Gestão de conflitos: Confira como solucionar os problemas de sua empresa!

Aprenda como realizar uma gestão de conflitos eficaz, evitando prejuízos no relacionamento interpessoal e crescimento da sua organização! Veja mais neste artigo!
Sumário
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Em um ambiente de trabalho, provavelmente saber como lidar com tantas divergências e diferenças pode ser um grande problema. No entanto, cada vez mais, gestores estão se aperfeiçoando na gestão de conflitos, buscando a resolução de problemas mal resolvidos que prejudicam a qualidade do trabalho, clima organizacional e produtividade.

Por esse motivo, separamos abaixo algumas dicas de como saber gerir os problemas que surgirem em sua organização, conseguindo extrair o melhor da divergência e competitividade, sem deixar que isso atrapalhe o andamento e bem estar do ambiente corporativo.

O que é gestão de conflitos?

Um conflito é uma divergência, um choque, um impacto entre dois objetos, pessoas, ideias, posicionamentos, etc. Em um ambiente corporativo é comum que ocorram conflitos, afinal, estamos lidando com pessoas diferentes, com histórias, trajetórias e vivências diferentes.

São essas diferenças que enriquecerão o perfil de funcionário de uma organização, promovendo um leque diverso de competências profissionais. No entanto, todo conflito deve ter um limite, pois sua constância leva ao desgaste.

É comum que um simples problema evolua para uma discussão generalizada, com ofensas, intrigas e fofocas, que prejudicam o companheirismo entre funcionários e lucratividade da organização.

São nessas horas que a gestão de conflitos aparece. Ela nada mais é do que saber como gerir e solucionar uma divergência, tornando-a de maneira respeitosa, mantendo as diferenças e trazendo uma visão diferente, que seja aceitável e empática para ambas as partes conflitantes.

Vale ressaltar que a gestão de conflitos não visa o fim de todo conflito, pois isso acabaria com a diversidade de opiniões que são benéficas para a empresa. Sua função é evitar que o problema se torne algo maior no futuro, e seja prejudicial para todos envolvidos.

Benefícios da gestão de conflitos

Podemos dizer que para que haja boa convivência em um ambiente de trabalho, a gestão de conflitos é fundamental. Estar em contato com pessoas é a certeza de que em algum momento haverá discordância.

O ser humano é feito de emoções, sentimentos, pensamentos e posições, que nem sempre irão agradar outra pessoa. Os valores pessoais de cada um representam quem ela é, e não deve ser invalidado.

Quando há uma falha no gerenciamento destes problemas, o resultado pode ser desastroso, como o abuso de poder, bullying no trabalho, faltas frequentes, baixa produtividade, e muitos outros problemas que afetam diretamente o clima organizacional.

Portanto, confira alguns benefícios imediatos e a longo prazo, em se realizar a gestão de conflitos:

Diminuição de rotatividade

Um sério problema enfrentado por empresas sem gestão de conflitos é a alta rotatividade de funcionários, com pedidos de demissões frequentes, necessitando de novos processos seletivos.

Quando se realiza esse tipo de gestão, os profissionais estarão motivados e satisfeitos com o ambiente de trabalho, já que será um espaço acolhedor e de grande crescimento pessoal e profissional, portanto, há uma diminuição de rotatividade.

Equipe engajada

Quando ocorre aumento da produtividade em um ambiente de trabalho sem conflitos, isso demonstra que a equipe se tornou mais engajada na busca pelos resultados dos objetivos traçados.

Reduz faltas e atrasos

Você sabia que muitas faltas e atrasos são motivados pela falta de comprometimento e vontade de permanecer no ambiente de trabalho? A gestão de conflitos é parte fundamental na criação de um ambiente harmônico.

Além disso, acompanhar a assiduidade e absenteísmo de colaboradores é papel de todo RH. Para garantir que isso seja feito da melhor forma possível, é importante ter em mãos um controle de ponto digital como o Genyo, que possui diversas funcionalidades para facilitar no acompanhamento de atrasos e faltas.

A vantagem é que o registro de ponto no Genyo pode ser feito em qualquer aparelho eletrônico, deixando tudo bem mais prático para o funcionário. Clique aqui para conhecer tudo que esse sistema é capaz de oferecer!

Mais competitividade saudável

Como falamos anteriormente, o conflito deve ser direcionado para coisas positivas. Uma delas, é a competitividade saudável entre funcionários e concorrentes. Assim, de uma divergência na empresa, é possível aumentar a produtividade e lucratividade de todos.

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Principais causas de conflitos no trabalho

Antes de trabalharmos na resolução de conflitos, vamos entender o que causa estes problemas em uma equipe. Só assim conseguiremos evitar sua frequência além de também impossibilitar que outros problemas surjam.

