Com o crescimento expressivo das tecnologias e do uso do smartphone, se tornou grande a busca por um aplicativo para controle de ponto que possibilitasse maior praticidade na hora de fazer a marcação.
Dessa forma, diversas empresas passaram a ofertar esse tipo de serviço. Conheça abaixo quais os itens necessários para um bom aplicativo de ponto eletrônico, o que diz a legislação sobre o assunto, o que levar em consideração na hora de escolher e qual é o melhor dentre as opções!
O que é o controle de ponto?
O controle de ponto é definido como uma ferramenta de monitoramento do horário de entrada, saída e pausas de um trabalhador. Após a Revolução Industrial e crescimento expansivo das empresas, se tornou essencial a criação de um sistema como esse.
Seu intuito principal é o de auxiliar os gestores na hora de calcular e controlar a jornada de trabalho dos funcionários. Para auxiliar nesse processo, muitas leis e decretos foram aprovados no Brasil, orientando e embasando direitos e deveres para empregados e empregadores.
A primeira lei criada a respeito do controle de ponto foi a própria Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), através do Decreto 5.452 de 1°de maio de 1943, onde em seu Artigo n° 74 se torna obrigatório que as empresas façam o registro de horário dos seus empregados.
De lá para cá, outras diversas leis foram surgindo para moldar e lapidar melhor o controle de ponto. Um exemplo foi a recente Lei 13.874 aprovada em 2019, sendo conhecida como a Lei da Liberdade Econômica.
Nela, novos parâmetros foram estabelecidos, sendo um deles a mudança da obrigatoriedade para o controle de ponto apenas para as empresas com mais de 20 funcionários em seu quadro (anteriormente era obrigatório apenas acima de 10).
Mais para frente iremos ressaltar outros importantes pontos da legislação referente apenas ao uso de aplicativo para controle de ponto.
O que é o controle de ponto por aplicativo?
De acordo com o que traz a legislação brasileira, o controle de ponto de funcionários pode ser dividido em manual, mecânico ou eletrônico.
Falando brevemente sobre cada um deles, o controle manual diz respeito a assinatura do ponto feita à mão pelo próprio trabalhador, como planilhas e livros de ponto.
No que tange o controle de ponto mecânico, ele agrupa os equipamentos de ponto, como o relógio mecânico, onde o registro é feito em um cartão de papel ou plástico.
Por fim, o controle eletrônico é onde os aplicativos estão incluídos. O controle eletrônico é aquele que utilizam de tecnologias modernas para o registro, como biometria, crachás, leitor facial, etc.
Sistemas como o Genyo são uns dos mais procurados quando o assunto é controle de ponto eletrônico e digital, que oferece uma plataforma segura e moderna para o registro.
É nesse sistema e aplicativo para controle de ponto no qual é possível em poucos segundos registrar o horário de entrada, pausas e saída, gerando resultados automáticos do somatório das horas trabalhadas, extras e noturnas!
Para incluir o Genyo em sua organização, é só visitar nosso site e conferir todas as demais funcionalidades desse aplicativo!
A legislação permite o controle por aplicativo?
A primeira vez que o controle de ponto por aplicativo foi mencionado como uma possibilidade de registro ocorreu na Portaria 373 de 2011 (até então chamado de sistema alternativo eletrônico), no qual estabeleceu os primeiros pontos, como:
- O sistema eletrônico de controle só poderá ser adotado mediante a autorização feita em Acordo Coletivo de Trabalho;
- Ser disponibilizado no local de trabalho;
- Não deve ser possível nenhum tipo de restrição imposta ao trabalhador referente a marcação do ponto;
- Não deve ser possível realizar a marcação automática;
- O empregado não deve necessitar de autorização prévia do empregador para registrar o ponto;
- Nenhum dado de ponto pode ser alterado ou eliminado;
- O sistema deve identificar o empregador e o empregado que está realizando o ponto;
- Possuir uma central de dados com registro dos pontos batidos, além de passível de ser auditado e extração de resultados para fiscalização.
