Dress code no trabalho: Confira os pontos importantes na hora de delimitar o tipo de roupa de seus colaboradores!

Saiba tudo sobre o dress code! Sua importância, tipos existentes e como definir qual será o código de vestimenta de sua empresa! Veja mais neste artigo!
Sumário
dress code

Você sabe o que é o dress code? Essa importante expressão estrangeira, muito frequente no Brasil, é utilizada para definir qual tipo de roupa deve ser destinado para determinados ambientes.

No caso do ambiente de trabalho, o código de vestimenta é de extrema importância para ser seguido corretamente, visto que o não cumprimento pode ocasionar em advertências para o profissional. Veja abaixo tudo sobre este tema e como definir código de vestimenta de sua organização!

O que significa dress code?

Essa expressão em inglês significa “código de vestimenta”. O código de vestimenta é utilizado para tentar organizar e padronizar o visual de um local, principalmente de eventos, festas e empresas.

Quando utilizado em um evento, ele pode ser indicado através do convite ou fica a cargo do bom senso dos convidados. No trabalho, geralmente o setor de Recursos Humanos (RH) é quem fica responsável por produzir o dress code de acordo com a cultura organizacional.

Ele muitas vezes é confundido com os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), no entanto, os EPIs são equipamentos obrigatórios que vão garantir a segurança e bem estar do profissional durante o atributo de suas funções. Eles são determinados através de um estudo minucioso dos riscos ocupacionais.

Por exemplo, o jaleco utilizado por profissionais de saúde em um hospital não faz parte do dress code, e sim um equipamento de segurança para proteger a si mesmo e ao paciente. No entanto, em um ambiente judicial, é comum que o dress code de advogados seja o de paletó e gravata.

Além disso, o dress code é bastante confundido com uniforme. O uniforme de um trabalho tem o objetivo de padronizar os profissionais, trazendo maior seriedade a imagem de sua empresa.

Muitas vezes também é utilizado para categorizar os profissionais, como por exemplo o uniforme de um vendedor ser diferente do uniforme de um auxiliar de serviços gerais. Porém, o uniforme é algo obrigatório a ser seguido, já o dress code é um código recomendado. Em ambos os casos, os profissionais podem ser penalizados caso não cumprido.

Dress code no trabalho

Como falamos anteriormente, o código de vestimenta está muito presente no trabalho como um conjunto de regras de vestimenta para que os profissionais estejam vestidos de acordo com o ambiente, sem desrespeitar a conduta empresarial.

Algumas empresas podem apenas orientar os profissionais como se vestir, enquanto outras estabelece o dress code nas normas da empresa. Independente da forma com que é exposto, o dress code deve ser seguido corretamente.

O dress code no trabalho pode ser definido como uma vestimenta completa, ou apenas uma peça do visual, como por exemplo um tipo de sapato específico. Quando deixamos o dress code em aberto, é comum que o colaborador não contribua para a construção da imagem da empresa, já que cada profissional vai se vestir de acordo com a sua vontade.

Portanto, nas organizações o dress code vai ser extremamente responsável para refletir através dos profissionais a seriedade, os valores e a forma com que outras empresas, fornecedores e clientes vão te enxergar. Por exemplo, uma clínica de saúde onde os profissionais se vestem de roupas casuais, pode não passar a seriedade necessária.

Ele também pode ser uma opção para os profissionais que detestem utilizar uniformes. O uniforme pode ser algo que constrange e não agrada todos profissionais por não poderem demonstrar suas personalidades. Nesses casos, a solução é manter um código de vestimenta que pelo menos padronize o estilo de vestimenta dos trabalhadores.

Por fim, o dress code no trabalho também tem a função de mantes os profissionais de acordo com as situações vivenciadas. Por exemplo, se haverá uma reunião com investidores, o dress code é responsável por manter os profissionais vestidos de forma apropriada, no entanto, se será feito um evento com a população em torno de uma empresa, o dress code muda para algo mais casual e esportivo.

Assim, nenhum profissional ficará se sentindo deslocado durante o dia a dia e nem em reuniões ou eventos importantes.

Caso a sua empresa ainda não possua um tipo de dress code oficial, o ideal é que seja observado como os profissionais da própria empresa ou do ramo se vestem. Isso vai determinar a maneira que o mercado enxerga o seu negócio.

