Diversidade e inclusão: Veja como esses dois termos estão relacionados ao crescimento de sua organização!

Sua empresa é diversa e inclusiva? Veja o que fazer para tornar sua organização ainda mais ligada com a diversidade e inclusão. Veja mais neste artigo!
Sumário
diversidade e inclusão

Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre a necessidade de diversidade e inclusão nas empresas, certo? Essa estratégia representa um grande diferencial nas empresas, além de ser uma oportunidade única de crescimento.

Através da promoção da diversidade e inclusão é possível elevar a qualidade do capital humano na organização, com um maior leque de competências profissionais, vivências, visões e soluções criativas.

Tudo isso, promove uma pluralidade e riqueza de perfis, alavancando ainda mais uma organização. Se você sempre quis saber como tornar o perfil de seus funcionários mais diverso e inclusivo, confira abaixo algumas dicas do que fazer e todos os benefícios dessa prática!

Qual é a definição de diversidade e inclusão?

Mesmo sendo utilizados juntos, a diversidade e inclusão não são sinônimos. Na realidade, essas duas palavrinhas são complementares, ou seja, uma está relacionada a outra. Promover diversidade nas empresas é também a tornar mais inclusiva.

Junto a esses dois conceitos, também é importante destacar a equidade, sendo um guia e alicerce para a promoção da diversidade e inclusão. Ademais, o rompimento dos padrões tradicionais pautados no privilégio é outro elemento central dessa questão.

Diversidade

Por diversidade, consideramos como um conjunto de questões que tornam uma pessoa única. Consideradas como “diferenças”, visto que foge do que é socialmente e historicamente considerado o padrão.

A diversidade inclui diferenças étnicas, a amplitude e diversidade de gêneros e orientações sexuais, nacionalidades, religião, idade ou a presença de alguma deficiência.

Dessa maneira, a diversidade é a junção de grupos de pessoas que ainda sofrem algum tipo de rejeição, preconceito ou discriminação social.

É o que ocorre (infelizmente) com negros, mulheres, pessoas LGBTQIA+, indígenas, pessoas com deficiência física (PCDs), baixo nível de escolaridade, gordos, religião de matriz africana ou do Oriente Médio, e muitas outras questões.

Inclusão

Como inclusão, também chamada de inclusão social. É justamente as ações e os meios utilizados para tornar o ambiente mais diverso e inclusivo, lutando contra o sistema que beneficia apenas quem está no topo, geralmente o homem, branco, hétero e com alto poder aquisitivo.

É através da inclusão que Leis foram criadas, visando por exemplo a criação de cotas sociais e raciais para poder equiparar a injustiça social que assola a população mais pobre e negra do país.

Dentro da empresa, a inclusão reflete a inserção de profissionais que possuem barreiras na contratação. Por exemplo, é a quebra de um ciclo de injustiças quando uma empresa contrata e inclui PCDs em seu quadro de profissionais, modificando drasticamente a vida dessa pessoa.

A importância da diversidade e inclusão

O ponto mais importante é que, como falamos anteriormente, maior diversidade e inclusão torna o ambiente de trabalho muito mais seguro, acolhedor, longe de preconceitos, julgamentos e discriminações.

Empresa, funcionários, clientes e a sociedade em torno também é bastante beneficiada com a diversidade e inclusão. A construção de uma cultura mais inclusiva gera maior respeito entre todos.

Dentro da empresa, a melhora do clima organizacional é responsável por tornar os funcionários cada vez mais empáticos, que é uma competência profissional de grande importância para criar equipes fortes e promissoras.

Junto a isso, a diversidade é importante para construir uma reputação positiva da empresa, e a inclusão promove uma diminuição do turnover e aumento da satisfação.

Vale lembrar que a Lei 8213 de 1991 já de termina a obrigação das empresas incluírem pessoas PCDs e reabilitados em seu quadro de funcionários. A obrigação fica por conta de quem possui mais de 100 funcionários, que devem ser preenchidos da seguinte forma:

  • Até 200 funcionários – 2% do quadro de PCDs;
  • de 201 a 500 funcionários – 3% do quadro de PCDs;
  • de 501 a 1.000 funcionários – 4% do quadro de PCDs;
  • de 1.001 funcionários em diante – 5% do quadro de PCDs.

Vale lembrar, que além dessa obrigação, a empresa é livre pra tornar seu quadro ainda mais diverso, principalmente pensando na população que está em torno do seu local.

