Você já ouviu falar em Ims ou nem sabe o que é? Falaremos tudo a respeito disso!

O IMS é um sistema interativo utilizado por diversas empresas em todo o mundo. Entenda mais sobre essa nova tecnologia. Veja mais neste artigo!
Sumário
IMS

Já imaginou ter um negócio e não precisar controlar nenhuma das plataformas digitais da empresa? Atualmente, é quase impossível pensar em uma rede que não participe do meio online de alguma maneira. Porém, nem todas as empresas sabem como utilizar esses serviços a seu favor. Por isso, foi criado o ims, como uma forma de facilitar o trabalho dessas empresas. Neste artigo, discutiremos um pouco mais sobre a utilidade do ims e quais as suas vantagens, confira!

Afinal, o que é o IMS?

IMS é uma sigla que significa Infrastructure Management Services  ou serviço de gestão de infraestrutura. Esse sistema funciona como uma plataforma de controle e operação de diversas mídias digitais. O IMS é compatível com vídeos, áudios e fotografias das redes sociais mais relevantes do cenário atual.

O IMS é um sistema que pode ser utilizado também para monitorar outras questões digitais das empresas. Empresas atuais estão bastante preocupadas em investir em sistemas tecnológicos para solucionar problemas. O IMS pode ser utilizado para monitorar esses sistemas e controlar os dados da empresa. Isso ajuda a manter informações importantes a salvo para uso exclusivo da rede que o controla. Porém, para utilizar essa função, é preciso que a empresa conte com o auxílio de um profissional especializado.

Para que serve o IMS?

O Ims foi criado para ajudar as empresas a lidar com a grande demanda das digital dos clientes. Porém, nos dias atuais, o uso do IMS vai além de questões relacionadas à área técnica da empresa. Hoje, é bem comum que as empresas adaptem o IMS para a análise de dados em redes sociais.

Se você está presente nas  redes sociais, deve ter percebido como algumas tendências surgem e somem com grande velocidade. Isso é o resultado de uma alta comunicação com pessoas diferentes e celebração da criatividade. Apesar de essa situação ser empolgante para os consumidores, os empresários podem sentir dificuldade de acompanhar e produzir conteúdos para o público. Isso faz com que a rede perca visibilidade e clientes.

A ideia do IMS é facilitar o uso das redes sociais quanto ao contato com o cliente, o que proporciona mais tempo para a empresa se dedicar à criação de conteúdo. Em ambos os casos é necessário o auxílio de um profissional especializado em cargo de T.I.

Quais áreas podem utilizar o IMS?

Na verdade, empresas de qualquer área podem utilizar o sistema de IMS para alavancar as suas vendas. Isso porque o objetivo é oferecer soluções digitais para sistemas complexos.

Como funciona o IMS?

Bom, existem diversas utilidades para o IMS e a sua funcionalidade completa tem a ver com uma união de fatores. Veja abaixo algumas das principais utilidades dessa tecnologia no meio comercial:

Impulsão de propaganda

Com alguns serviços tecnológicos, é possível descobrir quais os clientes mais propícios para cada empresa. Ao analisar o comportamento do público nas redes sociais, diferentes propagandas são direcionadas para cada cliente. A ideia é atrair o usuário através de interesses que ele já tenha demonstrado anteriormente na internet. Ao utilizar o IMS, também é possível fazer essa leitura de dados e melhorar o alcance das propagandas.

Maior contato com os clientes

Algumas empresas até conseguem uma boa visualização na internet, mas não tornam isso em vendas. Para tentar minimizar o problema, as empresas tentam se fazer cada vez mais presentes no cotidiano dos clientes. É por isso que elas enviam e-mails ou mensagens SMS para quem se cadastrou no sistema. Através desse contato, elas têm a oportunidade de criar uma relação mais profunda e até oferecer descontos únicos.

Monitorar desempenho

Se a sua empresa está sofrendo com a baixa produtividade, saiba que o IMS pode ajudar. Esse sistema integrado de monitoramento consegue organizar a produção de todos os funcionários e comparar com as expectativas da empresa. Caso a produção esteja abaixo do que foi projetado, o sistema consegue identificar e sinalizar para a empresa rapidamente.

