Promoção de cargo: confira tudo o que você precisa saber sobre este assunto!

Clique aqui e veja no nosso artigo informações muito importantes acerca da promoção de cargo e a importância dela dentro de uma empresa. Veja mais neste artigo!
Sumário
promoção de cargo

A promoção de cargo dentro de uma empresa é um momento muito esperado por todo trabalhador. Pois essa é uma forma de crescer dentro da empresa e ser reconhecidos moro todos os seus esforços e trabalhos dentro da organização. Por conta disso, assim que surge uma nova vaga na empresa, é muito importante que os gestores busquem avaliar se ela pode ser preenchida por algum dos colaboradores que já trabalham na companhia e realizar uma promoção de cargo ou se realmente será preciso fazer uma nova contratação.

Caso seja uma situação em que se encaixa uma promoção de cargo, será algo muito bom dentro da organização que poderá trazer benefícios como: uma maior motivação por parte dos funcionários para alcançarem os seus objetivos e se destacarem, além de que a empresa estará colocando uma pessoa que ela já conhece, que é de confiança, naquele cargo, tendo assim, menos chances de dar algo errado.

Além disso, podemos dizer também que fazer a promoção de cargo dentro de uma empresa é uma das funções mais importantes da gestão de pessoas. Pois, a partir dela torna-se possível suprir os cargos superiores com talentos e dar uma perspectiva de crescimento para os demais colaboradores. Porém, para que essa prática ocorra com eficiência é preciso que a empresa identifique quais são os profissionais mais qualificados e que mais se encaixam no cargo, faça a integração desse funcionário com essa nova função, supra a vaga aberta após a mudança de cargo do profissional, além de outros desafios.

Então, tendo em vista essa grande importância que a promoção de cargo tem dentro de uma empresa, resolvemos fazer este artigo. Nele, você verá informações essenciais sobre esse processo, inclusive como uma organização deve aplicá-lo em sua cultura organizacional, quais são as principais vantagens que isso traz tanto para a própria organização como para os seus funcionários e como esse processo deve ser feito.

O que é promoção de cargo?

A promoção de cargo, de forma mais resumida, é um reconhecimento da empresa em relação aos resultados que os seus funcionários proporcionam para a empresa. Na maioria das situações, essa promoção ocorre quando um colaborador sobe para um cargo mais alto do que o que ele ocupa atualmente dentro da empresa.

A promoção interna ainda é a forma mais comum utilizada pelas empresas para preencher um cargo, principalmente quando se trata de um cargo mais alto. Ou seja, nesses casos não há uma divulgação das vagas no mercado, pois elas são ocupadas pelos próprios funcionários que já fazem parte da empresa durante um certo tempo e tem um maior conhecimento sobre a cultura da empresa.

Em uma promoção de cargo o funcionário além do reconhecimento pelo seu trabalho na empresa, ele também recebe um aumento no seu salário e uma mudança na sua função. Porém, em outros casos também existe a promoção de cargo apenas com o reconhecimento e o aumento do salário, sem que haja uma mudança em sua função e no seu cargo.

Também há casos, que são mais comuns em momentos de crise dentro de uma empresa, onde ela solicita a um ou mais colaboradores que eles realizem outras atividades, além das que ele já realizava, sem que haja uma mudança em seu cargo e com um pequeno ou nenhum aumento no seu salário.

O exemplo mais comum que podemos citar, que é muito presente no mercado de trabalho atualmente é quando um vendedor é promovido e se torna o gerente de vendas de uma empresa. Mas, para que a empresa consiga decidir qual é o colaborador da sua empresa que está mais preparado para ser promovido e ocupar um cargo maior, é preciso que ela tenha em sua política interna um plano de carreira.

Dessa forma, será possível que o profissional se prepare para desenvolver todas as habilidades e requisitos necessários para ocupar o novo cargo, e será o melhor caminho para que a empresa faça a melhor escolha.

Para que serve a promoção de cargo?

A promoção de cargo serve para que a empresa mostre aos seus colaboradores que ela reconhece as suas capacidades e a sua jornada de trabalho. Isso acontece porque, quando os colaboradores enxergam que realmente há chances de crescer dentro da organização, eles começam a se sentirem mais satisfeitos e ter uma maior produtividade na empresa.

