Saiba tudo sobre liderança e como ela pode desenvolvê-la!

Confira neste artigo mais detalhes sobre o que é liderança e algumas dicas para você desenvolvê-la e aplicá-la na sua empresa. Veja mais neste artigo!
Sumário
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Poucas pessoas no ambiente corporativo acreditam que entendem o que é liderança, mas não agem como tal, o que acaba impactando negativamente na produtividade dos gestores. Por isso, equipes com grande potencial muitas vezes não conseguem produzir os resultados desejados pela empresa e até acabam desmotivadas.

Nesse sentido, o objetivo do ambiente organizacional é inspirar os colaboradores todos os dias para que concluam suas tarefas sabendo qual é o seu propósito dentro da empresa. Para isso, a liderança precisa ser estabelecida e exercida de forma motivacional, para que a equipe possa ajudar a alcançar os resultados da empresa de forma efetiva. Sendo assim, confira neste artigo mais detalhes sobre o que é liderança e como desenvolvê-la.

Entenda o conceito de liderança

Liderança é a capacidade de inspirar e motivar positivamente os outros. Na liderança, essa motivação geralmente vem das ações do líder, e não diretamente do que ele diz. No conceito de liderança, o líder busca influenciar e liderar a equipe na luta pelo mesmo objetivo, sempre contando com a participação de todos e abrindo portas para que a equipe possa participar do processo.

Os termos “líder” e “chefe” às vezes são usados ​​de forma intercambiável, mas são papéis completamente diferentes com características totalmente diferentes. Dessa forma, a principal diferença é que o chefe somente passa as informações e direciona a equipe, sem se preocupar como anda a motivação e sentimento de realização dos colaboradores. O líder, ao contrário, está preocupado em fazer com que todos se sintam inspirados a dar o melhor de si no trabalho e manter uma relação de proximidade.

De acordo com um estudo do Brandon Hall Group, 83% das empresas que ele pesquisou acham que é necessário melhorar as habilidades de liderança em todos os níveis organizacionais. No entanto, apenas 5% dos 83% das empresas que concordam com isso começaram a usar ou já usaram uma estratégia para melhorar suas habilidades de liderança.

Independentemente do tamanho de uma organização ou nicho de mercado, isso é algo que nem sempre entra no planejamento de negócios, mas deveria ser uma prática mais comum. Por fim, não é incomum que os próprios funcionários da equipe assumam cargos de gestão.

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Quais são os tipos de liderança?

Como você provavelmente já percebeu, um bom líder afeta diretamente o engajamento dos funcionários. Mas nem todos sabem que existem vários tipos de liderança, que normalmente coincidem com as qualidades pessoais do líder. Pensando nisso, conheça as principais.

Liderança autocrática

A liderança autocrática implica uma figura de comando autoritário que frequentemente centraliza tarefas e toma decisões sem consultar a equipe. É um líder que impõe regras e ordens sem dialogar, que é uma das mais tradicionais e que, infelizmente, ainda é bastante vista em diversas empresas.

Nesse estilo, destaca-se que os subordinados se comportam como seguidores de ordens devido à sua falta de autonomia. Seguindo esse padrão, o líder dirige a equipe de acordo com suas preferências e acredita que os resultados desejados se concretizarão.

Liderança compartilhada

Nesse tipo de liderança, cada membro da equipe tem autoridade para tomar decisões. Desde a oferta de ideias até uma abordagem geral para a resolução de problemas. Nesse paradigma, o líder confere aos colaboradores uma maior capacidade geral de participação em estratégias e projetos. Os profissionais que exercem a liderança compartilhada acabam dividindo as responsabilidades e o poder com todos.

É crucial enfatizar a distinção entre liderança compartilhada e co-liderança. Apenas um grupo, designado com a mesma autoridade, tem a capacidade de falar e tomar decisões em uma situação de co-liderança, mas todos os membros da equipe compartilham o poder em uma situação de liderança compartilhada.

Liderança coach

O líder coach usa técnicas e ferramentas de coaching para facilitar o crescimento de sua equipe, sempre mantendo o objetivo final em mente. A ideia é que os líderes se conscientizem de seu potencial e aprendam a melhorar quaisquer habilidades comportamentais fracas ou inexistentes. Encontrando a melhor versão de cada um, eles se tornam mais inteiros e prontos para atingir todo o seu potencial.

