Empresário com negócio pequeno tem que ter braços para todo o tipo de serviço na buscar constante de como aumentar o lucro da empresa, não é mesmo? Desde a organização do espaço, passando por instalações elétricas e pinturas, contabilidade, até encontrar o público certo para o negócio. Tira tempo ainda para, é claro, avaliar as finanças e procurar novos clientes.
É sobre isso que vamos falar hoje! Sim, porque parece muito mais simples mudar o layout da loja do que avaliar possibilidades financeiras para aumentar seu lucro – mas isto não precisa ser visto desta forma. Além do mais, investimento em pontos estratégicos, como o marketing digital, podem ser a chave do que está faltando para seu negócio decolar.
Dicas para microempresas aumentarem os lucros
Como microempresário, você conhece muito bem os desafios de conduzir um empreendimento rumo ao sucesso. Com recursos limitados e uma equipe pequena, pode ser difícil fazer crescer seu negócio e colher os melhores resultados. Mas não se preocupe, pois a partir de agora, você confere várias dicas para microempresas conseguirem aumentar os lucros.
Antes de tudo e acima de qualquer coisa, lembre-se que seus clientes estão em primeiro lugar. Para aumentar seus lucros, você precisa compreender seu público-alvo e atender às suas necessidades. Nesse sentido, procure conduzir pesquisas de mercado para obter informações sobre suas preferências, pontos de dor e comportamento de compra. Use estas informações para adaptar seus produtos ou serviços para atender às suas necessidades e oferecer experiências personalizadas capazes de fidelizar a clientela.
Outra estratégia chave é reduzir seus custos gerais. Procure racionalizar suas operações e cortar despesas desnecessárias. Isto pode significar automatizar tarefas, terceirizar funções não essenciais ou negociar melhores negócios com fornecedores. Ao minimizar seus custos, você pode maximizar seus lucros.
Não se esqueça de investir em sua equipe. Afinal, o capital humano é seu ativo mais valioso, e sua produtividade e satisfação podem impactar seus lucros. Ofereça programas de treinamento e desenvolvimento para ajudá-los a melhorar suas habilidades e permanecer engajados. Ofereça remuneração competitiva e pacotes de benefícios para atrair e reter os melhores talentos.
Por fim, utilize a tecnologia a seu favor. Há um vasto repertório de ferramentas e plataformas digitais disponíveis que podem ajudá-lo a agilizar suas operações, alcançar novos clientes e aumentar sua lucratividade. Do marketing de mídia social ao controle de ponto eletrônico, há inúmeras maneiras de usar a tecnologia para fazer crescer sua microempresa.
Ao implementar estas dicas e manter o foco na trinca clientes, equipe e resultados, você pode potencializar os lucros de sua microempresas e alcançar um crescimento escalonável.
Porque investimento em marketing digital é essencial
Pensar em como se aproximar do público-alvo da empresa é sempre um desafio. E o problema aumenta o dobro quando o pensamento é de se fazer esse movimento gastando pouco! Mas a internet está aí para nos ajudar nesse sentido. Desde o menor orçamento pode ainda conseguir angariar uma quantidade palpável de clientes.
É cada dia mais raro encontrar negócios que estejam ancorados essencialmente no ponto de vendas: o mundo digital tomou conta da nossa vida pessoal e também dos nossos negócios.
Por isso mesmo, pensar em presença online é um tema fundamental do negócio. É claro que é possível começar a fazer isso sozinho, tentando atingir os grupos mais próximos do negócio com campanhas lançadas pelo próprio empresário – mas vale pensar: será que o investimento de tempo não custa mais caro do que o investimento financeiro?
Por isso mesmo que analisar os serviços de uma agência de marketing digital pode ser uma opção mais interessante – e muitas vezes mais rentável do que fazer por si próprio o trabalho.
Como elaborar um bom planejamento financeiro para campanhas de marketing
A estratégia de marketing deve sempre estar alinhada ao planejamento financeiro da empresa: esses dois mundos se conversam diretamente. Isso porque o número de clientes e negócios é o balizador do quanto haverá de recursos disponíveis para todas as áreas da empresa, inclusive para as campanhas de marketing.
