O controle de ponto para pequenas empresas é tão importante quanto para grandes empresas. Uma vez que, ele é a principal ferramenta a ser utilizada para facilitar a gestão da jornada de trabalho dos colaboradores. Hoje o RH tem opções no mercado que vamos conhecer agora!
Por essa razão, neste artigo, o Genyo vai mostrar quais são as melhores opções de controle de ponto que podem ser implementadas em pequenas e micro empresas. Confira a seguir!
O que é o controle de ponto?
O controle de ponto é definido pela gestão da jornada de trabalho dos funcionários de uma empresa, onde os colaboradores fazem as anotações dos seus horários de entrada, saída, pausa e volta da pausa.
Assim, a organização pode acompanhar todo o expediente dos seus empregados, a fim de monitorar as suas jornadas e certificar se eles estão cumprindo, devidamente, com o que foi estabelecido em seu contrato de trabalho, bem como fazer a gestão das horas extras ou do banco de horas, por exemplo.
Desse modo, podemos dizer que o controle de ponto tem um papel importante para favorecer o bom funcionamento da empresa e o seu cumprimento com as leis trabalhistas referentes à jornada de trabalho dos colaboradores.
O que a lei diz sobre a jornada de trabalho dos funcionários?
De acordo com o artigo 7º, inciso XIII, da Constituição Federal, a “duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho”.
Então, diante do exposto, a jornada de trabalho dos funcionários não pode ultrapassar oito horas diárias ou 44 horas semanais, o que equivale a 220 horas mensais. Por outro lado, existem alguns grupos de trabalhadores que podem cumprir uma jornada de trabalho diferenciada por terem as suas respectivas regulamentações. Como é o caso de:
- Advogados: quatro horas diárias ou 20 horas semanais;
- Bancários: seis horas diárias ou 30 horas semanais;
- Jornalistas: cinco horas diárias ou 30 horas semanais;
- Médicos: quatro horas diárias;
- Telemarketing: seis horas diárias ou 36 horas semanais.
Por que é importante fazer o controle de ponto?
O controle de ponto é a única maneira segura que as empresas têm para acompanhar a jornada de trabalho dos seus colaboradores e garantir que eles estão cumprindo-a dentro dos limites estabelecidos por lei.
Além disso, com o controle de ponto, a organização pode fazer a gestão das horas extras e do banco de horas dos funcionários com mais exatidão, evitando, então, o pagamento de multas devido a supressão de horas extras, por exemplo.
Um outro ponto que também podemos destacar é a facilidade que o controle de ponto traz para o fechamento da folha de pagamento. Isso porque, com o controle da jornada de trabalho dos colaboradores, fica mais fácil fazer os cálculos das remunerações que eles devem receber no respectivo pagamento.
E não para por aí! Fazer o controle de ponto também é importante para identificar possíveis atrasos e excessos no tempo de intervalo dos colaboradores. Assim, a equipe de RH consegue tomar as medidas cabíveis o quanto antes, impedindo a queda da produtividade para a empresa.
Controle de ponto para pequenas empresas: o que a lei diz sobre o assunto?
Segundo o artigo 74, da CLT, o controle de ponto é uma obrigatoriedade de toda empresa que possui mais de 20 funcionários. Desse modo, as pequenas empresas não são obrigadas a fazer o controle de ponto, mas isso não as impossibilita de implementá-lo em sua política.
Afinal de contas, como visto no tópico anterior, o controle da jornada de trabalho dos funcionários é importante para manter o bom funcionamento de todas as organizações, independente do seu tamanho.
Quais são as vantagens do controle de ponto para pequenas empresas?
Separamos este tópico para mostrar quais são as vantagens que as pequenas empresas têm ao implementar o controle de ponto. Veja a seguir!
