Saiba como definir a missão visão e valores da sua empresa

Confira neste artigo mais detalhes sobre o que é a missão visão e valores de uma empresa e como você pode construir a sua. Veja mais neste artigo!
Sumário
Missão visão e valores

Se você é proprietário de uma empresa ou trabalha na gestão ou administração de organizações, provavelmente já ouviu os termos missão visão e valores. Embora muitos pensem que construir uma missão, visão e valores seja algo fácil, a verdade é que exige muito foco e dedicação de todos os membros da organização.

O número de organizações que não definem a identidade e as aspirações de sua empresa na primeira fase, apenas reproduzindo modelos acabados, serve como prova disso. Por isso, se você quiser ter sucesso ao definir sua missão, visão e valores da sua empresa, continue lendo este artigo.

O que é missão visão e valores de uma empresa?

A missão, visão e valores são conceitos estratégicos que definem a identidade de uma organização. Na verdade, eles podem ser vistos como um conjunto de diretrizes que servem como base para todo o planejamento organizacional.

Cada um desses termos possui um conjunto de características e padrões que funcionarão como um guia para ajudar o negócio a atingir suas metas e objetivos desejados. Além disso, eles normalmente são estabelecidos imediatamente quando uma organização é fundada.

De acordo com um guia do Sebrae, todo negócio deve se preocupar em estabelecer essas políticas, independentemente do seu porte, pois elas trarão diversos benefícios que vão desde o auxílio na integração das operações até o desenvolvimento de estratégias organizacionais e a elevação do moral da equipe.

O que é a missão de uma empresa?

A definição de missão de uma empresa descreve o objetivo principal da organização, a razão de sua existência e a inspiração por trás de sua criação. A missão da empresa funciona como seu DNA, definindo seu caráter e permanecendo constante ao longo do tempo.

Segundo Peter Drucker, o “pai” da gestão contemporânea, uma empresa não é definida pelo nome ou pelo produto. Mas sim por causa de sua missão, sua razão de existir. É graças a essa ideia que os funcionários recebem direção, foco, significado e realização dentro da empresa.

A principal responsabilidade da missão é motivar e engajar a equipe, reunindo todos e direcionando-os para o sucesso da organização. Quando a equipe está ciente de que cada decisão é orientada por objetivos de nível superior, ela consegue cumprir a missão de forma mais eficaz.

Para ser definida, você deve pensar nos seguintes aspectos:

  • Promover algo inspirador e que desafiador;
  • Ser curta para ser lembrada com mais facilidade;
  • Engajar e motivar os colaboradores e parceiros.

Exemplos de missão de grandes empresas

Nike: Vender artigos esportivos, buscando inovação tecnológica proporcionando conforto para seus clientes.

Walmart: Vender por menos para as pessoas viverem melhor

Toyota: Ser a empresa de maior credibilidade do mercado de movimentação de materiais, oferecendo as melhores soluções aos nossos clientes.

Apple: A Apple está comprometida a levar a melhor experiência de computação pessoal a estudantes, educadores, profissionais criativos e consumidores do mundo todo através de seu hardware, software e serviços de internet inovadores.

Disney: Fazer as pessoas felizes

Natura: Promover o Bem Estar Bem.

Braskem: A Braskem utiliza a tecnologia e a inovação para alcançar o desenvolvimento sustentável. O nosso propósito é melhorar a vida das pessoas criando soluções sustentáveis da química e do plástico.

Google: organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis para todos.

Nestlé: Oferecer ao consumidor brasileiro produtos reconhecidamente líderes em qualidade e valor nutricional, que contribuam para uma alimentação equilibrada, gerando sempre oportunidades de negócios para a empresa e valor compartilhado com a sociedade brasileira.

Microsoft: Nossa missão é capacitar todas as pessoas e organizações do planeta a conquistar mais.

O que é visão de uma empresa?

