Você já ouviu falar em relacionamento interpessoal? Esse é um conceito utilizado por diversos setores do mercado que lidam com relações entre pessoas. A ideia é estudar padrões de relacionamentos para melhorar a colaboração entre pessoas que trabalham juntas. Neste artigo, exploraremos algumas utilidades e o que é relacionamento interpessoal em ambientes empresariais e comerciais. Se você gosta deste tipo de conteúdo, não deixe de acompanhar a leitura na íntegra!
O que é relacionamento interpessoal?
De forma bem simples, o relacionamento interpessoal é um conceito utilizado para quando há relações entre duas ou mais pessoas. Porém, no meio empresarial esse termo é utilizado para observar como os colaboradores agem entre si. Isso porque a forma como esses profissionais se relacionam pode afetar toda a estrutura da empresa.
Por que manter um bom relacionamento interpessoal na empresa?
Do que adianta uma empresa possuir os melhores profissionais do mercado se eles não se dão bem e arranjam problemas a todo momento? Isso resulta em péssimos resultados e uma grande dificuldade em colocar projetos em ação. Por isso, diversas redes investem na melhoria do relacionamento interpessoal para fazer com que os índices da rede aumentem.
Com uma boa estratégia de relacionamento interpessoal, a empresa consegue trabalhar melhor projetos em grupo e colocar em prática planos de carreira. A explicação para isso é que é possível trabalhar diversos talentos em conjunto e ter uma excelente transformação dentro da empresa.
Quais as melhores formas de favorecer o relacionamento interpessoal?
A verdade é que a forma mais efetiva de melhorar o relacionamento interpessoal dos colaboradores de uma empresa é favorecer a convivência entre eles. Confira abaixo diferentes formas de promover esse estreitamento na relação.
Projetos em equipes
Promover projetos em equipe pode até ser considerado um risco, pois depende muito da profissionalidade de quem faz parte do grupo. Muitas vezes, os projetos em equipe permitem que os colaboradores tenham tempo para se conhecer melhor. Como precisam entregar um projeto em conjunto, eles acabam se conhecendo e discutindo mais sobre si mesmos. Isso ajuda a melhorar o relacionamento interpessoal dentro da empresa.
Porém, caso as pessoas da equipe já tiverem problemas, iniciar um projeto juntas pode ser um grande risco. Dessa forma, essa estratégia é melhor aproveitada quando os colaboradores apenas tem problemas quanto a falta de intimidade.
Talent Acquisition
Você sabia que investir nos profissionais corretos pode ajudar a melhorar o relacionamento interpessoal? Quando as empresas decidem fazer o talent acquisition, um dos objetivos é encontrar bons profissionais com talentos relacionados à comunicação. Isso garante que eles estabelecerão um bom relacionamento dentro da empresa e ajudarão outros a formarem uma equipe unida.
Workshops
Os workshops, além de melhorar a qualidade do trabalho realizado pelos profissionais, funcionam como um momento de descontração. Durante esse momento, os colaboradores têm a oportunidade de conversar com outras pessoas de cargos distintos. E, com isso, melhoram o seu relacionamento interpessoal.
Happy Hour
Nada melhor do que uma confraternização para ajudar os colaboradores a se conhecerem e se enturmar. Muitas pessoas sentem dificuldade para trabalhar questões pessoais dentro do ambiente de trabalho, o que dificulta a amizade entre elas. Então, o happy hour serve como um momento único em que as pessoas do trabalho encontram-se em um ambiente diferente. Permitindo, assim, que mais profissionais se aproximem e criem um relacionamento de coleguismo realmente.
Atingimento de metas
O atingimento de metas, de certa forma, é uma maneira de trabalhar com projetos de equipes. Essa ferramenta, quando utilizada em grupos, é capaz de mobilizar a ação de vários funcionários em prol de um mesmo objetivo. Isso é a maior prova de que o grupo pode se dar bem quando há oportunidade para tal.
O Controle de ponto tem influência no relacionamento interpessoal?
