Conheça 10 rotinas de RH: Tudo sobre elas e muito mais!

As rotinas de RH são diversas e muito importantes para o processo administrativos de uma empresa, por isso esse profissional precisa saber. Veja mais neste artigo!
Sumário
rotinas de RH

Toda empresa precisa ter um setor de Recursos Humanos em que possa confiar, o trabalho feito por esses profissionais é essencial para o funcionamento e manutenção do negócio. Por isso, esses profissionais precisam estar atentos às rotinas de RH que conduzem o trabalho deles ali dentro.

Por isso, é muito importante falar sobre elas, até mesmo para que o gestor fique inteirado sobre o que acontece dentro da empresa. Pensando nisso, o Genyo desenvolveu este artigo, com o objetivo de trazer a maior quantidade de informações sobre .

Dessa forma, os tópicos pensados para o desenvolvimento desse conhecimento foi uma introdução falando sobre os Recursos Humanos, sua importância e o profissional dessa área e posteriormente discutir sobre 10 rotinas muito importantes de RH.

O que é o setor de Recursos Humanos?

Toda empresa precisa de recursos para realizar as suas funções, dessa forma, a utilização desses poderá permitir que os objetivos sejam alcançados ou não. Dentre esses recursos, nós temos os recursos humanos e os recursos materiais.

Os recursos materiais são, como o próprio nome já informa, voltado para os materiais utilizados no dia a dia da empresa, como por exemplo o computador para uso do funcionário, o maquinário para realizar determinada função, insumos, matérias primas e qualquer outro elemento físico utilizado.

Por outro lado, os recursos humanos são exatamente o corpo de colaboradores que realizam as atividades necessárias para movimentar o negócio, são eles que operam os recursos materiais. Ou seja, são as pessoas contratadas para respectivas funções dentro de uma empresa.

No entanto, existe um setor que organiza e gerencia estes recursos humanos, que é o setor de Recursos Humanos (RH). É neste setor que todas as demandas dos colaboradores é prevista e atendida, são as pessoas que trabalham nela que realizam essa ponte entre o capital humano e as necessidades do negócio em que estão inseridas.

O histórico do setor de RH

No final do século XIX, a Revolução Industrial foi um momento de transição necessário para que o processo de fabricação fosse atualizado, dando início também ao capitalismo. Diante de todos esses desdobramentos, o setor de RH foi criado.

O objetivo naquela época era que ele pudesse intermediar os interesses da empresa com as metas de seus funcionários. De certa forma, podemos perceber que alguns conceitos, mesmo que brutos, permaneceram praticamente da mesma forma. No entanto, alguns direitos, a maior parte deles, ainda não foram implementados nesta época

Já em 1930, o bem-estar e fator psicológico passaram a ser levados em consideração, afinal, a forma como o colaborador está em relação à saúde, influencia diretamente nos resultados obtidos por eles. Ou seja, outra responsabilidade a ser atribuída ao profissional de RH.

Com o avanço na área, todas as decisões estratégicas passaram a contar com o trabalho do setor de RH. Com isso, podemos afirmar com precisão que a rotina de RH passou a estar presente em todas as áreas de um negócio.

Dessa forma, essa área possui muitas atividades e isso precisa ser cada vez mais discutido, até mesmo para levantar a importância desse grupo de funcionários.

Qual a importância do setor de RH?

Como vimos, as atividades do setor de RH são essenciais para a sustentação e desenvolvimento de toda uma empresa. Além disso, ao reconhecer a importância de cada colaborador daquela corporação, também fica fácil perceber a relevância do setor de RH, já que é ele que administra os funcionários, de maneira que todos serão beneficiados.

Além disso, as suas atividades de extrema relevância permitem que a empresa se mantenha alinhada com as leis vigentes da CLT, controla a pontualidade da folha de pagamento, a jornada de trabalho dos funcionários, bem como a hora extra de cada um deles.

Além disso, a equipe de RH ainda contribui significativamente com estratégias direcionadas para o bom desempenho dos trabalhadores em suas funções, que consequentemente traz benefícios positivos para os resultados da empresa, em termos de lucro.

