Aplique a técnica de funil de vendas e surpreenda-se com os resultados

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Sumário
funil de vendas

Elaborar uma campanha de vendas abrange desafios, não é mesmo? Os processos do funil de vendas são técnicas que podem auxiliar muito nessa parte, aprimorando a sua abordagem e o seu planejamento.

Além disso, o formato do funil define os passos de amadurecimento do cliente ao longo de sua jornada, do tempo em que entra em contato com a companhia pela primeira vez até o fechamento da venda.

Diante disso, saber o que é um funil de vendas é um ato estratégico que precisa fazer parte de toda empresa que almeja melhorar o seu relacionamento com o cliente e quer maiores resultados financeiros.

De modo geral, é o consenso no mercado que quanto mais comando e conhecimento um empresário tiver sobre esse método e seus processos, mais receita ele produz para o seu negócio.

Então, para saber mais sobre o funil de vendas, conhecer as técnicas, estratégias e etapas, basta seguir com a leitura deste artigo que nós do Genyo preparamos especialmente para você.

Confira a seguir!

O que é funil de vendas?

O conceito para funil de vendas corresponde a todo o processo de fechamento de uma negociação, desde a etapa da captação do cliente até a conversão final, além de corresponder também os processos da jornada de compra do consumidor.

Sendo assim, o funil de vendas é o acompanhamento de um comprador desde o momento em que ele tem o primeiro contato com o serviço ou produto da sua empresa, até o ponto em que a venda é concluída.

O funil contribui na segmentação dos prospects (cliente potencial) baseado no nível de interesse e conhecimento dos usuários pelo seu produto ou serviço, e proporciona a melhor aplicação de métodos e formas de abordagem direcionadas para cada momento do funil.

Por meio do funil, você pode entender, por exemplo, como encontra-se a sua conversão de leads (pode se tornar um cliente potencial) para oportunidades ou quais são as oportunidades para vendas

Com isso, é de extrema importância para que sua equipe, ou a ferramenta usada, tenha mapeado a jornada de compra. Para entender em que etapa do funil de vendas se encaixam seus clientes e qual a melhor os possíveis clientes para escolher a abordagem correta com cada um.

Além do mais, é fundamental que aconteça uma delimitação clara na virada entre cada fase.

Como administrar um funil de vendas?

Existem vários modos possíveis de como administrar o funil de vendas da sua empresa. De modo geral, é necessário realizar um controle da jornada do seu consumidor para entender como os clientes encontram a sua companhia e como eles se convertem.

É aí que entram as fases do funil, é crucial que possuam atividades específicas. Desta forma, o consumidor pode ser impactado justamente com o argumento que ele precisa.

Logo após, é preciso fazer avaliações regulares do funil. Assim, caso exista alguma alteração no comportamento da jornada ou sejam notados prováveis pontos de reparação, o funil deve ser melhorado para ficar sempre alinhado conforme as necessidades do comprador.

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 Quais são as fases do funil de vendas?

Independente de que o processo de compra de cada cliente não seja totalmente linear e homogêneo, no decorrer de sua jornada, o comprador passa por várias etapas.

Cada uma delas liga mais a pessoa da conversão final. Assim sendo, um indivíduo que já conhece o seu produto ou serviço está mais próximo da compra do que aquele que recentemente conheceu a marca.

Assim sendo, para entender a posição do comprador em relação à decisão de compra, o funil de vendas é fragmentado em fases para que a companhia consiga auxiliar o cliente, com a informação e conteúdo adequado para o suposto momento.

De modo geral, o funil de vendas é repartido em três partes, como: topo, meio e fundo de funil. Veja agora, mais detalhes sobre eles.

Fase 1 – Topo de funil, prospecção

Essa fase é para criar reconhecimento da empresa e atrair o máximo de prospects possível. Para o funcionário que trabalha com vendas, o topo do funil significa prospecção e qualificação de leads.

Em outras palavras, desde os já conhecidos leads preparados marketing (provocado por meio de ações de marketing) e seu percurso até chegar em leads capacitados por vendas (leads que foram sucedidos por vendas).

