Dinâmica em grupo: como trazer essa atividade para a sua empresa de modo eficiente

A dinâmica em grupo é utilizada para melhorar a comunicação e o envolvimento de equipes. Saiba mais sobre esse assunto. Veja mais neste artigo!
Sumário
dinâmica de grupo

Diversas empresas escolhem trabalhar com a dinâmica em grupo e sentem dificuldade em fazer essa ferramenta funcionar. Em alguns casos, o grande problema é a forma como esse grupo está organizado. Neste artigo, discutiremos maneiras de fazer com que as dinâmicas se adaptem e funcionem em qualquer tipo de empresa de forma simples. Se você tem interesse em assuntos ligados à produtividade empresarial, confira o texto a seguir.

Por que as dinâmicas em grupo dão errado?

É comum que as empresas tenham interesse em estimular o trabalho em grupo , até mesmo entre equipes pequenas de colaboradores. Porém, em muitos casos, as dinâmicas em grupo acabam dando errado e podem causar problemas terríveis  para a empresa. Então, é normal que a companhia se pergunte quais possíveis problemas causaram essa situação tão ruim.

Bom, pode-se dizer que a principal questão envolvendo as brigas entre equipes de colaboradores é a intolerância. De fato, é muito difícil lidar com as diferenças no local de trabalho, pois elas podem afetar o trabalho de todo o grupo.

Para fazer um bom trabalho em grupo, é preciso compreender que as desavenças podem acontecer e que é preciso encontrar um meio termo. Além disso, é necessário manter a ética no local de trabalho para não minimizar o trabalho de outros profissionais.

Além disso, é bem comum que equipes se sintam lesadas pela falta de liderança de um dos coordenadores da dinâmica. Apesar de essa função ser difícil e desafiadora, ela é extremamente necessária para o bom funcionamento do grupo.

O que é preciso fazer antes de uma dinâmica de grupo?

A verdade é que para obter os resultados mais verídicos, o ideal seria realizar as dinâmicas de grupo de forma orgânica, ou seja, sem interferência da empresa. Entretanto, se você não sente firmeza na equipe com quem está trabalhando, pode ser uma boa ideia estudar alguns detalhes. Se o objetivo da dinâmica envolver algum projeto da empresa que envolva resultados reais ou importantes para o setor financeiro, é preciso de instruções da empresa.

O primeiro passo é avaliar a proximidade dos participantes do grupo e a maneira com que eles trabalham. É importante frisar que esse passo não procura reduzir a diversidade do grupo, mas propiciar um bom relacionamento. A ideia é encontrar pessoas que trabalhem de forma semelhante para que elas colaborem de maneira harmônica.

Depois, é importante designar uma pessoa para coordenar a dinâmica e ajudá-la com instruções objetivas. Mesmo que a empresa deseje avaliar como esse profissional performa em uma posição de liderança, é necessário guiá-la nos primeiros momentos.

Como as dinâmicas são utilizadas em uma empresa?

No mercado, existem milhares de dinâmicas diferentes para quase todas as áreas de uma empresa. Por isso, é necessário conhecer algumas delas para adaptá-las à realidade de cada companhia. Veja abaixo algumas dinâmicas utilizadas para fins diferentes no meio corporativo:

Dinâmicas em grupo para processos seletivos

O período de processo seletivo pode ser bastante conturbado e causar ansiedade em diversos candidatos. Como forma de minimizar esse problema, muitas equipes de RH decidem fazer uso de dinâmicas de grupo. Abaixo estão as dinâmicas mais utilizadas por grandes empresas:

Dinâmica de iniciativa

Essa é uma ótima forma de avaliar se os candidatos estão de acordo com os objetivos da empresa antes mesmo de serem contratados. Durante essa dinâmica, o grupo de candidatos entra em uma sala com alguns objetos e observa a cena por alguns instantes. Depois, eles saem desse local enquanto uma equipe movimenta os objetos que lá se encontravam. O objetivo é descobrir qual a iniciativa desses funcionários:

  • Proatividade;
  • Organização de grupo;
  • Espera por instruções.

Dinâmica do desafio

Se o cargo exige que o funcionário trabalhe com pressão constante, é importante fazer uma dinâmica de grupo que aborde essa questão. A dinâmica do desafio funciona com uma caixa cheia de desafios dentro e ela precisa ser passada de candidato para candidato até que o mediador solicite uma pausa. No momento da pausa, a pessoa que estiver com a caixa em mãos precisará escolher se deseja abri-la e cumprir um desafio ou continuar o jogo. Durante o momento de escolha, o mediador deve pressionar esse candidato como uma maneira de “assustá-lo”. Isso mostrará quanta pressão ele aguenta e se as opiniões externas têm o poder de impedir que ele realize certa tarefa.

