O setor de recursos humanos está e há um certo tempo, sempre esteve presente nas empresas. Esse é um setor que vem mudando e se reinventando a cada dia, fazendo com que ao longo desse tempo, o seu foco também vá mudando e, cada vez mais se direcione para as estratégias de condução da empresa, fazendo com que a parte burocrática existente dentro de todas elas, se tornem automatizadas. Por isso, tendo em vista esse panorama atual que as empresas estão em uma fase transitória e levando em conta os diversos processos burocráticos no setor de RH, muitas pessoas andam se perguntando acerca do futuro do RH.
Essas intervenções estratégicas do RH ao longo desse tempo, mostraram uma evolução nesse departamento, pois antes ele era utilizado apenas em atividades operacionais e, atualmente, desempenham um papel que a cada dia se torna mais importante e necessário para que uma empresa obtenha destaque.
O futuro do RH revela uma participação ainda mais ativa nas decisões de dentro de uma empresa, visto que o perfil desse setor é estratégico e conciliador. Acredita-se que em meio a tantas coisas que acabaram se tornando fundamentais nas organizações, como a gestão de pessoas, a aplicação de políticas diversas e desenvolvimento individual dos colaboradores, o RH acabou se tornando um grande aliado, também necessário.
Visto isso, ao longo deste artigo você entenderá melhor sobre o futuro do RH, além das tendências e perspectivas que estão por vir dentro dessa área. Acompanhe!
Qual o futuro do RH?
O futuro do RH é construído, tendo como o seu foco principal a transformação do setor em um campo estratégico, tendo em vista também as novas tecnologias que estão surgindo no mercado, para que seja possível utilizá-las em seu caminho para a automatização. As mudanças do RH aconteceram dessa forma, pois desde o início esse setor já tinha uma tendência de se ocupar com atividades empresariais mais burocráticas.
Então, o futuro do RH foi construído pegando essas atividades, que antes acabavam levando muito tempo para serem resolvidas e as automatizaram, para que elas se tornassem ainda mais eficientes e muito mais rápidas. O que acaba facilitando ainda mais o dia a dia dos colaboradores de dentro de uma empresa, além de fazer com que ele leve muito menos tempo realizando as suas tarefas para que sobre mais tempo para que ele possa realizar muitas outras.
Entretanto, essa liberdade que é dada para os colaboradores para que eles possam cumprir outras tarefas, é o que torna o RH um setor estratégico para uma empresa. Porém, o futuro do RH se caracteriza pelo uso de inúmeras tecnologias, com diversos objetivos diferentes, para que as empresas possam melhorar todos os seus processos internos, como a gestão de pessoas, a contratação, a gestão de cargos e salários, o desenvolvimento pessoal e a avaliação de desempenho.
Além disso, outro fator importante é que para cada setor, existe um tipo de HR Tech, como o QRPoint, que é uma startup focada em trazer soluções para o RH através do uso da tecnologia. O que acaba gerando um dinamismo dentro dessa área e trazendo um lucro ainda maior para as organizações.
O futuro do RH na era da globalização
A globalização é um assunto que não é muito aceito entre as pessoas dentro do RH, pois essas pessoas acreditam que a globalização causa uma diminuição de empregos. O que realmente é algo que anda acontecendo, pois ela tem influência sobre a oferta e demanda dos empregos, tanto em relação a quantidade de profissionais que desejam ocupar uma vaga como em relação às vagas que estão disponíveis no mercado.
Visto isso, com a crescente competitividade dentro do mercado, com o grande número de pessoas para ocupar uma vaga que esteja sendo disponibilizada, as empresas andam contratando apenas aqueles profissionais que são realmente capazes de trazer o diferencial ou resultados ainda melhores para que elas estejam sempre bem colocadas no mercado.
Com isso, o RH adquire a necessidade de selecionar os colaboradores mais qualificados e alinhados com o perfil da empresa e com aquilo que ela busca alcançar. Então, para fazer com que esse processo se torne mais rápido, o RH utiliza a inteligência artificial para fazer essa seleção, torná-la mais rápida e fazer a melhor escolha entre os candidatos.
