Quem nunca ouviu falar daquela velha história de alguém que conseguiu a vaga dos sonhos através de uma indicação? É recorrente que essas histórias sejam compartilhadas em rodas de conversa, demonstrando a importância das boas relações entre as pessoas, ou seja, do bom networking. Mas até que ponto as relações sociais podem interferir na trajetória profissional de um indivíduo que busca ascensão no mercado de trabalho?
Bom, esse é um tema muito discutido na atualidade, e vem ganhando espaço em consultorias e mentorias espalhadas pelo Brasil. A prática de criar uma rede de contatos e explorar bem as relações interpessoais, o networking, tem muito a agregar.
Mas o que de fato é o networking, como ele pode impactar na carreira de um indivíduo e o que é possível fazer para praticá-lo? Pensando em responder essas dúvidas, elaboramos esse artigo para você entender tudo sobre networking, e saber dicas espetaculares de como conseguir fazer isso na prática.
O que significa Networking?
A palavra networking deriva de uma outra palavra conhecida como “network”, que vem do inglês e pode ser traduzida como “rede”. Assim, a palavra networking ganhou uma conotação muito usual, que significa a prática de estabelecer e conquistar uma rede de contatos. Dessa maneira, podemos dizer que o networking é em outras palavras a habilidade de conseguir fazer conexões e relações com outros indivíduos.
Para ilustrar o significado, vamos imaginar a seguinte situação: um médico recém-formado não sabe por onde começar a atuar, mas lembrou-se de algo importante. O médico em questão uma vez foi a um congresso e tornou-se amigo do dono de um importante hospital de sua cidade. Sabendo disso, ele entrou em contato com o sujeito, e através disso conseguiu a indicação para uma vaga em um hospital de sua cidade. Ou seja, a indicação tão preciosa para o recém-formado veio através do networking e da relação estabelecida.
Por isso, o networking é acima de tudo uma habilidade de se relacionar e conseguir criar uma rede de conhecidos. Mas o networking é realmente necessário na carreira de quem já ocupa uma vaga de emprego bem estabelecida no mercado de trabalho? A resposta é sim, pois o networking possui importâncias que vão muito além disso, e não se aplicam somente para quem está começando.
Qual a relevância do networking na carreira de alguém?
O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido, por isso é muito importante que um indivíduo possua destaque para ser um bom candidato. Dessa maneira, o networking é uma habilidade de indescritível vantagem para aqueles que procuram reconhecimento no mercado de trabalho. Isso porque as relações sociais possuem impactos muito marcantes e determinantes na avaliação de um indivíduo que está construindo uma carreira.
Assim, na era atual o mercado de trabalho não se restringe apenas à avaliação do currículo para o primeiro emprego de um determinado candidato. Para uma empresa, é de muita valia que um determinado candidato possui uma carta de apresentação de alguém que possua credibilidade para ela. Assim, o networking é fundamental para conseguir sucesso na carreira profissional de um indivíduo, principalmente em tempos em que as recomendações são essenciais para empresas.
Até esse ponto, já deve ter ficado claro o impacto e a importância de se estabelecer novas relações através de um bom networking. No entanto, as vantagens de um bom networking não se restringem apenas para aqueles que estão em busca de vagas de emprego. Desse modo, pessoas de sucesso e com carreiras bem estabelecidas são quase sempre pessoas que possuem excelentes relações, que lhes garante credibilidade e estabilidade no mercado.
Entenda os melhores locais para fazer networking
A utilidade do networking já ficou muito clara, mas em quais lugares é possível buscar o estabelecimento dessa rede de contatos? Muita gente pode até pensar que a resposta para essa pergunta é o ambiente de trabalho, ou até mesmo confraternizações da empresa. No entanto, o networking não deve se limitar apenas ao ambiente de trabalho, sendo necessário que o indivíduo expanda as relações aos diversos meios.
Assim, como já ressaltado, o mais importante para achar onde praticar um bom networking é entender que é preciso explorar os diversos ambientes de interação. Isso se dá porque ao expandir os lugares onde acontecem as interações é possível aumentar o leque de oportunidade de conhecer pessoas novas.
