Conheça os principais tipos de colaboradores que você pode ter na sua empresa

Existem alguns tipos de colaboradores que atuam na sua empresa. Você sabe identificar quais são eles? Aprenda aqui! Veja mais neste artigo!
Sumário
tipos de colaboradores

Gerenciar equipes é uma tarefa que requer conhecimento sobre os diferentes tipos de colaboradores que podem ter em uma empresa.

O principal componente de uma organização é o material humano. Ainda que estejamos vivendo uma era digital e usufruindo dos benefícios da tecnologia, a capacidade humana não pode ser substituída de forma integral, o que agrega um diferencial para qualquer negócio.

Entretanto, lidar com os diferentes tipos de funcionários em um ambiente organizacional pode ser um desafio para a performance dos gestores, principalmente porque existem tarefas, regras e objetivos envolvidos que nem sempre são compatíveis com todas as expectativas.

O Genyo preparou este artigo para te mostrar quais são esses tipos de colaboradores e quais os impactos  deles na sua empresa. Acompanhe a leitura até o final e entenda!

Por que é importante conhecer os tipos de colaboradores

Uma equipe é como um quebra-cabeças, cada colaborador é essencial e precisa um do outro para completar o quadro. Ou seja, cada tipo é importante para chegar no resultado final, o sucesso.

No final das contas, a gente consegue perceber que, por meio do trabalho em equipe, as aptidões individuais ganham um maior destaque. Além disso, com diferentes tipos de colaboradores você tem diferentes visões sobre o mesmo tema, e isso pode ajudar tanto na solução de problemas quanto na produção de novos produtos ou processos.

Quais são os principais tipos de colaboradores?

tipos de colaboradores

O questionador

Em função de ser um bom colaborador, eficiente e competente, esse tipo tende a questionar todas as ordens e definições dos gestores, desde a proibição do uso de bermudas até os prazos determinados com antecedência. Ele julga estar acima dos outros e essa postura pode ser bastante prejudicial, uma vez que não se sabe quando será possível contar com ele.

A relação com um colaborador questionador deve ser direta e transparente. É função do gestor mostrar que para a empresa, os resultados não são a única coisa que importa: o respeito às regras também é essencial.

O estourado

Um colaborador que parece uma bomba-relógio. Ninguém sabe como lidar com ele, já que quando menos se espera, ele pode se tornar agressivo e super nervoso, até mesmo com os clientes e isso pode trazer impactos negativos para sua empresa.

Aqui, a melhor solução é: conversar claramente e mostrar que esse tipo de comportamento não é bem visto pela gestão. Com uma boa conversa e ações diárias, o colaborador vai entender a importância de repensar a sua postura.

O produtivo

Ao traçar o perfil de colaboradores produtivos, podemos descobrir características voltadas à inovação e à criatividade.

Além disso, ele é o primeiro a responder qualquer pergunta sobre a melhoria da empresa e sempre tem ideias ótimas para um melhor desenvolvimento do seu ambiente de trabalho e da sua equipe.

Por seu perfil de dinamismo, quase sempre alcança as metas estipuladas e consegue entregar as atividades propostas dentro do tempo determinado, estando em equipe ou sozinho. Assim, sabe exatamente em que e em quem propor avanços.

O sociável

O perfil desse colaborador é um perfil de grupo. Não tente colocá-lo em atividades isoladas de outros profissionais, pois ama realizar seu trabalho em equipe e essa é a sua característica marcante.

Sabe aquela pessoa que rendia significativamente em uma área e, quando mudou de setor ou de cargo, decaiu em sua produtividade? É esse profissional.

Se você colocá-lo para liderar equipes ao invés de realizar um trabalho isolado, com certeza terá um profissional com perfil de evolução.

O competitivo

É aquele colaborador que quer sempre ser o melhor em tudo e, principalmente, precisa que todos saibam disso. Vai sempre aparecer com uma história que mostra como ele é talentoso, genial e indispensável. E, se precisar, vai até passar os colegas de equipe para trás só para ficar com a fama.

Este é um perfil que para não se sentir inseguro opta pelo confronto. O principal sentimento que ele passa para qualquer outro funcionário é o de competitividade tóxica, o que interfere no clima organizacional da empresa.

