Adotar uma atitude positiva no trabalho é uma característica bastante valorizada por todos profissionais. Essa competência profissional permite desenvolver a comunicação e o relacionamento interpessoal, trazendo benefícios duradouros.
Dentre suas vantagens, podemos destacar o bem-estar do ambiente de trabalho, aumento da produtividade e eficiência, alcance de resultados, solução de problemas e maior lucratividade. Confira como adotar essas atitudes em sua empresa!
O que são atitudes positivas?
Podemos considerar as atitudes positivas no trabalho como uma habilidade a ser trabalhada. São muitas as práticas que podem ser incrementadas no cotidiano de uma organização.
O primeiro ponto é realizar uma análise do comportamento existente na empresa. Esse comportamento parte de profissionais específicos ou é uma característica geral de todos?
Para tornar o ambiente de trabalho saudável, temos que atingir diretamente aqueles comportamentos e atitudes que estão trazendo prejuízos para o clima organizacional e lucratividade da empresa. Pequenas atitudes podem ter grandes resultados.
Após isso, é hora de focar no incentivo de práticas benéficas e positivas. Traga a tona alguma atitude positiva que presenciou para que isso possa fortalecer o elo entre trabalhadores.
Com o tempo, as pessoas passarão a se tratar de maneira positiva, sendo gentis uns com os outros na maneira de se direcionar, trabalhar em equipe e até mesmo na hora de discutir pontos divergentes. O respeito é a chave para que o trabalho se torno prazeroso.
Por que é tão importante?
Provavelmente você já deve ter percebido que multinacionais da tecnologia como o Facebook e a Google prezam pela qualidade do trabalho, com ambientes saudáveis e rotinas adequadas ao trabalhador.
Tudo isso só é possível graças aos recursos de atitude positiva que é implementado nestas empresas, pois, percebeu-se que ao criar um ambiente favorável, o resultado final é o dobro do que é encontrado em outras empresas.
Por esse motivo, a adoção de atitudes positivas auxilia no desenvolvimento do profissional, contribuindo para a expansão dos talentos, agilidade, eficiência, eficácia e solução de problemas.
Quem exerce a positividade no trabalho consegue se encaixar em diversas equipes, tornando o profissional mais valioso. Por fim, a liderança positiva dita o ritmo da empresa, com comprometimento e execução de projetos com precisão.
Dicas de atitudes positivas
Os funcionários que pretenderem desenvolver essas atitudes necessitam modificar alguns hábitos próprios. Junto a isso, gestores que estão na busca de tornar o ambiente mais positivo, precisam ter uma base sólida de pensamentos otimistas.
Conheça abaixo alguns tipos de atitudes positivas que são almejadas e que devem ser cultivadas para o sucesso!
Disposição
Trabalhos com extensas cargas podem tornar o profissional cansado e cabisbaixo. É por esse motivo que devemos buscar formas para manter a disposição. As empresas devem dar valor a profissionais dispostos, que estão sempre alerta para realizar funções e solucionar problemas.
A disposição é algo que se espalha para toda a equipe pois consegue contagiar os demais, portanto, não desanime pessoas dispostas!
Traga pessoas positivas para perto
Você provavelmente já deve ter ouvido falar que o ser humano tem a tendência a reproduzir comportamento de pessoas próximas a ele? É o que acontece por exemplo com as crianças durante sua fase de amadurecimento.
A mesma questão pode ser aplicada em ambientes corporativos. Ter pessoas positivas ao redor consegue levantar a moral de toda equipe.
Portanto, aproxime-se de pessoas bem humoradas, divertidas, que conseguem na maioria das vezes avaliar situações pelo lado positivo, e que estejam de bem com a vida. Elas tendem a tornar um ambiente bem mais leve e promissor.
Em contrapartida, reduza o contato com pessoas negativas e pessimistas. Deixe que a positividade vá aos poucos contaminando e mudando o jeito de pensar destas pessoas.
Lembre-se que a atitude de retirar pessoas negativas de seu ciclo pessoal não deve soar como egoísmo, apenas é uma ação para tornar o ambiente de forma geral positivo para sua saúde e produtividade!
Seja pontual
A pontualidade é uma atitude que vai além de um simples hábito, mas é também um importante sinal de comprometimento e respeito com todos os funcionários. Podemos expandir a pontualidade para além do horário de chegada na empresa, mas também para o cumprimento dos prazos para a entrega de projetos ou realização de atividades.