Proteção a ameaças

Como o IMS funciona em uma rede de sistemas tecnológicos, ele também atua como uma barreira de proteção contra hackers e malwares. Essa tecnologia consegue identificar quando algum dado não faz parte da rede da empresa e a protege dos dados contidos.

Quais as vantagens do IMS?

Pode parecer estranho utilizar um sistema automatizado para lidar com as redes sociais das empresas. Porém, existem muitas vantagens nisso, confira:

Mais tempo para criar

Como discutido acima, o sistema de IMS é super interessante para aquelas empresas que não conseguem tempo para lidar com as redes digitais. Com a ajuda dessa tecnologia, é possível cortar o trabalho pela metade e focar na criação de conteúdo mais interessantes e de alta qualidade. Isso ajuda o setor financeiro a investir nas medidas corretas.

Minimizar tarefas de funcionários

Na maioria das empresas, o profissional responsável pelas mídias digitais não foi contratado para fazer exatamente aquilo. Ele é apenas um funcionário a quem a empresa solicita ajuda. O problema é que isso acaba causando exaustão nos profissionais, que precisam focar em dois trabalhos distintos. O acesso automatizado faz com que esses profissionais não precisem mais realizar duas tarefas.  O que também é importante para a empresa, que evita pagar horas-extras por esse trabalho a mais.

Atendimento pré compra eficiente

Muitos clientes entram em contato com a empresa por conta de dúvidas sobre os produtos e serviços oferecidos pela empresa. Isso não requer uma resposta completa e cheia de informações, apenas o básico. Então, é mais fácil criar respostas automáticas com informações sobre: preços, entrega e formas de pagamento.

Atendimento pós compra mais veloz

Outra situação bastante comum é a comunicação com a empresa em busca de informações para cancelamento e devolução. Assim como as situações de pré-venda, o pós-venda também costuma ser feito através dos chats. A solução para eles pode ser simples e feita através dos bots. Pode não parecer, mas é muito importante oferecer um serviço de pós-venda com qualidade. O cancelamento ou devolução não significa a perda do cliente para sempre. Ao oferecer um diferencial você pode conquistar o cliente a testar a loja ou empresa mais uma vez futuramente.

Por que investir nas redes sociais?

Ao fazer a leitura deste texto, você deve ter percebido que investir nas redes sociais é uma medida bastante procurada. Isso porque as redes sociais funcionam como a maior forma de publicidade de todo o mundo. A conectividade e a velocidade do compartilhamento de informações faz com que marcas cresçam da noite para o dia.

E quem se arriscaria a perder essa oportunidade?

Então, até mesmo pequenos negócios estão criando perfis nas redes sociais e tentando se aproximar do público.

O que acontece com as empresas que não trabalham com redes sociais?

Atualmente, são poucas as empresas que se mantêm firmes no mercado e possuem um público fiel. Essas marcas, em sua maioria, já estão presentes no mercado há bastante tempo. Já as empresas mais recentes sentem dificuldade em atrair e conquistar clientes devido à grande concorrência existente.

Então, as redes sociais, ou a falta delas, funcionam de formas diferentes para cada um desses casos.

Empresas antigas

Não é uma regra, mas empresas antigas não são tão afetadas caso não estejam nas redes sociais. Isso porque elas já são conhecidas pelo público e já mantêm outra forma de contato com ele. Porém, elas costumam criar perfis, só não sentem a necessidade de fazer uma manutenção constante e se manter em destaque a todo tempo.

Empresas novas

Essas sim sentem prejuízos caso não mantenham perfis na internet. Para elas, os perfis funcionam de acordo com 3 objetivos:

  • Publicidade e vitrine para produtos e serviço;
  • Plataforma de contato com clientes;
  • Forma de contato direto com o público.

Para manterem-se relevantes, elas acompanham as tendências e criam conteúdos com grandes chances de se tornarem virais.

É possível utilizar só uma das funções das redes sociais para empresas?

Sim! Nem todas as funções das redes sociais são interessantes para as empresas. Alguns preferem apenas utilizar a plataforma como se fosse um site de venda e compra, apenas pela praticidade. Contudo, é importante lembrar que  o melhor a ser feito é fazer uso de todas as ferramentas e maximizar os ganhos.

Quais outros investimentos são feitos na área corporativa?

