Os processos seletivos são algo que todo mundo passa pelo menos uma vez na vida, seja através do Enem, para entrar em uma faculdade, para participar de uma determinada atividade na escola ou em outras situações parecidas. Porém, um dos meios onde eles estão mais presentes é no mercado de trabalho, visto que, para alcançarmos aquela vaga que tanto sonhamos e almejamos, é preciso passar por um.
Eles estão presentes nos momentos mais importantes da vida de uma pessoa, e muitas vezes, eles podem acabar até mesmo decidindo o futuro de muita gente. Pensando nisso, neste artigo vamos te ajudar a entender um pouco mais sobre eles, como eles funcionam, como preparar um e o porquê você deve se dedicar ao máximo em cada etapa deles.
O que é um processo seletivo?
O processo seletivo é um conjunto de técnicas que auxiliam alguém ou uma empresa a escolher os candidatos mais adequados ou que melhor se encaixem, para uma determinada vaga de emprego ou para qualquer outra situação.
Como é feito o processo seletivo pelas empresas?
Cada empresa estrutura o seu processo seletivo de uma forma. Se você está prestes a ingressar no mercado de trabalho é bom se atentar as coisas principais que sempre estão presentes neles. Mas caso você já tenha uma experiência, já deve ter percebido que nenhum deles é igual.
O processo seletivo de uma empresa é feito pensando nas estratégias e necessidades que ela tem. Por conta disso, pode ser levado em conta diversos fatores, entre eles: a urgência na contratação, o nível do cargo, o estilo da instituição e as tarefas que a pessoa terá que realizar. Porém, como já dito antes, cada empresa pode realizá-lo da forma que preferir, mas sempre tendo em vista os objetivos do negócio, para escolher alguém que esteja alinhado com todos eles.
Para que ele seja eficiente é preciso que haja um bom planejamento, uma boa execução, verificação e ação.
Quais são as etapas de um processo seletivo
Não existem regras que determinam o roteiro de uma seleção. Porém, seguir algumas etapas de um processo seletivo é uma conduta indispensável para conseguir contratar com mais agilidade e eficiência. A seguir, você confere uma sequência lógica dessas etapas.
Planejamento da vaga
Essa é a primeira etapa e a principal para que você tenha uma ótima base para o seu processo seletivo. Nela, será preciso que você defina como será feito tudo desde o início, que vai desde decidir qual será a vaga que será disponibilizada a escolher as formas que serão feitas essa seleção. Outra coisa que também é muito importante decidir nesta etapa, é a urgência da vaga.
Logo após, deve ser feita uma pesquisa detalhada de tudo aquilo que o líder do setor irá incluir nas etapas, para que o processo seja moldado de acordo com aquilo que será melhor para a empresa.
Outro fator importante que também não deve ser esquecido nesta etapa é colocar quais são os requisitos comportamentais e técnicos que a empresa busca na pessoa, além dos valores da empresa que também deve estar presente para que as informações sejam parecidas.
Após isso, tente fazer um levantamento do tempo médio que durará o processo, para deixar as expectativas dos candidatos alinhadas.
Execução do processo
Nessa etapa é importante que você tente fazer uma proposta bem atraente para atingir profissionais competentes para a sua empresa, principalmente aqueles que vivem atualizados quanto às inúmeras mudanças tecnológicas. Tente imaginar aquilo que o público está procurando em uma vaga, para que esse recrutamento seja mais eficiente e você consiga atrair os melhores profissionais.
Nessa etapa, prepare de forma muito cuidadosa e atenciosa o anúncio da vaga que será disponibilizada pela sua empresa. Onde ele deve ser bem conciso, objetivo é conter todas as informações que são necessárias para os candidatos, sem esquecer de colocar os pré-requisitos, a remuneração, o horário de trabalho e as atividades que o profissional deverá realizar.
Após isso, escolha os canais que você irá anunciar a vaga. Para que você faça a melhor escolha nesse momento, observe bem cada meio de divulgação e tenha em mente qual o público você deseja atingir. Depois, basta escolher os perfis que mais te agradarem e que são mais compatíveis com o perfil e organização da sua empresa.