Com o passar dos anos, viu-se a necessidade de uma legislação que pudesse agrupar as principais questões sobre aplicativo para controle de ponto. Portanto, em 2021 foi aprovada a Portaria 671 na íntegra, fazendo um compilado da Portaria 373, 1510 e da própria CLT, delimitando algumas regras.
Assim, ficou definido que o ponto eletrônico poderia ser dividido em 3 categorias:
REP-C: Sistema de registro eletrônico de ponto convencional;
REP-A: Sistema de registro eletrônico de ponto alternativo;
REP-P: Sistema de registro eletrônico de ponto via programa.
No caso do aplicativo para controle de ponto, ele se enquadra no tipo REP-P, onde a marcação é feita por algum programa específico, armazenado e submetido ao Programa de Tratamento de Registro de Ponto.
Você consegue ler o arquivo sobre a Portaria 671 comentada feito pela Genyo que retirou algumas questões anteriores, como a necessidade de um quadro de ponto fixo e visível na unidade, e incluiu outras questões, como a obrigatoriedade de que o registro de ponto emita algum certificado físico ou virtual para o empregado.
Como usar um aplicativo para controle de ponto
Como falamos anteriormente, o Genyo é a opção com melhor custo benefício na hora de fazer esse registro. Além de suas diversas funcionalidades, este sistema e aplicativo para controle de ponto é simples de ser utilizado.
O primeiro passo após a contratação do sistema é o registro dos funcionários na plataforma. É preciso que cada um tenha seu próprio login e senha segura.
Agora, basta o funcionário acessar o aplicativo de seu smartphone (mas também pode ser feito através de um computador ou tablet), digitar o login e a senha cadastrada, e selecionar a opção “Registrar Ponto”.
Se necessário, você pode solicitar a validação por foto e ainda ter acesso a geolocalização de onde o ponto foi batido.
E está feito! O ponto é registrado em poucos segundos, de forma prática, e o melhor é que você pode acessar os registros feitos a qualquer momento, sem burocracia! É hora de ter o Genyo em sua empresa, clique aqui!
Vantagens do controle de ponto por app
Agora que você já aprendeu o que é o controle de ponto por aplicativo e como é simples de realizar esse registro, veja algumas vantagens em optar por esse sistema em comparação aos outros métodos tradicionais.
Flexibilidade
Por se tratar de um aplicativo, o ponto pode ser registrado de qualquer local, diferente de todos os outros tipos de registro, onde um local fixo fica estabelecido para bater o ponto (seja crachá, cartão, biometria, etc.).
Portanto, o controle de ponto por app é excelente para todos os tipos de funcionários, principalmente aqueles que realizam atividades externas, onde não é preciso voltar para a sede de trabalho apenas para marca o ponto.
O mesmo se aplica para aqueles funcionários em home office. Acessando de casa, o trabalhador faz o registro de sua jornada de trabalho.
Funciona offline
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o ponto digital Genyo também funciona em casos onde não há conexão com a internet. Portanto, funcionários externos não podem alegar a falta de internet para não registrar seu ponto.
Além disso, em locais distantes de centros urbanos, como trabalhos rurais, é possível registrar o ponto sem nenhum problema!
Praticidade para a folha de ponto
Você já imaginou ter todas as informações necessárias para calcular a jornada de trabalho de um funcionário e criar a sua folha de ponto em poucos minutos, com o somatório das horas trabalhadas, adicionais noturnos e por horas extras?
Essa é a grande vantagem de dispor de um sistema de ponto eletrônico digital, onde ao final do mês, todas as informações são extraídas de forma automática, facilitando o trabalho do setor de Recursos Humanos (RH) e reduzindo as chances de erros de cálculo.
Acesso a localização real
Se você tem dúvidas de que seu funcionário está de fato realizando aquele trabalho externo que foi solicitado ou se ele está prestando atendimento ao cliente como foi acordado, basta com que ele realize a marcação do ponto, que a localização de onde o registro foi feito é disponibilizada.
