Como montar equipe multidisciplinar: Vantagens e passo a passo

A equipe multidisciplinar é um termo utilizado para designar times criados com o objetivo de unir pessoas diferentes, veja como montar a sua. Veja mais neste artigo!
Sumário
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Montar uma equipe para grandes empresas é uma tarefa extremamente importante, mas que pode sofrer grandes obstáculos. A grande maioria dos empresários costuma ter pressa para iniciar os trabalhos de uma rede e, com isso, prejudicam a formação da equipe. Uma das maneiras mais eficazes de montar um bom time de funcionários é apostar na técnica de equipe multidisciplinar. Neste artigo, abordaremos sobre as funcionalidades de uma equipe multidisciplinar e discutiremos algumas dicas de como conseguir o melhor time de funcionários.

Afinal, o que significa equipe multidisciplinar?

A equipe multidisciplinar refere-se a um grupo de pessoas que trabalha para a mesma empresa e possui os mesmos objetivos, mesmo com papéis diferentes. Isso quer dizer que a equipe multidisciplinar é composta por profissionais com capacidades diferentes e trabalham em conjunto para melhorar o rendimento da empresa. Além disso, as equipes multidisciplinares costumam dividir o trabalho em áreas de produção. Dessa maneira, cada um pode focar naquilo que faz melhor e o resultado do projeto costuma ser bastante satisfatório.

Toda equipe é multidisciplinar?

Considerando que cada pessoa é única, é possível considerar que todas as equipes do mundo são compostas por pessoas diferentes. Porém, isso não garante que ela seja multidisciplinar. A verdade é que a equipe multidisciplinar não é composta apenas por indivíduos diferentes, mas pessoas que possuem formações e técnicas profissionais variadas. Então, a grande preocupação da empresa deve ser conhecer os colaboradores a fundo para descobrir quais experiências eles podem trazer para explorar durante a jornada de trabalho.

Como iniciar uma equipe multidisciplinar?

Existem duas maneiras de criar uma equipe multidisciplinar: montar um grupo desde o início e adaptar o quadro de colaboradores já existente. No caso de iniciar uma equipe, o ideal a se fazer é investir em técnicas avançadas de recrutamento, como o talent acquisition. Dessa maneira, é possível garantir que cada candidato avaliado e escolhido possui um histórico diferente e trará benefícios para a empresa.

Como encontrar bons candidatos?

Antes de qualquer coisa, é preciso ter certeza de que a oferta de cargos está chegando para os candidatos mais interessados e competentes. Isso pode ser feito de algumas maneiras, como:

  • Enviar ofertas através de endereços digitais;
  • Investir em patrocínios nas redes sociais;
  • Entrar em contato direto com os profissionais de interesse.

Após essa primeira etapa, é necessário avaliar os candidatos que demonstraram interesse na vaga e gostariam de participar do recrutamento.

O recrutamento

Durante o recrutamento, a empresa consegue ter um contato mais profundo com os profissionais e avaliar algumas especificidades. Normalmente, os recrutamentos são realizados em duas partes: uma em entrevistas e outra em grupo. Para aproveitar melhor as entrevistas, é interessante que a empresa se proponha a discutir sobre o que aquele profissional aprendeu com suas experiências antigas. Além disso, uma boa ideia é tentar relacionar essas experiências com capacidades individuais daquele profissional.

Para isso, os recrutadores devem perguntar sobre a forma com que os profissionais se comportam diante de desafios como gerenciamento de crises. Dessa forma, é mais fácil descobrir talentos únicos como liderança e criatividade.

Já nas partes de grupo, é essencial estimular elementos da cultura colaborativa durante os momentos de interação. Muitas vezes, as empresas fazem grupos com pessoas que estão competindo pela mesma vaga, o que pode prejudicar essa dinâmica. Então, o melhor a fazer é organizar o calendário dos recrutamentos para alinhar as datas para vagas diferentes. Dessa forma, é possível observar melhor como os candidatos se comportam em forma de equipe. Além disso, existem corporações que precisam de muitas pessoas para realizar o mesmo trabalho, e elas podem se beneficiar dos testes em grupo.

Como observar a multidisciplinaridade?