Dinâmica das semelhanças

Essa dinâmica pode ser utilizada tanto em grupo, quanto em duplas. Durante essa dinâmica, as duplas ou equipes conversam por alguns instantes e tentam encontrar semelhanças entre eles. Essa dinâmica de grupo ajuda os futuros funcionários a entrarem na empresa com um olhar diferenciado. Ao invés de direcionar o seu foco apenas na sua participação na empresa, esse profissional tenta se enturmar com o resto da equipe e entender como ela funciona. Assim, problemas quanto a diferenças no trabalho são reduzidos efetivamente.

Dinâmicas para entrosamento da equipe

Ao perceber que a sua equipe está enfrentando problemas de convivência, você pode fazer o uso de dinâmicas de grupo. Isso ajuda a equipe a se distrair e encontrar novas formas de ver a comunidade. Veja:

Dinâmica das mãos dadas

Essa dinâmica, apesar de ser rápida, pode durar por um dia inteiro. Parece estranho, não é? Mas, essa dinâmica é ótima para estimular o trabalho em grupo e o entrosamento. Para isso, escolha  um dia de menos atividades na empresa e solicite que os colaboradores façam um círculo e deem as mãos. Enquanto isso, o mediador fará perguntas aleatoriamente sobre qualquer assunto e pedirá para os funcionários se dispersarem pelo local de trabalho. Um certo tempo depois, esse mediador chamará os funcionários e pedirá para que eles refaçam o círculo original. Com isso, estimula-se uma conxão entre esses colaboradores em prol de um objetivo comum.

Dinâmica verdade ou mentira

Muitos funcionários expressam sobre a dificuldade de criar laços e realmente conhecer pessoas dentro do ambiente profissional. Para estimular esse entrosamento, a empresa pode solicitar que os funcionários escrevam 2 mentiras e 1 verdade sobre acontecimentos de suas vidas. Em grupo, esses funcionários tentam descobrir qual a verdade e acabam conhecendo um pouco mais sobre seus colegas.

Dinâmicas para melhoramento do financeiro

Você sabia que é possível realizar dinâmicas para melhorar a performance do seu quadro de funcionários. Confira abaixo algumas ideias pra colocar em prática e obter respostas rapidamente.

Dinâmicas de grupo para realizar promoções

Ao conferir que a sua empresa não está obtendo os lucros que gostaria, é possível organizar uma dinâmica incrível para melhorar esses dados. Para isso, será preciso estabelecer uma meta de vendas ou de serviços a serem realizados por cada grupo. Dessa forma, eles procurarão por meios de atingir essas metas com ferramentas e táticas desenvolvidas em equipe. É importante também deixar claro que aqueles que atingirem a meta receberão uma bonificação, seja em forma de brindes ou dinheiro.

Dinâmicas de grupo para criar ações

Para aquelas empresas que trabalham com atendimento de clientes ou de outras empresas, às vezes é necessário realizar ações de vendas. Uma boa ideia é separar grupos para que eles desenvolvam, apresentem e coloquem em prática os próprios projetos. Essa oportunidade é ótima para trabalhar a responsabilidade e a capacidade de trabalho em equipe.

Quais as vantagens das dinâmicas de grupo?

O ambiente profissional exige um certo comportamento dos funcionários que pode atrapalhar uma aproximação entre eles. Com as dinâmicas, o espaço se torna mais propício para o entrosamento entre os funcionários, mesmo que eles atuem em setores diferentes. Com mais liberdade entre os colaboradores, a comunicação melhora e questões como fofoca e problemas de convivência são reduzidos.

Quais as desvantagens das dinâmicas de grupo?

Infelizmente, as dinâmicas de grupo não funcionam em todas as empresas. Em alguns casos, a mudança na rotina por conta das dinâmicas acaba criando uma tensão desnecessária. Com isso, ainda mais problemas de convivência acontecem e mais frágil fica a equipe.

Quanto às dinâmicas utilizadas em processos seletivos, o lado negativo é que elas impedem um conhecimento mais profundo sobre os candidatos. E, para  resolver esse problema, outras dinâmicas mais particulares são realizadas, a fim de avaliar melhor esses profissionais.

Quem é responsável por comandar as dinâmicas de grupo?

Geralmente, as equipes de Recursos Humanos ficam responsáveis por organizar e avaliar os grupos. Porém, qualquer cargo de liderança pode ser solicitado para gerenciar essas dinâmicas. Para isso, basta oferecer o treinamento correto e garantir que esse profissional é talentoso quanto a gestão de equipes e comunicação.

