Confraternização empresarial: como planejar?

Quer entender como funciona uma confraternização empresarial e quais os passos do seu planejamento? Saiba mais sobre o assunto! Veja mais neste artigo!
Sumário
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Um dos maiores desafios da equipe de Recursos Humanos de uma empresa é conseguir construir uma confraternização empresarial capaz de acolher todos os funcionários.

Isso acontece pois, apesar de parecer algo simples, o acúmulo de atividades do RH acaba prejudicando a disponibilidade de tempo e recursos pelo setor, dificultando assim no desenvolvimento de projetos que possam contribuir para a satisfação dos colaboradores e no desenvolvimento da empresa.

Quer entender um pouco mais sobre o assunto? Então vem com a gente!

Confraternização empresarial: por que fazer?

Quando pensamos no ambiente de trabalho, nem sempre precisamos associar a um cenário enfadonho e estressante. Na verdade, através de atitudes simples e na construção de valores, uma empresa pode conseguir diversos benefícios. Uma dessas pequenas ações são as confraternizações empresariais.

Independente do tipo de instituição, a confraternização entre equipes de trabalho é uma importante estratégia dos recursos humanos para aumentar a satisfação dos funcionários e unir as pessoas dentro daquele ambiente.

O grande problema é que, normalmente, quando falamos em planejar uma confraternização, os líderes de negócios logo associam a necessidade de realizar altos investimentos numa festa complexa e trabalhosa.

Entretanto, não é bem assim que funciona. Na verdade, uma confraternização pode ser resumida a um grande evento. Até mesmo um happy hour ou um coffee break pode ser considerado como uma confraternização empresarial. Isso acontece pois, de maneira geral, esse momento nada mais é que uma oportunidade de criar conexões e celebrar pequenas e grandes conquistas.

Confraternização como estratégia de endomarketing da empresa

Hoje, os líderes de negócios já entendem a importância de cultivar a satisfação de um funcionário para que assim sejam capazes de promover a empresa de dentro para fora. Isso apenas é possível através de um conjunto de ações e estratégias de comunicação para fazer com que o empregado se sinta como uma parte fundamental da empresa.

Apesar de parecer uma ação simples, ao promover uma confraternização como um coffee break, a empresa estará na verdade utilizando uma das mais eficientes ferramentas do endomarketing. Afinal, com a confraternização você estará retribuindo os esforços do seu corpo de trabalho, fazendo assim com que eles se sintam valorizados e acolhidos.

Além disso, é importante ressaltar que eventos de  confraternização têm o poder de transformar a visão dos colaboradores sobre o seu líder e os demais colegas de trabalho. Isso acontece pois, a partir de uma comemoração, as pessoas começam a se unir e compartilhar suas experiências nos mais diversos ramos da vida.

Dessa forma, o colaborador começa a perceber como ele e os demais colegas de trabalho são importantes para o funcionamento pleno da organização. Quando saem dessas festas, tendem a considerar as suas atividades menos como simples ganha-pão e mais como oportunidades para se desenvolver profissional e pessoalmente. Dessa forma, tornam-se verdadeiros aliados do negócio, preocupando-se com seu empenho e com o sucesso da empresa.

De maneira geral, a estratégia do endomarketing, que é justamente um dos setores que envolve marketing e a administração da empresa, traz a confraternização como forma de valorizar a atuação de todos os profissionais que integram a empresa. Essa premissa, então, torna-se um fator fundamental para as empresas dos mais variados setores, já que assim transformam o colaborador em um aliado diretamente responsável pelo sucesso dos negócios e pela forma como o mercado interno e externo vai acolher a empresa.

Quais os benefícios da confraternização empresarial?

Antes de mais nada é importante lembrarmos que quando falamos de um funcionário, na verdade, estamos nos referindo a um cliente interno da empresa. Dessa forma, eles são qualificados como os principais influenciadores para a formação de opiniões e perspectivas em relação ao nosso consumidor externo.

