Soft Skills: o que são, exemplos e como desenvolver [GUIA]

Soft skills vêm sendo muito valorizadas no mundo corporativo. Você sabe do que se trata este termo? Confira agora tudo que você precisa saber! Veja mais neste artigo!
Sumário
Soft skills

Com o avanço de novos modelos organizacionais, habilidades diferentes têm sido requeridas para os profissionais, entre elas as soft skills. Isso quer dizer que hoje em dia é necessário ter competências relacionadas ao comportamento e não apenas às aptidões técnicas.

Você já ouviu falar em soft skills? Nós do Genyo iremos abordar tudo que você precisa saber sobre esse termo tão atual e necessário no decorrer deste material.

Acompanhe o artigo para entender o que são soft skills, sua importância no mercado de trabalho, como desenvolvê-las, quais são os líderes de sucesso mundial conhecidos por suas soft skills e muito mais!

Após a leitura você será capaz de identificar quais habilidades você já tem e em quais precisa investir, além de poder reconhecer nos colaboradores da sua equipe quais competências eles já possuem e quais precisam ser desenvolvidas.

O que são soft skills?

A expressão Soft skills quer dizer habilidades interpessoais. A expressão é utilizada por profissionais na área de recursos humanos (RH) para definir habilidades, competências e comportamentos essenciais para os profissionais.

Na prática, as soft skills referem-se à maneira como um profissional se relaciona com os demais e consigo mesmo diante de diferentes contextos. Desse modo, quanto melhor a pessoa consegue lidar com adversidades devido a questões psicológicas e ambientais, mais soft skills ela possui.

Hard skills

Embora estejam relacionadas e ambas sejam importantes no ambiente organizacional, hards skills e soft skills dizem respeito a habilidades diferentes. As soft skills são subjetivas e abstratas, enquanto as hard skills são facilmente comprovadas, uma vez que são habilidades técnicas concretas.

Portanto, hard skills correspondem ao aprendizado adquirido por meio do ensino formal ou não, seja na graduação, pós-graduação, cursos e treinamentos. Assim, é possível desenvolvê-las através de capacitações.

Essa competência foi a principal e mais relevante profissionalmente durante bastante tempo. Até algumas décadas atrás acreditava-se que os melhores profissionais eram aqueles formados nas melhores universidades, que sabiam falar o maior número de idiomas e com um extenso portfólio de cursos.

Entretanto, o cenário do mundo do trabalho tem se transformado e hoje em dia as soft skills estão se firmando com muito mais relevância e evidência. Afinal, sem habilidades interpessoais as hard skills não são exploradas da melhor forma.

Por que soft skills são importantes no mercado de trabalho?

Para uma equipe conseguir entregar os resultados esperados, alinhados com os objetivos da organização, um bom relacionamento entre os colaboradores é fundamental. Para isso, soft skills como habilidade de comunicação e capacidade de realizar trabalhos em grupo são fundamentais.

Além disso, por mais que a empresa siga procedimentos operacionais, faça planejamento de atividades e tente seguir à risca o combinado, vez ou outra podem acontecer imprevistos. Assim, as soft skills também são importantes para lidar com problemas do dia a dia.

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Principais soft skills para o futuro

O Fórum Econômico Mundial produz um relatório anual sobre o futuro do emprego, chamado The Future os Jobs Report, no qual discute questões relacionadas às principais tendências para o futuro, bem como reflexões a respeito de assuntos importantes no presente.

No relatório de 2020, além de mencionar o impacto da pandemia na economia, o documento trouxe informações importantes sobre o que esperar do trabalho em relação a habilidades e pontos que precisam ser desenvolvidos para os próximos anos. Confira a seguir quais são elas.

Resolução de problemas complexos

Para solucionar problemas complexos é necessário olhar para os entraves do presente e pensar em estratégias para construir resoluções criativas para tais questões antes que se tornem um beco sem saída.

O profissional capaz de resolver conflitos rapidamente demonstra assertividade e segurança na função que exerce. Consequentemente, consegue manter o time produtivo mesmo diante dos problemas. Por isso, essa é uma das soft skills mais procuradas em processos seletivos e de recrutamento.

Pensamento crítico

Essa soft skill está relacionada à anterior. Afinal, ambas estão envolvidas com a forma de lidar com conflitos e com a tomada de decisão diante de situações desafiadoras. Todavia, o pensamento crítico tem maior relação com a antecipação de problemas futuros.