A dinâmica em grupo pode ser utilizada como medida de melhora do local de trabalho?

Muitas empresas estão em busca de medidas e ferramentas que melhorem o local de trabalho e ofereçam um espaço saudável para os trabalhadores. Algumas redes preferem investir em itens físicos, como móveis e equipamentos, outras investem em tecnologias como o controle de ponto eletrônico. Essa ferramenta é uma das mais procuradas pelo mercado devido a seus resultados únicos. O Genyo oferece um excelente serviço de controle de ponto eletrônico, entre no site e confira mais sobre esse instrumento corporativo. Por fim, outras empresas optam por investir em dinâmicas de grupo para melhorar a saúde mental dos profissionais e conseguir resultados mais interessantes.

É possível realizar dinâmicas de grupo online?

Depois da pandemia, cada vez mais empresas procuram por formas de integrar o trabalho às plataformas digitais. Hoje, como a maioria das pessoas está acostumada a utilizar ferramentas de chamadas de vídeo, é possível realizar as dinâmicas de grupo facilmente. Isso é ótimo para aquelas corporações que possuem times separados em área física e Home Office.

Como fazer uma boa dinâmica de grupo online?

Antes de tudo, é preciso escolher qual o objetivo daquela dinâmica e quais os participantes. Então, o time responsável deve adaptar as dinâmicas de forma que seja possível conseguir os mesmos resultados das dinâmicas presenciais. Para isso, a equipe pode fazer uma rodada de testes para avaliar questões como:

  • Viabilidade da chamada de vídeo;
  • Quantas pessoas podem participar;
  • O que é preciso para que a dinâmica aconteça.

Dessa maneira, a dinâmica de grupo online acontece sem problemas e serve como uma distração durante o horário de trabalho.

É possível se preparar para as dinâmicas de grupo?

dinâmica de grupo

Se você se considera uma pessoa muito individualista e procura por dicas de como melhorar diante de dinâmicas de grupo, saiba que é possível se preparar para essas ocasiões. É importante lembrar que boa comunicação e facilidade de performar em grandes grupos de colegas é um talento. Portanto, ele pode ser treinado e aperfeiçoado de forma que o profissional evolua em seu local de trabalho. Veja como fazer isso com as dicas abaixo:

Seja você mesmo

Pode parecer uma dica boba, mas é extremamente importante que você se mantenha fiel com a sua própria personalidade durante as dinâmicas de grupo. Tentar se moldar de acordo com as expectativas das outras pessoas não é colaborativo para a empresa e só fará com que você se sinta mal.

Acredite no processo

Muitas dinâmicas parecem estranhas no começo, mas existe alguma lição ou objetivo no final delas. É claro que isso só é aplicável em casos de empresas sérias, que trabalham com dinâmicas estudadas e desenvolvidas por especialistas.

Aproveite para aumentar a sua rede de contatos

O principal objetivo das dinâmicas de grupo é fazer com que os participantes tenham mais contato e socializem mais. Então, aproveite esse momento e procure realmente conhecer essas pessoas com quem você está dividindo uma experiência única.

Melhores dinâmicas de grupo para empresas

Se você chegou até aqui, certamente já compreendeu os aspectos conceituais sobre a questão das dinâmicas de grupo para empresas. Dito isso, chegou a hora de conferir quais são as melhores atividades para promover entre os teus times.

Dinâmica do doce e do salgado

O objetivo desta dinâmica de grupo para empresa é identificar problemas nas relações de trabalho e promover feedbacks. Cada participante deve entregar uma bala azeda para outro que tenha agido mal e uma doce para alguém que queira elogiar. Essa atividade pode ajudar a melhorar o clima organizacional, bem como a resolver conflitos de forma construtiva.

Para realizar essa dinâmica, você vai precisar de uma sala ampla, cadeiras e diversos alimentos doces e amargos. Você pode variar os sabores, usando ácidos, salgados, picantes, etc. O importante é que os participantes expressem suas emoções, associações de ideias e fantasias relacionadas com os dois sabores.

Invertendo o círculo

Essa atividade visa promover o foco e o trabalho em equipe. Além disso, estimula a concentração, a cooperação, a coordenação e a criatividade, bem como é uma forma divertida de quebrar o gelo e melhorar o clima organizacional.

A ideia é fazer com que os participantes, de mãos dadas e em círculo, invertam suas posições, ficando de costas para o centro da roda, sem soltar as mãos e em silêncio.