Liderança comportamental

Na liderança comportamental, um colaborador adota posturas particulares, como democráticas ou autoritárias, dependendo das circunstâncias que lhe são apresentadas. O comportamento de um líder é flexível, adaptável e sensível à composição de sua equipe e tudo o mais que afeta sua posição.

Por ter essa sensibilidade às situações que lhe são apresentadas, ele tem a capacidade de inspirar sua equipe, pois está sempre conectado ao que está acontecendo na empresa e pode usar essa conexão para influenciar e liderar com força seus colaboradores.

Liderança democrática

O estilo democrático engloba as ideias e decisões da equipe, como o próprio nome sugere. Nessa situação, o líder serve como guia e facilitador, ao mesmo tempo em que incentiva a equipe a assumir mais responsabilidades.

Este conceito permite a profissionalização dos colaboradores e aposta no aumento da produtividade. Com o maior engajamento e motivação dos colaboradores, prevê – se um fortalecimento da atuação.

Por isso, muitas vezes a liderança democrática também é conhecida como liderança participativa. A liderança democrática tem um líder que valoriza todos os pontos de vista e acredita que todos são válidos, independentemente de sua posição. Mas ele também serve como um poderoso motivador para estimular a participação dos colaboradores no processo decisório.

Liderança liberal

Semelhante à liderança democrática, mas com características distintas, na liderança liberal, o líder também conta com a participação de seus subordinados no processo decisório, no entanto, a equipe tem total liberdade para decidir.

Isso significa que o líder delegou maior autoridade decisória à equipe e só participou quando solicitado. Portanto, na liderança liberal, os colaboradores têm maior autonomia e frequentemente utilizam a autogestão.

É típico usar esse tipo de liderança apenas quando a equipe tem profissionais estabelecidos e não tem problemas para tomar decisões sem a participação diária do líder. Um exemplo prático para esse tipo de liderança pode ser visto quando, por exemplo, os membros da organização entendem que existe um problema na forma como o controle de ponto é feito pela empresa.

Com o problema em vista, todos os colaboradores se sentam para pensar em formas de superar esse desafio. Assim, ao encontrar algumas soluções, podem procurar o líder para ajudá-los a escolher a melhor forma de solucionar o problema, como por exemplo, com a adoção de um sistema de controle de ponto eletrônico.

Nesse sentido, eles acabam decidindo de forma conjunta, implementar o controle de ponto eletrônico da Genyo, visto que apresenta diversas vantagens que poderão trazer benefícios para todos os membros, além de facilitar na gestão da organização.

Como desenvolver a liderança?

LiderançaA principal tarefa da liderança é agregar valor, o que é realizado por meio de programas e processos eficazes de desenvolvimento humano. Isso é feito para construir a excelência na liderança das pessoas para que possa produzir os melhores resultados para os negócios e para a equipe como um todo.

Para profissionais que buscam desenvolver as habilidades necessárias para se tornarem grandes líderes e, consequentemente, alcançarem resultados positivos para suas organizações, o líder oferece uma metodologia eficaz para o desenvolvimento humano.

Conduzir e gerenciar pessoas de forma eficaz é uma tarefa muito difícil que exige muito controle emocional, autoconfiança, visão de futuro e planejamento estratégico, entre muitas outras habilidades fundamentais. Dessa forma, por trás do desenvolvimento de um líder, e por trás do que a liderança realmente é, está sua maneira de pensar e ver o mundo, bem como sua capacidade de realizar seus planos e aceitar a responsabilidade por suas ações.

E há uma palavra psicológica para isso especificamente, chamada de locus de controle, que descreve como um indivíduo vê e responde aos eventos da vida (positivos e negativos). As pessoas que têm um locus de controle interno naturalmente vinculam suas ações a seus próprios esforços, méritos e habilidades.

Portanto, um locus de controle interno fortalecido fortalece o protagonismo, a capacidade executora e o sentimento dos doadores, o que, por sua vez, fortalece a liderança. Veja a seguir algumas dicas para você desenvolver e fortalecer a sua liderança.

Observe as pessoas para identificar as capacidades

Apesar dos benefícios de desenvolver habilidades de liderança, é importante ter em mente que nem todas as pessoas que se enquadram nesse perfil o possuem. Como resultado, é fundamental que o RH observe as pessoas e reconheça aqueles que apresentam qualidades de liderança.

A melhor forma para fazer isso é incentivando o trabalho em equipe para que se conheça suas competências e habilidades interpessoais.  Saber quem são esses detentores de talentos exige determinar quais características foram identificadas e quais ainda precisam ser desenvolvidas.