Maior segurança jurídica para a empresa
Como o controle de ponto permite que os funcionários registrem os seus horários de entrada, saída, pausa e volta da pausa, a empresa pode garantir que eles estão cumprindo com as suas jornadas dentro do limite estabelecido por lei, e que qualquer hora trabalhada a mais será compensada.
Além disso, através do controle de ponto, a equipe de RH também pode ter mais controle das horas extras e tomar as devidas medidas quando elas estiverem excessivas, o que pode afetar as finanças da organização, por exemplo.
Melhor gestão dos benefícios
Existem alguns benefícios oferecidos para os colaboradores que dependem do seu uso, como é o caso do vale-refeição ou vale-transporte. Com isso, em folgas, faltas ou férias, eles não são utilizados.
Logo, como o controle de ponto permite que o RH fique atento à frequência dos funcionários, é possível disponibilizar o valor necessário desses benefícios, gerando uma maior economia para a instituição.
Maior praticidade para o RH
O controle de ponto possibilita que a equipe de RH aja com mais assertividade e agilidade em casos de faltas, excessos nos intervalos e atrasos frequentes. Além da maior praticidade e eficácia na hora de fechar a folha de pagamento dos colaboradores e planejar as folgas e férias.
Diminui os riscos de falhas na folha de pagamento
Fechar a folha de pagamento é um processo que, sem o controle de ponto, pode gerar falhas, levando a empresa a responder por processos trabalhistas.
No entanto, com o controle de ponto, esses riscos são minimizados, visto que, ele oferece todos os detalhes da jornada de trabalho dos funcionários, o que assegura e facilita o trabalho dos gestores, especialmente se a empresa optar por um controle de ponto automático por meio de sistemas.
Gera um melhor relacionamento
Por fim, o controle de ponto também melhora o relacionamento entre a empresa e os empregados. Uma vez que, ele gera uma maior transparência, evitando, então, os erros nos pagamentos, o que aumenta a confiança dos funcionários para com a organização.
5 opções de controle de ponto para pequenas empresas
Logo abaixo, nós separamos 5 opções de controle de ponto para pequenas empresas que você pode implementar conforme as necessidades e objetivos do seu negócio. Confira!
1 – Livro de ponto
O livro de ponto é uma alternativa de controle de ponto manual, onde os registros são feitos à mão. Para isso, a empresa disponibiliza um livro com tabelas, em que o funcionário deve inserir os seus horários de entrada, saída, pausa e volta da pausa dentro das colunas.
Entretanto, é importante destacar que, apesar de esse método ser ainda muito utilizado em pequenas e médias empresas devido ao seu baixo custo, ele não é o mais indicado.
Isso porque, além do livro permitir rasuras, o que aumenta os riscos de fraudes, ele também dificulta bastante o trabalho dos gestores na hora de conferir as anotações de cada colaborador, aumentando as chances de falhas.
2 – Relógio de ponto cartográfico
O relógio de ponto cartográfico é um método de controle de ponto mecânico, onde o funcionário insere um cartão de papel no aparelho para registrar os seus horários.
Com isso, ele evita as rasuras ou preenchimentos errados, minimizando as chances de fraudes, mas os registros ainda são contabilizados de forma manual. Ou seja, os gestores ainda precisam conferir manualmente cada cartão, o que demanda mais tempo de trabalho e riscos de falhas.
Além disso, neste método, há também grandes chances de fraudes, visto que, um colaborador pode registrar o ponto no lugar do outro.
3 – Relógio de ponto com cartão de identificação
O relógio de ponto com cartão de identificação é, sem dúvidas, a opção mais segura em comparação com as citadas nos tópicos anteriores. Nele, o colaborador registra os seus horários ao inserir ou aproximar um cartão de identificação, onde o qual tem a sua foto, nome completo e tarja ou código de barra.
Assim, essa modalidade é mais segura e prática, tanto para os empregados quanto para os empregadores. Uma vez que, os registros ficam armazenados na memória do equipamento, que faz os cálculos automaticamente e gera relatórios referentes à jornada de trabalho de cada funcionário.