A melhor forma de lidar com um colaborador de perfil competitivo é reforçando sempre a importância do trabalho em equipe. Priorize tarefas que devam ser realizadas em conjunto e mude o discurso, elogiando sempre o time e nunca uma só pessoa.

O acumulador

O profissional com perfil cumulativo é aquele que junta função de um dia para outro e, por isso, se sobrecarrega.

Se pesquisarmos os motivos para essa procrastinação, descobriremos um profissional desmotivado a realizar qualquer tarefa que lhe seja pedida.

O analista

Os profissionais com perfis analistas, são metódicos, atentam-se aos detalhes, agem de maneira mais meticulosa e conhecem bem as atividades que fazem.

Por serem muito críticos, buscam sempre pela perfeição na execução dos trabalhos, no entanto, isso pode levá-los a tomadas de decisão com menos agilidade. São ótimos em equipes que precisam de alto nível de especialização e conhecimento nas tarefas.

O indeciso

São horas e horas para tomar qualquer decisão, por mais simples que ela seja. O colaborador indeciso vai pedir a opinião de toda a equipe antes de mandar um e-mail, definir um custo, resolver um problema. E, muitas vezes, acaba perdendo o timing e prejudicando a empresa, em sua vontade de ser perfeito.

Muitas vezes, a indecisão está relacionada à insegurança e, por isso, o melhor a se fazer é trabalhar a autoestima do colaborador, mostrando como ele é importante para empresa e como, quando toma decisões e assume responsabilidades, faz a diferença nos resultados.

Em muitos casos isso acontece porque ele se sente estagnado em seu cargo, para solucionar esse problema, impulsionar seus resultados é o melhor caminho.

O planejador

O profissional que possui um perfil comportamental planejador é mais conservador e dá muito valor a uma rotina organizada. Se dá muito bem com atividades técnicas, além de ser estável e paciente.

O planejador dificilmente perde o controle em situações de pressão e sempre encontra um jeito prático de lidar com as coisas. É de fácil convivência, porém é um pouco mais contido e por pensar muito antes de fazer qualquer coisa, não é o mais indicado para fazer algo urgente.

O executor

A pessoa que possui um perfil executor é um líder nato. Pois é autoconfiante e movido por desafios. Além disso, por ser corajoso, gosta de assumir riscos. Por consequência, em momentos de estresse e pressão, pode ser extremamente competitivo e autoritário.

Como um gestor deve lidar com os diferentes tipos de colaboradores

A principal característica que um bom gestor deve ter, é saber se comunicar bem. A comunicação é uma peça chave para um bom relacionamento interpessoal. Afinal, se você não se comunica de forma não clara, isso pode acabar gerando conflitos.

Por isso, investir em ter uma comunicação assertiva é essencial. Essa comunicação tem o objetivo de passar mensagens ou informações de forma clara, conseguindo argumentar e conquistar seu público. Bem como estruturar um plano de comunicação.

Além disso, mais do que conhecer os diferentes tipos de colaboradores, é importante saber administrar as diferenças e competências que essas pessoas carregam, agrupando-as com coerência para o alcance de resultados.

A presença humana é essencial para as empresas e cabe a elas fazer o possível para uma convivência harmoniosa entre as pessoas. A combinação de diferentes tipos de colaboradores resulta em grupos interessantes, que trazem ideias inovadoras e impulsionam o desenvolvimento dos projetos.

O que a tecnologia tem a ver com os tipos de colaboradores

O uso de tecnologia nas empresas se faz cada vez mais necessário em diferentes setores, e para dar conta de gerir diferentes tipos de colaboradores, ela também se faz útil. Vamos conhecer a seguir alguns dos principais benefícios que ela pode trazer. Veja!

Melhora do clima organizacional

A manutenção de um clima organizacional é essencial para qualquer empresa. Apenas com um ambiente positivo é possível alcançar metas e tornar a organização interessante para os talentos mais bem preparados do mercado.

O clima organizacional impacta diretamente a motivação dos colaboradores e, consequentemente, a produtividade da equipe. Também influencia a satisfação desses funcionários, aumentando o engajamento e evitando altos índices de rotatividade.

