Clima organizacional: Aprenda tudo sobre e saiba como melhorar o clima entre seus funcionários!

O clima de sua empresa não vai bem? Veja tudo o que precisa sabe sobre o clima organizacional e como elevar o bem-estar dos funcionários. Veja mais neste artigo!
Sumário
clima organizacional

As novidades e atualizações do setor trabalhista provoca mudanças importantes no relacionamento profissional. Dentre os pontos principais do relacionamento entre trabalhadores, precisamos conhecer e compreender tudo sobre o clima organizacional.

Para um ambiente de trabalho adequado, é preciso que os trabalhadores se sintam pertencentes e felizes em estar naquele local. A valorização do profissional e da qualidade do ambiente está diretamente relacionada com o seu crescimento, rendimento e produtividade.

Vale lembrar que para melhorar o clima organizacional de uma empresa não estamos falando apenas da recompensa monetária, mas também de outros fatores que estão diretamente relacionados, como feedback, liderança, flexibilidade, treinamento e outros.

Confira abaixo tudo o que você precisa saber para melhorar o clima de sua empresa!

O que é o clima organizacional?

O clima organizacional pode ser interpretado como o estado emocional de sua empresa, mais especificamente de seus colaboradores. Ele é o meio de medir a real satisfação dos profissionais, avaliando se eles estão felizes em estar ali.

Além disso, o clima organizacional também é responsável por conseguir avaliar o desempenho e produtividade dos profissionais, visto que um clima baixo é sinônimo de trabalhadores insatisfeitos.

Portanto, mesmo sendo algo subjetivo e relativo (visto que o clima não pode ser visto, é apenas sentido de forma individual por cada pessoa), o clima organizacional é o principal reflexo da atmosfera de uma empresa.

Dessa forma, para se perceber o clima é preciso estar atento aos pequenos problemas de sua empresa, demandas dos profissionais, transparência, comunicação e posicionamento de líderes e gestores.

Principais objetivos do clima organizacional

Já é comum presenciar situações no ambiente de trabalho em que o profissional relata sua insatisfação e cansaço (físico e mental), principalmente relacionados com jornadas de trabalho excessivas.

Para combater esses problemas, uma das ferramentas mais utilizadas é a busca pela melhora do clima organizacional. Esse é o seu objetivo central, poder influenciar positivamente os trabalhadores através da mudança do ambiente corporativo.

Ademais, outros objetivos incluem:

  • Melhorar o desempenho das atividades executadas;
  • Equilibrar a vida profissional e pessoal dos trabalhadores;
  • Aumento da sensação de pertencimento entre profissionais;
  • Maior motivação;
  • Solução de conflitos;
  • Valorização profissional;
  • Elevação dos níveis de criatividade;
  • Retenção de talentos.

Outra questão que não podemos deixar de mencionar é a produtividade. A produtividade pode ser trabalhada de milhares de formas dentro de um ambiente organizacional, como por exemplo através de um controle de ponto moderno e digital, como o Genyo.

Lembre-se, quanto melhor for o clima organizacional, maior será a produtividade.

Modelos de climas organizacionais

Como falamos anteriormente, o clima organizacional é algo individual e subjetivo, no entanto, podemos classificar o clima organizacional em 3 tipos ou níveis, que é o clima organizacional baixo, neutro e alto.

Baixo: O clima organizacional baixo é o pior cenário para as empresas, já que isso prejudica diretamente todos os setores da organização, desde a captação de talentos, produtividade, aumento de turnover, e muitos outros problemas.

Neutro: Nesse ponto, o clima é estável, mas não positivo. Isso significa que a empresa não enfrenta problemas devido ao clima, mas também não consegue extrair nada positivo. É como uma homeostase, as falhas continuam existindo.

Alto: Esse é objetivo de todo gestor. O clima organizacional alto é onde se alcança os objetivos e vantagens dessa ferramenta. É nesse momento que os profissionais são estimulados, os objetivos são cumpridos e as metas alcançadas.

Clima organizacional x Cultura organizacional

É importante sabermos diferenciar dois termos muito utilizados no meio empresarial que é o clima organizacional e a cultura organizacional. Utilizados em conjunto, essas duas palavrinhas possuem pesos diferentes.

Quando falamos de clima organizacional, estamos falando da percepção que os profissionais têm e sentem daquele ambiente. Esse clima é mais facilmente modificado (quando comparado a cultura) e também é mais facilmente influenciado.