Podemos agrupar os problemas de diversas formas diferentes. Isso facilita na sua identificação e gestão, no entanto, não existe uma definição correta ou superior para separar as principais causas de conflitos.

A primeira delas diz respeito aos formatos de conflitos existentes, sendo eles:

  • Conflitos racionais;
  • Conflitos emocionais;
  • Conflitos profissionais;
  • Conflitos pessoais.

Cada um deles surgem de um problema pré-existente. O conflito racional diz respeito a confrontos em busca da razão, diferente do emocional, onde os sentimentos prevalecem sobre a razão.

O conflito profissional está relacionado a problemas que envolvam o andamento e funcionamento da empresa. Por fim, o conflito pessoal, como o nome já diz, é movido por problemas pessoais entre funcionários, sem fundamento profissional.

Outra forma de classificar os conflitos, é separar de acordo com os envolvidos.

  • Intrapessoais: quando o conflito é entre apenas duas pessoas;
  • Interpessoais: quando duas ou mais pessoas se envolvem em um conflito;
  • Intragrupais: quando ocorre dentro de uma equipe ou setor;
  • Intergrupais: quando envolve equipes, grupos ou setores diferentes.

Além disso, é importante também conhecer quais são as principais causas de conflito em um ambiente corporativo:

  • Abuso de poder;
  • Toxicidade nas relações;
  • Liderança falha;
  • Excesso ou falta de informações;
  • Má distribuição de cargos e recursos;
  • Regras desnecessárias;
  • Prazos curtos;
  • Mudanças frequentes de rotinas e escalas;
  • Objetivos diferentes;
  • Postura da empresa não condiz com as cobranças;
  • Não cumprimento das políticas da empresa.

Como você pode perceber, grande parte dos problemas são causados por disputa de interesses, abuso de poder, falta de comprometimento e posturas divergentes. Confira logo a frente a maneira correta de se fazer a gestão destes conflitos.

Como fazer a gestão de conflitos

gestão de conflitosFalamos anteriormente sobre o que é a gestão de conflitos, quais os tipos existentes e como essa prática pode ser benéfica para toda a empresa. Chegou a hora de aprender como aplicar estratégias para o gerenciamento de problemas em prática! Confira:

Crie possibilidades para resolução de conflitos

Como gestor, você terá que resolver conflitos entre funcionários. No entanto, um bom líder cria um ambiente favorável para que os próprios funcionários busquem a solução de um problema.

Quando o gestor ocupa o papel de facilitador, significa que os funcionários conseguiram conquistar a autonomia para buscar a saída para os problemas existentes. Isso auxilia no crescimento profissional e pessoal!

Não deixe questões pendentes

Quem acumula conflitos está com uma bomba relógio em suas mãos. Uma pequena fagulha pode desencadear uma série de problemas que foram silenciados ou deixados de lado. Além disso, o efeito “bola de neve”, faz com que um pequeno problema cresça, e vá agregando outras questões, até se tornar algo perigoso.

Por esse motivo, a primeira coisa a se fazer é buscar os problemas de base. Qual foi o início desse problema? Qual o foco? Como ele cresceu? Tratando do problema de base, você conseguirá organicamente também solucionar as demais questões.

Além disso, também é importante não deixar nenhuma ponta solta. Portanto, converse com os profissionais envolvidos, busque entender quais outras questões ainda os afligem. Isso é uma forma de garantir que algo não se torne um conflito futuro.

Dê feedbacks

Quando um profissional não se sente valorizado e ouvido é uma porta aberta para a insatisfação e o surgimento de conflitos. Por esse motivo, sempre traga feedbacks para funcionários, equipes e setores, preferencialmente sendo feito de forma direta, através de reuniões.

Isso auxilia no desempenho das tarefas, mesmo quando o feedback é negativo, ele dá a oportunidade de trabalhar aquilo que precisa ser melhorado. Realizar a gestão de riscos é um ponto positivo para o conhecimento dos principais problemas da empresa.

Por fim, outro ponto importante é que, somente um feedback é capaz de esclarecer desvios de comunicação, reduzindo a fofoca ruim e questões que ficaram incompreendidas.

Exercite a empatia

Busque conhecer e entender o ponto de vista dos profissionais de sua empresa. Para você, um conflito pode ser algo bobo, mas partindo do lugar em que aquele funcionário se encontra, é algo de extrema importância e que merece toda atenção.

Por isso, entenda quais são os problemas, frustrações e insatisfações do profissional que levantou aquele conflito, para entender melhor a causa do problema e também propor uma solução direcionada e eficiente.