Para garantir um maior controle da pontualidade, é possível dispor de um sistema de ponto eletrônico digital, como o Genyo! Só ele possui ferramentas de gestão como as Métricas Gerenciais, que avalia automaticamente quais são os funcionários mais pontuais e quais são os que mais se atrasam.
Além disso, o Genyo também permite o registro de atividades, dessa forma é possível acompanhar quais atividades estão sendo desenvolvidas, quais foram terminadas dentro do prazo ou se encontram atrasadas.
Confira em nosso site todas as outras funcionalidades que este sistema oferece, e coloque-o em prática na sua empresa!
Passe menos tempo reclamando
As vezes o fato de reclamarmos de mais faz com que mais problemas apareçam pois perdemos a capacidade de enxergar soluções para aqueles problemas. Se lamentar esporadicamente para poder dividir suas dores com amigos e colegas de trabalho é importante, entretanto isso não pode se tornar um hábito.
Reclamar com constância também faz com que a gente deixe de se sentir grato pelas pequenas coisas da vida. Passamos a colocar os problemas em primeiro lugar para poder reclamar deles.
Por esse motivo, evitar reclamar com frequência, isso fará com que reconheçamos as conquistas além de: redução do estresse; autocontrole; traz balanço na vida; ajuda a reconhecer e trazer soluções aos erros, e muitas outras.
Tenha gratidão pelo trabalho
Para exercer uma atitude positiva é preciso trabalhar a gratidão pela oportunidade de emprego. Isso porque o ser humano está fisiologicamente disposto a tratar com positividade as situações quando se sente grato a alguma coisa.
Essa estratégia faz com que priorizamos as coisas positivas do nosso cotidiano devido a gratidão. Portanto, passe a estimular com mais frequência esse sentimento!
Proatividade
Não tem como falar de atitude positiva sem mencionar sobre a proatividade. A proatividade diz respeito a realização de algo antecipadamente. Portanto, dar fim a pendências, traçar estratégias, solucionar desafios, e muitas outras atividades que são feitas de forma antecipada é benefício para toda a empresa.
Seja legal
Ser legal não é sinônimo de ser falso. Diversas vezes presenciaremos situações que não irão nos agradar. No entanto, ao invés de partir para discussão sem sentido a melhor alternativa é apenas demonstrar um simples sorriso.
Isso te resguarda de se comprometer com coisas que fogem ao seu controle, e evita um desgaste desnecessário. Sempre que algo de ruim acontecer faça algumas perguntas como: será que vale a pena arriscar a minha posição, minha imagem e meu relacionamento na empresa por causa disso?
Dessa forma, algumas alternativas mais benéficas ao invés de simplesmente agir na impulsividade para sentir o prazer de poder extravasar sua indignação é: comunicar a situação formalmente pro e-mail ou telefone; agir com discrição e oferecer ajuda para modificar aquilo que não lhe agradou.
Vale lembrar que agir dessa forma não compromete o coletivo, auxilia na atitude positiva e melhora sua imagem na empresa.
Coragem e confiança
Exercer essas duas habilidades, principalmente em momentos difíceis e de incerteza transformam uma crise em algo positivo. Um bom líder é capaz de inspirar confiança para os demais funcionários, fazendo com que eles não se contentem com pouco e enfrentem os problemas de cabeça erguida.
Resiliência
Ter resiliência no serviço é conseguir resistir as adversidades e problemas que irão surgir sem perder o controle de situação. Conseguir extrair o que há de melhor durante momentos de transtorno, é a chave para não se desanimar.
Dessa maneira, é resiliência vai estar diretamente relacionada com o incremento da atitude positiva no trabalho.
Seja empático
Principalmente em posições de poder e liderança é necessário saber agir com empatia. Os funcionários de uma empresa não devem se sentir impedidos ou bloqueados mentalmente para poder conversar ou reivindicar algum direito.
Por esse motivo, é de extrema importância entender e se colocar no lugar dos demais trabalhadores, avaliando a situação através de outros pontos de vista. Só assim é possível estreitar os laços na relação interpessoal e tornar o ambiente positivo.
Dessa forma, para inspirar todos os trabalhadores e elevar a produtividade, sempre tente agir de forma empática.
Tire um tempo para você
Por mais positivo que seja o ambiente de trabalho, ainda assim todo profissional está sujeito ao estresse das tarefas, atividades, cobranças e problemas a serem resolvidos. Além disso, ser simpático com os demais profissionais também leva a um desgaste mental.