Por exemplo, o clima organizacional pode ser modificado de um dia para o outro através de uma demissão em massa ou após a mudança de gestores.

No caso da cultura organizacional, ele é algo mais sólido e difícil de se modificar. A cultura é algo que é criado como tempo. Anos se passam para que determinada cultura possa ser aplicada e da mesma forma anos podem se passar para que uma cultura seja desfeita.

Vale lembrar que quando falamos de cultura também estamos falando de hábitos. Pense o quão difícil é modificar alguns de seus hábitos pessoais como: falar alto, comer chocolate todos os dias, procrastinar e vários outros.

Da mesma maneira é muito difícil modificar hábitos de trabalhadores. Por esse motivo, as novas empresas têm buscado criar uma cultura organizacional positiva, onde esteja presente em todos os níveis evitando assim problemas futuros.

Portanto, fica claro que para o clima organizacional estamos falando das condições de relacionamento existentes na empresa, enquanto a cultura são os valores, missão, lema e hábitos do seu negócio.

Pontos importantes a se considerar na hora de melhorar o clima organizacional

Para modificar o clima organizacional é preciso primeiramente observar e avaliar a forma com que os profissionais enxergam aquele local. Existem pesquisas de clima organizacional que podem ser aplicadas com facilidade, como um simples questionário ou busca de feedback.

Independente da forma, algumas questões necessárias para se buscar avaliar o clima organizacional é saber:

  • Se as metas são de fato reais e possíveis de serem alcançadas pelos trabalhadores;
  • Se eles sentem que há transparência nas informações;
  • Se a relação entre gestor e funcionário é positiva;
  • Se as regras da empresa são claras e se fazem sentido;
  • Se há satisfação no trabalho (pessoal ou profissional);
  • Se há motivação;
  • Se o salário e benefícios são proporcionais ao que o empregador necessita.

Como tornar o clima organizacional positivo

Por fim, chegou a hora de exemplificar algumas atitudes que vão auxiliar a melhorar o clima organizacional. Essas dicas em sua maioria são simples de serem implementadas, no entanto são necessários o envolvimento e a dedicação dos profissionais para que possam surtir o efeito esperado. Conheça abaixo:

Liderança responsável

Começamos pela liderança. Um líder de respeito possui a capacidade de influenciar todos os demais funcionários, elevando o nível de satisfação, sensação de pertencimento e acolhimento.

Ser um líder com esse perfil não é fácil, e por isso é preciso lapidar a melhorar continuamente suas decisões, sem perder a flexibilidade e trabalhando bastante a mediação de conflitos.

Lembre-se que um líder não deve ser confundido com o chefe, visto que o chefe possui papel e imagem de mandão, ditador, a qual todos os funcionários devem obedecer. Essa imagem é péssima para o clima organizacional, e por isso devemos buscar a imagem de líder.

Recompensas pelo trabalho

Você costuma parabenizar seu funcionário quando ele realiza um trabalho com excelência, cumpre algo antes do prazo ou supera suas expectativas?

A recompensa não precisa ser monetária, um simples reconhecimento através de palavras, seja de forma individual ou na frente de todos os colegas é uma forma de surpreender e conquistar o profissional.

O reconhecimento leva a maior retenção de talentos, satisfação, felicidade e influencia também na cultura organizacional (como já mencionamos anteriormente).

Cultura de feedback

Esse é um ponto que todas as empresas devem trabalhar. O feedback é uma das ferramentas básicas do relacionamento empresarial. Existe feedback entre funcionários de mesmo nível, de empregados para seus gestores, de gestores com seus funcionários e de clientes para empresa.

Quanto mais sensível e direcionado for esse feedback, mais mudanças podem ser implementadas para melhorar o clima da empresa. Além disso, quando aplicamos o feedback o funcionário se sente bem mais valorizado e reconhecido.

Incluir ferramentas para auxiliar no feedback também é importante, como por exemplo o controle de ponto digital, como o Genyo. Com ele é possível avaliar a pontualidade e assiduidade dos profissionais, essencial na hora de aplicar um feedback. Veja mais em nosso site para saber como ter esse controle de ponto em sua empresa.

