O segredo do reconhecimento profissional: saiba a importância e como conseguir alcançá-lo!

Saiba a importância de conseguir reconhecimento profissional, além de dicas práticas para alcançá-lo com maestria. Veja mais neste artigo!
Sumário
Reconhecimento profissional

O mercado de trabalho está cada vez mais acirrado, e os profissionais buscam ainda mais destaque nas suas áreas de atuação. Assim, muitos investem em treinamentos, capacitações e até mesmo na realização de um bom networking. Isso tudo é realizado com um objetivo muito claro: conseguir reconhecimento profissional e um espaço no mercado de trabalho.

Mas o reconhecimento profissional é realmente importante para o sucesso corporativo, e como e qual o caminho para conseguir essa aprovação? Além disso, existem vantagens para as empresas que aderem a projetos de reconhecimento de seus funcionários, e como isso pode ser feito?

Pensando em responder esses questionamentos que são muito comuns, preparamos um artigo que vai abordar tudo sobre reconhecimento profissional. Assim, será possível entender a importância do reconhecimento profissional, tanto para a empresa quanto para os colaboradores, bem como explorar estratégias para consegui-lo. Mas antes de tudo, é importante inicialmente entender o que de fato significa o reconhecimento profissional.

O que significa ter reconhecimento profissional?

O reconhecimento profissional é a prática realizada por empresas e organizações, que buscam demonstrar através de feedbacks positivos que o colaborador está trabalhando com qualidade. Assim, existem diversas possibilidades de se demonstrar um reconhecimento profissional dentro de uma empresa, seja através de um elogio ou até mesmo de uma promoção.

Dessa forma, o reconhecimento profissional é uma prática que concede ao colaborador a consciência de que está realizando suas atividades de uma boa maneira. Por esse motivo, esse é um elemento que causa aumento no engajamento profissional dos colaboradores na realização das atividades laborais. No entanto, isso é só uma das inúmeras vantagens conferidas aos colaboradores e empregadores que aderem ao reconhecimento profissional como uma prática.

Por que o reconhecimento profissional é importante?

Como dito anteriormente, o reconhecimento profissional confere um aumento no engajamento dos colaboradores à empresa, o que confere para o empregador uma série de vantagens. No entanto, o reconhecimento profissional vai muito além disso, e confere benefícios tanto para a empresa quanto para o colaborador.

Inúmeras vantagens estão associadas para aqueles profissionais que buscam o reconhecimento, e conseguem alcançá-los. Por outro lado, não apenas os funcionários ganham com isso, já que há uma variedade de benefícios para as empresas que fornecem reconhecimento para seus colaboradores.

Assim, os tópicos a seguir vão abordar melhor os benefícios para cada um desses atores, destacando a importância de maneira ampla.

Benefícios para a empresa

Conferir um reconhecimento profissional para um colaborador está muito associado à melhora no desempenho das atividades realizadas. Isso acontece porque o estímulo através de um feedback positivo motiva o funcionário a trabalhar com mais determinação, o que aumenta o engajamento profissional. Além disso, os feedbacks ajudam o funcionário a entender os seus pontos positivos, e investir neles a longo prazo.

Assim, o benefício muito presente em empresas que praticam o reconhecimento profissional de seus funcionários é o aumento da produtividade. Isso está muito relacionado com o sentimento de “trabalho bem feito” experimentado pelos funcionários gratificados. Dessa maneira, os funcionários percebem que estão no caminho certo, e concentram forças em aumentar a qualidade do serviço, e consequentemente da produtividade.

Outro benefício conseguido pelas empresas através do reconhecimento profissional é o aumento da motivação da equipe. Assim, líderes que elogiam ou reconhecem as atividades dos membros da equipe conseguem verificar o aumento da motivação. Isso proporciona o aumento da resolução de problemas, pois está muito relacionado com o incentivo à criatividade da equipe.

Como a empresa pode colaborar para o reconhecimento do funcionário?

Reconhecimento profissional

Até então vimos a importância de se garantir reconhecimento profissional aos colaboradores de uma empresa, mas um questionamento que surge é: Como isso pode ser feito? Pensando em auxiliar nisso, criamos duas estratégias bem simples para se conseguir realizar esse reconhecimento.

Assim, as estratégias estão focadas em verificar o desempenho dos funcionários para que depois se pense em planos de ação visando as gratificações. Para entender melhor como isso funciona na prática, os próximos tópicos irão abordar como essas estratégias podem ser implementadas.