Para realizar essa dinâmica, você vai precisar de um espaço amplo e adequado para formar um círculo com os participantes. Em primeiro lugar, oriente os participantes a se posicionarem em pé e de mãos dadas, formando um círculo. Depois, explique o objetivo da dinâmica e dê um tempo limite para que eles consigam inverter o círculo. Você pode observar como eles se comunicam, se organizam e se ajudam durante o processo.

Dinâmica da mímica

Essa dinâmica pode ajudar na integração do pessoal e promover um local de trabalho mais leve e agradável. Afinal, a mímica é uma atividade que estimula a criatividade, a imaginação, a comunicação não verbal e o trabalho em equipe. Além disso, é uma forma divertida de quebrar o gelo e melhorar o clima organizacional.Por isso, é indispensável incluir as equipes de todos os setores.

Para realizar a dinâmica da mímica, você vai precisar de pequenos cartões de papel, caneta ou lápis e um espaço amplo. Escreva nos cartões palavras que sejam fáceis de representar com gestos, como animais, objetos, ações, etc. Depois, divida o grupo em duas equipes e sorteie um cartão para cada participante. Cada um deve fazer a mímica da palavra que recebeu para sua equipe, sem falar nada, e os outros devem tentar adivinhar. A equipe que acertar mais palavras ganha o jogo.

Um problema, uma solução

Essa dinâmica visa promover o lado criativo e a proatividade dos participantes. Ela consiste em apresentar um problema real ou fictício para cada equipe formada e desafiá-las a criar uma solução rápida e eficaz para a questão.

Para realizar essa dinâmica, você vai precisar de cartões de papel, caneta ou lápis e um espaço adequado para o trabalho em grupo.Escreva nos cartões problemas que sejam relevantes para o contexto da empresa, como por exemplo:

  • “Como aumentar as vendas?”
  • “Como reduzir os custos?”
  • “Como melhorar o atendimento ao cliente?”

Depois, divida o grupo em equipes de três a cinco pessoas e sorteie um cartão para cada equipe. Cada equipe deve discutir e elaborar uma solução para o problema que recebeu, usando os recursos disponíveis. Após um tempo determinado, cada equipe deve apresentar sua solução para as demais e receber feedbacks.

Essa dinâmica de grupo para empresas estimula o pensamento crítico, a comunicação, a colaboração e a inovação. Além disso, é uma forma de envolver as pessoas na resolução de problemas reais ou potenciais.

Dinâmica da ilha deserta

Essa também é uma atividade que busca verificar como está o clima entre as pessoas de uma empresa e identificar possíveis problemas ou conflitos nas relações de trabalho. A ideia aqui é apresentar situações hipotéticas aos participantes e pedir que eles escolham com quais colegas de trabalho desejam vivenciar determinada situação.

Para realizar essa dinâmica, você vai precisar de cartões de papel, caneta ou lápis e um espaço adequado para acomodar os participantes. Escreva nos cartões situações que envolvam uma ilha deserta, como por exemplo:

  • “Você foi enviado para uma ilha deserta e pode levar um colega de trabalho com você, quem você escolheria?”
  • “Você encontrou um barco na ilha deserta e pode resgatar três colegas de trabalho, quem você escolheria?”

Depois, distribua os cartões entre os participantes e pedir que eles respondam às perguntas de forma anônima. Em seguida, recolha os cartões e analise as respostas.

Essa dinâmica permite avaliar o nível de afinidade, confiança, cooperação e empatia entre os participantes. Além disso, é uma forma de estimular a reflexão sobre as relações interpessoais e a importância do trabalho em equipe.

Conclusão sobre dinâmicas de grupo para empresas

Dinâmicas de grupo procuram criar uma ambiente fora do comum para avaliar um certo profissional. Essa ferramenta corporativa é interessante por abordar diversas áreas e servir para muitos objetivos, como:

  • Lucratividade;
  • Melhoramento do local de trabalho;
  • Recrutamento e seleção de pessoal.

Apesar de ser uma técnica complexa, é bem simples adaptá-la à realidade de empresas de qualquer tamanho. E, com uma constância na ocorrência dessas dinâmicas, é possível criar uma equipe forte e compromissada com a empresa.

Se você achou este conteúdo interessante, não deixe de conferir outras pautas no blog do Genyo. Clique aqui para acessar o site e saber mais sobre as tecnologias presentes no mundo corporativo e sobre os serviços de controle de ponto eletrônico para empresas de todos os tamanhos.

Outros artigos relacionados

Inscreva-se na
Genyo News

Toda semana na sua caixa de e-mail. É grátis!

Compartilhe este artigo

A gestão inteligente que o seu RH e DP merecem

Este controle de ponto digital permite acompanhar remotamente as atividades, presenças e ausências dos funcionários internos e externos.

modal controle de ponto blog