Muitas pessoas não sabem, mas as ferramentas tecnológicas utilizadas por uma empresa podem ter grande influência no relacionamento interpessoal. A explicação para isso é que o ambiente profissional afeta a forma como os colaboradores interagem. Em um local em que há bastante estresse e problemas, é mais difícil nutrir relacionamentos interpessoais de qualidade.
Como o controle de ponto eletrônico funciona como uma forma de melhoria no ambiente de trabalho, ele influencia na satisfação e bem estar dos colaboradores. Assim, o clima fica mais tranquilo e favorece a aproximação entre os profissionais.
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Qual o papel do RH?
Além de lidar com outras questões empresariais, a parte de Recursos Humanos está diretamente ligada às relações interpessoais existentes em uma empresa. Por isso, quando há qualquer tipo de intercorrência envolvendo os colaboradores, o RH precisa ser chamado para encontrar uma solução.
O Rh pode atuar de diversas formas, uma delas é observar a forma como os profissionais têm se relacionado e sugerir pequenas intervenções. Essas intervenções podem ser um afastamento entre pessoas que discutem e se desentendem. Ou então, pode ser apenas uma conversa com os colaboradores que mais sentem dificuldade de interação.
Dessa maneira, o RH age na comunicação entre os colaboradores. Isso pode ser feito tanto como uma ponte entre a empresa e os trabalhadores, quanto entre os próprios profissionais.
Quais políticas da empresa influenciam no relacionamento interpessoal?
Muitas empresas ignoram a força que têm ao aplicar políticas consideradas como não populares. Além de gerar desânimo, essas mudanças podem afetar todo o relacionamento interpessoal e impedir o crescimento da rede como um todo. Veja abaixo algumas das principais políticas que devem ser evitadas por empresas de sucesso.
1. Proibição de colaboração
Muitos CEOs acreditam que é necessário avaliar cada profissional individualmente. Então, eles proíbem que os colaboradores se ajudem e trabalhem em equipe. O problema é que com essa falta, ocorre uma concorrência super forte e o relacionamento interpessoal é comprometido.
2. Não estabelecer metas
Quando o time não sabe para onde a empresa está tentando seguir, as chances de acontecerem confusões são muito altas. A consequência disso são profissionais que se desentendem tentando encontrar uma forma de levar a empresa para o sucesso. Cada um acredita que as suas ideias são melhores e não há um controle sobre os projetos, o que só piora a situação.
3. Rigidez no sistema
Uma empresa que não sabe ser flexível é uma empresa que não tem uma boa comunicação com os seus colaboradores. Quando há comunicação eficiente, os trabalhadores conseguem conversar e explicar seus motivos para a empresa. Por esse motivo, é importante deixar claro que a empresa tem interesse em conversar com os seus colaboradores em qualquer situação.
4. Liderança egoísta
Um chefe precisa cumprir o dever de liderança de forma equilibrada. Ou seja, precisa empenhar a equipe e dirigi-la para o caminho correto com bastante diplomacia. Em empresas em que o relacionamento interpessoal é fraco, é comum que os chefes exerçam suas funções de maneira egoísta. Para evitar esse problema, a empresa precisa se atentar para a forma com que os profissionais em cargo de liderança agem em torno dos outros profissionais.
O que fazer em crises de relacionamento interpessoal?
Na sua empresa acontecem muitas brigas e fofocas? Então, isso demonstra um pequeno problema nas relações interpessoais. Para evitar problemas maiores, é preciso agir em momentos de crise junto com os funcionários.
Em primeiro lugar, é importante compreender o que está causando a crise de relacionamento na empresa. Esse problema pode estar ligado a:
- Introdução de um novo colaborador;
- Saída de um membro importante;
- Retaliação por parte dos funcionários;
- Competição;
Depois de entender qual o principal problema, uma boa ideia é conversar com o time de RH para conversar com os colaboradores. Em um primeiro momento, essa conversa pode ser geral, a fim de não causar maiores constrangimentos.