O funcionário que tem essa habilidade é capaz de se manter em alerta e sabe que essa é a melhor maneira para evitar possíveis desvios do processo operacional a fim de favorecer um ambiente mais produtivo.

Criatividade

Antigamente a criatividade era tida como uma habilidade inata. Isto é, acreditava-se que os indivíduos já nasciam criativos. Porém, hoje já se sabe que é possível desenvolver e trabalhar essa característica.

A criatividade é importante para pensar fora do status quo e propor soluções diferentes e inovadoras. Ter um pensamento criativo é destoar de padrões pré-estabelecidos e traçar um novo caminho, seja para problemas novos ou antigos.

Gestão de pessoas

Fazer uma boa gestão de pessoas requer a capacidade de enxergar o melhor que alguém pode oferecer e atuar na construção de um ambiente propício para que todos os integrantes de uma equipe possam trabalhar utilizando seu potencial máximo.

Gerir pessoas adequadamente envolve assumir compromissos e delegar tarefas, isso é de conhecimento da maioria das pessoas. Contudo, a gestão de pessoas também precisa da criação de um bom clima organizacional.

Nós do Genyo contamos com recursos para otimizar a gestão de pessoas. Temos, inclusive, um chat para facilitar o contato entre os gestores e os colaboradores, o que é ótimo para centralizar a comunicação com a equipe. Não deixe de conferir nossas funcionalidades para gestores e funcionários.

Liderança e influência social

Um líder não precisa ser necessariamente uma pessoa que ocupa um cargo de chefia. A habilidade de liderança e influência social é fundamental para motivar e conduzir equipes e colegas para alcançar os objetivos da organização.

Assim, o líder é aquela pessoa que, quando começa a falar, todos dão atenção. É alguém que serve como referência em determinados temas e consegue conquistar a confiança de todos à sua volta.

Dessa maneira, a liderança é uma habilidade pessoal que vai muito além de distribuir tarefas. Significa oferecer direcionamentos, opiniões e assumir responsabilidades.

Pensamento analítico e inovação

As soft skills de pensamento analítico e inovação estão intimamente conectadas às de pensamento crítico e capacidade de resolução de problemas complexos. Além disso, é uma habilidade que ganhou força com a cultura de dados.

Pensar de forma analítica é analisar informações disponíveis usando a lógica para enfrentá-los e encontrar soluções. Ao passo que inovar não é necessariamente ter criatividade, mas analisar cenários crítica e analiticamente para desenvolver nossas possibilidades.

Resiliência, tolerância e flexibilidade

A resiliência é a capacidade de adaptação diante de dificuldades e fontes de estresse. Na prática, uma pessoa resiliente é aquela que consegue se manter calma para superar as adversidades em vez de ser consumida pelos problemas.

A tolerância também está relacionada ao estresse. Então, no contexto corporativo, ser tolerante é lidar de maneira calma e controlada perante situações estressantes e, ainda, aceitar bem feedbacks.

Flexibilidade, por sua vez, diz respeito à capacidade de lidar bem com imprevistos, sempre buscando soluções para resolver os contratempos. Ademais, uma pessoa flexível é capaz de ouvir sugestões e feedbacks da equipe, sobretudo se estiver em um cargo de liderança.

Inteligência emocional

Agir com inteligência emocional demanda empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro para tentar enxergar as coisas a partir da visão dele. Assim, a inteligência emocional ajuda a compreender melhor o trabalho, as reações e necessidades dos membros da equipe.

Essa soft skill é importante para manter uma atitude colaborativa e conectar pessoas para alcançar metas e objetivos em grupo.

Persuasão e negociação

Essas duas soft skills vem sendo muito valorizadas e as empresas prezam muito por elas em seus funcionários, sobretudo naqueles que ocupam cargos de maior posição hierárquica.

A persuasão é a capacidade de convencer as pessoas a aceitar uma ideia ou realizar uma ação. Enquanto a negociação é a habilidade de agir para contemplar diferentes interesses, sem que haja prejuízos para as partes envolvidas.

Essas habilidades favorecem a melhoria dos processos nas empresas. Pessoas persuasivas e que conseguem negociar são capazes de defender suas posições e lidar com opiniões diferentes mantendo o respeito. No fim das contas, todos saem ganhando.

Gestão do tempo

Gerenciar adequadamente o tempo é de extrema importância, principalmente quando pensamos em uma cultura ágil. Não é exagero dizer que tempo é dinheiro, sobretudo nos tempos atuais onde tudo é transmitido e produzido rapidamente. Quando você menos espera, algo já se tornou obsoleto.