É preciso compreender quanto investimento será revertido em quanto de faturamento – e essa conta está cada vez mais clara com base no marketing digital.
Uma agência parceira de marketing digital pode ajudar sua empresa a definir valores que poderão ser empregados em cada tipo de ferramenta: anúncios nas redes sociais, otimização em buscadores, campanhas por e-mail, entre outros. A partir da estratégia traçada, o serviço entrega o que prometeu: clientes que encontram a sua empresa – e que podem significar novos negócios.
Porque a organização contábil sabe como aumentar o lucro da empresa
Para além das questões que envolvem aumentar o faturamento e encontrar mais clientes, uma avaliação bem simples também pode lhe ajudar a lucrar mais: trata-se de uma boa análise contábil.
De fato, muitas vezes a contabilidade é vista como um processo burocrático e secundário, onde se contrata um escritório apenas com base em preço ou por proximidade de relacionamento com o contador. Mas pense bem: é esse serviço que lhe ajuda, de fato, a saber como está indo seu negócio! É a partir da avaliação do escritório de contabilidade que será possível identificar o melhor regime tributário, por exemplo.
Atualmente, serviços modernos como o escritório online da Contabilizei podem oferecer soluções melhores, e muitas vezes mais em conta. Isso porque reunindo um time de especialistas que faz o atendimento de forma digital é possível ter realmente certeza de que sua empresa está nas mãos de quem sabe fazer.
Contabilidade e controles financeiros
A partir dos relatórios contábeis também é possível avaliar corretamente a saúde financeira da empresa. Muitas vezes, no dia a dia, aquele planejamento inicial para avaliar como seria calculado o preço de venda dos produtos ou serviços fica desatualizado. E quem lembra de olhar novamente todos os custos para definir se é necessário ajuste? Só o gestor que está com os dados concretos na mão.
Outra função primordial da manutenção dos controles financeiros da empresa é justamente apoiar as decisões gerenciais. Como é possível saber se há possibilidade de investimentos sem ter noção concreta dos custos de manutenção do negócio? Muitas vezes é possível, sim, solicitar um financiamento para investir – com bom valor disponível para pessoa jurídica. Mas é preciso uma avaliação clara da situação da empresa, do quanto o investimento vai impactar no fluxo de caixa, e se valerá a pena este caminho.
Qual é o melhor regime tributário para cada tipo de empresa?
O regime tributário é a forma como a empresa vai se relacionar com os órgãos que definem os impostos – e vai definir diretamente o quanto do faturamento do negócio será recolhido para Governo Federal, Estado e Município.
Então, é muito importante tomar um tempo avaliando se seu negócio está enquadrado na melhor opção. Os regimes tributários, atualmente, são quatro: MEI, Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.
O MEI – Microempreendedor Individual – é o menor tipo de empresa que pode ser aberto no Brasil, e também é considerado como um regime tributário, pois tem mais vantagens ainda do que o enquadramento no Simples Nacional. Para empresas com faturamento de até R$ 81 mil por ano, que trabalhem com uma das atividades econômicas permitidas para abertura de MEI, essa certamente é a melhor escolha.
O próprio Simples Nacional também é um regime tributário pensado para os pequenos negócios – e vai abarcar empresas com faturamento de até R$ 4,8 milhões. Embora reúna uma série de vantagens, como o pagamento dos impostos de forma unificada, o Simples nem sempre é a melhor escolha – dependendo do número de funcionários da empresa e outras questões específicas, a tributação pode ser menor no Lucro Presumido.
O Lucro Presumido serve para muitos tipos de empresas, e também tem faixas de tributação baixas para empresas menores. Neste modelo, o percentual de imposto sobre o faturamento é fixo – o que acaba sendo interessante quando você consegue fazer com que o lucro seja maior do que o percentual que é taxado. Empresas de apenas um sócio, como o Empresário Individual (EI), também podem fazer opção por este regime.