Em um segundo momento, caso a situação não seja controlada, é bom procurar pelos profissionais que estão sofrendo problemas e conversar em particular. Por fim, caso nenhuma opção seja suficiente, punições e até demissões podem ser cogitadas.
O que diz a Lei sobre o relacionamento interpessoal?
Na verdade, não existe nenhuma lei nem indicação na CLT que discuta o relacionamento interpessoal de maneira particular. Como a falta de relacionamento interpessoal não é considerada com uma quebra às regras da empresa, o profissional não pode ser demitido por justa causa. Contudo, a depender do tamanho dos problemas enfrentados em consequência desse relacionamento ruim, a empresa pode mover ações contra os profissionais. O contrário também é válido e as empresas podem ter de responder a processos trabalhistas por denúncias dos trabalhadores.
Como fazer recrutamento com base no relacionamento interpessoal?
Se a sua empresa está focada em melhorar o relacionamento interpessoal desde os primeiros momentos, a melhor maneira de fazer isso é investir no recrutamento interno e externo. O problema é que nem todos os recrutadores sabem como montar um time que funcione bem com base no relacionamento interpessoais.
Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, o relacionamento interpessoal não é feito apenas com pessoas que se comunicam bem. Esse ponto é, de fato, importante, mas existem outras exigências, uma delas é a empatia. Ter pessoas empáticas no time é extremamente importante para que o grupo consiga se entender. Se todos forem apenas comunicadores, é bem provável que eles não deem espaço para que a conversa flua.
Outro ponto importante para se atentar durante o recrutamento são as pessoas interessadas em crescer. É bom contar com pessoas assim para discutir situações em que é preciso desenvolver certas habilidades. Assim, caso o relacionamento interpessoal não esteja satisfatório, a empresa pode conversar com a equipe para estimular essa aproximação entre os colegas.
O relacionamento interpessoal afeta a imagem da empresa?
Sim! Poucas pessoas exploram essa ideia, mas a verdade é que a imagem da empresa pode sofrer bastante caso a mesma tenha um relacionamento interpessoal ruim. A verdade é que nenhum profissional bom escolhe uma empresa com uma reputação ruim. E aquelas que não investem na comunicação com os colaboradores não costumam ser bem vistas no mercado. Assim, os melhores profissionais evitam se relacionar com a empresa e as empresas do ramo não fecham parceria. Em consequência, a empresa perde força no mercado e pode até falir.
Como perceber que o relacionamento interpessoal não vai bem?
Você saberia dizer qual o principal sinal de que uma empresa está sofrendo com o relacionamento interpessoal? Bom, de forma bem simples, a maneira mais eficiente de perceber essa questão é avaliar a quantidade de fofocas contadas no ambiente de trabalho. Pode não parecer, mas a fofoca é péssima para o bom funcionamento das redes e, ao contrário do que muitos pensam, não é natural.
Realmente, é quase impossível pensar em alguma maneira de impedir que os funcionários não façam fofoca. Porém, quando isso acontece com frequência, é um sinal de que algo não vai bem. Algumas fofocas envolvem grandes mentiras e podem prejudicar os profissionais.
O outro sinal é mais evidente, as brigas em alta voz que chamam atenção. De primeira, é difícil entender as brigas como falhas do relacionamento interpessoal. As brigas são o resultado final de vários momentos de falha na comunicação e na empatia para com os colegas.
Como aproveitar a Copa para estimular o relacionamento interpessoal?
Com o início da Copa do Mundo, apresenta-se uma grande oportunidade para favorecer o relacionamento interpessoal. Durante os jogos, é interessante montar um local onde os profissionais possam acompanhar os jogos sem ter de interromper as atividades. Além de promover um momento legal, possibilita a aproximação de funcionários que talvez nunca tenham conversado. Assim, abre-se espaço para que amizades sejam feitas e os relacionamentos interpessoais sejam mais fortes.
Conclusão
O relacionamento interpessoal é extremamente importante para as empresas, até mesmo aquelas que não trabalham diretamente com equipes. Por isso, é importante permitir que os colaboradores realmente se conheçam e tenham espaço para criar uma relação.
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