Podemos dizer que a visão de uma empresa nada mais do que um cenário futuro, uma intuição, um sonho ou evidência desejada. É uma representação do destino e do objetivo que se busca alcançar. É fundamental entender que a visão tem um prazo que deve ser cumprido. Como resultado, mudanças podem ocorrer ao longo do tempo.

Ela está acima de todos os objetivos corporativos e é essencialmente o futuro projetado da organização, que todos os funcionários que trabalharam para a empresa ou estão prestes a trabalhar nela devem compartilhar e apoiar.

Mas para conseguir isso, ela deve, se possível, ser criada com a contribuição de todos, a fim de refletir um sonho futuro que é igualmente aspiracional para todos. A visão deve demonstrar (de forma prática, realista, com prazo e tangível) onde e quando a empresa estará em um futuro próximo e distante.

Por isso, a sua definição é extremamente importante. Para conseguir construir uma visão mais assertiva, ela deve ser acompanhada de algumas indagações que devem ser abordadas, sendo elas:

  • De que forma você visualiza a organização no longo prazo?
  • Como a organização quer que seus clientes a percebam?
  • Quais são os esforços necessários para que a empresa consiga alcançar essa visão?
  • Onde a organização espera estar, a quem servirá e que tipo de bens oferecerá?
  • Essa visão tem chance de se tornar realidade?

Exemplos de visão de grandes empresas

Nike: Ser uma referência em artigos esportivos mantendo assim um vínculo com qualidade de vida e de pessoas.

Walmart: Ser o melhor varejista do Brasil na mente e no coração dos consumidores e funcionários

Toyota: Consolidar nossa inquestionável qualidade global dos produtos e serviços, em uma posição de líder de mercado.

Apple: Produzir produtos de alta qualidade e fácil uso que incorporam alta tecnologia para o indivíduo, provando que alta tecnologia não precisa ser intimidadora para aqueles que não são experts em computação.

Disney: Criar um mundo onde todos possam se sentir crianças

Natura: A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo.

Braskem: nossa visão estratégica é ser a líder mundial da química sustentável.

Google: Ser referência mundial em inovação e organização de conteúdo, agregando conhecimento e bem estar à sociedade.

Seara: Ser reconhecida como uma empresa de excelência no mercado brasileiro e internacional, por processar e comercializar produtos de alta qualidade, em todos os seus segmentos e marcas comerciais, e continuando a se expandir no mercado em que atua no Brasil e no Exterior, com o compromisso de aperfeiçoamento contínuo de seus produtos e com o desenvolvimento sustentável e rentabilidade nos seus negócios.”

O que são os valores de uma empresa?

Uma vez estabelecidas a missão (quem é a empresa) e a visão (onde ela quer chegar), devemos especificar algumas “regras ” para o jogo, ou mais especificamente, quais valores da empresa. Há muitas maneiras de atingir um objetivo (visão), mas para que uma empresa cumpra sua missão e lute por sua visão, é importante saber quais princípios ou crenças devem servir de guia para todos os envolvidos na busca de seus objetivos.

Os valores podem ser vistos dessa forma como metas a serem alcançadas. No entanto, isso não impede que a empresa mantenha suas crenças fundamentais. Semelhante à forma como uma visão é formada, os valores devem ser construídos em colaboração com os outros.

Nesse sentido, a gestão de liderança precisa ter em mente que definir os valores da empresa deve ser sempre avaliando criticamente o comportamento adequado de seus funcionários, o significado de suas convicções morais e éticas e como eles podem beneficiar a sociedade. Portanto, os objetivos dos valores são determinar se os profissionais que trabalham para a organização estão seguindo diariamente as normas comportamentais esperadas.

Sem um conjunto definido de valores éticos, uma empresa terá dificuldade em alcançar o sucesso a longo prazo. Como resultado, se a declaração de missão de uma empresa representa a direção da empresa, sua visão e valores centrais são o que todos podem associar imediatamente.

Exemplos de valores de grandes empresas

Cacau Show: Ética, respeito e honestidade; Compromisso com crescimento e resultados; Incentivo e reconhecimento individual ao desenvolvimento individual do colaborador; Cuidado consigo e com os outros; Prática da inovação.