Sendo assim, se a gestão de pessoas existente for realmente organizada e comprometida com toda a equipe, o funcionário só pedirá demissão ou irá para outra empresa, se os valores da empresa não forem compatíveis com o dele ou caso ele acabe não conseguindo se adaptar.

Qual a importância da promoção de cargo dentro das empresas?

A promoção no trabalho é algo muito importante, tanto para a empresa quanto para os funcionários dela. Primeiramente é algo que traz um benefício financeiro para a empresa, pois em casos de recrutamentos externos a empresa acaba gastando muito mais, e quando ela realiza uma contratação dessa, ela não tem uma garantia de que escolheu o profissional certo, com o perfil adequado para aquela vaga, pois não o conhece.

Como solução para isso, surge o recrutamento interno por meio da promoção de cargo que acaba sendo uma opção mais segura para as empresas e muito benéfica para os funcionários. Nessas situações os profissionais se sentem mais valorizados e reconhecidos pela empresa e a organização não precisa gastar muito com processos seletivos externos, que também acabam demorando muito mais.

Por conta disso, escolher um profissional que já trabalha na empresa há um certo tempo é a melhor coisa que as empresas podem fazer nessas situações, pois eles terão muito mais chances de se adaptarem, porque já conhecem a cultura da empresa e já são pessoas de confiança da organização. Como consequência disso, principalmente desse menor tempo de adaptação, os resultados começam a aparecer de forma mais rápida.

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Como promover um funcionário?

Promoção de cargo
Promoção de cargo

A promoção de cargo dentro de uma empresa é um momento muito esperado por todos os colaboradores, por conta disso, quando uma oportunidade como essa surge, é necessário que os líderes e gestores da empresa analisem toda equipe com bastante calma e atenção, para decidir quais são os profissionais que realmente estão aptos para ocupar o cargo.

Caso isso não aconteça, a empresa pode acabar perdendo um profissional muito competente em seu cargo atual e tendo um mediano em sua nova função, sendo que o aproveitamento poderia ser muito melhor.

Então, para que não haja nenhum erro durante a escolha e a empresa escolha realmente o perfil mais adequado entre as opções, é necessário que ela opte por fazer um processo de seleção interna. O qual deve ser totalmente justo e transparente com todos os colaboradores, onde todos tenham as mesmas chances, sem nenhum favoritismo.

Deste modo, a organização conseguirá encontrar o profissional perfeito para assumir aquele cargo  e dará o seu melhor para que a empresa tenha os melhores resultados.

Quais os principais critérios?

Como foi dito anteriormente é muito importante que os gestores, quando for fazer uma promoção dentro da empresa, busquem identificar quais são os profissionais mais adequados para realizar as novas funções. Porém, para que isso aconteça da melhor forma, existem alguns critérios principais que auxiliam bastante na tomada dessa decisão, veja quais são:

Qualificação para o cargo

O RH, juntamente com os líderes, serão responsáveis por avaliar todas as equipes, para que eles possam conhecer o perfil de todos os candidatos ao novo cargo da empresa, para que com isso, eles possam escolher aqueles que estiverem mais aptos. Porém, algo muito importante nessa etapa, que não pode passar despercebido são as hard skills, habilidades técnicas que cada colaborador possui, e as soft skills, que são as competências que estão relacionadas ao comportamento de cada funcionário. Além disso, o RH e os líderes também aproveitam para analisar outras informações como as formações acadêmicas dos colaboradores e o tempo que ele tem na empresa.

Proatividade

A proatividade é uma característica muito importante para que um profissional seja promovido. Um colaborador proativo é aquele que busca sempre ajudar os colegas e se coloca a frente na resolução dos problemas, o que torna ele muito eficiente. Essa é uma característica muito procurada, pois as empresas estão sempre em busca de profissionais que estão prontos para novos desafios em sua jornada profissional.

Boa comunicação

Além das habilidades técnicas, outra característica que também é bastante procurada pelas empresas é a boa comunicação. Isso porque essa técnica é fundamental para que ele saiba se expressar da melhor forma e não gerar erros nos processos com a equipe. Além disso, eles irão realizar um trabalho muito melhor com os clientes da empresa, pois funcionários com uma boa comunicação, passarão todas as informações de forma muito mais clara.