Popularmente conhecida no mundo dos negócios, essa fase é chamada de ToFU, que os consumidores entendem que possuem uma necessidade ou problema que precisam ser resolvidos, e vão à procura de empresas e serviços que proporcionem a solução que eles querem.

Nesse contexto, a companhia por meio de conteúdos enriquecidos de informações, como infográficos e livros, ensina as pessoas sobre os serviços e produtos que oferece e em troca ganha os dados dos usuários e os transformam em leads.

Fase 2 – Meio de funil, qualificação

Já essa fase é para aumentar a importância e o valor percebido pelo cliente e alterar leads em oportunidades reais de vendas.

Desse jeito, a área de vendas carece descobrir as necessidades do consumidor, quem possui o poder de decidir para realizar uma possível compra, qual o prazo do tempo para adquirir o produto e/ou serviço, além de descobrir qual o orçamento o cliente tem à disposição para tal compra.

Conhecido também como MoFu, o meio do funil de vendas é o período em que os leads entendem o que precisam solucionar e resolver, mas talvez ainda não saibam como agir perante a isso.

Nessa ocasião, a missão da empresa é sugerir métodos, dar dicas e mostrar serviços que sejam de ajuda para aquelas necessidades, e até mesmo disponibilizar planilhas e ofertar palestras e workshops que ajudem o cliente.

Fase 3 – Fundo do Funil, apresentação

Por fim, a última fase corresponde ao fundo do funil, ou BoFu, do inglês bottle of the funnel, é a parte para concretizar a venda e transformar oportunidades, ou leads qualificados, em consumidores da marca.

Nessa questão, o seu time de vendas precisa demonstrar o valor da sua companhia e seu serviço e/ou produto no modo de uma proposta de venda atrativa e que informe uma solução positiva para o sufoco que o lead está passando.

Com as posturas corretas e a confiança conquistada no decorrer de todas as fases desse ciclo de vendas, é possível que o grande funcionário de sua equipe feche mais negócios e consiga, assim, um cliente importantíssimo para a empresa.

Quais os benefícios do funil de vendas?

Para aumentar as vendas e conceder mais oportunidades em um curto tempo, a companhia precisa de um funil de vendas bem assertivo. Através da gestão do negócio por meio do funil, a empresa ganha diversas vantagens e melhorias na otimização de processos.

Sendo assim, dentre os diversos benefícios do funil, pode-se mencionar uma maior previsibilidade das resoluções, em que é provável entender perfeitamente quantas pessoas estão em cada uma das fases mencionadas anteriormente.

Com uma ampla visualização das etapas e das oportunidades de melhoria, existe uma ampliação no aproveitamento de oportunidades.

Além de oferecer melhoria no envolvimento com o cliente, o funil de vendas proporciona benefícios para o seu time. Ao incluir o funil como estratégia, o procedimento de compra é detalhado para a equipe, que agora entende o momento propício para abordar o comprador.

Deste modo, existe um crescimento satisfatório em eficiência operacional e produtividade, visto que, a equipe já sabe quais métodos de venda precisam de uma maior atenção consegue administrar por meio de relatórios o desempenho de cada um.

Como funciona o funil de vendas no marketing digital?

funil de vendas

O funil de vendas no marketing digital funcional do mesmo modo que o funil de vendas visto anteriormente, requerendo apenas um diferencial que é a presença digital da empresa. Essa irá se basear no modelo de prospecção, qualificação, nutrição e captação de leads.

Se tratando do marketing digital, as fases do funil são adaptadas ao espaço virtual. No topo do funil, quando é a parte de gerar conhecimento e visibilidade da sua companhia e seus produtos e/ou serviços, os empenhos acontecem através de publicidades pagas em buscadores e redes sociais, SEO, além de campanhas de branding e outras opções.

No meio do funil, é o momento de chamar os usuários para as suas landing pages (página que conta com todos os elementos voltados à conversão do visitante ao Lead ou da oportunidade ao cliente) e ganhar suas informações através de conteúdos em que exista uma troca de informações.

Por exemplo: sua empresa entrega um ebook e recebe diversos dados do usuário. Além também de outras formas de marketing de conteúdo que objetivam transformar seus prospects visuais em leads.