Com isso, podemos perceber que as demandas realizadas neste setor são muito relevantes. No entanto, como funciona a rotina de quem trabalha diretamente com isso, quais são as atividades mais realizadas e o que cada uma delas fazem individualmente? Este é o foco do nosso artigo e será discutido a seguir para trazer as rotinas de RH:

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10 rotinas de RH mais frequentes

Como vimos, existem muitas atividades acontecendo ao mesmo tempo dentro do RH, mas para entender com propriedade é preciso estudar o que cada uma delas faz separadamente. Veja abaixo 10 exemplos:

Recrutamento e seleção

A relação entre o colaborador e o setor de RH começa pelo recrutamento e seleção, este é o primeiro contato entre esses dois hemisférios.

Essa rotina é muito importante para que novos talentos sejam atraídos para a empresa, de forma a ocupar a vaga em uma função em que a organização já percebeu que precisa de suporte.

Esse processo é feito pelo profissional de RH e é feito por meio de algumas etapas. Esses passos vão desde a divulgação da vaga que precisa ser preenchida, como por exemplo escolher quais serão as formas que ela será anunciada, até as entrevistas e de fato contratação de um profissional.

No entanto, o profissional de RH precisa estar atento nesse momento, pois o perfil comportamental comportamental precisa estar alinhado com a vaga, a empresa e sua cultura, além de que precisa ser compatível com os valores.

Admissão do colaborador

Assim que o colaborador é escolhido mediante o processo anteriormente citado, a próxima rotina de RH aplicada é a admissão.

Por meio dela, o colaborador do RH reunirá todas as informações, documentações, solicitação de exame admissional, assinatura de contrato, da carteira de trabalho e todas as outras demandas que ocorrem após a contratação de um novo colaborador.

Após o vínculo ser feito, todo esse histórico é guardado pelo RH em arquivos e lá fica salvo até mesmo após a demissão.

Integração dos novos funcionários

Assim que o funcionário entra na empresa, ele precisa ser alocado e integrado na equipe. Dessa forma, isso também se apresenta como uma das rotinas de RH por ser responsabilidade desse grupo de colaboradores.

Nesse momento, o pessoal de RH age firmando parceria entre a gestão superior e as principais lideranças para que essa interação seja feita de forma completa. Essa rotina também é conhecida como onboarding, sendo muito importante para o processo de adaptação do colaborador que acaba de entrar para a equipe de funcionários.

Dessa forma, grande parte dos alinhamentos são feitos pelo setor de RH, como por exemplo os treinamentos que podem ser necessários, antes de começar a “colocar a mão na massa”, a depender de cada empresa.

Treinamento e capacitação dos colaboradores

Quando um colaborador entra em uma empresa, ele precisa ser treinado e capacitado para desempenhar com excelência a sua função, inclusive para quem já possui experiência na área, afinal, cada empresa possui sua forma individual e particular de trabalho.

Além disso, essa é uma rotina de RH necessária também para aqueles que já estão desempenhando a função há algum tempo. Isso acontece pois o treinamento corporativo precisa ser contínuo, ou seja, o funcionário precisa de uma educação continuada para prosseguir com a qualidade de trabalho que a empresa espera, ou para atualizar conceitos.

Com uma equipe inteiramente treinada, o RH pode expandir as estratégias e poder administrar melhor as rotinas diárias.

Avaliação de desempenho

Com um treinamento periódico, nada mais justo do que avaliar se esse profissional realmente aprendeu e está desempenhando a sua função da forma correta. Dessa forma, é necessário que uma das rotinas de RH seja a avaliação de desempenho.

Com isso, queremos dizer que a empresa precisa conhecer os seus funcionários e o nível de desempenho que eles possuem. Para, a ação do pessoal de RH é extremamente necessária.

Isso acontece pois, muitas vezes toda a administração da empresa está sendo feita da forma correta, bem como as burocracias, prazos e afins, mas ainda assim o resultado não está sendo satisfatório. Por isso, é preciso mensurar esse desempenho do colaborador para verificar se o problema não está nessa parte do processo.