Dessa maneira, é possível se pensar em diversos lugares para fazer networking, incluindo o seu ambiente de trabalho, com o desenvolvimento da comunicação pessoal. Além desse típico ambiente, é interessante explorar outros lugares, como por exemplo eventos e congressos, lugares repleto de pessoas ávidas para se relacionarem. É possível utilizar ainda as redes sociais para o estabelecimento de novas relações, um veículo que tornou-se uma ferramenta muito útil nos dias atuais.
Conheça os principais tipos de networking
Os diferentes locais em que se pode praticar redes de relações podem ainda demonstrar diferentes tipos de networking a serem explorados. Mas quais os tipos de networking, quais as diferenças entre eles e como cada um funciona? Basicamente, existem dois tipos de networking, que variam de acordo com público a ser explorado: o outbound e o inbound networking.
O outbound networking acontece quando o indivíduo procura criar relações começando a partir de contatos já estabelecidos, e expandindo através deles. Por exemplo, um indivíduo que possui um colega de trabalho que lhe apresenta para outras pessoas, possibilitando a criação de novos contatos. Assim, nesse tipo de networking o indivíduo explora melhor os meios dos quais faz parte, com a finalidade de criar uma rede de contatos através de amigos e conhecidos.
Por outro lado, no inbound networking o indivíduo cria novas relações de maneira ativa, sem nenhuma indicação ou referência anterior. Assim, o indivíduo busca em eventos, palestras, ou até mesmo um e-mail, mas tudo isso por conta própria. Portanto, nessa modalidade é exigido muito jogo de cintura e criatividade, elementos que fazem parte de habilidades sociais importantes.
Algumas informações precisam estar presentes em todo atestado de saúde ocupacional, sendo dados imprescindíveis e essenciais para o documento. Assim, em primeiro lugar deve haver informações gerais a respeito do trabalhador, para entender o indivíduo que será avaliado. Por isso, deve conter o seu nome completo e o número de documentação, o cargo que exerce na empresa, além do antecedente de saúde.
Networking na prática: Confira dicas de como fazer
Para fazer networking é necessário portanto uma certa habilidade social, para que seja possível estabelecer vínculos e expandir a rede de contatos. Isso significa dizer que apenas um indivíduo considerado como sociável é capaz de fazer networking e expandir os contatos? Não, como já mencionado, o networking requer uma habilidade social, e como toda habilidade, é algo que pode ser aprimorado.
Assim, com as dicas certas, qualquer pessoa pode fazer um bom networking e obter sucesso na sua carreira profissional. Desse modo, é importante ficar atento a algumas dicas importantes para conseguir desenvolver um networking de maneira muito mais eficaz. Para isso, elaboramos uma série de dicas úteis de como fazer um bom networking de maneira prática e estruturada.
1- Comunicação: a chave para um bom networking
A comunicação é talvez a habilidade mais importante para se fazer networking, pois é através dela que as relações são conquistadas e mantidas. Por isso, é importante explorar os atributos de uma boa comunicação, para que ela seja realizada de maneira apropriada e efetiva.
Por isso, é importante trabalhar a linguagem, seja ela verbal ou até mesmo corporal, já que é através de uma boa comunicação que se consegue estabelecer novos vínculos. Assim, é importante treinar a oratória bem como o conteúdo a ser dito durante as conversas, e isso pode ser feito expandindo o repertório cultural. Uma ferramenta que pode ser útil é a leitura, pois ela pode expandir o repertório cultural e o vocabulário, deixando a comunicação muito mais fluida.
2- Seja você mesmo
É importante lembrar de não criar um personagem que não corresponder a personalidade na qual de fato se possui. Por isso, a autenticidade é um elemento muito relevante quando se pretende fazer networking e conhecer pessoas novas. Assim, é primordial que a pessoa deixe os outros conhecerem de fato quem elas são, destacando os atributos mas sempre mantendo a originalidade.
Dessa maneira, ao abordar alguém um indivíduo que deseja fazer networking não deve parecer genérico ou ensaiado, já que essas coisas são muito perceptíveis. Portanto, é necessário trazer nos diálogos a personalidade real, deixando claro por qual motivo se é uma pessoa interessante de conhecer.
