Treinamento de liderança: Entenda a importância e saiba como realizá-lo na sua empresa.

Saiba para que serve um treinamento de liderança, como ele pode potencializar a gestão de pessoas de sua empresa, e veja dicas para realizá-lo. Veja mais neste artigo!
Sumário
Treinamento de liderança

Os líderes possuem um papel primordial nas empresas, e por isso é importante se ter boas lideranças nas equipes. Para possibilitar isso as empresas precisam realizar um treinamento de liderança, capacitando gestores e líderes para uma atuação de qualidade.

O desempenho de uma empresa está diretamente relacionado com a atuação e engajamento dos colaboradores. Para fomentar isso, as lideranças possuem um papel fundamental, pois utilizam as estratégias de gestão de pessoas para motivar os funcionários.

Mas você sabe quais os benefícios de um treinamento de liderança em uma empresa, e como é possível conceber esses eventos? Para te ajudar com isso, criamos um artigo que vai abordar tudo sobre o treinamento de liderança. Assim, será possível identificar a importância desses treinamentos, e entender dicas preciosas para implementá-los.

Ficou curioso para saber melhor sobre o assunto? Então fica de olho na matéria a seguir!

O que é liderança?

Primeiramente, é essencial explorar o conceito de liderança, indo além do seu significado no contexto empresarial das organizações. Portanto, liderança pode ser compreendida como a habilidade de coordenar, incentivar e impactar positivamente um grupo específico, visando alcançar uma ou mais metas.

No âmbito do mercado de trabalho, existem demandas específicas, incluindo a realização de metas estabelecidas, que estão ligadas diretamente à eficiência de uma empresa. Por isso, as organizações buscam atributos que fortaleçam o desempenho de sua equipe, incentivando a conquista de objetivos e metas determinadas.

Nesse contexto, a liderança assume um papel central, pois é por meio dela que se impulsiona o rendimento da equipe, utilizando estratégias fundamentais de um líder eficaz. Dessa maneira, na gestão de equipes de trabalho, o líder desempenha o papel de distribuir responsabilidades, organizando e estimulando a equipe na busca por metas.

Por outro lado, é importante ressaltar que é fundamental contar com um líder na equipe, não apenas para atribuir regras e responsabilidades, mas para atuar como um agente motivador. Consequentemente, uma equipe tende a se dedicar mais quando é impulsionada por um líder que desempenha um papel eficaz.

Quais os atributos um líder precisa ter?

É importante esclarecer ainda quais as características esperadas de um bom líder, para que se possa pensar em quais aspectos devem ser potencializados durante um treinamento de liderança. Então quais são os atributos que um bom líder deve ter consigo?

Em primeiro lugar, o líder precisa causar uma boa impressão, para que ele possa ser utilizado com um elemento de inspiração e influência. Por isso, o líder deve possuir o domínio de habilidades sociais, para que seja promovida uma admiração coletiva.

Além disso, uma liderança eficiente precisa saber manejar o trabalho em equipe, coordenando os colaboradores que estão sob sua responsabilidade. Assim, é importante que o líder entenda como designar tarefas e seja extremamente organizado.

Outro atributo importante é o de possuir uma comunicação assertiva, ou seja, é preciso ser claro, objetivo, seguro e respeitoso ao se comunicar com os colaboradores. Essa comunicação vai garantir que o líder possua uma boa relação com sua equipe, ao mesmo tempo que consegue designar demandar de maneira adequada.

O que é um treinamento de liderança?

Treinamento de liderança
Foto: fizkes

Uma vez entendido os principais atributos desejáveis para uma liderança, torna-se fácil de entender o que é, e para que serve um treinamento de liderança. Portanto, o treinamento de liderança é uma estratégia de capacitação para preparação de lideranças que atuem de acordo com a necessidade e perfil da empresa.

Sendo assim, o objetivo principal do treinamento de liderança é o de capacitar os indivíduos, de forma que eles adquiram habilidades de gestão requeridas pela empresa. De outra maneira, o treinamento de liderança consegue aprimorar novas competências que precisam ser trabalhadas, principalmente para líderes que ocupam novos cargos.

Esses treinamentos podem ser realizados de diversas formas, seja através de cursos, palestras, ou mesmo eventos como um workshop. Entretanto, o ideal em todas as situações é que esse treinamento possua tempo suficiente e abordagens de aulas práticas. Assim, esses treinamentos são preferencialmente presenciais, mas também podem ser online.