Controle de jornada

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A gestão de jornada também faz parte do conjunto de rotinas de RH de uma empresa, por meio dela é possível evitar processos trabalhistas e uma série de problemas voltados para a empresa e que demandam custos e prejuízos.

Esse controle de jornada pode ser feito de forma manual, ou, como a maioria prefere, de forma tecnológica. No entanto, o mais vantajoso de fato é assumir um controle de ponto automatizado para que essas rotinas de RH passem a ser mais facilitadas, afinal, são muitas demandas para dar conta.

Além disso, por meio dele é possível organizar o calendário da empresa, incluindo férias, licenças, afastamentos e todas as jornadas dos colaboradores. Por meio desses sistemas e aplicativos, é muito mais difícil a ocorrência de erros, aumentando ainda mais a eficiência no setor.

Política de benefícios

Cada empresa pode optar por ofertar determinados benefícios para o seu colaborador, os mais comuns e que toda empresa costuma ofertar é o vale-alimentação (ou refeição) e, obrigatoriamente, o vale-transporte para que os funcionários possam se deslocar.

Além desses, a rotina do RH precisa gerir também os demais, como vale combustível, plano de saúde e odontológico, academia e auxílio educação para o próprio colaborador e seus dependentes.

Dessa forma, distribuir os benefícios, adequar os funcionários que recebem e aqueles que não desejam algum dos que são ofertados e diversas outras partes do processo fazem parte dessa rotina.

Monitoramento de estratégias

Observar as métricas e estratégias é essencial para que a empresa perceba seus pontos, com isso, pode ser gerado novos processos que por fim viram estratégias e essas resultam em resultados positivos.

Todo esse processo também faz parte das rotinas de RH, e com certeza é uma das mais importantes pois envolve o processo criativo e inovador para poder desenvolver projetos que elevam a empresa dentro do mercado.

Com isso, mais uma vez, fica claro a importância do profissional no setor de RH e o desempenho das suas atividades.

Atendimento ao colaborador

Muitos se voltam apenas para as questões burocráticas e se esquecem do básico, dentro das rotinas de RH nós temos uma das atividades mais recorrentes que é a “consultoria” para o colaborador.

Esse é o momento em que o setor de RH poderá utilizar os seus conhecimento para ajudar o funcionário interno, com isso é possível tirar dúvidas e atender a pedidos que podem ser feitos.

O atendimento ao colaborador é uma responsabilidade inata do profissional de RH, já que sua existência deve ser voltada para o atendimento das demandas dos trabalhadores.

Desligamento do funcionário

Ao longo de todas as rotinas anteriormente citadas, pudemos perceber que o profissional de RH está em todos os momentos do colaborador, a trajetória de cada um deles na empresa passa, em todas as fases, pelo setor de Recursos Humanos.

Na saída desse funcionário da empresa não é diferente, afinal, nesse processo também é necessário a atuação do RH.

Essa atividade de quebra ou encerramento de contrato é o ponto final na história do colaborador com determinada empresa, onde o vínculo é cortado e quem faz isso é o RH.

Quais são as características de um bom profissional de RH?

Ao longo do artigo, falamos muito sobre o profissional de RH dentro das suas rotinas, o que eles fazem e como é feito. No entanto, o que esta pessoa precisa ter para realizar todas essas atividades de forma satisfatória?

De forma prática, 3 características podem ser citadas como ótimas no processo de formação de um funcionário de RH: Saber e gostar de lidar com pessoas, liderança e empatia.

É claro que estamos falando de habilidades pessoais, já que além dessas ele também precisa entender muito da parte técnica.

Conclusão

Portanto, após toda a discussão voltada para as rotinas de RH, fica clara a importância desse setor e das suas atividades. Dessa forma, para ajudar ainda mais nesse processo, o Genyo promete ajudar na gestão por meio de um sistema tecnológico de registro de ponto, fazendo com que sua empresa seja muito mais automatizada.

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