Employer branding, ou marca empregadora, é o nome dado à estratégia de marketing usada para gerar uma percepção positiva, sobre a empresa, como um local de trabalho ideal.
Essa estratégia passou a ser valorizada como um instrumento ideal, principalmente para valorizar processos de recrutamento e seleção, uma vez que atrai talentos do mercado de trabalho, e de retenção de profissionais.
Por isso, pensando em ensinar mais sobre a prática de employer branding, o Genyo produziu este artigo para que você aprenda como aplicar essas técnicas na sua empresa. Confira o artigo na íntegra e saiba mais sobre o assunto!
O que é Employer Branding
Employer branding, ou marca empregadora, no português é o conjunto de técnicas, práticas e atividades implementadas para gerar uma percepção positiva da empresa, enquanto esta como ambiente de trabalho.
Ou seja, visa a construção e a manutenção da imagem positiva da empresa. Por isso, a diferença é que o alvo não são os clientes finais, e sim os colaboradores da própria empresa.
Entretanto, é óbvio que essa não é uma ação dissociada, uma vez que uma das consequências da empresa ser reconhecida como uma boa empregadora, interfere favoravelmente na percepção dos clientes finais que têm sobre a marca.
Por isso, as ações de employer branding refletem tanto o público interno (funcionários da empresa) quanto o público externo (clientes, fornecedores, parceiros, candidatos a vagas e, até mesmo, para a sociedade em geral). Portanto, são ações que melhoram a impressão, no total, da empresa.
Como surgiu o Employer Branding?
Este termo foi utilizado pela primeira vez ainda na década de 1990, em um artigo publicado em 1996, por Simon Barrow e Tim Ambler, no Journal of Brand Management. Se tratava de um estudo acadêmico, e é considerado a primeira tentativa de aplicação das técnicas de gestão de marcas à gestão de recursos humanos.
Desde então, o conceito de Employer Branding se tornou amplamente adotado pelas organizações em todo o mundo. A cada ano, cresce ainda mais o número de empresas interessadas em desenvolver e aplicar estratégias de EB, em prol de colher os resultados que uma marca empregadora bem trabalhada, pode oferecer.
O que não é Employer Branding
Além de saber o que é o employer branding, é preciso saber diferenciar de práticas importantes e valiosas para uma empresa, mas que não são employer branding. Confira algumas dessas a seguir:
- um ambiente confortável para o trabalho: escritórios descolados, com almofadas e sofás para um trabalho mais confortável ou até mesmo para coworking, apesar de legal, e fazer do escritório algo mais convidativo, não é uma prática de EB;
- comunicação corporativa, como por exemplo uma newsletter da empresa, ou outros tipos de comunicado, não são EB;
- rankings de melhores funcionários, ou melhores colegas de trabalho também não são considerados EB;
Branding VS Employer Branding
Outro ponto muito importante de diferenciar é o termo de employer branding, e seu significado, de outros termos similares, como o branding, uma vez que esses são facilmente confundidos pelas pessoas.
O branding é uma prática de gestão de marcas, feita pela área de marketing, que se concentra na reputação externa dos atributos da empresa. Já o EB é um resultado dessa gestão, porém com outros focos.
O employer branding combina os atributos compartilhados pelos colaboradores em conjunto à reputação percebida pelo mercado. É justamente por isso que essa função pode ser um desafio, uma vez que não adianta muito investir na divulgação externa da sua empresa, se os funcionários não estão satisfeitos.
Trata-se de um desafio pois não há como fazer uma publicidade positiva da empresa, quando os próprios colaboradores compartilham com o mercado uma realidade diferente daquela promovida pelo RH da empresa.
Porque o Employer Branding é importante
Levando em consideração o quão competitivo é o ambiente dos negócios, as organizações devem, e precisam se destacar à frente da concorrência, por isso muitas vezes se agarram fatores que possam colocá-las em posição de destaque.
Pensando nisso, e utilizando do fato de que, comentários sobre negócios, sejam estes positivos ou negativos, sempre irão correr pela boca do povo, porque não utilizar disso para divulgar as qualidades da sua marca, enquanto empregadora?