Benefícios em promover diversidade e inclusão

Nós já citamos inicialmente alguns benefícios que essas duas palavrinhas podem promover para a empresa, funcionários e sociedade. Muitas dessas vantagens são tão importantes que acabam por transformar toda a estrutura, objetivos, metas e a missão da organização. Confira!

Criatividade

Fica claro que um ambiente diverso transforma qualquer local em algo mais criativo e inovador.

Imagine uma sala de reuniões com todas as pessoas iguais, com vivências iguais e que pensam da mesma forma. Provavelmente as ideias e a solução de problemas que sairão dessa sala de reuniões será sempre a mesma coisa.

No entanto, uma sala de reuniões diversa, sempre surgirão ideias criatividades, pontos de vistas diferentes e soluções inovadoras!

Aumento dos lucros

Quanto mais diverso for uma organização, com bastante inclusão de perfis, maior será o lucro da empresa, visto que os serviços e produtos ofertados serão direcionados para diversos perfis diferentes.

Um exemplo claro é uma rede de produtos para cabelo. Uma empresa feita só por mulheres brancas com cabelo liso, terá pouco conhecimento nos cuidados e desejo de quem tem cabelo crespo.

No entanto, uma empresa com uma maior diversidade de mulheres, poderão produzir produtos para todos os tipos de cabelo, crespos e lisos, com eficácia e de qualidade, elevando os lucros e competitividade.

Mais visibilidade para a empresa

Você se surpreenderia ao saber a quantidade de clientes que levam a visão de uma empresa em consideração na hora de comprar um produto. Grandes organizações como a Nubank, Natura e Riachuelo já estabeleceram perante a sociedade uma postura mais diversa e inclusiva.

Com isso, a aceitação e o interesse popular pela marca se elevam, além da admiração e a compra de seus produtos. No que tange os fornecedores e parceiros, a empresa também passam a se relacionar de forma mais amigável com outras organizações.

Gestão de conflitos

Você conhece a gestão de conflitos? É muito comum que em um ambiente de trabalho exista conflitos. Isso se dá por que as pessoas são diferentes e toda essa diferença pode se chocar.

No entanto, quando se cria um ambiente inclusivo, você promove uma melhora do convívio entre todas as pessoas, instaurando com facilidade a gestão de conflitos. A gestão de conflitos é justamente a maneira de gerir e solucionar os problemas, deixando o ambiente bem mais respeitoso e empático.

Bem-estar

O bem-estar profissional é o objetivo de todo trabalhador. Poder se sentir bem no ambiente de trabalho, se expressando da forma com que sente, se vestindo da forma com que gosta, sem ser julgado ou discriminado por isso.

Essa sensação de liberdade está intimamente relacionada com a melhora do clima organizacional, já que o trabalhador se sente motivado e feliz em fazer parte da empresa.

Colaboração entre profissionais

Se a sua empresa depende da colaboração mútua de seus profissionais, a diversidade modifica totalmente a cultura organizacional, fazendo com que os profissionais se sintam bem mais receptivos e engajados.

Como promover maior diversidade e inclusão nas empresas

diversidade e inclusão

Como você já pôde perceber, os benefícios na diversidade e inclusão são muitos. Mas como implementar essas questões em uma empresa?

Diante mão é importante salientar que iniciativas isoladas não irão surtir o efeito desejado quando comparado a mudança brusca de comportamento e estrutura da empresa. Inclusão de pequenos grupos marginalizados apenas em determinadas áreas, geralmente na parte de serviços gerais ou atividades de baixa especificidade são erros comuns.

A diversidade e inclusão devem atingir todas as esferas organizacionais, ocupando diferentes níveis hierárquicos, como em cargos de liderança, gestão, diretoria, etc. Somente dessa forma é que é possível ser efetivo na mudança de paradigma social.

Para entender mais sobre isso, confira abaixo alguns tópicos que selecionamos para demonstrar como implementar essa mudança.

Equiparação salarial

O primeiro ponto é que sua empresa deve buscar e promover a equiparação salarial. A diferença entre salários é uma das questões mais desiguais de muitas empresas, sendo as mulheres as maiores vítimas dessa situação.

Pensando nisso, sua empresa deve ter um plano de metas e projeção salarial que leve questões pré-estabelecidas, evitando a discrepância salarial.

Seja transparente

Jogue limpo. A transparência é uma questão importante no momento de contratar as “minorias”. Explique desde o início que a vaga é ofertada para esse perfil de funcionário, por que a empresa realiza isso e qual a importância da contratação destes profissionais para a cultura organizacional.

Isso é importante para que o profissional entenda a importância do seu papel a desempenhar.