Além disso, o sistema Genyo também permite o registro de atividades feitas pelo colaborador, o que é uma mão na roda na hora de acompanhar em tempo real todos os projetos que estão sendo feitos e os que jaz foram concluídos!
Evita fraudes
Um grande problema de outros métodos de registro de ponto é a capacidade de fraudes, como ocorre no caso de livros de pontos, relógio de ponto e crachás, onde outro funcionário pode bater o ponto por seu colega.
Por isso, com a necessidade de login, senha, acesso a localização e solicitação de uma foto na hora de bater o ponto, se torna mais fidedigno o registro!
Redução de custos
O uso de aplicativo para controle de ponto permite que a empresa economize com os gastos extras para instalação, manutenção e conserto dos outros modelos de registro de ponto.
Por exemplo, o relógio de ponto é um aparelho que precisa a todo tempo estar conectado à uma fonte de energia, e quando ele apresenta algum defeito, as peças deste sistema possuem preços elevados.
Além disso, caso sua empresa tenha um grande quantitativo de funcionários, será preciso mais de um relógio de ponto. O mesmo vale para outros modelos, que utilizam biometria, crachás, etc.
É rápido
Seguindo o mesmo exemplo do tópico anterior, caso sua empresa tenha muitos funcionários, na hora de chegada, saída e pausa para o almoço, podem se formar longas filas para registrar o ponto, o que não é interessante, principalmente caso o aparelho demore para realizar a leitura.
Nesse caso, contar com um sistema digital, onde o ponto é registrado utilizando um celular, computador ou tablet do próprio funcionário, torna o momento rápido, feito em poucos segundos! É o fim das filas para bater o ponto!
Relatórios
Ter acesso a relatórios de banco de horas, horas extras, horas noturnas e dezenas de outros é uma possibilidade que o Genyo oferece. Para líderes organizados e preocupados com a gestão de pessoas de sua empresa, estes relatórios irão se tornar essenciais para avaliar o quadro de funcionários!
Sem erros
Dentre os meios eletrônicos de registro, o tipo digital com uso de aplicativo para controle de ponto, é o que apresenta menor taxa de erros na hora de bater o ponto. Isso porque softwares de leitura de digital, características faciais e outros sistemas, podem ocasionar em erros de leitura.
Portanto, para não ter prejuízos ou a perda de dados importantes, investir em um sistema seguro é preciso.
Sem taxas extras
Por fim, o controle de ponto Genyo não possui nenhum tipo de taxa extra, o preço do plano contratado continuará o mesmo, sem nenhum valor escondido ou reajustes!
Por que realizar esse controle de ponto?
Se você ainda não se convenceu e quer saber por que modificar o seu controle de ponto tradicional para um registro por aplicativo, traremos 4 questões do porquê esse método deve ser utilizado.
1. Processos Trabalhistas
Você sabia que milhares de empresa em todo mundo são fechadas devido a quantidade excessiva de processos trabalhistas, principalmente aqueles voltados pela alegação de não pagamento pelas horas trabalhadas?
Portanto, ter um sistema de ponto que garante a confiabilidade dos dados, é uma maneira de proteção contra a grande maioria dos processos trabalhistas.
2. Descontrole das horas extras
Um grande custo para as empresas, mas pouco comentado, é o pagamento excessivo de horas extras que não existem. Isso porque o cálculo destas horas é negligenciado na maioria das vezes. Só o controle de ponto favorece saber a real quantidade das horas extras realizadas.
3. Fraude no relógio de ponto
Como conversamos anteriormente, o controle de ponto tradicional é facilmente fraudado. A forma de proteger os dados é dispor de um sistema seguro e que traga maior individualidade na hora de bater o ponto.
4. Pontualidade
A ausência de pontualidade leva a um maior custo para a empresa. Portanto, oferecer um sistema de ponto que promova maior pontualidade é o ideal. Ademais, o próprio sistema Genyo também possui a funcionalidade de emitir notificações para relembrar o colaborador em registrar o ponto no momento correto!