3- Busque uma comunicação ativa no seu trabalho
Como já mencionado, o ambiente de trabalho é um ótimo lugar para explorar novas relações e expandir a rede de contatos. Sendo assim, é preciso que sempre se faça uma busca ativa pelas relações sociais, sem que se espere que os outros te procure. Logo, incentivar happy hour é uma estratégia para intensificar as relações com as pessoas, sejam elas colegas de trabalho, líderes ou até parceiros e colaboradores.
Mas existe alguma dica que ajude a manter uma boa relação social para aqueles que não estão constantemente no ambiente de trabalho? A melhor maneira de conseguir estabelecer relações assim é utilizando o chat com funcionários, disponível em softwares de controle de ponto. Além de servir para registrar as conversas com formalidade e emitir comunicados, essa é uma excelente ferramenta para o gestor que procura estabelecer
4- Saia da sua bolha social
É importante não se contentar somente com as relações já estabelecidas e os ambientes que já são frequentados. É importante lembrar que o objetivo é expandir a lista de contatos e relações e para isso deve-se também extrapolar os ambientes rotineiros. Assim, deve-se sempre estar em busca de novos lugares e experiências, que contenha diferentes pessoas dos diferentes tipos de lugares.
Dessa maneira, além de manter uma boa relação com as pessoas do seu convívio, é necessário ir buscar outros ambientes para não limitar o seu networking. Por isso, uma dica valiosa é frequentar eventos que reúnem pessoas de diferentes lugares e com diferentes experiências. A diversidade de pessoas irá agregar muito à lista de contatos que se possui, já que as oportunidades podem surgir de diversos lugares diferentes.
5- Fique de olho no que ta rolando do mundo
É importante que durante os diálogos você se mostre alguém interessante, e que vale a pena se relacionar. Uma estratégia muito útil para se alcançar isso é sempre estar atento às novidades dos mais diversos temas do mundo contemporâneo. Assim, o repertório da conversa é expandido, e fica muito mais fácil achar um assunto em comum com uma variedade de pessoas.
Portanto, para conseguir manter-se atualizado no que acontece pelo mundo é importante ler e seguir os diversos veículos de comunicação. Sendo assim, é necessário estar atento aos noticiários, aos sites de notícias, blogs informativos, revistas e os demais meios de comunicação disponíveis. Outra ferramenta útil são as redes sociais, que podem servir como fonte de novidades e entretenimento, e podem proporcionar informações úteis para conduzir uma boa conversa.
6- Use as redes sociais ao seu favor
Além de utilizar as redes sociais para se atualizar acerca dos mais diversos assuntos, é importante criar uma visibilidade através do uso adequado delas. Por isso, explorar as redes sociais e as ferramentas que elas disponibilizam é um ótimo método para se colocar em evidência. Assim, ser notado é um passo importante para se fazer networking, e as redes sociais podem servir como gatilho para novas interações e estabelecimento de relações.
Tendo isso em mente, é relevante ter um uso adequado das redes sociais, com o cuidado no que se compartilha e na estética que se possui. Portanto, é importante lembrar de passar uma boa impressão, e isso pode ser feito com a escolha cuidadosa dos posts e compartilhamentos realizados. Uma dica importante é criar uma conta profissional aberta, que pode ser cuidadosamente pensada, de forma que a rede social de uso pessoal não prejudique a imagem.
7- Crie vínculos duradouros
Além de conquistar uma rede de contatos, é importante mantê-las consigo para que as oportunidades sejam aproveitadas. Assim, de nada adianta se criar uma grande quantidade de relações se não é possível manter por um tempo considerável. Por isso, tão importante quanto estabelecer novas relações é saber mantê-las ao longo do tempo, já que nunca se sabe quando se vai precisar.
Portanto, uma dica para manter vínculos duradouros é manter uma constante troca de diálogos e experiências. Entretanto, muitas vezes é realmente difícil manter esse vínculo com uma rotina de afazeres diários. Assim, uma estratégia para superar isso é a utilização de redes sociais para aproximar e manter os veículos ao longo do tempo.
Curtiu as informações? Então fique atento ao blog e conheça mais o produto oferecido pelo Genyo.