Faça o gerenciamento de conflitos

Você conhece a gestão de conflitos? Essa atividade dentro de uma empresa é responsável por se livrar de vários problemas de relacionamento. Trabalhar com pessoas sempre está sujeito ao surgimento de embates, e eles podem prejudicar drasticamente o clima organizacional.

Dessa forma, cada vez mais a gestão de pessoas tem buscado uma comunicação mais transparente, o esclarecimento de regras e procedimentos, tudo isso para buscar solucionar os conflitos de forma mais rápida e simplificada.

É importante mencionar que mesmo com a presença de conflitos e divergências, o quadro de funcionários deve buscar maior diversidade, com pessoas de idades, cores, etnias, religiões e gêneros diferentes.

A busca pelo equilíbrio

clima organizacional

Para um clima organizacional positivo é preciso com que os trabalhadores tenham um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. É impossível desassociar essas duas coisas. Uma pessoa não pode ser feliz em casa e insatisfeito no trabalho, da mesma forma que a insatisfação em casa vai refletir no ambiente de trabalho.

Geralmente pessoas que trabalham com longas jornadas de trabalho, sem direito a flexibilização das horas trabalhadas, licença maternidade/paternidade estendida, não há ergonomia no trabalho, rotina de exercícios e prazos apertados vão sofrer fisicamente e psicologicamente, o que também irá afetar sua vida pessoal.

A síndrome de burnout é um dos problemas mais recorrentes entre profissionais. Sem o descanso necessário se torna extremamente difícil criar um clima organizacional agradável.

Um controle de ponto digital como o Genyo é ideal para construir escalas e jornadas de trabalho adequadas, sem sobrecarregar nenhum profissional, dando o tempo de descanso necessário para cada um. Aqui em nosso site você conhece mais sobre esse controle de ponto.

Seja realista

Um ponto que desagrada boa parte dos profissionais é quando a empresa propõe coisas irreais. Propostas de mudanças, prazos, exigências, etc., que são irreais levam a frustração e desmotivação dos trabalhadores.

Por esse motivo, é ideal que tudo que seja realizado seja com base na realidade em que a empresa e trabalhadores estão inseridos. Isso vale para tudo, atividades laborais, cardápio do refeitório, iluminação, sala de descanso, etc., tudo deve ser pautado na realidade no desejo dos profissionais.

Invista em treinamentos

Muitos profissionais buscam o crescimento curricular e de conhecimentos ao adentrar uma empresa. Por esse motivo, ofereça sempre cursos interessantes que poderão ser aplicados para melhorar o clima e a produtividade dos profissionais, mas que também eles poderão levar essas informações para sua vida pessoal.

A capacitação profissional também é ideal para quem busca seguir um plano de carreira específico, aprimorando as suas competências profissionais.

Seja mais flexível

Empresas modernas têm aderido a flexibilidade para gerar melhora no seu clima organizacional. Dessa forma, maior flexibilidade para a criação de jornadas de trabalho, de poder trabalhar em casa de home-office quando necessários, de escolher prazos, e muitos outros.

A flexibilidade também tem atraído mais profissionais, que com a rotina cada vez mais agitada tem optado por fugir do mercado de trabalho tradicional.

Aprimore a comunicação interna

A comunicação interna de uma empresa diz respeito a comunicação que ocorre entre os profissionais. A comunicação é um dos pilares para o sucesso de uma empresa. Caso ela seja deficiente e desalinhada, surgirão conflitos frequentes e o fluxo de informações não ocorrerá.

Ela deve ser estratégica, principalmente quando for passar comunicados importantes, devendo ter atenção ao tipo de linguagem adotada, prezando sempre pela transparência e clareza de informações.

Com isso, o profissional se sentirá bem mais valioso e importante para a empresa, já que ele estará fazendo parte da comunicação. Lembre-se de deixar claro que a comunicação é bilateral, e que o trabalhador também pode utilizar dos meios disponíveis para responder.

Transparência

Por fim, estamos sempre mencionando a necessidade de transparência nas informações, e para um clima organizacional positivo é muito importante tornar as informações claras, buscando conquistar a confiança dos trabalhadores.

Esconder informações desnecessárias, criando um clima de tensão e medo é uma das piores atitudes que alguns gestores podem adotar. Portanto, para estimular maior inovação e desenvolvimento, seja transparente em suas escolhas.

Para incluir uma ferramenta essencial na melhora do clima organizacional em sua empresa é bastante fácil, conheça mais sobre o Genyo aqui em nosso site!

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