Employee value proposition: Saiba o que é o EVP e as suas vantagens

Ter um employee value proposition é essencial para que sua empresa se destaque no mercado. Descubra suas vantagens e dicas para fazer um EVP. Veja mais neste artigo!
Sumário
employee value proposition

O employee value proposition é um termo que está sendo bastante usado nos departamentos de RH. Essa expressão é crítica para a sua empresa. Acertar um employee value proposition é uma maneira absolutamente essencial para atrair e reter os melhores talentos.

Se você gestor pretende tornar sua empresa um lugar único e especial de se trabalhar, o employee value proposition é essencial para trazer candidatos e colaboradores que ampliem a sua marca e permaneçam na sua organização.

Pensando em ajudar a mostrar quem é sua empresa, o Genyo elaborou esse artigo onde nós elucidamos todos os pontos a respeito desse conceito de gestão. Fique atento!

O que é employee value proposition?

Um employee value proposition é o conjunto de benefícios que um gestor oferece aos colaboradores em troca das habilidades, experiências e qualidades que eles trazem para o cargo. Em outras palavras, é o que sua empresa tem para dar aos funcionários.

O employee value proposition, também chamado de EVP, normalmente inclui os benefícios, recompensas financeiras, oportunidades de desenvolvimento de carreira e vantagens adicionais que os funcionários recebem. Além disso, há também no EVP os valores e a visão da sua empresa.

Um employee value proposition tem como objetivo deixar os funcionários entusiasmados e orgulhosos de trabalhar para sua empresa e é uma excelente maneira de construir a marca do gestor enquanto empregador.

Muitos candidatos a vagas de emprego procuram empresas que compartilham valores semelhantes com os deles próprios. Por isso, ver um employee value proposition alinhado com os objetivos e paixões de um funcionário pode convencê-lo a escolher sua empresa em detrimento de outra.

Além do que já foi mencionado, ter um EVP atraente pode trazer candidatos passivos (ou seja, aqueles que não estão procurando emprego ativamente, mas estão abertos à oportunidade certa), o que representa uma grande porcentagem da força de trabalho global. Qual a diferença entre Employee Value Proposition e Employer Brand?

Esses dois conceitos podem acabar se confundindo na mente de alguns. Por isso, é importante destacar o que os difere em essência. Vejamos o que cada um desses conceitos significa individualmente e as diferenças entre eles.

A verdade é que o Employee Value Proposition e o Employer Brand são fenômenos que se complementam. Ainda que os conceitos sejam distintos, eles estão intimamente relacionados, pois ambos falam de uma empresa como um local propício para trabalhar.

Enquanto o Employer Brand se trata de um conjunto de razões persuasivas pelas quais a marca é um ótimo lugar para se trabalhar, o Employee Value Proposition é um conjunto de medidas concretas que a empresa tomou para tornar realidade o que foi dito acima.

Em outras palavras, o Employer Brand se trata de uma promessa, que é entregue por meio do EVP, que atua como uma contabilidade objetiva dos pontos fortes e oportunidades da empresa.

O EVP de uma empresa é o motivo pelo qual ela é popular. É por isso que é importante analisá-lo para poder definir os pontos fortes e fracos e, em seguida, usá-los para construir um forte Employer Brand que esteja de acordo.

Alguns dos motivos que fazem uma empresa se tornar uma empregadora atraente são a utilização de tecnologias de ponta, como a oferecida pelo serviço do Genyo, foco na saúde financeira de seus funcionários e uma forte reputação.

O EVP define a identidade da marca por meio da percepção dos funcionários que ali trabalham, enquanto o Employer Brand é uma série de medidas tomadas para canalizar essa identidade para atrair os melhores talentos.

Qual a importância de um EVP?

employee value proposition

Conforme dito nos tópicos anteriores, um Employee Value Proposition é um componente vital da marca de um empregador, dos seus esforços de recrutamento e da manutenção de uma força de trabalho engajada e produtiva.

No entanto, apesar de sua importância, muitos empregadores não param para definir seu EVP. Mas mesmo assim, ele acaba sendo estabelecido organicamente, quer eles percebam ou não.

