

Se a sua empresa trabalha com o veganismo, contrate profissionais ligados a causa. Se ela vende produtos esportivos, tenha profissionais que realize esportes. Nada melhor do que um trabalhador que têm interesse em consumir a marca e ser uma espécie de “embaixador” voluntário.

Essa forma de divulgação moderna é excelente para perceber quais são os trabalhadores mais talentosos, visto que esses profissionais serão engajados e se preocuparão com a empresa, buscando sempre uma maior inovação e crescimento.

Se você se interessou pelo sistema de ponto digital que auxilia na atração de talentos, clique aqui e veja todas as suas funcionalidades!

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