Seleção dos profissionais ideais
Nessa etapa, você terá que selecionar quais serão os profissionais que ocuparão a vaga em meio a quantidade de currículos e candidaturas que você recebeu. Então, para que você faça isso de forma melhor e mais minuciosa, comece por uma triagem, levando em consideração as informações principais, que são os pré-requisitos, as aplicações mais relevantes e o cargo.
Após selecionar os primeiros candidatos por meio da triagem é hora da segunda parte. A segunda parte na maioria das vezes é feita através de uma entrevista onde a empresa faz uma avaliação psicológica do candidato, para que o processo seja ainda mais completo e ele tenha certeza de que aquele candidato é realmente o escolhido.
A participação do líder nas duas etapas é muito importante, pois isso fará com que ele se sinta responsável por ter feito aquela contratação e invista no desenvolvimento da pessoa que foi contratada.
Além de entrevistas, a empresa pode escolher fazer a avaliação psicológica de diversas formas, seja através de dinâmicas, atividades, testes, ligações, etc. Lembre sempre de preparar um roteiro bem interessante com perguntas estratégicas para avaliar as competências e habilidades daquela pessoa.
Outro fator importante é que as seleções sigam um padrão, onde todos os candidatos passem pelas mesmas etapas e respondam às mesmas perguntas. Pois, desta forma a seleção será mais justa e irá otimizar tempo.
Verificação
Depois de feita a seleção você terá que verificar todo o processo, para ver se ele está cumprindo todas as metas que foram estabelecidas. Caso você queira, nessa etapa você pode optar por um sistema de indicadores e métricas para que você faça tudo isso de forma mais rápida.
Ações de ajuste e aprimoramento do processo
Após todas essas etapas chegou a hora de fazer uma análise de todo o processo, para que todos os pontos negativos e que deram errado sejam ajustados para que da próxima vez isso não aconteça. Ao fazer isso, o gestor alcançará a excelência e terá mais liberdade para inovar nos demais processos.
Agora que você já conhece quais são as etapas de um processo seletivo, chegou a hora de conferir mais algumas informações essenciais para a sua preparação.
Como fazer um currículo para se destacar em um processo seletivo?
A principal ferramenta para encontrar um bom emprego e se destacar no mercado de trabalho é o currículo. Ele é uma das peças fundamentais que as empresas utilizam para fazer contratações, por isso, é de grande importância que você faça um muito bom que chame bastante atenção. Saiba priorizar aquelas informações que são necessárias e não podem ficar de fora, pois não há espaço para você contar toda a sua trajetória profissional ou todas as suas características. Ou seja, dê uma maior importância para aquilo que você acha que os contratantes podem se interessar mais, como experiências, cursos e certificações relacionadas à sua área de interesse.
Outro ponto que você também deve tentar fazer da melhor forma possível é o formato do seu currículo. Pois, primeiramente, o que mais vai chamar a atenção do contratante é o modelo do seu currículo, depois aquilo que está escrito. Não existe um formato ideal, mas é impotente que você tente mantê-lo da forma mais limpa e organizada possível. Isso fará com que as informações fiquem mais fáceis de encontrar e a leitura seja feita de forma mais clara.
Também tente sempre prestar atenção no tamanho, pois não existe um tamanho ideal para um currículo e nem um máximo ou mínimo de páginas, vai do seu critério. Porém, tenha bastante cuidado com isso. Coloque apenas aquilo que importa é não exagere no tamanho, pois um currículo com muitas páginas pode acabar sendo muito cansativo.
Dicas de como se destacar em um processo seletivo
Se uma empresa abriu um processo seletivo e você quer muito conquistar aquela vaga, tenha em mente todas as fases de um processo seletivo para que você possa ir bem em todas elas. Então, para tentar te ajudar em relação a isso, abaixo você verá algumas dicas super importantes para se destacar e conseguir ser contratado!