Sendo assim, um dos benefícios que realmente são trazidos pela globalização para o futuro do RH é a capacidade de conseguir trazer talentos para a localidade, pois se torna ainda mais viável que as empresas consigam colaboradores de outras cidades ou outros países.
Outro fator que acelerou ainda mais esse processo foi a enorme adoção do teletrabalho, que cresceu ainda mais após a pandemia do COVID-19 e fez com que se tornasse ainda mais fácil a conquista de profissionais qualificados fora da sua região, pois através dessa modalidade de trabalho as pessoas podem trabalhar de onde quiserem, por meio da internet.
Porém, o futuro do RH dentro das organizações nessa era da globalização aponta que haverá uma disputa ainda mais intensa por esses talentos.
Quais as tendências para o futuro do RH?
Para que você possa se informar ainda mais acerca do futuro do RH, abaixo listamos algumas das principais tendências para o futuro do RH, veja um pouco mais sobre cada uma delas.
Inteligência Artificial
Esse é um recurso que vem se tornando cada vez mais frequente dentro do setor do RH, fazendo com que a sua presença se torne cada vez mais forte no futuro só RH. Através do uso desses recursos as organizações conseguem ensinar os seus bots a realizar novas funções que antes não eram possíveis como avaliar dados, reconhecerem padrões e contribuir muito nos processos de tomada de decisão.
Visto isso, as empresas utilizam a inteligência artificial para que elas possam ter insights sobre as métricas da força de trabalho dentro da empresa de forma mais eficiente. Ela pode ser adotada em diversos setores e em inúmeras atividades diferentes, como por exemplo para melhorar o clima, alinhar a cultura organizacional, diagnosticar quais setores e colaboradores necessitam de capacitação, etc.
Automatização de processos
No RH os profissionais não são mais encarregados de realizarem tarefas burocráticas e repetitivas, pois atualmente eles utilizam um processo de automatização para que elas sejam executadas de forma ainda mais rápida e prática por esses profissionais. Um exemplo de uma ferramenta que pode tornar um desses processos ainda mais rápido é o QR point, que faz o controle de ponto dos funcionários de uma empresa de forma online e reduz o trabalho dos gestores, fazendo com que eles tenham mais tempo para ficar em outras coisas, como na gestão de pessoas.
Essa automatização de processos faz todos os trabalhadores de uma empresa terminarem as suas atividades em pouco tempo, para que eles possam usar o seu tempo e os seus recursos em atividades estratégicas, visando uma maior produtividade.
People Analytics
Esse é um processo onde todo dado que é coletado, é também organizado e analisado atenciosamente, visando entender todas as atitudes tomadas pelos colaboradores e também, quais são as suas expectativas em relação a organização. Ou seja, essa ferramenta consegue extrair informações de grande importância, que posteriormente podem ser utilizadas pela própria organização para criar novas estratégias.
Além disso, os gestores também podem usar esses dados para entender um pouco mais e avaliar os seus colaboradores, para medir o nível de motivação e desempenho de cada um deles. Como resultado dessa ferramenta é possível criar estratégias mais específicas de gestão de pessoas, com base no perfil e nas informações obtidas sobre cada profissional, tornando-as mais efetivas e mais benéficas para a empresa.
Teletrabalho
Com a alta demanda por mão-de-obra qualificada, as empresas cada vez mais exigentes e o processo de globalização se tornando cada vez mais intenso, o teletrabalho está surgindo como uma alternativa perfeita para os trabalhadores e para as empresas. Para as empresas porque elas conseguem contratar trabalhadores de qualquer lugar do mundo e para os trabalhadores porque são bem rentáveis e e podem ser feitos de casa.