Faça treinamentos

Nada adianta promover maior diversidade e inclusão em uma empresa, se os profissionais não são treinados e instruídos a conviver e aceitar as diferenças. Quando isso não ocorre, os profissionais contratados são tratados com desrespeito por outros trabalhadores, tornando a experiência traumática.

Dessa forma, eduque os seus colaboradores através de palestras, aulas, vídeos, e todas as ferramentas possíveis para se tornarem ser humanos melhores, se despindo de seus preconceitos e atitudes discriminatórias.

Essa etapa promove uma mudança não só organizacional, mas também social!

Dê atenção aos clientes

Os seus clientes tem muito a dizer sobre a sua empresa. Avalie o perfil de seus maiores consumidores. Será que a sua marca os representa em seus produtos? Essa é uma avaliação importante para entender a visão de diversidade e inclusão que sua empresa reflete.

Sempre que possível realize pesquisas de engajamento para avaliar como anda o impacto de suas ações e mudanças na comunidade ao redor. Isso permite a correção de falhas e problemas.

Respeito em primeiro lugar

Você provavelmente já deve ter ouvido falar que “Sem o respeito não chegamos a lugar nenhum”. Essa frase reflete bem a questão central da diversidade e inclusão.

A empatia no trabalho é a habilidade de se colocar no lugar de outro, sentindo brevemente as suas dores e dificuldades. Portanto, realize atividades que promova maior empatia e respeito entre os colegas.

Por exemplo, seus profissionais imaginam como deve ser difícil acessar as dependências da empresa sendo uma pessoa com deficiência visual? Atividades como essas são de extrema importância para entender questões de acessibilidade.

Liderança atenta

Se os seus cargos de liderança não estiverem atentos e treinados para engajar temas de diversidade e inclusão na empresa, todo seu empenho pode ir por água abaixo.

Por esse motivo, os líderes de sua organização devem possuir papel estratégico e consciente, preferencialmente com experiência na mediação de conflitos em temas de diversidade e inclusão.

Liderança diversa

Outro ponto igualmente importante em relação a liderança é que ela também deve ser diversa. Os líderes tem papel de inspirar seus profissionais, e quando todos os cargos de liderança são ocupados pelo mesmo perfil de trabalhadores, fica claro que não há diversidade de verdade na organização.

Segurança no trabalho

Os profissionais devem se sentir além de acolhidos, também seguros! As minorias muitas vezes sofrem de ataques morais, físicos e psicológicos na sociedade e principalmente no ambiente de trabalho. O que leva a evasão de diversas empresas, tremendo pela própria vida.

Dito isso, a empresa tem por obrigação possuir uma política de tolerância zero contra qualquer tipo de violência, além de criar estratégias que visem coibir o seu surgimento, trazendo conforto e segurança a todos profissionais.

Departamento de diversidade

Por fim, ainda é possível que você crie um departamento específico voltado a diversidade e inclusão. Isso é bem importante para que as questões do dia a dia possam ser resolvidas com facilidade. Além de promover com que a chama da inclusão esteja sempre acesa na organização, pensando em ações, palestras e atividades a serem realizadas.

Principais minorias nas empresas

Para finalizar nosso artigo, é importante apresentar os 5 principais grupos que são considerados minorias nas empresas quando o assunto é diversidade e inclusão.

  • Gênero: A depender do gênero de uma pessoa ela pode sofrer bastante em uma organização. Geralmente os gêneros podem ser divididos em homem e mulher cisgênero, transgênero e não binário (quem não se sente pertencente a nenhuma expressão de gênero);
  • Orientação sexual: Independentemente do gênero de uma pessoa, ela pode ter uma orientação sexual diversa. Nesse grupo estão os gays, lésbicas, bissexuais, assexuais, pansexuais, e muitas outras expressões. A junção de pessoas com orientações sexuais diferente do hétero e com gêneros diferentes do cisgênero, formam a sigla LGBTQIAP+.
  • Idade: A idade é um ponto pouco comentado, mas que também é considerada uma minoria. Pessoas de idade avançada sofrem grande dificuldades em conseguir uma vaga de emprego, pois as empresas o classificam como uma mão e obra desqualificada e frágil.
  • PCD: As pessoas com deficiência são uma das mais atingidas com a falta de oportunidade de emprego. Junto a isso, muitas empresas não são adaptadas fisicamente e profissionalmente para receber esses profissionais.
  • Etnia: Por fim, as pessoas de etnias não branca são grandes afetadas no mercado de trabalho, enfrentando grandes obstáculos para atingir uma posição importante. Estamos falando principalmente dos negros e indígenas.

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