Capriche no seu currículo
Como dito anteriormente, o currículo é uma peça essencial no processo seletivo. Siga as dicas dadas acima e impressione os contratantes logo na largada. Destaque sempre os fatos da sua carreira profissional que tenha relação com o segmento da empresa que está oferecendo a vaga.
Verifique se a vaga se encaixa com o seu perfil e com aquilo que você quer
Apesar da grande concorrência que há no mercado de trabalho, antes de enviar o seu currículo para uma empresa ou se inscrever em algum processo de seleção, busque saber se a vaga ofertada corresponde a sua qualificação. Afinal, você pode acabar apenas perdendo tempo.
Então, para evitar que isso aconteça leia de forma bem detalhada o anúncio e preste bastante atenção nas informações para que você opte apenas por cargos que você gostaria de trabalhar. Isso trará mais benefícios para você, pois assim você terá mais chances de ser escolhido e terá mais confiança no momento da entrevista.
Capriche na sua apresentação
Para se dar bem em um processo seletivo, também é necessário que você apresente bem quando estiver cara a cara com o contratante. Tente apresentar quem você realmente é e porque você é o candidato ideal para conquistar aquela vaga que está sendo ofertada.
Seja honesto
Em qualquer uma das etapas do processo é preciso que você seja bastante verdadeiro. Coloque na sua cabeça que inventar informações não te levará a lugar nenhum, pois mesmo que você avance nas primeiras etapas, no momento da entrevista muito provavelmente o contratante perceberá que você foi desonesto e no mesmo momento você poderá ser desclassificado.
Caso você queira muito uma vaga, mas não tenha as qualificações que são precisas para ela, tente deixar claro o quanto você quer e se interessa por aquela vaga.
Busque saber mais sobre a empresa
Quando você pesquisa pela empresa e mostra que sabe informações importantes sobre ela, as outras pessoas conseguirão notar o tanto que você se interessa por aquele cargo. Além disso, você também teria uma maior facilidade, em relação aos outros candidatos, para responder o porquê você quer trabalhar naquela empresa.
Se comunique bem
No momento da entrevista mostre que você é um ótimo ouvinte é que você consegue transmitir as informações com bastante clareza. Essa é uma característica que costuma chamar muita atenção.
Então, tente sempre treinar como será na hora da entrevista em casa ou leia bastante, para que na hora da entrevista você tenha um vocabulário mais amplo e não cometa erros básicos.
Saiba trabalhar em equipe
Muitas empresas também costumam colocar dinâmicas em grupos no processo seletivo. Então, para que você esteja sempre preparado, saiba como trabalhar em equipe. No momento da dinâmica tente executar tudo aquilo que for proposto e seja empático.
Tenha foco
Quando uma vaga é muito importante para uma pessoa e ela precisa muito dela, é muito comum que na hora da entrevista venha a ansiedade e o nervosismo. Então, nesses momentos tente sempre respirar fundo e se concentrar para que você consiga realizar todas as etapas do processo com muita atenção e sem deixar nada em branco.
As etapas de uma entrevista de emprego
Por fim, para que você realmente entenda como funciona um processo seletivo, chegou a hora de conversarmos sobre a fase que antecede a contratação. Dito isso, se prepare para conferir quais são as etapas de uma entrevista de emprego.
Antes de tudo, lembre-se que etapas de entrevista de emprego podem variar de acordo com a empresa e o cargo, mas geralmente envolvem algumas fases comuns. Segundo o site Gupy, um roteiro de entrevista geralmente pode seguir os seguintes passos:
- Entrevista de triagem: uma conversa rápida para verificar se você possui as qualificações necessárias para a vaga;
- Entrevista por telefone ou vídeo: uma forma de identificar e recrutar candidatos, além de estreitar as relações com o recrutador;
- Primeira entrevista: uma entrevista individual entre você e um gerente de contratação, que fará perguntas sobre sua experiência, habilidades, histórico de trabalho, disponibilidade e qualificações;
- Segunda entrevista: uma conversa individual mais aprofundada com a mesma pessoa ou com outras pessoas da empresa, como membros da equipe, executivos e outros colaboradores;
- Terceira entrevista: uma reunião final com o gerente de contratação ou com seus futuros colegas de equipe.