Entretanto, esse não é o principal benefício da confraternização empresarial. Na verdade, existem outros pontos também muito importantes que merecem ser reconhecidos e destacados pelos líderes de negócios. São eles:

O desenvolvimento de um ambiente de trabalho menos estressante

Uma das principais queixas dos trabalhadores brasileiros em geral é a alta carga de estresse desencadeada por suas atividades laborais. Como consequência, a ideia de que um trabalho precisa ser chato e estressante perdurou na nossa sociedade como um padrão de funcionamento das empresas.

Entretanto, não é bem assim que funciona. Diversos estudos na área de Gestão de Pessoas já demonstraram que profissionais com maior liberdade de atuação, menores cargas de estresse e boas relações de trabalho conseguem gerar um melhor volume de produção e também possuem menores chances de adquirirem doenças.

Além disso, com a redução do fator de estresse, o ambiente de trabalho também se torna mais organizado e acolhedor, facilitando assim a realização das demandas. Dessa forma, quando promovemos eventos que permitam a melhor troca de ideias, bem como o reconhecimento do trabalhador, também estamos contribuindo para a redução da carga de estresse na empresa.

Promove uma melhor relação entre os funcionários

Muita gente ainda se pergunta como é que as confraternizações empresariais conseguem aproximar as pessoas e com isso promover uma melhor relação entre os membros da empresa. Entretanto, é importante ressaltar que, a forma como essas interações serão realizadas vai depender muito de que forma essa confraternização foi planejada e desenvolvida.

De maneira geral, com a realização de uma confraternização é possível que pessoas de diferentes setores se comuniquem e troquem opiniões sobre os mais diversos assuntos. Porém, nem sempre essa comunicação terá a capacidade de aproximar melhor as pessoas.

Contudo, quando colocamos meios para que essas pessoas se relacionem e se divirtam, esse processo fica muito mais simples. Por isso, é comum que sejam planejadas brincadeiras, desafios e outras atividades a serem realizadas durante o evento.

Isso vai fazer com que todos os envolvidos se relacionem de forma diferente, “quebrando o gelo” entre os setores e fornecendo ainda uma fonte de diversão para os funcionários.

O motivo para isso é devido ao fato de que, ao conversar e se misturar em um ambiente informal, faz com que  os nossos instintos primários de socialização e expressão de comportamento familiar sejam desenvolvidos

Como consequência, a confraternização será um evento que contribui para a construção de laços fortes, onde a confiança é desenvolvida e transmite uma imagem boa da empresa. Será também esse processo de confiança mútua  que possibilitará a realização de boas relações, potencializando assim a forma com que as pessoas ajudam umas às outras e criando uma relação de empatia.

Promove a construção de novas ideias

Assim como todo e qualquer processo de interação, a realização de um evento para unir pessoas consequentemente sempre vai gerar novas opiniões e ideias que podem contribuir para o crescimento da empresa.

Dessa forma, a confraternização na verdade pode ser uma forma de melhorar o desenvolvimento da inovação numa empresa, onde, através da interação de pessoas de setores diferentes, podemos captar informações e inseri-las num processo de melhoria dos processos e produtos da corporação.

Facilita a construção de uma política de bonificação

Confraternização empresarialAtualmente, a maioria das grandes empresas têm se preocupado com relação a forma de construir uma política de incentivo para os seus funcionários. Isso acontece pois, ao desenvolver um processo de reconhecimento e compensação dos esforços dos colaboradores, primeiro, devemos considerar acerca de como podemos agradar essas pessoas para que  as bonificações fornecidas estejam de acordo com as suas expectativas.

Entretanto, quando promovemos um processo de troca de informações pela confraternização empresarial, o setor de RH acaba se tornando mais preparado sobre as possíveis formas de atuação do plano de bonificações da empresa. Além disso, o setor também fica por dentro de quais as possíveis metas a serem estabelecidas como referência da bonificação.