Ao investir em um software de gestão de pessoas, você consegue estruturar as equipes com os diferentes tipos de colaboradores, criando uma boa sinergia no ambiente de trabalho. O resultado disso são projetos com mais qualidade e metas superadas.

Além disso, ferramentas como essa permitem a realização de pesquisas de clima organizacional. Essas avaliações dão uma visão muito clara do ambiente corporativo e do que pode ser melhorado.

Investir em treinamentos da equipe

A realização de treinamentos corporativos exige uma boa estrutura, para isso você vai precisar identificar as habilidades a serem trabalhadas, alinhar os objetivos da empresa, desenvolver o material, aplicar o treinamento e coletar os resultados.

A adesão a uma boa plataforma é um modo de facilitar a realização desses treinamentos, abrindo caminho para a orientação desses funcionários.

Investir em um plano de carreira

Independentemente do perfil, todos os funcionários se preocupam com o seu desenvolvimento e buscam oportunidades de crescimento. Como vimos acima, investir em treinamentos para os seus colaboradores, pode trazer um excelente retorno para a empresa.

Inclusive, a tecnologia pode auxiliar no planejamento de carreira, coletando informações sobre avaliações de desempenho e ajudando a estruturar um plano de carreira consistente. Assim, os funcionários sabem mais sobre o seu perfil, as ações voltadas para o seu desenvolvimento e como podem ser profissionais mais completos.

Definir estrategias de feedback contínuo

Outro fator importante para lidar com os tipos de colaboradores da sua empresa é a realização de feedbacks frequentes. Apenas com um retorno dos gestores, os colaboradores entendem em qual ponto estão errando e o que devem fazer para apresentarem um desempenho mais satisfatório.

Tal prática está totalmente ligada à gestão por competências, que procura identificar as habilidades dos funcionários, alocando-os em funções onde esses pontos positivos podem ser aproveitados, além de promover a melhoria dos aspectos mais fracos.

Como pudemos ver até aqui, não são apenas funções específicas que demandam tipos de colaboradores diferentes. Muitas vezes alguns setores precisam ser formados, exclusivamente, por colaboradores do mesmo tipo, a depender de suas incumbências e obrigações.

Por exemplo, é quase impossível imaginar uma equipe de pesquisa e desenvolvimento que contenha apenas comunicadores, ou uma equipe de marketing que conte com uma maioria esmagadora de analistas.

Cada empresa possui metas distintas e é preciso avaliar o papel de cada departamento e depois de cada posto de trabalho individualmente, para assim construir ciclos que produzam os resultados que você busca de forma rápida.

Por que optar por um sistema de controle de ponto eletrônico digital na sua empresa?

Um bom gestor precisa conhecer os tipos de colaboradores que ele tem na sua empresa para poder alocá-los da melhor forma e assim tornar a empresa mais produtiva e competitiva no mercado.

Outro ponto importante de atenção que um gestor ou profissional de RH deve saber é que toda empresa com mais de 20 funcionários tem obrigação de fazer o controle da jornada de trabalho dos seus funcionários.

Por isso, poder contar com uma solução prática que permite o acesso diretamente do smartphone ou tablet do trabalhador otimiza o processo e dá segurança.

Fazer uso de um sistema de controle de ponto eletrônico digital é a melhor escolha para quem quer gerir o seu negócio com segurança e qualidade, além de diminuir as muitas demandas que fazem parte do dia a dia de uma empresa. O Genyo está entre os melhores sistemas de controle de ponto do mercado.

Com ele é possível fazer o registro de ponto pelo computador, celular ou tablet, seu funcionamento é online e offline, ou seja com ou sem internet. Além disso, através do aplicativo o funcionário consegue ser notificado na hora que deve fazer o registro do ponto, evitando esquecimento e gastos com horas extras que não eram necessárias.

São muitas as funcionalidades e vantagens que este sistema oferece. Inclusive, é possível fazer um teste grátis. Ou seja, você não paga nada para experimentar e ver se realmente funciona. Bom, o difícil é não se apaixonar pelo sistema que é inteligente até no nome.

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