Como ter controle emocional no ambiente de trabalho

Em tempos em que saúde mental é um tema muito abordado, ter controle emocional no ambiente de trabalho se tornou algo ainda mais importante. Veja mais neste artigo!
Sumário
controle emocional

Ter controle emocional é muito importante, ainda mais no ambiente empresarial, principalmente quando se quer alcançar objetivos e metas, e realizar tudo o que foi planejado.

Lidar com as emoções nem sempre é uma tarefa muito fácil, ainda mais quando se tem que lidar com um turbilhão de informações, que nem sempre são agradáveis.

Por isso, ter controle emocional é tão importante, sobretudo no ambiente de trabalho. As demandas de uma empresa, o dia a dia, o convívio com os colegas de trabalho, tudo isso junto é motivo mais do que suficiente para desequilibrar emocionalmente qualquer pessoa.

Então, para te ajudar a aprender a lidar com todas essas emoções da melhor forma possível, o Genyo preparou este artigo, com algumas dicas que podem te ajudar a ter controle emocional para lidar com as adversidades que encontramos nas organizações. Acompanhe a leitura até o final para não perder nenhuma informação.

O que é controle emocional?

Quando se fala em controle emocional, estamos nos referindo a uma capacidade que o sujeito conseguiu desenvolver de, apesar dos acontecimentos que lhe rodeiam e dos pensamentos sabotadores que surgem em sua mente, conseguir o controle perante seus problemas, não deixando-se levar por impulsos, sentimentos ou emoções negativas.

Muitos associam a pessoa que tem controle emocional com alguém frio e calculista.

Entretanto, é preciso desenvolver um olhar mais apurado sobre este tipo de indivíduo, pois, na verdade, trata-se de alguém que se conhece muito bem e tem plena consciência de seus sentimentos, emoções e da forma como reage e pode reagir a determinadas situações ao seu redor.

Então, podemos dizer que uma pessoa que tem controle emocional é aquela que, ao invés de levar os problemas de casa para o trabalho e ficar angustiada, pensando neles o dia inteiro, deixando com que isso atrapalhe seu desempenho, consegue separar bem as situações, para continuar exercendo com excelência suas atividades profissionais, pois sabe que haverá o momento ideal para resolver o que precisa ser resolvido em casa.

Muitas pessoas ainda acreditam que ter controle emocional é algo muito difícil de alcançar. Porém, seguindo os passos certos, desenvolver a inteligência emocional pode ser mais fácil do que se imagina.

Dentro do contexto organizacional, controle emocional é uma competência valiosa para conduzir as relações interpessoais, ter uma comunicação assertiva e gerenciar conflitos.

Essa competência se baseia em:

  • Entender as emoções: compreender variações emocionais em suas diversas nuances;
  • Usar as emoções: usar diferentes emoções para se comunicar de forma clara e precisa;
  • Reconhecer as emoções: identificar sentimentos a partir de falas, expressões, gestos e outras formas de linguagem verbal e não verbal;
  • Gerenciar as emoções: administrar emoções e sentimentos próprios e alheios, mantendo o controle da situação e direcionando as conversas para seus objetivos.

Por que é importante ter controle emocional no trabalho?

Para a psicologia, o controle emocional é peça fundamental para o sucesso dos indivíduos, isso porque a maioria das situações vividas no trabalho exigem habilidades de relacionamento e compreensão humana.

Essa habilidade é importante para a organização de grupos, capacidade de negociar e liderança, características que são muito importantes em um ambiente de trabalho.

Em situações de conflito, a necessidade de se ter controle emocional no trabalho fica evidente. Quando alguém não sabe identificar o que sente, não é empático e não dosa suas reações, o problema pode se tornar maior do que o que realmente é, o que vai dificultar sua resolução.

Mas se engana quem pensa que desenvolver o controle emocional é importante apenas para as situações de conflito. Até mesmo em relações positivas, essa capacidade bem desenvolvida pode trazer impactos significativos para a satisfação e produtividade dos colaboradores.

Como manter o controle emocional no trabalho?

Se manter equilibrado é muito difícil. Querendo ou não, as situações adversas do dia a dia sempre nos abalam de alguma forma. O que muda entre as pessoas é o modo com que elas lidam com isto.

Principalmente no ambiente de trabalho, as demandas e situações que acontecem no dia a dia precisam ser lidadas da melhor forma possível.