Como planejar uma confraternização empresarial?

Independente do porte de uma empresa, quando pensamos em realizar uma confraternização empresarial, precisamos primeiramente, construir um planejamento financeiro e de atividades a serem realizadas para a sua execução.

1° passo: escutar os funcionários

Seja uma confraternização grande ou pequena, antes de qualquer coisa, precisamos ouvir os nossos funcionários para que assim sejamos capazes de preparar um evento que agrade o desejo da maioria dos colaboradores.

Isso vai fazer com que o RH entenda qual a proposta do evento a ser realizado, já que existem inúmeras opções a serem escolhidas. Como por exemplo: churrasco; brunch; almoço ou coquetel.

O tipo de evento dependerá muito do seu público alvo, já que, de nada adiantaria construir uma festa onde todos estivessem desconfortáveis em participar. Entretanto, é importante salientar que esse ainda não é o momento de compartilhar a ideia da confraternização, para que assim não ocorra frustrações desnecessárias entre os funcionários.

O melhor momento de compartilhar esse tipo de informação é quando todas as burocracias já tiverem sido sanadas, minimizando assim as chances do evento não poder ser realizado.

2° passo: definir o orçamento disponível

Outro passo importante para a realização de qualquer evento, treinamento ou compra na empresa é conseguir definir o orçamento disponível para estas atividades. Normalmente, empresas de maior porte conseguem estabelecer um orçamento de eventos de forma prévia, fazendo assim com que o setor de RH já esteja ciente acerca das possibilidades de execução.

Entretanto, em empresas em desenvolvimento, os custos precisam ser controlados de forma mais restrita, e por isso é importante notificar aos responsáveis pelo departamento financeiro acerca das possibilidades de gastos para a execução do evento.

É importante salientar que, nem sempre teremos orçamento disponível para realizar grandes festas. Por isso, é importante alinharmos as expectativas dos funcionários juntamente com o valor disponível pelo departamento financeiro.

3° passo: contabilizar o número de pessoas

Nem sempre as confraternizações da empresa precisam estar restritas a seus funcionários. A depender do tipo de evento e do orçamento disponível, é possível que os familiares dos colaboradores também participem da festa, tornando o evento ainda mais acolhedor e valoroso para os participantes.

Dessa forma, para que seja possível atender a todos, é importante que o RH seja capaz de planejar as atividades em relação ao número de pessoas presentes na festa. Para isso, é importante que seja estabelecido um número de convites. Isso acontece pois, nem sempre será possível receber todos os funcionários e seus familiares.

Com isso, é importante que o RH estabeleça estratégias de convite, por exemplo, é possível que limite o número de convidados de acordo com o funcionário, ou seja, cada colaborador pode levar a festa 2 acompanhantes, ou 1 acompanhante.

Normalmente essa é a forma mais empregada, pois garante uma distribuição mais justa dos bilhetes.

4° passo: seleção das atividades

Depois de definirmos o orçamento, o número de pessoas e o tipo de evento, é importante que o RH pense em quais atividades podem ser realizadas de forma a unir os funcionários que estarão presentes, contribuindo assim para uma melhor relação entre os envolvidos.

Essas atividades podem ser desde brincadeiras, como também podem estar incluídos desafios com premiações que possam motivar os funcionários de forma lúdica e descontraída.

Nem sempre é fácil conseguir estabelecer as atividades de uma empresa. Isso acontece pois, além de atender as demandas dos funcionários, também precisamos alinhar esses fatores com os valores da empresa.

Além disso, um corpo de funcionários apresenta diferentes níveis de público. Por isso, independente do tipo de atividade escolhida, o respeito às diferenças e a empatia deve sempre vir em primeiro lugar.

Como a plataforma do Genyo pode ajudar na construção da confraternização da firma?