Quais são as finalidades de um treinamento de liderança?

A principal finalidade do treinamento de liderança é praticar e aprimorar as competências essenciais que um líder deve possuir, de forma estratégica. Entretanto, além disso, existem outros objetivos associados com o treinamento de lideranças.

Em primeiro lugar, outra grande finalidade do treinamento de liderança é possibilitar que novas competências sejam adquiridas, e que os líderes tenham conhecimentos atualizados. Dessa forma, um dos objetivos é manter os líderes em constante aprendizado, capacitando com as novas demandas do mercado de trabalho.

Além da capacitação e treinamento de habilidades, é importante enfatizar outros aspectos que só são alcançados com a prática. Assim, além de todo o conhecimento e recursos técnicos oferecidos em um programa de desenvolvimento de liderança, esse é o momento para os gestores compartilharem experiências com outros líderes da empresa.

Quais são os tipos de treinamento?

Existem diversos tipos de habilidades e competências que podem ser aprimoradas em um treinamento de liderança. Dessa maneira, existem alguns tipos de treinamentos especializados disponíveis no mercado atual. Separamos uma lista contendo alguns dos principais tipos de treinamento de liderança, que você confere a seguir.

1- Treinamento técnico

Esse tipo de treinamento é eficaz para qualificar uma liderança para estar capacitada para lidar com as tarefas de determinada empresa. Em tese o líder não coloca a mão na massa, mas é preciso ter domínio das técnicas operacionais para guiar a equipe.

Por exemplo, um líder que trabalha no setor de vendas precisa ter o conhecimento técnico da área. Mesmo que não seja ele o responsável por efetuar as vendas, o líder precisa conduzir e coordenar os outros membros da equipe, e para isso precisa de domínio na área.

2- Treinamento em gestão de pessoas

O papel fundamental de um líder em uma empresa é o de gestão de pessoas, e isso requer estratégias e conhecimentos específicos. Sendo assim, o treinamento em gestão de pessoas é utilizado para aprimorar as competências de gestão, bem como fornecer conhecimento acerca disso.

Nesse tipo de treinamento o líder é incentivado a capacitar suas habilidades de comunicação, de avaliação do desempenho e de como se dá o processo de feedback. Assim, diversas técnicas são ensinadas na teoria, e aplicadas de maneira prática, com o intuito de garantir uma boa capacitação em gestão de pessoas.

3- Treinamento em comunicação

Como mencionado anteriormente, um líder precisa ter uma comunicação assertiva, para que ele consiga ser compreendido de maneira adequada pelos demais colaboradores. Por esse motivo, o treinamento em comunicação é essencial para aprimorar as habilidades de comunicação em potenciais lideranças.

Dessa maneira, os treinamentos em comunicação são necessariamente práticos, e possui o objetivo de potencializar a maneira de se comunicar de um líder.  Assim, habilidades como escuta ativa, empatia, clareza e objetividade são aprimoradas durante esse processo de treinamento.

4- Treinamento em gestão de conflitos

Um líder precisa estar preparado para otimizar o clima organizacional, prevenindo e atuando para a resolução de atrito entre os colaboradores. Assim, é preciso ter um treinamento eficaz em gestão de conflitos, para que seja possível reduzir o nível de estresse no ambiente de trabalho.

Dessa maneira, esses treinamentos reforçam estratégias para lidar com os conflitos e tornar o ambiente mais harmônico. Por isso, esse tipo de treinamento visa ensinar estratégias que envolvam a criação de políticas de convivência, como exercer a justiça e como utilizar as medidas disciplinares em determinadas situações.

5- Treinamento em gestão de metas

É fundamental que a sua empresa possua um plano estratégico com metas claras. Nesse sentido, os líderes devem compreender como suas equipes contribuem para atingir esses objetivos e monitorar o desempenho para garantir o progresso.

Para conseguir isso, o treinamento em gestão de metas é uma ótima opção para capacitar os líderes na avaliação do desempenho dos colaboradores. Com esse tipo de treinamento os líderes aprimoram a postura esperada para a coordenação dos fluxos de trabalho, com o objetivo de cumprir metas e melhorar os resultados.

Por que é importante realizar um treinamento de liderança?

O treinamento de liderança proporciona que líderes sejam capacitados adequadamente, como já foi abordado anteriormente. Mas porque é importante uma liderança tão efetiva na minha empresa?