Se você ocupa uma posição de liderança é importante saber fazer a gestão do seu próprio tempo para também ajustar o tempo da equipe, pois se você não conseguir se organizar, os outros colaboradores serão impactos também e a situação pode acabar virando uma bola de neve.

Como desenvolver soft skills?

Determinadas soft skills podem ser mais interessantes para algumas áreas do que outras. Sendo assim, é fundamental analisar seu caso com cautela para identificar quais competências são mais interessantes para progredir na sua carreira.

Prepare sua mente para aprender, esteja aberto (a) a novas possibilidades e pratique a empatia no seu ambiente de trabalho. Também é importante dar e receber feedbacks, assim você dará a oportunidade de outras pessoas te ajudarem a evoluir.

Como identificar soft skills em processos seletivos?

Soft skills

Além de desenvolver soft skills em você, também é importante recrutar colaboradores com habilidades interpessoais que possam contribuir para a empresa alcançar os objetivos almejados.

Você pode orientar a equipe de RH a realizar dinâmicas com situações específicas e solicitar que os candidatos encontrem soluções para os desafios, por exemplo.

Esse tipo de atividade serve para observar diversas características: capacidade de trabalhar em equipe, inteligência emocional, influência social, pensamento crítico e capacidade de resolução de problemas. Assim, você poderá contratar os melhores talentos para compor seu time.

Líderes mundiais respeitados e conhecidos pelas soft skills

Existem líderes reconhecidos mundialmente por suas soft skills. Você com certeza já ouviu falar deles em algum momento. Então confira alguns exemplos e inspire-se nessas grandes personalidades!

Barack Obama

Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, é sempre lembrado como um grande líder. Ele é considerado uma referência em habilidades como flexibilidade, capacidade de comunicação e negociação.

Você há de concordar que para tratar dos assuntos pertinentes a uma das maiores potências mundiais é necessário muito jogo de cintura e habilidade de conciliar diversos interesses, não é mesmo? Mesmo com todas as dificuldades, Obama conseguiu se destacar nesses aspectos, por isso é uma referência.

Angela Merkel

Angela Merkel foi a Chanceler alemã de 2005 a 2021. Ela foi a primeira mulher eleita chefe de governo na Alemanha e já foi considerada a maior líder da Europa.

Merkel se destaca pela inteligência com que conduz negociações, sempre mantendo uma postura firme, mas sem demonstrações de força ou conflitos. Tais características foram fundamentais para manter a estabilidade da União Europeia nos últimos anos.

Malala Yousafzai

Malala Yousafzai é uma ativista paquistanesa e representa um grande exemplo de resiliência. Aos 15 anos Malala sofreu um atentado cometido por religiosos fundamentalistas porque era uma menina que queria estudar.

A tragédia, no entanto, serviu para impulsionar a luta pela educação das mulheres no mundo. Com isso, a jovem tornou-se uma importante líder, conhecida por sua inteligência emocional, pela motivação em busca dos seus objetivos e por ser uma pessoa empática.

Steve Jobs

A liderança meticulosa de Steve Jobs na gigante Apple fez com que ele se tornasse um exemplo a ser seguido. Jobs inspira muitas pessoas até hoje e isso é consequência de suas soft skills, sendo a criatividade a maior delas.

Outra habilidade marcante de Jobs é a atenção aos detalhes, que foi responsável pela simplicidade dos sistemas operacionais e designs da Apple. Além disso, essa atenção fez com que o primeiro iPhone fosse refeito diversas vezes até chegar ao modelo considerado ideal e perfeito.

A capacidade de tomada de decisão de Steve Jobs também são características muito reconhecidas, sobretudo porque ele conseguiu resolver problemas financeiros da Apple e reergueu a empresa.

Conclusão

As soft skills são habilidades importantíssimas para alcançar o êxito no mundo dos negócios. Agora que você já entendeu detalhadamente o que são elas e quais as principais, não deixe de colocá-las em prática para melhorar seu desempenho e também do seu time.

Continue aproveitando os materiais do nosso blog e lembre-se que nós do Genyo trabalhamos com funcionalidades que podem facilitar a gestão da sua equipe, como o controle de ponto eletrônico, geração de relatórios diversos, criação de escalas de trabalho e muito mais. Portanto, confira nossos planos e preços.

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