Employer Branding
A imagem da empresa também é um fator determinante dentro da gestão de talentos. Visto isso, é importante que as empresas busquem ter um comportamento é uma cultura que seja bem vista pelos demais profissionais e tenha um diferencial. Por isso, uma das tendências para o futuro do RH é o Employer Branding, pois essa tática utiliza estratégias de endomarketing, que visam fazer com que os trabalhadores tenham uma visão melhor sobre a empresa e espalhem essa visão. Com isso, as organizações conseguem passar uma imagem boa no mercado para os clientes e também de boas empregadoras para aqueles que estão em busca de um emprego.
Uso das ferramentas no futuro do RH
Com a chegada de inúmeras tecnologias para auxiliar no setor do RH, torna-se preciso que os profissionais da área aprendam a utilizar essas novas ferramentas. Afinal, a todo momento surgem equipamentos, ferramentas e versões de um determinado aparelho melhores para complementar de forma ainda melhor a rotina do gestor. Como exemplo disso, temos os softwares que a todo momento se atualizam e surgem novas versões. Por conta disso, o futuro do RH exige profissionais mais flexíveis e estejam dispostos a aprender de forma constante.
Sabendo disso, confira abaixo algumas das ferramentas que fazem parte do futuro do RH e saiba para que serve cada uma delas.
O controle automático da carga horária e folha de pagamento
Os processos burocráticos ainda fazem parte das responsabilidades do RH, porém, como já foi dito antes, houveram algumas mudanças na forma que esse setor lida com esses processos. Como por exemplo temos o QRPoint, que facilita diversos processos burocráticos, pois essa ferramenta apresenta um leque de funcionalidades.
Com o QRPoint é possível fazer o preenchimento automático da folha de pagamento, permitindo alterações de forma simples, organizando os dados de forma a integrá-los dentro de um armazenamento em nuvem, podendo atuar juntamente a outros softwares de gestão.
A psicologia no mapeamento de perfis comportamentais
Os recursos da psicologia também auxiliam muito esse setor, porém, isso acontece principalmente por conta da gestão de pessoas. Por isso, o ato de mapear o perfil comportamental de cada um dos colaboradores se tornará ainda mais comum no futuro do RH, pois isso permite que a organização possa aproveitar muito mais os pontos fortes e fracos de cada um. Além disso, também há uma diminuição do turnover da organização e uma diminuição dos custos.
O uso da internet, big data e inteligência artificial para gerir talentos
O uso da internet também surgiu como uma ferramenta muito poderosa em relação a gestão de talentos, principalmente em um dos períodos iniciais do processo seletivo que costuma ser online e bastante eficaz para escolher um bom profissional. Além disso, também existem plataformas que são essenciais para que os gestores consigam gerenciar os talentos da empresa após já terem sido contratados. Elas funcionam dando uma estrutura analítica para ajudar a organização a tomar melhores decisões. Esse processo na maioria das vezes ocorre por meio de autoavaliações, então, após essa coleta de dados, a inteligência artificial consegue identificar novos talentos.
O armazenamento em nuvem dos dados do Departamento Pessoal
O futuro do RH também apresenta uma tendência muito grande à centralização da informação, pois ter todas as suas informações importantes guardadas em apenas um só lugar é uma alternativa mais segura e dinamiza o fluxo de trabalho para encontrar cada documento ou arquivo. Outra grande vantagem do armazenamento em nuvem é a acessibilidade das informações que é feita de forma muito mais prática por meio da internet, a qual é possível acessar de onde é na hora que quiser. Então, com isso, o monitoramento e o andamento das atividades e informações que são obtidas também se tornam muito mais rápidas.
Conclusão
Por fim, podemos concluir que a transformação digital foi um movimento de extrema importância que impactou diversos setores com as suas inúmeras mudanças. Visto isso, não poderia ser diferente no mundo empresarial com o futuro do RH, que antes era um setor especializado em resolver os problemas burocráticos, que levavam mais tempo, das organizações. Então, com a chegada de novas tecnologias tornou-se necessário que as empresas busquem se atualizar em relação a essas novas mudanças para que elas continuem competitivas no mercado e satisfazendo os seus clientes. Por conta disso, hoje em dia o RH é um setor que tenta ao máximo automatizar os seus processos através dessas novas tecnologias para garantir ainda mais vantagens para a empresa.
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