Questões principais do dress code no trabalho

Se tratando da implementação de um dress code no ambiente de trabalho, o ideal é que sejam respondidas algumas questões essenciais como:

  • Qual é a imagem que a empresa deseja transmitir?

Inicialmente, é preciso refletir que tipo de imagem você pretende transmitir a sociedade sobre sua empresa. Se sua empresa é uma loja de materiais esportivo, será que o dress code dos profissionais deve estar de acordo com os produtos vendidos?

A imagem de uma empresa é a primeira visão que os clientes e parceiros terão de seu negócio, e como diz o ditado “a primeira impressão é o que fica”.

  • O dress code ofende, descrimina ou deixa algum profissional desconfortável?

Quando falamos de maneira de se vestir, é importante reconhecer que as pessoas são diferentes umas das outras, e, portanto, possuem seus próprios estilos e desejos. Caso o dress code deixe parte dos profissionais desconfortáveis, reveja sua decisão e avalie o que é necessário ser modificado.

  • O dress code é indicado para o ambiente empresarial?

Faça uma avaliação do ambiente empresarial interno e externo. O ambiente interno diz respeito ao clima organizacional, aos tipos de profissionais e funções realizadas, e à estrutura física do local. Sobre o ambiente externo, estamos falando sobre o clima da região, o acesso até a empresa e onde ela está localizada (dentro de um shopping? Em um prédio comercial? No centro da cidade?).

Essas questões são importantes para avaliar a viabilidade de um dress code. Muitas empresas cometem o erro de solicitar um dress code formal, com o uso de terno e gravata, em uma região extremamente quente, provando mal estar em todos funcionários.

  • Qual é a identidade da empresa?

Durante a criação e crescimento de uma empresa, é natural ir formando sua identidade, valores e objetivos. O dress code deve conversar também com essas questões.

Por exemplo, digamos que sua empresa possui uma identidade visual e comunicativa mais moderna, jovem e descolada. O dress code dos profissionais devem seguir essa mesma ideologia para que esteja permeada por toda organização.

  • Quais atividades os trabalhadores realizam?

Solicitar um tipo de dress code que não está de acordo com as funções realizadas por um profissional pode ser um sério problema. Digamos que uma determinada empresa, inclua o dress code de sapato alto para as mulheres. Caso essas profissionais passem longos períodos trabalhando em pé, irá se tornar impraticável a execução de suas tarefas, além de poder provocar um acidente de trabalho.

Além disso, é de extrema importância que nesse momento seja avaliação a igualdade de condições de trabalho para homens e mulheres, visto que muitas vezes a exigência de dress code recai em maior peso para as mulheres.

Por esse motivo, é essencial que se evite os ultrapassados e tradicionais pedidos de apenas utilizar saias, sapatos altos ou vestidos, devendo cada profissional utilizar o tipo de peça que mais se adapte à sua realidade e perfil. Isso é uma importante atitude de empatia no trabalho.

A importância do dress code

Falamos brevemente sobre alguns benefícios do dress code, como a padronização da imagem do seu negócio.  No entanto, são diversas questões que irão favorecer a sua empresa ao delimitar um tipo de vestimenta.

Alguns deles é:

  • Maior credibilidade do seu negócio ao apresentar profissionais com vestimenta padronizada;
  • Cria um senso de organização, com profissionais facilmente identificados pelos seus clientes;
  • Transmite maior profissionalismo;
  • Melhora do clima organizacional, positividade e produtividade;
  • Demonstra confiança e autoridade;
  • Reforça alinhamento de valores e missão da empresa;
  • Demonstra confiança profissional;
  • Consolida a imagem da empresa;
  • Auxilia na comunicação corporativa;
  • Solidifica a cultura e ajuda no melhor bem-estar profissional;
  • Ajuda na sensação de pertencimento dos profissionais;
  • Produz maior engajamento;
  • Diminui o problema de inadequação de vestimenta no trabalho;
  • Fazem a comunicação não verbal da empresa.

Essas são só algumas vantagens que o dress code pode provocar em sua empresa. Cada empresa ainda pode extrair mais benefícios nessa atitude, influenciando até no aumento das vendas!