Essa é uma maneira de desmistificar vários fatores sobre a empresa, como sobre como ocorre o funcionamento interno, ou então como é o clima organizacional da corporação, e outros fatores dentro desse aspecto. Por isso, a disseminação dessa informação é uma oportunidade e tanto para explorar a sua marca.
Por isso, a utilização do employer branding como estratégia de marketing ajuda a definir e a manter defensores da sua marca. Esses acabam por realizar uma divulgação espontânea das qualidades que a organização oferece.
Quanto melhor a reputação da companhia, também é possível identificar uma melhora na quantidade de currículos recebidos, e uma melhor qualidade perante a procedência desses currículos, ou seja, de pessoal mais qualificado.
Dessa maneira, a oferta de candidatos para as vagas disponíveis aumenta, consequentemente fazendo com que o processo seletivo ocorra com mais eficiência, e em menor tempo.
Para além da contribuição durante o processo de captação de profissionais qualificados, uma boa aplicação do employer branding também beneficia a retenção de talentos. Técnicas de employer branding aplicadas de forma correta e eficaz promove que os colaboradores possuam maior apreço à empresa, melhorando o clima organizacional, e fazendo com que os funcionários se tornem defensores da marca, se tornando leais a ela.
Benefícios do Employer Branding
Como estratégia de gestão, as técnicas de employer branding, como mencionado anteriormente, são muito importantes para a imagem da empresa, interna e externamente. Confira os principais benefícios para a organização:
Atrair novos talentos
Adquirindo um lugar de destaque da sua marca, essa passa a atrair profissionais mais capacitados. Essa ação representa uma tendência que corresponde à reputação positiva, para que essa continue a crescer graças à presença de colaboradores de alta performance na equipe.
Assim, a empresa torna-se mais atrativa para os melhores talentos do mercado, que obterão uma visão da corporação muito mais positiva e beneficiária para o próprio desenvolvimento dos colaboradores.
Maior produtividade dos colaboradores
O comprometimento dos colaboradores passa a ser muito maior, quando se há uma boa aplicação da employer branding. Os trabalhadores passam a acreditar e defender a empresa onde trabalham, fomentando um sentimento de reciprocidade muito forte.
Consequentemente, a organização, uma vez que esta oferece um ambiente saudável e agregador, cultiva profissionais mais motivados para alcançar os objetivos propostos por suas funções.
Fortalecimento da imagem positiva da marca
Levando em consideração o tópico mencionado anteriormente, quanto mais os colaboradores “vestem a camisa da empresa” e se sentem comprometidos com essa, mais tendem a propagar a imagem da empresa.
Assim, profissionais mais qualificados se interessam pela empresa e se candidatam a mesma. Novamente, cultiva-se o ciclo de reputação positiva dessa empresa, gerando resultados excelentes e fortalecendo uma propaganda natural da marca.
Retenção de talentos
Outro grande benefício da técnica de employer branding é a retenção de talentos. Ou seja, da mesma forma que a marca passa a atrair profissionais capacitados, também é capaz de mantê-los em seu quadro de colaboradores.
Melhores estratégias para implementar o employer branding
Uma vez que entendido a importância do employer branding, é preciso compreender as estratégias que podem ser utilizadas para implementar as técnicas na sua empresa. Em primeiro lugar, assim como acontece com o branding, o que funciona nessa área é um conjunto de iniciativas.
No employer branding, não bastam ações isoladas. Elas precisam ser conjuntos, o primeiro passo para elas é definir os valores que sustentam o negócio: definir a missão, visão e valores que trabalhem em prol de diferenciação para o seu negócio.
Uma vez elencada essas questões, é a hora de partir para as iniciativas que impactam positivamente o employer branding:
Planejamento
Um projeto de employer branding leva tempo para ser consolidado, por isso o planejamento se faz tão importante. Esse precisa ser efetivo e contar com o efeito curto, médio e longo prazo.
Mediante esse fato, a definição das iniciativas precisa conter fatos que considerem os objetivos, como também os recursos disponíveis para a efetivação do plano; como também o cronograma de elaboração desejado, baseado em dados reais; os indicadores que são empregados na mensuração dos resultados é de suma importância para que seja possível acompanhar e avaliar a efetividade das ações.