Convém também destacar outro ponto importante, que é atentar para o fato de que um EVP não é estático e pode ser alterado ao longo do tempo devido às mudanças econômicas e do mercado de trabalho, mudanças culturais ou até mesmo a reformulação da sua marca.

Tendo em vista que definir expectativas claras e consistentes sobre o que um indivíduo pode esperar enquanto trabalha para sua empresa é uma ferramenta poderosa para atrair e reter os melhores funcionários e ajudar sua empresa a prosperar, vamos listar aqui alguns dos principais benefícios de se ter um Employee Value Proposition.

●     É a fundação da sua marca como empregador

Um Employee Value Proposition funciona como um guia para a marca do empregador. Ele comunica os benefícios e as oportunidades que uma empresa oferece a seus funcionários, o que se torna a base para a reputação e a mensagem que a sua empresa promove externamente.

Por exemplo, se o EVP da sua empresa abranger um local de trabalho flexível que oferece teletrabalho e home office, a marca do empregador provavelmente promoveria o trabalho em casa em seus anúncios de emprego e na página da empresa. O alinhamento de um EVP e do Employer Brand é essencial para uma mensagem consistente de quem você é como empregador.

●     Destaca os seus pontos fortes

Um Employee Value Proposition claro e bem definido é a sua chance de mostrar tudo o que sua empresa executa bem. Para isso, é crucial reconhecer e aceitar as áreas de fraqueza e colocar os pontos fortes da empresa em um pedestal.

Talvez você seja uma empresa menor que não oferece os salários mais altos. Considere destacar as grandes coisas que você oferece, como desenvolvimento de carreira, recompensa total, ambiente de trabalho e horários de trabalho flexíveis.

Todos esses são aspectos da sua organização que podem ser enfatizados e comunicados aos funcionários atuais e potenciais para mostrar que você se importa com o que eles valorizam.

●     Cria transparência e melhora o recrutamento

Hoje há uma grande quantidade de funcionários qualificados no mercado de trabalho. Por causa disso, os esforços de recrutamento estão se tornando focados no marketing, e os empregadores estão se promovendo com transparência para mostrar como são únicos e se destacam nesse meio.

Um EVP bem definido diferencia uma organização das outras porque mostra quem você é, o que você valoriza e o que você oferece aos seus funcionários, tornando mais fácil para os candidatos avaliarem o alinhamento que eles tem com a sua empresa quando estão procurando emprego.

●     Melhora a retenção dos funcionários

Definir um Employee Value Proposition não apenas atrai talentos para sua empresa, mas também dá a eles um motivo para ficar. Você está construindo uma plataforma que alinha sua oferta como empregador com o que os funcionários valorizam.

Um EVP oferece a oportunidade de coletar informações da liderança e dos funcionários para entender os desejos e necessidades de sua equipe. Em troca, você pode investir mais nas ofertas importantes para seus funcionários.

Além disso, um EVP claramente definido equipa melhor os funcionários para aproveitar o que você oferece. Por fim, ao mostrar que você valoriza as necessidades e desejos de seus funcionários e comunicar o que você pode oferecer a eles, você melhora o engajamento dos funcionários, reduzindo a rotatividade.

●     Economiza dinheiro

Se você não tem recursos para oferecer salários acima do mercado, é importante mostrar que um cargo na sua empresa é muito mais do que apenas uma faixa salarial. Em outros termos, se você mostrar valor, receberá valor em troca. Ao promover sua oferta geral, você enfatiza vantagens não monetárias.

Além do exposto, ao melhorar a retenção, você também reduz os custos associados ao recrutamento, integração e treinamento.

Agora que já entendemos quais as vantagens de se ter um Employee Value Proposition, vamos entender como fazer um a partir das dicas que daremos no próximo tópico.

Dicas para definir seu Employee Value Proposition

Em concordância com o que já foi dito anteriormente, um EVP é importante porque informa ao candidato a uma vaga de emprego o que ele receberá em troca de trabalhar com você.

Ao comunicar a experiência de trabalhar em sua organização, você atrai candidatos que se encaixam naturalmente e valorizam os benefícios que receberão por suas habilidades e experiência. Além disso, aqueles que não se alinham com seu EVP estarão menos inclinados a se candidatar.