O RH é um setor responsável por realizar a integração dos mais diversos campos de atuação de uma empresa. Os seus funcionários são responsáveis por realizar a gestão de pessoas, assegurar o cumprimento da legislação trabalhista e a forma como esse funcionário se relaciona com a corporação.

Com isso, diversas atividades rotineiras precisam ser realizadas em tempo hábil para que não ocorram problemas no controle de pontos, organização das férias, banco de horas e demais funções essenciais para a firma. Esse acúmulo de tarefas acaba prejudicando a produtividade dos colaboradores dos recursos humanos, já que eles acabam ficando suscetíveis a uma alta carga de estresse.

Como consequência as atividades cumpridas por esses funcionários costumam levar um grande período de tempo para serem executadas, o que compromete tanto a eficiência dos processos da empresa, como a satisfação dos demais funcionários.

Mas você deve estar se perguntando: e o que isso tem haver com o planejamento de eventos?

Como os funcionários estão presos em uma rotina engessada, conseguir disponibilizar tempo e recursos para esse tipo de demanda torna-se muito mais difícil do que imaginamos. Afinal, ao assumirem a responsabilidade de um evento, eles estão na verdade adicionando mais uma tarefa a sua lista de funções.

Como consequência podemos estar prejudicando ainda mais a produtividade do setor de RH, ao acrescentar mais um fator de preocupação e estresse em sua carga de trabalho.

Controle de ponto digital do Genyo: uma solução para o RH

Para que nós possamos reduzir o trabalho acumulado e melhorar a eficiência das atividades do RH, o Genyo desenvolveu uma tecnologia de controle de ponto digital. Ela consiste em um sistema automatizado que tem como objetivo realizar o controle da jornada de trabalho a partir de um sistema digital.

Apesar do seu nome, a plataforma do Genyo também possui outras funções mais complexas, que contribuem diretamente para a agilidade nos processos do RH. Dentre elas tem o controle do banco de horas, a organização de turnos, a possibilidade de entrar em contato com os funcionários de forma direta e a emissão e assinatura de documentos.

Além disso, através do Genyo a sua empresa também pode realizar um melhor controle de fraudes. Com isso, os funcionários do RH podem trabalhar de forma mais tranquila e eficiente, disponibilizando uma maior quantidade de tempo para se dedicar em projetos adicionais, como a organização da confraternização da firma e a construção de uma política de bonificações.

Um ponto importante sobre a nossa plataforma é que ela é capaz de registrar fotos do funcionário, bem como a sua localização em tempo real do batimento do ponto. Esse registro pode ser feito tanto pelo computador, como também por celulares e tablets devidamente cadastrados.

Assim, a sua empresa conseguirá obter um melhor controle das jornadas de trabalho, inclusive daqueles funcionários que não trabalham de forma fixa, como os técnicos externos e os funcionários em home office.

Conheça os benefícios do Genyo de forma gratuita!

Diferente de outras empresas estabelecidas no mercado, o Genyo disponibiliza um período de teste para que a sua instituição seja capaz de avaliar os nossos serviços e a forma como os seus funcionários irão se adaptar a essa nova realidade.

Para isso, basta acessar o nosso site e preencher o formulário solicitando o processo de solicitação do teste semanal. Além disso, você também pode solicitar ajuda aos nossos especialistas, juntos, podemos programar o setup do sistema de forma totalmente gratuita, bem como o treinamento dos demais colaboradores à plataforma.

Com o controle de ponto digital do Genyo, a sua empresa poderá emitir relatórios de banco de horas, realizar avaliação de funcionários que mais se atrasam, emitir documentos, elaborar avaliações de desempenho, compartilhar comunicados e melhorar a eficiência das tarefas realizadas.

Caso você queira descobrir um pouco mais sobre o nosso sistema, basta entrar em contato com o nosso time e conhecer os planos disponíveis para a sua empresa. Vem para o Genyo!

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