Um dos principais objetivos da equipe de recursos humanos de uma empresa está em contribuir para um ambiente colaborativo e aberto entre os funcionários. Entretanto, esse processo requer o desenvolvimento de transparência no trabalho, gerando assim uma maior segurança e conforto entre colaboradores e seus líderes.
O que é a Transparência no Trabalho?
De maneira geral, a transparência no trabalho é o fruto de uma cultura colaborativa e aberta proposta pelas empresas. Durante muitos anos, a ideia de que as informações pudessem ser compartilhadas abertamente entre funcionários era motivo de repreensão.
Entretanto, hoje já sabemos que o processo colaborativo do compartilhamento de informações contribui para uma melhor satisfação do colaborador, acarretando assim em uma melhor produtividade e qualidade dos serviços fornecidos.
Além disso, o processo de compartilhamento de informações também é um dos pilares do Design Thinking. Dessa forma, podemos dizer que a transparência no trabalho também é um dos principais mandamentos para a construção de ideias e produtos inovadores.
Pensando nisso, no processo de gestão transparente, ao invés dos dados e informações que abordam sobre o andamento da empresa estarem restritos a um grupo específico de funcionários, na verdade elas são compartilhadas entre todos os colaboradores.
Isso permite que os funcionários fiquem por dentro da real situação da empresa, contribuindo assim para a tomada de decisões que podem inclusive contribuir para o desenvolvimento da companhia em situações de crise.
Por que a Transparência no Trabalho é importante para o desenvolvimento de uma empresa?
Construir uma gestão transparente significa desenvolver uma cultura de comunicação aberta e honesta com os funcionários da empresa. Dessa forma, a informação poderá fluir livremente entre os colaboradores, que se sentirão mais acolhidos naquele ambiente de serviço.
A importância da manutenção de uma gestão transparente para uma empresa está principalmente no cultivo de confiança na sua equipe de trabalho. Como consequência, uma empresa que permite a transparência no trabalho consegue realizar uma melhor retenção de talentos, já que a maioria dos profissionais modernos buscam por uma melhor qualidade de vida no trabalho.
Além disso, esses mesmos profissionais passam a entender melhor a importância do seu serviço dentro da empresa, gerando também um melhor engajamento das atividades realizadas. Por fim, teremos processos internos executados com uma maior qualidade e dedicação que contribuem para o batimento de metas e a resolução de desafios.
Outro ponto de grande relevância acerca da transparência no trabalho é que esse tipo de gestão também colabora para que ocorram menos conflitos entre os colaboradores, tanto na relação chefe funcionário, como também entre os membros de uma equipe.
Isso acontece pois, nesse processo de gestão aberta ambos os lados envolvidos se sentem mais confiantes e seguros em realizar as tarefas demandadas. Além disso, a transparência também permite que o funcionário se sinta mais confortável sabendo que não existem favoritismos entre os integrantes do time.
Por fim, além de todas as vantagens citadas para os líderes e funcionários, a transparência no trabalho também contribui para uma melhor atuação da equipe de RH de uma empresa. Isso acontece, pois com a implementação de uma gestão transparente o compartilhamento e o acesso à informação torna-se muito mais simples, e o departamento pessoal também consegue entender melhor os comportamentos dos funcionários.
Como criar uma gestão transparente?
Uma das dúvidas mais frequentes acerca da gestão de pessoas é entender como podemos criar uma gestão transparente. Como dito anteriormente, o processo de transparência no trabalho consiste no resultado de uma cultura colaborativa, ou seja: da adoção de comportamentos que contribuam para a valorização dos profissionais e da boa convivência no trabalho.
Diferente do que muitos pensam, o processo colaborativo é extremamente importante para a potencialização de projetos e do desenvolvimentos de ideias inovadoras.
Entretanto, um erro cometido por muitos líderes é querer implementar a cultura colaborativa apenas como para cumprir metas ou alcançar objetivos mais concretos.