Coca-Cola: Inovação; Integridade; Responsabilidade; Paixão; Colaboração; Diversidade; Qualidade.

Banco Itaú: Simples. Sempre. Fanáticos por performance; Ética é inegociável.

Microsoft: Integridade e honestidade; Empenho para com os clientes, parceiros e tecnologia; Abertura e respeito para com os outros e empenho para contribuir para o seu desenvolvimento; Capacidade para aceitar grandes desafios e conduzi-los até ao final; Atitude crítica, dedicação para com a qualidade e melhoramento pessoal; Assumir plena responsabilidade dos compromissos, resultados e da qualidade perante os clientes, acionistas, parceiros e colaboradores.

Qual a importância da missão, visão e valores para a empresa?

Missão visão e valores

O estabelecimento desses temas está inteiramente relacionado à gestão estratégica, e seus gestores e colaboradores devem sempre tê-los em mente. Da mesma forma, avaliações periódicas devem ser realizadas para determinar se a empresa está aderindo à estratégia que foi estabelecida com esses fundamentos.

No entanto, ainda é muito comum ver empresas que tratam sua missão, visão e valores como meras formalidades, sem pensar nos objetivos da organização ou nos princípios que defendem. A falta desses detalhes só impedirá a expansão do seu negócio. Afinal, é impossível manter uma equipe engajada e produtiva sem que todos entendam o significado de suas tarefas individuais e o valor de trabalhar em conjunto para alcançar os objetivos desejados.

Por isso, esses conceitos devem ser definidos o quanto antes, pois servirão de guia para o planejamento estratégico, auxiliando não apenas na melhor gestão, mas também na determinação do melhor curso de ação e, obviamente, no monitoramento efetivo do crescimento da empresa. Vale ressaltar que a falta dessas definições não implica necessariamente que a empresa não cresça, mas é possível entender como a empresa chegou onde está quando cresce.

Veja como aplicar a missão, visão e valores de uma empresa

Sem manter essas percepções mencionadas durante este artigo no dia a dia da organização, é impossível definir a missão, visão e valores de sua empresa a não ser como meio de estabelecer credibilidade junto ao público e com seu site, por exemplo.

Para evitar isso, é absolutamente necessário que os altos executivos da empresa incutem essa cultura em todos os funcionários, deixem esses princípios claros e acompanhem suas ações diárias. Além de ter conhecimento desses aspectos de forma aprofundada.

É crucial engajar funcionários e gerentes para que eles entendam o significado da missão, visão e valores para o crescimento organizacional, bem como como eles realmente fazem sua marca se destacar no mercado em relação ao seu estilo de operação.

Dessa forma, o primeiro passo para usar esses conceitos é concentrar-se na essência da sua empresa. Esses termos devem refletir a mensagem que sua organização deseja transmitir a seus clientes, funcionários e concorrentes.

Devido a isso, é fundamental entender as características de cada um desses termos e o que eles significam antes de analisar a finalidade e os objetivos do seu negócio, a fim de garantir mais assertividade e eficiência nesses conceitos.

Com essas informações, lembre-se de ser o mais sucinto e claro possível para garantir a compreensão de todos, tanto dentro da empresa quanto para o público. É um processo trabalhoso que deve ser realizado com extrema cautela para não prejudicar o funcionamento do seu negócio. Como resultado, esta tarefa deve ficar sob a alçada do departamento de recursos humanos.

Conclusão

Agora que você está ciente do que é a missão visão e valores de uma empresa, assim como dos princípios fundamentais de negócios, você pode iniciar o processo de definição e seleção.

Para isso, seja o mais honesto possível com seus próprios interesses e os interesses gerais de todos os envolvidos, sempre visando a satisfação coletiva. Além disso, é importante lembrar a importância de definir parâmetros realistas e realizáveis.

Finalmente, valores, missão e visão são muito mais importantes do que frases bonitas. São definições e objetivos reais que devem sustentar e orientar todo o desenvolvimento do seu negócio.

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