Vale lembrar que o empregador pode conversar com seus profissionais para delimitar o dress code, de forma que a opinião dos profissionais seja levada em consideração, respeitando seus princípios e necessidades.

Tipos de dress code

dress code

Existem alguns tipos principais de dress code que podem ser adotados em sua organização. Esses tipos servem para nortear as regras de vestimenta de sua organização, no entanto podem ser modificados e mesclados.

Formal

O mais conhecido é o dress code formal, ele é bem característico e perceptível no primeiro momento devido a transmissão da imagem de maior seriedade e segurança. Nesse tipo de vestimenta o que predomina são cores sólidas, neutras e sóbrias, além de peças características como terno, calça, gravata, sapato formal, etc.

Esse tipo de vestimenta não necessita ser antiquado, podemos incluir elementos modernos no visual. O dress code formal é bastante utilizado em escritórios de advocacia, porteiros, motoristas particulares, bancários, etc.

Informal

Seguindo a linha contrária do modelo formal, o dress code informal é livre para utilizar “o que quiser”, sem esquecer de que está em um ambiente de trabalho. Portanto é liberado camisetas, tênis, acessórios diversos, brincos, piercings, e muitos outros, sem excessos. A vestimenta informal é bastante comum em startups e no home office.

Semi-informal

O equilibro entre o formal e informal é o semi-informal. Nesse tipo são aceitas peças de ambos os estilos, incluindo peças do visual formal e outras do informal. Calças jeans, blusas, ternos, sapatos altos, cores vibrantes, tudo é permitido, desde que haja um equilíbrio entre as peças.

Casual

O estilo casual é parecido com o informal, no entanto ele é ainda mais confortável e versátil, com o uso das tradicionais camisas polo. Além disso, no estilo casual é permitido jeans, sapatilhas, tênis camisas de malha, e outras peças casuais.

Criativo

No código de vestimenta criativo (também chamado de Sem dress code), como o nome já dá para entender é aquele em que os trabalhadores são livres para se expressar através de suas vestimentas dentro do trabalho. Portanto, é o dress code mais livre entre os tipos, e é muito empregado em empresas de moda, tecnologia e publicidade.

Esportivo

Por fim, o dress code esportivo é voltada para as empresas de material esportivo, academias, pratica de atividades físicas e outras relacionadas a qualquer tipo de esporte. Geralmente são as roupas de malha, lycra ou tactel, que são resistentes, porém bem leve e frescas, para que não haja muita transpiração.

O que levar em consideração na hora de definir o código de vestimenta da sua empresa

Quando estiver definindo o código de vestimenta de sua empresa, precisa ter atenção redobrada com algumas questões em especial.

Funções do profissional

Como falamos anteriormente, a função profissional é um dos pontos mais importantes de um dress code. Se ele participa de reuniões com acionistas e fornecedores, um tipo de vestimenta formal deve ser solicitado, caso seja um profissional de vendas, a depender do tipo de empresa uma vestimenta casual ou semi-informal é suficiente.

Cada tipo de função possui uma necessidade de vestimenta diferente, portanto, adeque as vestimentas as tarefas.

Saiba a impressão que quer causar

Você já deve ter percebido que o modo que seus colaboradores se vestem é a imagem de sua empresa, portanto, pense qual é a impressão que você causar aos seus clientes. Se você deseja criar um ambiente acolhedor, provavelmente o estilo formal seja o menos indicado. O contrário está em um ambiente para criar um clima de segurança, onde o estilo formal seria o mais indicado!

As roupas tem a capacidade de criar essa sensação nas pessoas, de cuidado, poder, afeto, segurança, seriedade, medo, humanização, etc.

Os valores e a cultura da empresa

Tudo em sua organização deve estar alinhado aos valores e a cultura da empresa, dessa forma, também estamos falando das vestimentas dos profissionais. Por esse motivo, não cobre um tipo de roupa, que não faz parte da cultura de sua empresa.

Nós do Genyo esperamos que este texto tenha conseguido tirar todas suas dúvidas e te ajudar a definir o dress code de sua organização. Convidamos a visitar nosso site e conhecer o nosso sistema de ponto digital!

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