Flexibilidade

Essa é outra característica que também deve ser levada em consideração nesse momento. Pois, a flexibilidade é a capacidade que o profissional tem de conseguir se adaptar a novas realidades, saber atuar com situações de estresse e acompanhar o ritmo de mudança da organização. Fora isso, o profissional também deve saber ouvir as críticas, lidar com opiniões e pessoas diferentes, e, buscar melhorar sempre.

Para que uma empresa consiga escolher um profissional adequado, os líderes devem avaliar como o profissional agrega valor para a empresa, quais são as suas habilidades técnicas e postura e qual é o seu diferencial entre os outros membros da equipe.

Como o RH e a empresa podem estruturar um processo de promoção de cargo?

Abaixo nós listamos alguns dos principais critérios que devem ser utilizados para estruturar esse processo na organização. Confira:

Avalie o comportamento

É importante que a empresa busque sempre  avaliar o relacionamento interpessoal do colaborador que será promovido. Principalmente, se o novo cargo está ligado de alguma forma à liderança.

Então, deve ser avaliado a forma como o colaborador lida com a equipe, se ele ouve os colegas, como ele soluciona conflitos e se ele possui empatia.

Faça avaliações de competência

Para que a promoção de cargo seja feita, a organização precisa, primeiramente, identificar o profissional que corresponda ao perfil procurado. Sendo assim, a corporação deve realizar avaliações de competências de forma constante para acompanhar a evolução de cada funcionário. E então, a partir dessa análise, o processo de escolher o novo funcionário para o cargo torna-se ainda mais rápido e justo.

Faça feedbacks

Outra coisa que também é muito importante é ter feedbacks, pois através deles os funcionários conseguem saber como está o seu desempenho e quais são os pontos que deve melhorar, para que assim ele possa oferecer melhores resultados para a empresa. A maior parte das organizações que adotam o feedback como parte da cultura da empresa, possuem uma maior facilidade para realizar a promoção de cargo e estimularem o engajamento da equipe.

Perfil de líder

Principalmente para cargos de liderança na empresa, é fundamental que o candidato tenha o perfil de líder para assumir a nova função. Além disso, também é importante que o candidato tenha uma postura proativa e tenha a habilidade de liderar os projetos.

Quais as vantagens e impactos dentro da empresa?

Dentre as inúmeras vantagens que a promoção de cargo pode oferecer para uma empresa, as principais e mais comuns são:

  • Promover um colaborador que já trabalha na organização é um processo mais econômico;
  • A organização reconhece o esforço e o trabalho do colaborador;
  • É possível reter os talentos, porque os colaboradores veem na empresa uma oportunidade de crescimento;
  • Através de novos desafios, o colaborador se sente mais motivado, evitando que ele se sinta desmotivado realizando a mesma função;
  • O aumento salarial motiva o funcionário e ele passa a produzir mais;
  • É uma forma do funcionário crescer profissionalmente, pois se depara com novas oportunidades e desafios.

Visto isso, torna-se perceptível que as vantagens obtidas são para ambas as partes, ou seja, para os funcionários e para a empresa.

Conclusão

Por fim, podemos concluir que a promoção de cargo depende de vários fatores para de fato acontecer e ser eficiente. Para isso, é necessário que os gestores busquem tomar a melhor decisão para que o novo cargo seja preenchido de forma correta, com o funcionário que mais se encaixe com o cargo e o ele consiga se desenvolver profissionalmente e sempre seguindo a CLT.

Porém, ao longo desse processo é preciso seguir alguns critérios que auxiliam os gestores na tomada dessa decisão. Fora isso, também existem algumas atitudes principais que os funcionários devem ter para que sejam promovidos.

Além disso, a promoção de cargo dentro de uma organização pode ser muito benéfica em diversos sentidos, que citamos ao longo deste artigo, tanto para os profissionais como para a empresa. Por fim, é importante frisar que esse processo também acaba motivando ainda mais a equipe, fazendo com que ela aumente a sua produtividade e consiga obter resultados muito melhores.

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