Essas são as etapas mais comuns, mas podem haver outras dependendo do processo seletivo. Por exemplo, alguns cargos podem exigir testes de perfil, provas técnicas, dinâmicas de grupo ou apresentações.
O importante é se preparar bem para cada etapa, pesquisar sobre a empresa e o cargo, mostrar interesse e confiança, e ser sincero nas suas respostas. E por falar nisso, continue comigo e preste muita atenção no tópico abaixo.
Quais são as perguntas mais frequentes nas entrevistas?
O repertório de perguntas que podem ser feitas nas entrevistas de emprego é imenso. Algumas delas, no entanto, são mais comuns e clássicas. Segundo o site Toda Carreira, algumas das perguntas mais frequentes são:
Fale um pouco sobre você?
Responda dando ênfase ao aspecto profissional, destacando suas realizações, habilidades e qualificações.
Quais são os seus defeitos e qualidades?
Responda com sinceridade e mostre que você tem capacidade de autocrítica e de desenvolvimento pessoal. Escolha defeitos e qualidades que se relacionem com a vaga.
Por que você quer trabalhar conosco?
Demonstre que você conhece a empresa e o cargo, e que tem interesse em contribuir com seus objetivos e valores.
Por que devemos contratá-lo?
Destaque os seus pontos mais fortes, como domínio de ferramentas informáticas, experiência em projetos similares, fluência em idiomas, etc.
O que o diferencia dos outros candidatos?
Procure mostrar o que torna você único e original em relação aos outros, como alguma habilidade específica, um prêmio recebido, uma recomendação importante, etc.
Por que deixou o emprego anterior?
Responda com positividade e não reclame do seu antigo empregador. Foque nos motivos que te levaram a buscar novos desafios e oportunidades de crescimento.
Como você trabalha sob pressão?
Aponte quais as estratégias que você adota quando pressionado no trabalho, como organização, planejamento, comunicação, foco, etc.
Como você reage às críticas?
Mostre que você sabe receber feedbacks construtivos e que busca melhorar a partir deles. Dê exemplos de como você lidou com críticas no passado.
Onde se vê daqui a 5 anos?
Deixe entender que você tem planos de se aperfeiçoar e melhorar ao longo do tempo. Evite falar em mudar de empresa ou de área. Foque nos seus objetivos profissionais e pessoais.
Qual foi a sua maior conquista no trabalho?
Dê exemplos concretos de resultados que você obteve no seu trabalho anterior ou atual. Mostre como você contribuiu para o sucesso da empresa ou do projeto.
Essas são algumas das perguntas mais frequentes nas entrevistas de emprego, mas existem muitas outras possíveis. O importante é se preparar bem para responder com confiança e clareza.
O que fazer se não souber responder alguma pergunta na entrevista?
Em primeiro lugar, saiba que todos estamos sujeitos a não sabermos responder alguma pergunta na entrevista. Portanto, não se desespere, caso seja surpreendido por questionamentos que estejam fora de seus domínios. Confira algumas dicas para conseguir manejar esse tipo de situação:
- Não entre em pânico: entenda que é normal não ter a resposta para todas as perguntas e que isso não significa que você está despreparado ou desqualificado. Mantenha a calma e a confiança;
- Mantenha a calma: mostre ao recrutador que você está tranquilo e seguro, mesmo diante de uma pergunta difícil. Não se deixe abalar ou desanimar. Isso vai demonstrar a sua maturidade e resiliência;
- Negocie um tempo: se você precisar de um tempo para pensar na resposta, peça educadamente ao recrutador. Você pode reformular a pergunta, pedir um exemplo ou um esclarecimento. Isso vai te dar uma chance de organizar as suas ideias;
- Procure a resposta depois: se você realmente não souber a resposta, seja sincero e diga que não tem certeza ou que precisa pesquisar mais sobre o assunto. Depois da entrevista, procure a resposta e envie ao recrutador como parte do seu agradecimento ou feedback.