E talvez, a melhor forma de encarar esses acontecimentos é desenvolvendo controle emocional. Por isso, trouxemos algumas dicas que vão te ajudar a desenvolver e aplicar o controle emocional no trabalho. Confira a seguir!

Não ultrapassar os próprios limites

Saber quais são os próprios limites faz parte do processo de autoconhecimento. Isso lhe ajudará a esclarecer as suas ideias e definir o que é melhor para si em qualquer ocasião. Conhecer os próprios limites é fundamental para manter o controle emocional.

No trabalho, a cada dia somos postos à prova e precisamos responder da melhor maneira. Conhecendo e respeitando os nossos próprios limites podem controlar as nossas ações e o nosso comportamento.

Autoconhecimento

O autoconhecimento é o caminho para desenvolver o controle emocional. Conhecer mais as próprias emoções e o próprio comportamento é essencial para mudar a forma de reagir a diferentes situações. Essa é a necessidade imposta pelo controle emocional: reagir de maneira equilibrada em qualquer situação.

Se conhecendo melhor, as pessoas conseguem desmistificar suas emoções, encontrando maneiras de gerenciar suas relações de trabalho e melhorar o convívio com os seus colegas.

Aliás, desenvolver o autoconhecimento é essencial para viver uma vida plena. O autoconhecimento faz bem para o nosso bem-estar e melhora a nossa qualidade de vida.

Aprender a lidar com emoções negativas

Ao desenvolver essa competência, uma pessoa consegue lidar melhor com sentimentos ruins como frustração, raiva, inveja, mágoa, entre outras.

Lidar com as emoções negativas de uma maneira que não nos prejudique é fundamental para a nossa vida, principalmente no ambiente de trabalho. Entender que o lado negativo existe e que não podemos evitar isso é importante para conseguir lidar com ele.

As causas do descontrole emocional são os sentimentos negativos.  Por isso, é importante entendê-los para reagir bem sempre que os sintamos.

Faça exercícios de respiração

Em momentos de tensão, a nossa respiração é o primeiro sinal do descontrole emocional. Por isso, é importante que trabalhemos a nossa respiração, ela é primordial para que consigamos nos manter sob controle.

Dessa forma, uma boa dica é praticar exercícios de respiração diariamente. Pratique-os também quando estiver passando por uma situação estressante. Se concentre na sua respiração para baixar a pressão e o nervosismo do momento, assim você pode reagir de forma consciente a qualquer situação adversa.

Aprenda a nomear os sentimentos

Reconhecer o que estamos sentindo é muito importante para que, assim, possamos nomear esses sentimentos.

Quando entendemos quais são os sentimentos que nos envolvem em determinadas situações é mais fácil externá-los para que as necessidades que estão por trás deles sejam atendidas. Geralmente, as armadilhas mentais nos fazem agir por instinto e impulsivamente, nos impedindo de gerir as nossas emoções.

Antes de tomar uma decisão, é preciso pensar em suas consequências e isso exige treino mental para que as armas existentes em nosso cérebro, prontas para serem ativadas em momentos de tensão e frustração, sejam recolhidas.

Faça exercícios físicos

Dizem que quando o corpo está são, a mente segue essa característica e vice-versa. Por isso, extravase os sentimentos, fazendo exercícios que te dão prazer.

Durante a prática de atividade física, o nosso organismo libera diversas substâncias, que promovem o bem-estar e satisfação, como a endorfina, uma das responsáveis por nos manter motivados e dispostos.

Além disso, os níveis de serotonina, dopamina e noradrenalina se mantêm elevados por horas, mesmo depois do término do exercício, produzindo uma sensação de relaxamento e bem-estar.

Um bom exemplo de atividade física que você pode praticar, são as que podem ser feitas ao ar livre ou aquelas que exijam um pouco de autodisciplina, isso vai ajudar a reorientar emoções.

Desenvolva o hábito da leitura

Essa é uma técnica que pode ser utilizada por você a qualquer momento. Ler aprimora seus conhecimentos e desenvolve, claro, uma mente mais saudável e evoluída, além de ser uma das principais atividades que proporcionam bem-estar. Entre suas principais características está a capacidade de nos transportar, ajudando a nos deixar menos estressados.