A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia de diversas empresas. Essas ferramentas são utilizadas tanto para melhorar a:

  • Lucratividade;
  • Imagem;
  • Relação dos funcionários com a empresa.

As redes sociais são ótimas para alavancar os 3 tópicos, mas outras ferramentas também são necessárias para ter sucesso. Um exemplo disso é o controle de ponto eletrônico. Esse sistema permite que a empresa controle a saída e a entrada de funcionários de forma prática e eficiente. O Genyo é um dos fornecedores mais preparados para lidar com essa tecnologia no Brasil. Para saber mais sobre esse serviço, acesse o site e descubra mais informações.

E qual o papel do IMS nisso tudo?

O IMS apenas facilita a relação da empresa com as redes sociais, mas não a substitui realmente. Então, o papel do IMS é garantir que a empresa terá o máximo de engajamento e responderá a isso a partir do conteúdo que foi criado.

Como criar conteúdo para que o IMS utilize?

IMS

Ainda existem muitas dúvidas sobre qual o tipo de conteúdo ideal para as empresas nas redes sociais. A verdade é que não existe uma regra, apenas ideias que costumam trazer melhores resultados. Porém, antes de colocar essas medidas em prática, é preciso pensar em que tipo de público você deseja atingir com esse conteúdo.

Se a sua ideia é se aproximar de todos os públicos, o melhor conteúdo é aquele que é considerado viral. Hoje em dia, plataformas como o TikTok e o Instagram estão cheios desse tipo de conteúdo e é fácil encontrar algum que combine com as empresas.

Porém, se você prefere passar uma imagem mais profissional ou não se sente tão confortável com exposições, existem outras saídas. É possível produzir, fotos, vídeos e e-mails apenas com conteúdos, sem mostrar rostos ou espaços privados. Esse conteúdo pode ser informativo ou sobre curiosidades, a depender do objetivo e valores da corporação.

Qual a melhor rede social para usar o IMS?

Bom, o IMS é um sistema informacional e, por isso, funciona da mesma maneira em todas as redes sociais. A única diferença é que as próprias redes sociais possuem impactos e consequências diferentes. Atualmente, as redes sociais que mais fazem sucesso são:

  • TikTok;
  • Instagram;
  • Youtube;
  • Pinterest;
  • Facebook.

Apesar de elas possuírem ferramentas semelhantes, atingem públicos totalmente diferentes. Por enquanto, a maior diferença está nas redes sociais como o TikTok, o Bereal e o Facebook, já que as duas primeiras atingem públicos mais jovens e o segundo um público mais velho. Por isso, antes de decidir em qual rede social investir, é preciso coordenar qual o principal público da empresa.

Como utilizar o IMS para melhorar a imagem da empresa?

Um dos maiores benefícios do IMS é a possibilidade de reunir informações sobre a rede e criar uma visão bem particular. Isso quer dizer que é possível mudar a opinião do público com um pouco de marketing digital e de um sistema inteligente. A melhor maneira de fazer isso é programar o sistema de IMS para enviar e-mails pessoas para os clientes. Esses e-mails podem ser em diversos formatos, até mesmo como newsletters. O importante é identificar pontos fracos e realizar as mudanças necessárias. Depois disso, basta criar os e-mails contando sobre as novidades da rede e enviar para os clientes cadastrados.

Outra ideia é perguntar aos próprios clientes o que eles acham sobre a empresa e o que eles gostariam de ver em seu perfil. Isso ajuda a aproximar os clientes e a criar um espaço pensado completamente neles.

É possível utilizar o IMS para dois objetivos ao mesmo tempo?

Depende da maneira com que o IMS é configurado. Ele pode tanto servir para o controle técnico de desempenho da parte digital da empresa, quanto para monitoramento das redes sociais.

Conclusão

O IMS é uma ferramenta extremamente funcional e possui diversos usos diferentes. A sua adaptabilidade é o que faz esse sistema ser tão reconhecido no mercado. Com o uso correto, o IMS demonstra a possibilidade de um grande crescimento empresarial. Se você achou este conteúdo interessante, não deixe de conferir outras pautas no blog do Genyo. Clique aqui para acessar o site e saber mais sobre as tecnologias presentes no mundo corporativo e sobre os serviços de controle de ponto eletrônico para empresas de todos os tamanhos.

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