A transparência no trabalho e a cultura colaborativa não podem ser alcançadas através de fórmulas matemáticas. Elas dependem de um trabalho contínuo, que tem por base a gestão dos recursos humanos de uma empresa. Entenda a seguir como você pode construir uma gestão transparente:
1. Esteja aberto a novas opiniões
Um dos maiores problemas na gestão de pessoas e na concretização de uma cultura colaborativa é a incapacidade que alguns gestores possuem de estarem abertos a novas propostas e a críticas que permitam o desenvolvimento dos seus setores.
Um bom líder é aquele que está disponível para entender os questionamentos dos seus funcionários, permitindo assim que as mudanças ocorram e transformem o ambiente em que estamos inseridos.
Quando isso não acontece, o colaborador não se sente confortável o suficiente para compartilhar qualquer tipo de ideia desenvolvida. Como consequência, seríamos incapazes de criar uma gestão transparente e estaríamos desperdiçando os talentos profissionais da nossa empresa.
2. Compartilhe Resultados Positivos e Negativos
Outro grande empecilho para a construção da transparência no trabalho é o não compartilhamento de notícias e resultados negativos. Muitas vezes, como forma de poupar, proteger ou até mesmo por medo da reação dos colaboradores, os líderes de uma instituição preferem esconder os resultados negativos, gerando assim uma desconfiança por parte dos funcionários.
Dessa forma, um dos primeiros passos a serem tomados no processo de gestão transparente é o compartilhamento de toda e qualquer informação relevante para a sua equipe de trabalho. Assim, mesmo com resultados pouco atraentes, o seu time será capaz de entender a real situação da empresa e desenvolver soluções para o tratamento desses problemas.
3. Desenvolva um sistema de Feedbacks
Quando começamos a desenvolver uma atividade em uma determinada empresa, é comum estarmos inseguros ou receosos acerca das tarefas que envolvem aquela atividade. Numa jornada de estágio, por exemplo, num curto período de tempo o profissional precisa desenvolver habilidades para a sua competência profissional e a melhor forma de fazer isso é através dos feedbacks.
O objetivo do feedback é melhorar a comunicação entre as partes. Assim, tanto o orientado começa a entender melhor o que é esperado do seu papel enquanto estagiário, como o orientador também consegue compartilhar as suas metas e o que precisa ser feito para que o estagiário possa contribuir para o desenvolvimento da empresa.
Para isso, além de uma melhor organização de turnos e carga horária, você pode montar um sistema de feedback entre diferentes funcionários. Assim, mais de uma pessoa poderá avaliar o desempenho daquele colaborador, pensando em uma comunicação mais aberta e justa.
Dessa forma, o processo de transparência começará desde a avaliação de pequenas tarefas, até a possibilidade de uma promoção ou efetivação no ambiente de trabalho.
4. Estabeleça períodos para o compartilhamento de informações
Além dos stand-ups diários, é muito importante que a empresa realize o compartilhamento de informações mais relevantes, baseando-se em diferentes períodos do mês, como por exemplo: o batimento de metas; produtividade; falhas; fechamento do mês; ranking entre unidades e etc.
Esses resultados são importantes para que o próprio funcionários realize uma avaliação das potenciais melhorias a serem aplicadas na empresa. Além disso, os colaboradores também se sentirão mais acolhidos e confortáveis em realizar o compartilhamento de informações.
Dessa forma a gestão transparente será construída de forma fluída e não como uma imposição ao sistema de trabalho que esses funcionários já estavam acostumados.
5. Implemente um sistema de controle digital
Quando um funcionário deseja bater o ponto ou agendar as suas férias, um grande problema é gerado: os relógios de pontos mecânicos ou os controles manuais são sistemas que podem ser burlados facilmente. Como consequência, tanto a equipe de RH da empresa, quanto o próprio funcionário tendem a se sentir inseguros acerca da realização dessas atividades.
Esse sentimento de desconforto e insegurança prejudica diretamente na construção de uma gestão transparente, pois a comunicação entre as partes envolvidas não acontece de maneira eficiente.
Pensando nisso, a equipe de especialistas do Genyo desenvolveu um sistema de controle de ponto digital para que a gestão dos recursos humanos da sua empresa ocorra de maneira autônoma e livre de fraudes.