Defina objetivos

Mesmo os melhores líderes são incapazes de realizar alguma coisa sem planejamento. Se você não seguir um caminho para chegar lá, seu objetivo principal não será alcançado. Por isso, passe algum tempo esclarecendo e solidificando seus objetivos.

Você terá um roteiro a seguir, uma metodologia que direcionará suas operações de negócios na próxima semana, mês, ano e década após formular a estratégia ideal e definir marcos significativos ao longo do caminho.

Olhe para frente depois de atingir uma meta específica. Seus esforços persistentes para alcançar esse outro objetivo farão com que você e sua equipe se sintam importantes e orgulhosos.

Espaço para expor ideias

O próximo passo é criar espaço para aqueles que têm potencial para se tornarem líderes para que possam expressar suas ideias. Muitas pessoas talentosas podem achar desconfortável expressar seus pontos de vista em uma reunião porque não estão em cargos de gestão.

Com isso, dar-lhes espaço para se expressarem permitirá que levantem questões que frequentemente levam a soluções de negócios inovadoras.

Aceite seus possíveis erros

Não é segredo para ninguém que todos estão suscetíveis a cometer erros, mesmo os líderes mais capazes. Nesse sentido, um líder de confiança deve aprender a reconhecer um erro, e tomar medidas para corrigi-lo. Seja honesto sobre seus fracassos, fale sobre eles com sua equipe e com você mesmo. Aprenda com eles.

Pergunte a si mesmo e à sua equipe: “Como posso evitar cometer esse erro no futuro?” Aprenda com seus erros e envie uma mensagem forte para quem está observando e aprendendo com você. Mesmo quando você comete um erro, eles sabem que você sairá bem.

Incentive sua equipe a ser independente e proativa

Muitas empresas colocam uma forte ênfase nas hierarquias, forçando os funcionários a relatar quaisquer ações a alguém que ocupa uma posição mais alta. É essencial conhecer-se bem, ter fé nas próprias capacidades e depois deixar que esses recursos funcionem e tomem decisões por conta própria para desenvolver a liderança.

Em outras palavras, é fundamental estimular a autogestão para que a pessoa possa se auto gerenciar e tomar decisões relacionadas às suas tarefas e obrigações. Isso possibilita estimular a iniciativa, pois cada pessoa tem mais liberdade de ação e pode antecipar problemas antes que eles surjam, potencialmente protegendo a organização.

Conheça a sua equipe

Todos os líderes eficazes estão familiarizados com os pontos fortes e fracos dos membros de sua equipe e as formas de se complementarem melhor. Aproveite o tempo para realmente entender sua história, seus valores e suas aspirações.

Se você acha que isso é um desafio, agende um horário em sua agenda para garantir que isso aconteça, seja uma refeição de 30 minutos ou apenas uma xícara de café rápida com alguém que você não conhece muito bem.

Assim, você poderá entender melhor as capacidades e desafios de cada um. Por exemplo, você pode ter alguém que lidera projetos, é bom em se comunicar, mas se esforça para lidar com pressões como prazos que já passaram.

Nesse caso, é interessante que o empregador incentive o indivíduo a se matricular em cursos focados em seu crescimento pessoal para que possa desenvolver habilidades comportamentais como resiliência. Ao final, você terá uma equipe muito mais alinhada e eficaz.

Exercite o feedback construtivo

Dar e receber feedback são essenciais na liderança, portanto, se uma organização está desenvolvendo líderes, é necessário colocar essa cultura em prática. Com isso, as relações da equipe se tornam mais abertas e todos estão cientes do que precisa mudar para melhorar a qualidade do trabalho.

Ter um relatório de desempenho, principalmente seus pontos fortes e fracos, é uma forma de auxiliar no crescimento da competitividade de quem trabalha para se tornar um líder. Além disso, ao estabelecer essa cultura, um futuro líder aprende a fornecer feedback à sua equipe.

Conclusão

Esperamos que você tenha conseguido perceber a importância da liderança em termos de engajamento, motivação e resultados da equipe. O impacto que as atitudes de um líder podem ter sobre seus liderados, seja de forma positiva ou negativa, foi discutido ao longo deste artigo.

No local de trabalho, há uma enorme necessidade de um líder que inspire e, mais importante, que possa fortalecer as qualidades daqueles que lidera.

Se você gostou desse conteúdo e gostaria de ter acesso a muito mais sobre liderança, é só continuar navegando no nosso site.

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