Agora, como você já sabe, o final do funil é a hora de converter e conseguir vendas. No marketing digital, é o momento de você disponibilizar cupons de desconto, frete grátis ou até mesmo brindes, que estimulam seus leads a se transformarem em clientes.

Conhecendo o Controle de Ponto Genyo

Atualmente, grande parte das empresas que trabalham com vendas, funcionam com os mais diferentes tipos de colaboradores em estado de home office, principalmente após esse período de pandemia que pegou o mundo todo de surpresa.

Então, foi uma grande dificuldade vivenciada por empresários. Visto que, não sabiam o que recorrer para garantir que todos os seus funcionários estejam trabalhando no local correto, na hora certa e com roupas adequadas.

Diante disso, que entram questões como o controle de ponto, como qualquer empresa de espaço físico presencial precisa ter, por que não também em trabalho home office?

É aí que entra o Controle de Ponto do Genyo, cujo sistema digital é completo e atende as necessidades de todos os tipos de negócios!

A nossa missão é revolucionar o modo com que os Recursos Humanos (RH) tanto de grandes e pequenas empresas realizam o registro de ponto de seus funcionários.

Além disso, buscamos seguidamente pela diversidade e oportunidade para todas as áreas ocupadas pela nossa saudosa equipe.

Oferecemos diversas funcionalidades, tanto para o gestor quanto ao funcionário, veja:

Para o Gestor

  • Relatórios diversos;
  • Ponto com foto;
  • Ponto com localização;
  • Cerca virtual;
  • Dispositivos autorizados;
  • Ponto por QRCode;
  • Assinatura eletrônica;
  • Chat com funcionários;
  • Advertência eletrônica;
  • Registro de atividades e muito mais.

Para o funcionário

  • Ponto web ou mobile;
  • Controle de ponto online e offline;
  • Lembrete de ponto;
  • Ponto com foto;
  • Localização via GPS;
  • Colaboração no fechamento de folha;
  • Assinatura eletrônica de relatórios;
  • Chat com o gestor; e
  • Registro de atividades.

Não fique inadimplente com a legislação por utilizar um sistema errôneo, o controle de ponto está de acordo com todas as leis.

De acordo com a Portaria 373/11 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)

“Art. 2º – Os empregadores poderão adotar sistemas alternativos eletrônicos de controle de jornada de trabalho, mediante autorização em Acordo Coletivo de Trabalho.

Art. 3º – Os sistemas alternativos eletrônicos não devem admitir:

I – restrições à marcação do ponto;

II – marcação automática do ponto;

III – exigência de autorização prévia para marcação de sobrejornada; e

IV – a alteração ou eliminação dos dados registrados pelo empregado.

  • 1º – Para fins de fiscalização, os sistemas alternativos eletrônicos deverão:

I – estar disponíveis no local de trabalho;

II – permitir a identificação de empregador e empregado; e

III – possibilitar, através da central de dados, a extração eletrônica e impressa do registro fiel das marcações realizadas pelo empregado.”

Além disso, a Portaria 671/21 do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) estabelece critérios legais para o controle de ponto junto ao órgão do INPI.

“Art. 75. No caso de opção de anotação do horário de trabalho em registro eletrônico, é obrigatório o uso de um dos seguintes tipos de sistema de registro eletrônico de ponto:

I – sistema de registro eletrônico de ponto convencional: composto pelo registrador eletrônico de ponto convencional – REP-C e pelo Programa de Tratamento de Registro de Ponto;

II – sistema de registro eletrônico de ponto alternativo: composto pelo registrador eletrônico de ponto alternativo – REP-A e pelo Programa de Tratamento de Registro de Ponto;

III – sistema de registro eletrônico de ponto via programa: composto pelo registrador eletrônico de ponto via programa – REP-P, pelos coletores de marcações, pelo armazenamento de registro de ponto e pelo Programa de Tratamento de Registro de Ponto.”

E aí, está esperando o que para aplicar a técnica do funil na sua empresa? E não se esqueça, conheça nossos planos e preços e confira também esse e outros artigos no Blog do Genyo!

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