1 – Verifique o desempenho dos colaboradores

Em primeiro lugar, as empresas precisam estar atentas ao desempenho de seus funcionários, já que é preciso mensurar a qualidade das atividades realizadas. Assim, critérios como pontualidade, assiduidade e tempo de desempenho de função são elementos essenciais a serem avaliados antes de se conceder um reconhecimento profissional.

A melhor maneira de verificar esses aspectos é através de um software de controle de ponto, que permitirá uma avaliação ampla do quadro de funcionários. Assim, através dessa ferramenta é possível verificar a pontualidade e assiduidade dos funcionários de maneira prática, possibilitando uma avaliação facilitada. Além disso, a ferramenta do Genyo permite que a empresa entenda a produtividade de seus colaboradores através do registro de atividades.

Dessa forma, o primeiro passo para conceber um reconhecimento profissional aos colaboradores é lançar mão do controle de ponto. Isso é necessário para que seja possível verificar de maneira ampla os funcionários aptos a receberem os benefícios.

2 – Crie projetos de gratificação

O segundo passo para proporcionar o reconhecimento profissional dos colaboradores é planejando ações que causem essa gratificação. Essas ações podem variar, desde um elogio pelo trabalho, um feedback positivo detalhado, até uma bonificação pelo serviço de qualidade. Assim, o tipo de projeto de gratificação vai depender da política da empresa, mas vale ressaltar que muitos deles podem ser implementados em qualquer ambiente corporativo.

Um exemplo prático utilizado nas empresas é a prática de eleger “funcionários do mês”, dando mérito para aqueles funcionários que se destacaram nas suas funções. Nesse sentido, práticas aparentemente simples podem contribuir para que os colaboradores sintam-se reconhecidos, estimulando-o a continuar prestando serviços com qualidade.

3 – Implemente a cultura de feedbacks

Outro aspecto importante para o plano de ações é através da criação de uma cultura de feedbacks em uma empresa. Para isso, é preciso que a empresa estimule os líderes a manter o ambiente harmonioso, com espaço para o fornecimento de feedbacks e crescimento pessoal. Assim, os funcionários ficarão mais à vontade para receber críticas positivas e negativas, de forma que isso contribua no seu desenvolvimento profissional.

Dessa forma, é preciso criar uma cultura na empresa para que a prática seja realizada de maneira constante e natural pelos membros em diferentes níveis hierárquicos. Assim, junto com a equipe de gestão de pessoas, a empresa precisa vincular a prática de feedbacks como um princípio norteador da empresa. Isso pode garantir que o ambiente se torne acolhedor para críticas, e os colaboradores possuam espaço para crescimento profissional.

Benefícios para o funcionário

Funcionários que conseguem reconhecimento profissional por suas tarefas possuem um grande incremento no desempenho e desenvolvimento pessoal na empresa, como já mencionado. Isso confere benefícios tanto no trabalho quanto na saúde mental do colaborador, pois evita casos de sobrecarga de trabalho, como a Síndrome de Burnout.

Além disso, o reconhecimento por parte da empresa proporciona oportunidades de crescimento no mercado de trabalho, e contribui para o sucesso na carreira de um profissional. Por isso, cada vez mais funcionários buscam ativamente o reconhecimento profissional nas empresas, visando se destacar no mercado de trabalho. Dessa maneira, é importante que os colaboradores fiquem atentos às estratégias para conseguir o tão famigerado reconhecimento profissional, para que possa usufruir de seus benefícios.

O que deve ser feito para se conseguir o reconhecimento?

Os funcionários que buscam o reconhecimento profissional estão ativamente procurando meios para se destacar nas empresas, se empenhando na realização das atividades com qualidade. No entanto, muitas pessoas não conseguem o tão desejado destaque, mesmo após tentativas desgastantes e ineficientes de reconhecimento profissional.

Então, o que é possível fazer para conseguir o reconhecimento merecido, e de que maneira as estratégias podem ser implementadas na prática? O segredo para conseguir o reconhecimento profissional não é algo de outro mundo: É necessário realizar a mudança em alguns comportamentos. Pensando em auxiliar nisso, os próximos tópicos abordarão dicas práticas para maximizar as chances de conseguir um reconhecimento profissional.