Ao levantar uma situação problema, o ideal é que a empresa permita que os candidatos se comuniquem e cheguem a uma solução. Um dos maiores problemas enfrentados durante as dinâmicas desse tipo é a tentativa dos candidatos de se destacarem como líderes. De fato, a figura de liderança é importante, mas não é tudo o que é necessário para um grupo funcionar. Quando muitas pessoas tentam liderar, elas acabam tendo dificuldade para se entender e demoram mais para solucionar a questão.

Geralmente, as melhores equipes são aquelas que são fluidas e acabam escolhendo um líder de maneira natural. Nem sempre esse líder comanda a operação, eles apenas administram o grupo, ou seja, faz questão de que todos estejam incluídos na conversa.

Além do líder, outra figura importante é aquele que cria soluções de forma rápida. Em uma situação de crise, às vezes o ideal é encontrar uma solução, mesmo que ela não seja perfeita. Por fim, existe um outro grupo de pessoas que possuem o talento de observar o problema com uma certa distância. Isso permite que elas vejam alguns lados da situação que outros indivíduos possuem dificuldade para perceber. Isso faz com que essas pessoas melhorem e adaptem o plano de solução para resolver o problema de maneira eficiente.

É dessa forma que se monta uma equipe multidisciplinar que age de forma diferente e possui  talentos variados para analisar o mesmo problema.

E quando a equipe já está formada?

A verdade é que a ideia de equipe multidisciplinar é relativamente nova. Dessa forma, muitas empresas já atuam no mercado com equipes formadas por profissionais com bastante tempo na casa. Perder esses funcionários para encontrar novos pode ser uma estratégia bem ruim devido ao grande gasto de tempo e de recursos do setor financeiro. Diante disso, a melhor estratégia a ser tomada é capacitar e estimular os talentos desses profissionais já contratados.

Isso pode ser feito com cursos intensivos ou longos, depende do planejamento da empresa para o período. A vantagem é que os funcionários conseguem descobrir sobre seus talentos enquanto já possuem experiência no cargo. Desse modo, eles colocam em prática o que aprenderam e desenvolvem o trabalho com um resultado mais satisfatório.

Outra vantagem é a possibilidade de a mesma pessoa aprender a ter papéis diferentes no mesmo grupo. Ser uma pessoa fluida também é importante, pois traz dinâmica para a equipe multidisciplinar.

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Quem é responsável por gerenciar as equipes multidisciplinares?

como montar equipe multidisciplinarGeralmente, as equipes de RH são responsáveis pelo recrutamento, treinamento e também pelo gerenciamento das equipes multidisciplinares. Esses profissionais, com conhecimento extenso sobre as necessidades e dificuldades da rede. Com esse tipo de conhecimento específico, os funcionários que trabalham com recursos humanos montam programações perfeitas para esse fim. Essa atitude valoriza o espaço de trabalho e torna o processo mais eficiente e agradável para todos.

Atualmente, o RH tem se mostrado mais inclinado para investimentos na área de bem estar

dentro da empresa. Grandes investimentos são realizados em tecnologias que tornam o dia a dia dos colaboradores mais fácil e simples. Um exemplo disso é a tecnologia de controle de ponto eletrônico. Essa ferramenta permite que a empresa tenha um controle maior sobre a entrada e saída de funcionários, com detalhes sobre horas extras e atrasos. Esse serviço, realizado com excelência pela Genyo, é um ótimo investimento para empresas de todos os tamanhos. Você encontra mais informações sobre essa tecnologia ao acessar o site, clique aqui e saiba mais.

Primeiro passo – Recrutamento inteligente

Para encontrar bons profissionais, é preciso ter experiência e saber utilizar técnicas de recrutamento avançadas. Uma dica para os profissionais de RH é procurar por aqueles candidatos que conseguem se adaptar à situação. Então, o melhor a se fazer é inovar no formato do recrutamento. Isso pode ser feito a partir de uma visita guiada com os candidatos pela empresa, o que permite um contato mais profundo com a produção. A partir disso, perguntas podem ser feitas ou respondidas com base no que foi observado durante a visita. Isso relaxa os profissionais, e abre caminho para que eles interajam de forma não tão mecanizada, como costuma acontecer em entrevistas de emprego.

Outra forma inteligente de fazer um recrutamento inteligente é tentar realizar recrutamentos internos. Isso é muito vantajoso, pois permite que a empresa monte uma equipe com profissionais que já conhecem a rede. Assim, as disciplinaridades são distribuídas entre as equipes sem perder nenhum funcionário que já fazia parte do time de colaboradores.