Conheça sua equipe e os processos

Quando se tem conhecimento dos limites, forma de agir e temperamento de cada funcionário, se torna mais fácil saber gerenciar e apaziguar os problemas que aparecerem.

Junto a isso, conhecendo bem os funcionários você conseguirá identificar qual tem o perfil de intriga, estando envolvido na maioria dos problemas que aparecem. Assim, basta direcionar seus esforços para o aperfeiçoamento deste profissional que naturalmente os demais conflitos deixarão de existir.

Outro ponto importante é conhecer os processos que estão sendo realizados por cada funcionário. Com um sistema de gestão de atividades, como o Genyo, é possível saber como anda a produtividade de cada membro, quais estão com projetos atrasados e quais já foram finalizados.

Assim, fica fácil de se inteirar sobre cada funcionário, delimitando o perfil de cada um. Conheça aqui como é fácil incluir esse sistema em sua empresa!

Seja comunicativo

Ter uma boa comunicação é uma habilidade louvável entre gestores. Isso porque, saber se comunicar é também saber expor seus pensamentos e decisões de forma clara, sem o surgimento de situações desnecessárias ou “ruídos” na comunicação. Um ruído é quando uma mensagem é distorcida e passada de outra forma a diante.

Portanto, exercite uma comunicação passiva, sem agredir ou atacar nenhum funcionário, buscando corrigir problemas e solucionar conflitos. É importante lembrar que quando falamos da comunicação não é apenas saber falar, mas também saber ouvir.

Ter uma escuta ativa, ouvindo as demandas de cada profissional também faz parte da comunicação!

Busque a participação de toda equipe

Não puxe os conflitos para si tentando resolver todos os problemas sozinho. A participação positiva de outras pessoas é benéfica, pois, como falamos anteriormente, um dos objetivos da gestão de conflitos também é criar autonomia para que o trabalhador possa sozinho apaziguar situações.

Portanto, esclareça como deve ser a participação respeitosa dos demais profissionais, tornando o ambiente harmonioso, tranquilo e livre de problemas. Dessa forma, toda a equipe se sentirá ouvida e responsável pela melhora do relacionamento interpessoal.

Não tome partido

Quando falamos em resolução de conflitos, é importante salientar que é preciso neutralidade nas decisões, mesmo que pessoalmente você tenha maior apreço por um determinado funcionário, a imparcialidade é essencial.

Por esse motivo, escute o que todos os lados tem a dizer sobre um problema, sem atribuir uma sentença ou definir algo precipitadamente. O relacionamento pessoal não pode tomar a frente da resolução de conflitos.

Dessa forma, fica evidente que o item anterior onde falamos a respeito da participação de toda equipa na gestão de conflitos é essencial, pois, se há a participação da equipe, também há maior transparência no julgamento e na resolução.

Utilize as rivalidades a seu favor

A rivalidade entre funcionários deve ser transformada em desempenho, otimização de resultados e melhoria na relação e cooperação. No entanto, tratar de uma rivalidade pode ser bastante delicado, pois, um pequeno deslize na comunicação pode levar a um grande mal-entendido.

Por isso, é importante sempre deixar claro que além da rivalidade, todos fazem parte da mesma equipe, e que hostilidade, atritos e brigas vão atrapalhar no alcance de uma determinada meta.

Acompanhe os conflitos resolvidos

Por fim, após auxiliar na resolução dos conflitos, chegou a hora de acompanhar aquele problema, para que ele não volte a ocorrer. Mesmo com o seu encerramento, observe qual foi o desdobramento daquela questão, e se todas as partes saíram realmente satisfeitas com a decisão tomada.

Como prevenir o surgimento de novos conflitos

A adoção de algumas estratégias que foram citadas anteriormente já é suficiente para afastar e prevenir o surgimento de novos conflitos problemáticos (lembre-se que os conflitos saudáveis são bons para o negócio).

No entanto, para de fato evitar que estes problemas apareçam, é preciso incluir no lema da empresa a empatia e o diálogo como peças essenciais de todos os funcionários.

Dessa forma, qualquer novo funcionário estará alinhado e disposto a auxiliar na gestão de conflitos, ocorrendo de forma natural, sem precisar da intervenção de um cargo superior.

Tudo isso tem ligação com a gestão de pessoas, esse importante pilar da gestão de conflitos auxilia no bem-estar e motivação de todos funcionários, promovendo uma melhora na qualidade de vida além da empresa.

Se tratando de uma ferramenta parceira da gestão de pessoas e de conflitos, podemos citar o sistema eletrônico digital do Genyo como um dos mais importantes. Com suas diversas funções gerenciais, é possível administrar com maior eficácia e facilidade os funcionários de uma organização.

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