Benefícios do controle emocional

controle emocional

Depois de aprender algumas dicas para desenvolver controle emocional no trabalho, vamos descobrir alguns benefícios de investir em desenvolver essa capacidade, certificando de como ela pode te ajudar, não só profissionalmente. Confira a seguir!

Auxilia a tomar decisões

São as escolhas que fazemos ao longo da vida, que nos levam aos caminhos que vamos percorrer no futuro. Por esse motivo, ao desenvolver o controle emocional, temos a possibilidade de agir com mais racionalidade, ao invés de ceder aos impulsos decorrentes de nossas emoções, algo que nos ajuda a tomar decisões cada vez mais acertadas, principalmente no trabalho.

Melhora o trabalho em equipe

O trabalho em equipe é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, e o controle emocional tem um papel importante nessa dinâmica.

Quando os colaboradores se comunicam claramente e respeitam os sentimentos uns dos outros, fica muito mais fácil implementar a colaboração nas empresas e construir times mais engajados.

Equilíbrio emocional

Quando temos o controle sobre nossas emoções, a tendência é que lidemos cada vez melhor com situações que poderiam nos tirar do eixo. Estresse, ansiedade, raiva ou frustração já não têm o mesmo efeito sobre nós, o que, consequentemente, nos torna indivíduos com uma maior capacidade de equilíbrio emocional.

Auxilia na resolução de conflitos

Conflitos e divergências são inevitáveis no ambiente de trabalho, mas o domínio adequado das emoções faz toda a diferença nessas horas.

Colaboradores e líderes que conseguiram desenvolver o controle emocional são capazes de mediar conflitos facilmente e administrar os ânimos durante conversas difíceis, de modo que as pessoas cheguem a um acordo o mais rápido possível.

Ajuda na construção de relações mais saudáveis

Ninguém quer ter ao lado uma pessoa estressada, grosseira e que perde facilmente a paciência, isso porque,  uma hora ou outra, o seu descontrole emocional pode nos atingir.

Por esse motivo, ao manter as emoções sob controle, você evita descontar suas frustrações nas pessoas que te rodeiam, agindo de forma mais racional e calma, contribuindo, assim, para a construção de relações verdadeiramente saudáveis e construtivas.

Evita o estresse e a ansiedade

Outro ponto essencial do controle emocional é a capacidade de reconhecer seus próprios sentimentos e controlar o estresse e a ansiedade na rotina de trabalho.

O esgotamento físico e mental atrapalha a produtividade, compromete os resultados da equipe e gera um problema sério de turnover (rotatividade) nas empresas, além de ser um fator que influencia no desenvolvimento da síndrome de burnout.

Por isso, é importante desenvolver a consciência das próprias emoções para estabelecer limites e manter a saúde mental no trabalho.

Por que optar por um sistema de controle de ponto eletrônico digital na sua empresa?

Se você é um gestor ou profissional de RH deve saber que toda empresa com mais de 20 funcionários tem obrigação de fazer o controle da jornada de trabalho dos seus funcionários.

Por isso, poder contar com uma solução prática que permite o acesso diretamente do smartphone ou tablet do trabalhador otimiza o processo e dá segurança.

Fazer uso de um sistema de controle de ponto eletrônico digital é a melhor escolha para quem quer gerir o seu negócio com segurança e qualidade, além de diminuir as muitas demandas que fazem parte do dia a dia de uma empresa. O Genyo está entre os melhores sistemas de controle de ponto do mercado.

Com ele é possível fazer o registro de ponto pelo computador, celular ou tablet, seu funcionamento é online e offline, ou seja com ou sem internet. Além disso, através do aplicativo o funcionário consegue ser notificado na hora que deve fazer o registro do ponto, evitando esquecimento e gastos com horas extras que não eram necessárias.

São muitas as funcionalidades e vantagens que este sistema oferece. Inclusive, é possível fazer um teste grátis. Ou seja, você não paga nada para experimentar e ver se realmente funciona. Bom, o difícil é não se apaixonar pelo sistema que é inteligente até no nome.

Ficou interessado? Clique aqui e conheça o Genyo!

Outros artigos relacionados

Inscreva-se na
Genyo News

Toda semana na sua caixa de e-mail. É grátis!

Compartilhe este artigo

A gestão inteligente que o seu RH e DP merecem

Este controle de ponto digital permite acompanhar remotamente as atividades, presenças e ausências dos funcionários internos e externos.

modal controle de ponto blog