As empresas buscam nas habilidades de liderança de seus colaboradores uma forma de inspirar suas equipes e melhorar a eficiência. No entanto, compreender o impacto de um líder na equipe vai além dos resultados, e um bom líder pode conferir inúmeros benefícios para a empresa.

Assim, a presença de um líder em um grupo é primordial para atribuir responsabilidades e definir as atribuições dos membros da equipe. Isso se relaciona à organização e designação das tarefas, já que um líder competente sabe aproveitar bem sua equipe para alcançar os melhores resultados.

Além disso, ter um líder na equipe não se resume apenas a designar regras e tarefas, mas essa figura também atua como um impulsionador motivacional. Desse modo, uma equipe costuma se empenhar mais quando é liderada por alguém que desempenha um papel inspirador.

Como realizar um treinamento de liderança?

Deu pra perceber o quão importante é o treinamento de liderança, já que confere uma série de benefícios para sua empresa. Mas como é possível realizar esses treinamentos na prática das empresas? Pensando em te auxiliar com isso, trouxemos 4 dicas fantásticas que vão dar uma orientação para realização dos treinamentos de liderança.

1- Defina a finalidade do treinamento

Inicialmente é necessário que a empresa avalie qual o atributo que ela está buscando em sua liderança, ou qual carência precisa ser aprimorada. Assim, a identificação da finalidade do treinamento é um passo primordial, pois vai direcionar a maneira na qual a capacitação deverá acontecer.

Por exemplo, vamos supor que uma empresa identifica que o clima organizacional está ruim devido aos conflitos no ambiente de trabalho. Assim, a empresa poderá definir que precisa aprimorar as habilidades de gestão de conflitos em seus líderes, através desse treinamento específico

2- Aloque o material e infraestrutura necessária

Após delimitar a finalidade e o tipo de treinamento que será realizado, é preciso pensar na logística que irá viabilizar esse processo. Assim, a empresa precisa decidir se o treinamento acontecerá de maneira presencial ou online, qual local ou plataforma, quem deverá ministrar e quais materiais serão utilizados.

Vale ressaltar que a empresa terá de pensar ainda no modelo no qual deverá realizar esse treinamento, podendo ser um curso, palestra, workshop, ou qualquer outro tipo de evento.

3- Faça o treinamento acontecer

Após decidir o tipo de treinamento, alocar os materiais e recursos necessários e viabilizar o evento, é o momento iniciar o treinamento. Para isso, a empresa deverá comunicar os líderes selecionados, convidando-os para o evento. Nesse momento a divulgação do treinamento é primordial, e a empresa deve enfatizar a importância do comparecimento.

4- Avalie os resultados do treinamento

Após a conclusão do treinamento é preciso solicitar os feedbacks e impressões que os líderes tiveram. Isso é importante para avaliar como foi o andamento do treinamento, e se o planejamento ocorreu conforme o planejado.

Por outro lado, a empresa deve ainda verificar os resultados na prática, avaliando se os problemas iniciais foram minimizados ou resolvidos após a efetivação dos treinamentos. Isso é importante para que seja possível evoluir nas capacitações em outros projetos como esse.

Como a tecnologia pode auxiliar nesse processo?

Implementar um treinamento de liderança pode não ser um processo simples, mas é possível utilizar a tecnologia a favor da empresa. Uma das etapas mais importantes desse processo é a convocação do treinamento para todos os líderes, principalmente em empresas maiores.

A melhor maneira de garantir que essa convocação chegue a todos os líderes é através da utilização de um software de controle de ponto. Com a plataforma do Genyo é possível, dentre outras coisas, utilizar o chat com os funcionários para fixar comunicados importantes, como a convocação para um treinamento.

Entretanto, além das vantagens iniciais no processo de treinamento, o Genyo é um sistema de gestão de pessoas muito útil que pode auxiliar os líderes em diversas outras demandas. Com o genyo é possível avaliar a produtividade dos colaboradores, por exemplo, além de inúmeras outras funcionalidades que vão facilitar muito a atuação das lideranças.

Outros artigos relacionados

Inscreva-se na
Genyo News

Toda semana na sua caixa de e-mail. É grátis!

Compartilhe este artigo

A gestão inteligente que o seu RH e DP merecem

Este controle de ponto digital permite acompanhar remotamente as atividades, presenças e ausências dos funcionários internos e externos.

modal controle de ponto blog