Esse sistema tem como objetivo permitir que os funcionários realizem o batimento de ponto, organizem seus turnos, gerenciem o banco de horas, façam a seleção do período de férias e entre em contato com a equipe de RH sem qualquer burocracia.
Além disso, também é importante ressaltar que o Genyo desenvolveu o gerenciamento autônomo, que permite o acompanhamento de métricas tanto pela equipe do departamento pessoal, como também pelos funcionários da empresa.
Quais as consequências da falta de transparência no trabalho?
Assim como podemos visualizar claramente as vantagens da implementação de um sistema de gestão transparente, a sua ausência também pode ser facilmente identificada tanto pelos empregados quanto pelos líderes de equipe.
Isso acontece, pois, um dos primeiros pontos a serem observados está na falta de integração entre os membros de time, dessa forma, é possível enxergar uma maior ocorrência de conflitos, a falta de organização, a dificuldade de concluir tarefas em conjunto, e principalmente, a insatisfação dos colaboradores em seu ambiente de serviço.
Outro ponto importante a ser destacado é que a falta de transparência também prejudica a atuação das equipes de RH. O motivo para essa improdutividade está baseado na falta de autonomia dos demais colaboradores de adquirir as suas próprias informações, gerando assim um acúmulo de responsabilidades para o departamento pessoal.
Dessa forma, seja para conseguir solicitar férias, consultar banco de horas, ou ainda verificar o processo de organização dos setores, todas essas atividades deverão, primeiramente, serem consultadas com um profissional do RH encarregado.
É importante ressaltar ainda que, em uma empresa onde as informações não são compartilhadas, qualquer acontecimento é um motivo para que especulações sejam formadas entre os funcionários.
Essas especulações são o resultado do não entendimento da real situação da empresa. Logo, se o funcionário não entende o que está se passando, qualquer boato que tenha como base alguma informação não condizente acerca da empresa acabará se tornando uma verdade.
Por que implementar um sistema de controle digital nas empresas?
Como dito anteriormente, a transparência no trabalho é um fator diretamente influenciado pela implementação de tecnologias que facilitem a melhor comunicação do colaborador com o RH da empresa.
De maneira geral, o controle de ponto automatizado do Genyo é um sistema de software que permite o batimento do ponto do trabalhador em qualquer aparelho autorizado. Isso significa que o funcionário não estará restrito à bater o ponto em um sistema instalado na empresa.
Isso acarretará em menores desvios de atrasos no batimento de ponto e numa maior comodidade para os colaboradores. Entretanto, a maior vantagem desse controle digital para a construção de uma gestão transparente está no acompanhamento dos dados do trabalhador em tempo real através do aplicativo.
Além disso, o sistema do Genyo permite ainda que a sua empresa consiga controlar a jornada de trabalho dos colaboradores em regime de Home Office, ou que realizam algum trabalho externo em nome da sua organização.
Como implementar o sistema de controle de ponto automatizado?
O controle de ponto automatizado do Genyo é um software de gestão de pessoas que pode ser implementado através da compra dos nossos planos de assinatura. Mas não se preocupe! Você pode solicitar um período de teste, para que assim seja possível avaliar as vantagens do nosso sistema para a construção da transparência em sua empresa.
O Genyo foi desenvolvido para ser operado em diversos tipos de aparelho e a sua interface funciona com ou sem a presença de internet. Assim, você não precisará limitar a comunicação entre o colaborador e a equipe de Recursos Humanos.
Além disso, é importante ressaltar que os dados são processados de forma a evitar a ocorrência de fraudes, armazenando a localização em tempo real no momento em que o funcionário bateu o ponto, que só pode ser feito em aparelhos previamente autorizados.
Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para sanar as suas dúvidas sobre transparência no trabalho e como você pode implementar esse tipo de gestão na sua empresa através dos serviços fornecidos pelo Genyo!
Caso você queira conhecer um pouco mais das nossas soluções tecnológicas, basta acessar o nosso site e entrar em contato com a equipe de especialistas do Genyo!