1 – Seja proativo

Todo mundo já ouviu o ditado “quem não é visto, não é lembrado”, e essa ideia resume um pouco a importância da proatividade no reconhecimento profissional. Nesse sentido, se alocar em funções novas, ou realizar atividades sem que precise ser designado demonstra proatividade no trabalho. Como dito anteriormente, se colocar nessas situações permite que o funcionário consiga visibilidade, corroborando para que seja notado positivamente no ambiente de trabalho.

Assim, uma dica muito importante para quem quer conseguir o tão desejado reconhecimento profissional é ser proativo no ambiente corporativo. Para isso, é preciso sempre estar atento às demandas que surgem, buscando antecipá-las antes mesmo de um problema surgir. Além disso, é importante que sempre que surjam oportunidades ou demandas extras, o colaborador se aloque para cumpri-las, demonstrando proatividade.

Essas são apenas algumas dicas que podem acontecer no dia a dia de uma empresa, mas é importante ressaltar que não se deve ficar preso a isso. Dessa forma, sempre que houver uma oportunidade de demonstrar interesse pela empresa, o funcionário deve se empenhar para realizá-la. Com isso, os líderes sempre verão o colaborador com um olhar especial, já que esse possui um destaque perante os outros, contribuindo para o reconhecimento.

2 – Capacite novas habilidades

Dominar os conhecimentos de uma área profissional é muitas vezes um passo importante na carreira de um indivíduo, mas só eles não são suficientes para se destacar. Por isso, a capacitação em novas habilidades é uma estratégia muito importante para aqueles profissionais que almejam o reconhecimento profissional. Assim, uma busca ativa pelo aprimoramento e atualização das habilidades precisa fazer parte do plano de carreira de um colaborador com o desejo de destaque.

Por isso, é importante que o colaborador fique atento às oportunidades de capacitação, seja em palestras, workshops, oficinas ou até mesmo cursos com duração mais longa. Assim, frequentar congressos ou até mesmo se inscrever em treinamentos disponibilizados dentro ou fora da empresa são passos que podem auxiliar o colaborador a conseguir destaque.

Vale ressaltar que a temática não precisa ser restrita à sua área de atuação, podendo ser aprimorada habilidades em diversos segmentos. Por exemplo, as habilidades comportamentais, ou soft skills, são muito importantes de serem desenvolvidas no cenário corporativo, e ela pode trazer resultados positivos no desempenho. Assim, aprimorar habilidades como comunicação, criatividade e liderança são aspectos fundamentais para conseguir o reconhecimento profissional.

3 – Esteja atento às novidades

É preciso sempre estar atualizado acerca das novas técnicas, conhecimentos e tecnologias para conseguir se destacar na sua profissão. Isso é importante pois o mundo contemporâneo muda com uma velocidade extraordinária, e os conhecimentos que antes eram soberanos hoje podem ser ultrapassados. Assim, é necessário buscar informações de qualidade, que forneçam um conhecimento atualizado, permitindo que o colaborador seja referência na sua área de atuação.

Para conseguir isso, é necessário ouvir feedbacks de especialistas na área, ou até mesmo participar de grupos e sociedades de referência no segmento de atuação profissional. De outra maneira, uma forma mais prática é acompanhar publicações em revistas científicas de cada segmento profissional, avaliando sempre o fator de impacto das publicações. Por exemplo, um médico pode utilizar algumas revistas científicas voltadas à saúde para manter-se atualizado sobre o que tem de mais recente no conhecimento.

Além disso, caso o empregador não esteja atento aos dados de tempo de empresa dos funcionários poderá ficar propenso a descumprimentos da legislação. Além disso, caso o empregador não esteja atento aos dados de tempo de empresa dos funcionários poderá ficar propenso a descumprimentos da legislação.

4 – Surpreenda nos resultados

Um colaborador precisa sempre se mostrar efetivo no cumprimento de suas atividades designadas, mas além disso, deve mostrar qualidade no serviço prestado. Assim, o importante não é apenas produzir, mas desenvolver com qualidade, entregando bons resultados, de forma a surpreender os líderes. Esse é um elemento fundamental para se conseguir destaque no trabalho, já que a avaliação de desempenho é um dos principais aspectos observados pela empresa.

Dessa maneira, é importante que a produtividade esteja condizente com as demandas da empresa, e sobretudo alinhadas com o nível de qualidade do serviço prestado. Por isso, é necessário investir o tempo realizando tarefas com atenção e dedicação, para que o resultado seja satisfatório e cause impacto positivo. Assim, certamente o reconhecimento profissional será direcionado para aquelas pessoas que surpreendem na resolução de problemas e mostram resultados satisfatórios.

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