Análise interna
Para além das ações pontuais, a reputação da empresa é aquilo que se constrói todos os dias dentro da empresa. Para começar a trabalhar na marca empregadora, é essencial conhecer ao máximo o funcionamento e a cultura da organização.
Por isso, é preciso entender a fundo a experiência do colaborador, por isso ações como: aplicar pesquisas de clima, categorizar os perfis de personalidade, assim como receber feedbacks diretos de colaboradores de diferentes áreas é fundamental.
Delimitação da estratégia
Para que as técnicas de employer branding possam ser bem executadas, é fundamental definir grupos que precisam ser priorizados, justamente por terem uma função estratégica voltada para o sucesso da operação.
Nesse processo, os gestores de cada área têm um papel fundamental nesse processo, até porque são eles que obtêm o feedback direto dos colaboradores.
Employer Value Proposition
Esse é um componente fundamental da marca empregadora. O EVP irá refletir justamente a reputação da organização e é basicamente a proposta de valor da empresa, enquanto empregadora.
Por isso, é uma etapa de grande importância na estratégia do employer branding uma vez que contribui para o entendimento do que é valorizado pelos colaboradores no momento de tomada de decisão sobre motivações que envolvem a entrada na empresa, e continuam a trabalhar nela.
Processo criativo
O processo criativo é fundamental para guiar as campanhas, ações, iniciativas e todo o planejamento da comunicação da sua empresa. O conceito final, após a realização desta etapa, deverá refletir o que há de mais positivo na experiência dos colaboradores.
Por isso, é fundamental que ele considere diferentes públicos-alvo, a partir de uma segmentação clara e objetiva. Isso é de suma importância visto que servirá como guia em todas as etapas do processo e para todos os envolvidos na implementação deste.
Implementação de uma cultura forte na empresa
A cultura organizacional é extremamente relevante para a construção de um sentimento identitário interno para com os funcionários. Ela representa o conjunto de crenças, princípios, hábitos e valores internos que fundamentam a maneira como os colaboradores pensam e agem.
Por isso, uma vez que o foco da cultura da instituição foi definido, é importante compartilhá-lo no seu processo seletivo. Essa é uma excelente medida para atrair candidatos que possuam valores semelhantes aos da empresa, e aumentem a retenção desses.
Através da cultura organizacional, é possível identificar a maneira com que a imagem do negócio será utilizada, principalmente quando o foco é atrair novos profissionais.
Forneça um ambiente de trabalho agradável
As jornadas de trabalho tendem a ser algo muito cansativo, por isso oferecer um bom ambiente laboral é uma forma de favorecer a produtividade e gerar bem estar para as pessoas que nele trabalham.
Além de limpeza e organização, proporcionar momentos de descontração é de suma relevância. Isso promove uma melhoria absurda entre os colaboradores e as equipes, fazendo com que estas se sintam mais satisfeitas e motivadas dentro da empresa.
Reconheça os colaboradores e invista em uma política de benefícios
É preciso compreender que as empresas funcionam como engrenagens, em que cada um desenvolve um papel para o bom funcionamento daquilo que foi planejado. Pensando nisso, cada tarefa conta, assim como cada colaborador é importante.
Fortalecer o employer branding exige reconhecimento das entregas que os profissionais fazem diariamente. Por isso, cada tarefa conta! Assim, principalmente quando o trabalho é bem executado, o colaborador deve ser reconhecido. Isso promove o engajamento dos funcionários, quando estes percebem que seus esforços são valorizados dentro da empresa.
Exerça a transparência
Uma gestão transparente é uma excelente maneira de fazer com que o colaborador sinta que pode confiar na sua organização. Transmitir aos colaboradores a sensação de que sua empresa é o melhor lugar para trabalhar, o que potencializa muito a produtividade da entrega individual.
Permita que seus colaboradores se repliquem
Quando a empresa possui um legado e uma imagem positiva, os colaboradores serão os próprios responsáveis por tornar isso público. Por isso, trata-se de um processo espontâneo e faz parte de uma das muitas estratégias de employer branding.