Essas são algumas dicas de como lidar com perguntas que você não sabe responder na entrevista de emprego. Lembre-se que o mais importante é responder com honestidade, agir com humildade e demonstrar proatividade. Não tente inventar ou enrolar o recrutador, pois isso pode prejudicar a sua imagem.
Como se preparar para uma entrevista de emprego?
Não há uma receita de bolo. Porém, algumas posturas e atitudes podem te ajudar a chegar nesta etapa do processo seletivo com melhores chances de sucesso.
- Pesquise sobre a empresa: procure saber sobre sua área de atuação, visão, missão, valores, objetivos e cultura. Isso vai te ajudar a demonstrar interesse e conhecimento na hora da entrevista;
- Treine a linguagem corporal: procure se comportar de forma confiante e receptiva na entrevista. Evite cruzar os braços, olhar para baixo ou se mexer demais. Mantenha contato visual, sorria e espelhe os movimentos do recrutador;
- Pratique perguntas e respostas: estude as perguntas mais comuns nas entrevistas e prepare respostas claras e objetivas. Você pode pedir ajuda de um amigo ou familiar para simular uma entrevista e receber feedbacks;
- Escolha a roupa certa: procure se vestir de forma adequada ao cargo e à empresa que você pretende trabalhar. Evite roupas muito informais, extravagantes ou desconfortáveis. Opte por cores neutras, tecidos leves e acessórios discretos;
- Chegue cedo na entrevista: procure se organizar para chegar com antecedência no local da entrevista. Isso vai te dar tempo para se acalmar, se ambientar e causar uma boa impressão no recrutador. Evite atrasos ou imprevistos que possam te prejudicar;
- Leve seu currículo para a entrevista: mesmo que você já tenha enviado seu currículo online ou por e-mail, é bom levar uma cópia impressa para a entrevista. Assim, você pode mostrar ao recrutador que está preparado e facilitar a conversa sobre suas experiências;
- Faça perguntas ao recrutador: mostre interesse e curiosidade pela empresa e pelo cargo que você está disputando. Faça perguntas pertinentes sobre as atividades, os benefícios, o ambiente de trabalho ou o plano de carreira. Evite perguntas óbvias, pessoais ou indiscretas.
Como mostrar confiança na entrevista de emprego
Mostrar confiança na entrevista é muito importante para causar uma boa impressão no recrutador e demonstrar que você sabe o que está falando. Algumas formas de mostrar confiança na entrevista são:
- Relembre as suas conquistas: antes da entrevista, pense nas suas melhores fases da sua carreira, nos seus resultados e nas suas habilidades. Isso vai te ajudar a se sentir mais seguro e preparado para a conversa;
- Respire fundo: se você estiver muito ansioso ou nervoso, procure fazer alguns exercícios de respiração para acalmar a mente e o corpo. Isso vai te ajudar a manter o foco e a clareza na hora de falar;
- Visualize uma boa entrevista: imagine que a sua conversa com o recrutador foi bem sucedida e que você se entendeu bem com ele. Isso vai te trazer uma sensação de alívio e autoconfiança que pode influenciar positivamente o seu desempenho;
- Lembre que a entrevista é uma conversa: não encare a entrevista como um interrogatório ou um teste. Pense que é uma oportunidade de conhecer melhor a empresa e o cargo, e de mostrar o seu potencial. Tente ser natural, simpático e interessado;
- Pesquise sobre a empresa: mostre que você se preparou para a entrevista e que sabe sobre a área de atuação, os objetivos e os valores da empresa. Isso vai te dar mais segurança para argumentar sobre os motivos que te levaram a se candidatar à vaga;
- Fale de maneira clara e objetiva: procure falar com firmeza, pausa e fluência. Evite gaguejar, enrolar ou usar palavras desnecessárias. Vá direto ao ponto e responda as perguntas com clareza e coerência.