No entanto, o ponto negativo é que esse método pode ser bastante custoso, pois o aparelho demanda de custos para instalação e manutenção, além das reposições caso os trabalhadores estraguem ou percam os cartões.
4 – Relógio de ponto biométrico
O relógio de ponto biométrico funciona semelhante ao relógio de ponto com cartão de identificação. Todavia, neste caso, os colaboradores registram os seus horários no aparelho através da biometria.
Sendo assim, ele gera menos custos para as pequenas empresas, pois não é necessário comprar cartões, já que apenas a biometria dos colaboradores é suficiente. Além de que, o funcionário não fica à mercê de esquecer, perder ou estragar o cartão.
No entanto, esse método também é bastante custoso, pois, para isso, a empresa deve adquirir um relógio de ponto com sistema biométrico, o qual demanda de custos para a sua instalação e manutenção.
5 – Controle de ponto digital
Por fim, o registro de controle de ponto digital é, certamente, uma das melhores opções de controle de ponto para pequenas empresas. Isso porque, neste método, a instituição não precisa adotar um relógio de ponto, pois todos os processos são feitos de forma computadorizada.
Desse modo, no ponto digital, os colaboradores podem registrar os seus horários através de um sistema que está disponível no celular, tablet ou computador. Ou seja, eles podem utilizar o próprio smartphone para fazer os seus registros.
Com isso, a empresa não precisa se preocupar em contratar materiais extras, como cartões, fichas, aparelhos de ponto, entre outros. Sem contar que os gestores podem fazer toda a gestão do controle de ponto, também, pelo computador, o que facilita e otimiza o seu trabalho.
Além disso, esse modelo também é ideal para as empresas que possuem colaboradores que trabalham em home office, híbrido ou ambientes externos. Uma vez que, os registros podem ser feitos de qualquer lugar.
Como o genyo facilita o controle de ponto para pequenas empresas
O Genyo é um modelo de registro de ponto digital, que foi criado para ser uma ferramenta completa e possuir todas as funcionalidades necessárias para que o controle de ponto para pequenas empresas seja prático, seguro e otimizado.
Por essa razão, com o nosso sistema, os seus funcionários podem registrar o ponto pelo tablet ou computador, de forma online ou offline. Ou seja, mesmo sem acesso à internet, eles podem fazer os seus registros!
Além disso, o Genyo faz cálculos automáticos, o que garante zero esforço ao RH na hora de fechar a folha de pagamento e muito mais agilidade na gestão da jornada de trabalho dos colaboradores.
Tudo isso sem fidelidade (você pode cancelar quando quiser), sem taxa de implantação, com treinamento grátis e o melhor custo-benefício do mercado. Com apenas R$: 5,90 por funcionário, você já pode contratar um dos nossos planos!
E aí, ficou curioso(a) e deseja saber mais? Então, veja abaixo algumas das incríveis funcionalidades que oferecemos em nosso sistema!
Lembrete de ponto
Sabemos que o terror de todo RH é quando os colaboradores esquecem de registrar o ponto na hora certa. Pensando nisso, o Genyo oferece um recurso que envia lembretes para que os funcionários não deixem de fazer as marcações em seu horário exato de entrada, saída, pausa e volta da pausa!
Foto do funcionário no momento do registro
Na hora de bater o ponto, os empregados podem tirar uma foto para dar mais segurança e autenticação às suas anotações. Assim, é possível certificar que, de fato, foi o colaborador que fez os registros e evitar fraudes.
Localização do colaborador
Assim como a foto do funcionário, também é possível ter acesso a sua localização no momento do registro, o que aumenta ainda mais a segurança, autenticidade e validação das anotações.
Portanto, podemos dizer que, com o Genyo, você tem tudo que precisa em um só lugar! Por isso, não perca mais tempo e contrate agora mesmo o registro de ponto digital que vai suprir todas as necessidades da sua empresa!
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