Por esse motivo, é preciso ter um tempo para poder relaxar e recuperar as energias. Dessa forma, tire um tempo a sós no horário de almoço para descansa, se isolar do ambiente de trabalho, tomar um ar puro, etc.
Essas atitudes com o passar do tempo trarão grande diferença na qualidade de vida e bem estar no trabalho.
Alguns tipos de empresas fornecem pausa programadas para que o funcionário possa descansar, é o caso do que ocorre no setor de call-center por exemplo.
Por esse motivo, talvez seja benéfico para a sua organização incluir esse tipo de pausa durante o expediente, além do horário de almoço. Para isso é simples, basta ter em mãos um sistema de ponto digital como o Genyo, no qual o ponto pode ser batido com facilidade através do computador ou telefone do próprio funcionário.
Com isso, o descanso é registrado em poucos segundos, e pode ser contabilizado e controlado pelo setor de RH. Confira aqui em nosso site as demais vantagens do Genyo!
É você quem decide como irá agir
Lembre-se que você é a pessoa capaz de decidir a forma com que irá agir a partir de uma determinada situação. Trabalhe diariamente como controlar seu comportamento sem interferência de suas emoções.
Para isso tente não trazer com frequência os problemas de casa para dentro do trabalho, isso evita com que você desconte sua insatisfação com demais colegas.
Outro ponto importante é que quando você sentir que irá perder a cabeça, falar algo que não deve ou estiver em um dia ruim, prefira se afastar por um período para poder relaxar e esfriar a cabeça. Só depois volte a se comunicar com educação, escolhendo com cuidado cada palavra para não ser mal interpretado.
Trace seus objetivos
É quase impossível se manter com uma atitude positiva em uma realidade no qual você não tem um objetivo definido. Todo mundo necessita de um bom motivo para se manter firme e positivo durante sua carreira.
Por esse motivo, determine qual é o seu objetivo profissional na organização, e tenha isso em mente na hora de adotar uma atitude. Com isso você conseguirá se empenhar com mais facilidade, sabendo que o que está fazendo é em prol de uma recompensa futura.
Busque soluções
Algo difícil apareceu? É hora de se acalmar, focar em um problema de cada vez e pensar positivo para sair em busca de uma solução. Dessa forma, diminuem-se os questionamentos e o sentimento de desistência que pode surgir ao se deparar com um problema.
Seja altruísta
Por fim, adotar uma atitude positiva no trabalho também é ser altruísta com seus colegas. O altruísmo diz respeito a capacidade de um ser humano abdicar de um interesse próprio, em prol da melhoria coletiva ou de outra pessoa.
Exercer o altruísmo em um ambiente tão competitivo como uma organização é uma forma de se destaca e demonstrar como as relações humanas, o respeito e a admiração são mais importantes do que questões materiais ou de interesse próprio.
Benefícios em adotar essas atitudes
Agora que você já aprendeu algumas dicas de como ser positivo no trabalho, falaremos um pouco sobre as vantagens de adotar e exercer essas habilidades em uma empresa.
O primeiro ponto é que o diálogo entre todos os profissionais será algo mais simples, sem segundas intenções ou maldade escondida. Isso transforma a equipe de colegas em equipe de amigos, fazendo com que os grupos se ajudem nas dificuldades individuais que refletirão na qualidade de todo setor.
Com essa nova postura na empresa, o sentimento que prevalece entre os trabalhadores é o de liberdade, para expor pontos de vista diferentes, que muitas vezes são a solução par problemas que todos estavam enfrentando.
A longo prazo a mudança ocorrida através destas atitudes prevalecerão por longos períodos, e cada novo funcionário que adentrar a empresa, irá se adequar a forma positiva com que as coisas ocorrem no local. Além disso, o profissional levará para além do trabalho estas habilidades.
O que a falta de atitude positiva pode levar
Quando uma empresa não consegue garantir um ambiente positivo junto a seus colaboradores, o resultado não é nada benéfico para o funcionamento adequado dos processos e imagem da empresa, alguns exemplos são:
- Presença frequente do bullying;
- Procrastinação;
- Fofoca;
- Falta de companheirismo;
- Má educação;
- Mau humor entre funcionários;
- Atitudes e discursos machistas e preconceituosos;
- Falta de profissionalismo;
Parte destes problemas podem ser controlados através de um sistema digital de ponto! Clique aqui e conheça as funcionalidades presentes no Genyo e como ele irá elevar significativamente a produtividade de sua organização!