Mas definir a essência do que sua organização oferece a sua equipe não é uma questão simples. É preciso uma reflexão verdadeira do real valor que a sua empresa oferece. Com isso em mente, aqui estão alguns conselhos sobre como desenvolver uma proposta de valor para o funcionário.

●     Identifique sua vantagem mais competitiva

Descubra o que seus funcionários existentes acham que é único sobre trabalhar para sua empresa e por que eles permanecem trabalhando. Depois de descobrir as percepções existentes, você pode aproveitá-las para melhorar seu EVP.

Faça pesquisas anônimas, grupos focais ou entrevistas individuais com os funcionários atuais para descobrir o que é importante para eles, o que os envolve e por que eles permanecem na sua organização.

Além disso, pergunte aos candidatos em entrevistas de emprego por que eles se candidataram a uma função em sua organização. Você também pode realizar entrevistas de desligamento para entender por que o pessoal que está saindo saiu e o que pode tê-los encorajado a ficar.

Caso sua empresa utilize uma agência de recrutamentos, estas podem ser úteis para que te forneça um feedback sobre o que atrai candidatos para suas funções.

As informações que você coleta devem incluir as percepções de seus funcionários sobre sua cultura, valores, metas, progressão na carreira, líderes, suporte, salários e benefícios.

Portanto, ao conduzir esta pesquisa, vá além do salário e dos benefícios financeiros para identificar a experiência intangível e as recompensas que a equipe valoriza.

●     Entenda a importância das recompensas e benefícios para os funcionários

Seus valores e propósitos também são cada vez mais importantes para os candidatos. Os funcionários querem saber que seu trabalho é importante e que a empresa em que trabalham causa um impacto positivo. Dentro de seu EVP, comunique as questões sociais, ambientais e culturais que você defende, o famoso ESG e como a equipe pode participar desses programas.

●     Destaque os pontos em comum dos funcionários

Após reunir os dados do tópico anterior, você poderá listar claramente os principais valores e os pontos únicos que são mais bem avaliados pelos seus funcionários. Ser capaz de definir o que seus funcionários mais valorizam ao trabalhar para você lhe dá uma direção clara quando chega a hora de escrever seu EVP.

●     Escreva os dados em uma linguagem simples

Após ter todas as informações que foram colhidas nos tópicos anteriores e já ter destacado os principais pontos que seus funcionários têm em comum sobre as vantagens de trabalhar em sua empresa, é hora de colocar a mão na massa.

Nesse momento, você pode finalmente escrever seu EVP. Lembre-se, sua mensagem deve ser sucinta e clara. Deve destacar o que é mais importante para seus funcionários e por que eles permanecem.

●     Cheque a veracidade dessas informações

Por fim, conforme já dito em outros tópicos, o Employee Value Proposition deve ter uma fundamentação na realidade. É a aplicação prática do seu Employer Brand. Por isso, seu EVP deve ser mais do que apenas frases descritivas.

O seu EVP precisa ter base na realidade e deve representar a soma da experiência de trabalhar em sua organização da maneira mais simples e verdadeira possível. Isso garantirá que você atraia pessoas que irão prosperar no seu local de trabalho, em vez daquelas que são atraídas pela mensagem que sua empresa passa, mas que não cumpre na prática

Para fazer isso, você pode testar seu EVP com seus colaboradores de mais destaque para confirmar se ele transmite com precisão a experiência de trabalhar para sua organização.

Conclusão

De acordo com o que vimos neste artigo, desenvolver um employee value proposition abrangente tornou-se uma prioridade nas empresas modernas. A tecnologia desempenha um papel fundamental em conduzir a absorção desses benefícios e na obtenção de sucesso a longo prazo. Por isso, utilizar na sua empresa a tecnologia Genyo é essencial para sua marca.

Confira as nossas funcionalidades!

 

Outros artigos relacionados

Inscreva-se na
Genyo News

Toda semana na sua caixa de e-mail. É grátis!

Compartilhe este artigo

Compartilhe este artigo

Consentimento de Cookies

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando, você declara ciência dos: Termos de Uso, Políticas de Privacidade e Cookies.

A gestão inteligente que o seu RH e DP merecem

Este controle de ponto digital permite acompanhar remotamente as atividades, presenças e ausências dos funcionários internos e externos.

modal controle de ponto blog