Essas são algumas dicas de como mostrar confiança na entrevista de emprego. Lembre-se que a confiança vem com o tempo e com a prática, mas você pode acelerar esse processo seguindo essas orientações.
O que fazer depois da entrevista?
Depois da entrevista de emprego, você pode fazer alguns movimentos para aumentar as suas chances e manter uma boa impressão. Nesse sentido, algumas dicas são:
- Informe-se sobre os passos seguintes: ao final da entrevista, pergunte ao recrutador quais são as próximas etapas do processo seletivo, quanto tempo ele leva e quando você terá um retorno. Isso vai te ajudar a planejar o seu acompanhamento e a controlar a sua ansiedade.
- Faça um balanço: faça uma autoavaliação do seu desempenho. Isso vai te ajudar a identificar os seus erros e acertos e a se preparar melhor para as próximas oportunidades.
- Contacte as suas referências: se você indicou pessoas que podem dar referências sobre o seu trabalho, avise-as que elas podem ser contatadas pelo recrutador. Assim, elas estarão preparadas para falar bem de você e confirmar as suas qualificações.
- Envie um e-mail de agradecimento: alguns dias após a entrevista (dois ou três), envie um e-mail ao recrutador agradecendo pela oportunidade e reiterando o seu interesse pela vaga e pela empresa. Seja breve, cordial e profissional. Não peça feedback ou cobre uma resposta nesse momento.
- Use as redes sociais: se você tem perfis em redes sociais profissionais, como o LinkedIn, pode usar esse meio para se conectar com o recrutador ou com a empresa. Mas tome cuidado para não ser inconveniente.
- Contacte o recrutador após o prazo previsto: se você não receber nenhum retorno após o prazo informado pelo recrutador, faça um contato para saber sobre o andamento do processo seletivo. Mas faça isso apenas uma vez e de forma respeitosa.
- Se prepare para seguir em frente: se você receber uma resposta negativa ou não receber nenhuma resposta após um longo período, não desanime. Agradeça pelo feedback (se houver) e siga em frente na sua busca por um emprego.
- Agradeça sempre: independente do resultado da entrevista, seja grato pela oportunidade e pelo tempo dedicado pelo recrutador. Isso vai demonstrar a sua educação e profissionalismo.
Essas são algumas dicas do que fazer depois da entrevista de emprego. O controle de ponto Genyo espera que elas te ajudem a conquistar a vaga dos seus sonhos.
Vantagens de um processo seletivo
Assim como qualquer outra coisa, esse processo também possui as suas vantagens e desvantagens. E conhecer elas é algo fundamental para que o recrutamento seja bem sucedido.
As principais vantagens desse processo são:
- Melhor aproveitamento do potencial humano da empresa;
- Maior motivação e engajamento por parte dos funcionários;
- Maior conhecimento em relação ao perfil de cada candidato e de suas reações em relação aos valores da empresa;
- Maior economia;
- Contratação mais rápida;
- Gastos menores com treinamento;
- Ganhos em relação à fidelidade dos colaboradores existentes.
Entretanto, esses processos de recrutamento interno também podem bloquear a entrada de pessoas com novos conceitos, ideias e experiências, além de poder tornar também a cultura organizacional mais conservadora. Outra desvantagem é que esse processo também pode fazer com que as falhas e vícios dos processos já existentes sejam mantidas.
Por que é importante ter um processo seletivo eficiente?
A partir do momento que você adotar um processo seletivo eficiente, os resultados que ele irá fornecer para sua empresa ou seu negócio será perceptível. Após realizar todas as etapas listadas acima, será muito mais provável que você encontre um candidato ideal que tenha o perfil da sua empresa. Com isso, você ainda economiza, pois não terá gastos com demissões ou com um novo processo, caso você faça uma contratação ineficaz.
Porém, para que isso aconteça é preciso que ele seja muito bem planejado, estruturado e verificado. Além disso, é essencial também que você escolha boas ferramentas para te auxiliar nesse processo e faça com que você escolha um ótimo profissional para o seu negócio.
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