Segundo passo – Treinamento interessante

Infelizmente, muitos treinamentos não têm sucesso por conta da falta de atratividade para os funcionários. Como existem milhares de treinamentos no mercado de trabalho, é muito difícil que apenas um deles possua impactos reais sobre os profissionais. Então, é imprescindível maximizar o que chega para os profissionais, para que eles absorvam ao máximo. Basicamente, existem duas maneiras de chegar a esse objetivo: criar um treinamento ativo ou beneficiar os profissionais durante o treinamento.

Como discutido anteriormente, criar dinâmicas de grupo sempre é interessante para testar os conhecimentos e envolvimento da equipe. Quanto a questão do benefício, pode ser um pouco complexo fazer isso quando se trata de treinamento de equipes multidisciplinares. Porém, é possível fazer isso com atitudes simples, como:

  • Presentear aqueles que conseguirem observar quais os seus talentos;
  • Bonificar os profissionais que utilizarem seus conhecimentos específicos para ter uma melhora nos resultados;
  • Gratificar os colaboradores que mais se propõem a trabalhar em equipe.

Por fim, é interessante incentivar os funcionários a realizar cursos e treinamentos fora da empresa, mesmo que de forma online, Assim, eles se diferenciarão ainda mais e contribuirão imensamente para o grupo.

Terceiro passo – Gerenciamento de equipes multidisciplinares

Felizmente para uns e infelizmente para outros, as equipes multidisciplinares costumam se alterar com o tempo. Isso acontece devido a capacidade dos profissionais de desenvolverem novas habilidades e aprenderem novas técnicas. Com a mudança, é importante tentar encontrar um novo balanço naquela equipe, incorporando ou retirando pessoas.

O que acontece após a criação das equipes multidisciplinares?

Muitos empresários e profissionais de RH esquecem, mas a manutenção é uma das partes mais difíceis de manter equipes multidisciplinares. Com o avanço do tempo, é normal que a tecnologia se diferencie, o que pode prejudicar equipes velhas. Assim, duas soluções são possíveis: capacitar funcionários antigos ou contratar novos. Segundo  o objetivo das equipes multidisciplinares, a melhor saída sempre é incorporar novas pessoas e novas experiências. Da mesma forma que o exemplo da tecnologia, outras questões corporativas precisam ser avaliadas e atualizadas com as experiências de outra pessoa.  Por isso, é importante manter um olhar crítico sobre as equipes para garantir que elas não estão obsoletas e precisam de manutenção.

Conflitos podem ser resolvidos com as equipes multidisciplinares?

Recentemente, muitas empresas passaram a discutir sobre o conflito entre a Geração Millennials e outras gerações como Baby Boomers e Geração Z. Essas discussões ganharam força devido aos problemas de comunicação que o meio corporativo enfrenta por conta de diferenças de idades no mercado de trabalho. Com referências diferentes, formações distintas e até mesmo formas de falar únicas, é compreensível que gerações diferentes tenham dificuldade para trabalhar juntas.

Entretanto, a união de pessoas tão diferentes tem tudo para trazer o que há de melhor em uma corporação: a colaboração e o comprometimento. Ter ideias e pensamentos diferentes nem sempre é sinônimo de problema. Na verdade, essa situação pode até mesmo ser a solução para alguns problemas da empresa. Isso porque abordagens com olhares diferentes possuem mais chances de darem certo do que aquelas que apostam em apenas uma abordagem.

Então, se você está controlando uma equipe que costuma ter conflitos envolvendo as diferenças entre os profissionais, não tenha medo de montar uma equipe colaborativa.

O que fazer quando a equipe não dá certo?

Infelizmente, nem toda equipe multidisciplinar é eficiente. Por conta disso, é importante rever a formação de alguns times e remanejar os profissionais. Por mais que a ideia desse conceito seja celebrar as diferenças entre as pessoas, forçar os profissionais a trabalharem com quem eles não gostam, pode ser extremamente prejudicial. Portanto, não há problema em recomeçar e tentar encontrar a formação perfeita entre as equipes.

Conclusão

A ideia de equipe multidisciplinar, apenas de parecer abstrata, pode ser realizada de forma metódica em qualquer empresa. Com técnicas de resultados e eficiência, a montagem de equipes multidisciplinares é a melhor maneira de estimular a colaboração de pessoas diferentes dentro da mesma empresa.

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