Diversidade e pluralidade nas empresas: entenda a importância de uma equipe multidisciplinar

Saiba o que é uma equipe diversa, qual a importância desse tipo de diversidade e como conseguir implementar a pluralidade nas empresas! Veja mais neste artigo!
Sumário
Pluralidade nas empresas

Nos últimos anos as mudanças no mundo chamaram a atenção pela quantidade de novidades que surgiram em um intervalo de tempo relativamente curto. Para além da inovação tecnológica, muitos assuntos entraram em pauta, incentivados pelas necessidades contemporâneas. Um dos assuntos do momento é a diversidade, seus impactos na sociedade mundial, e principalmente no mercado de trabalho.

Assim, a diversidade tornou-se uma pauta importante, e o que se observa é um interesse cada vez maior do mercado de trabalho no assunto. Dessa maneira, muitos se questionam: Qual a importância de uma equipe plural, e como é possível implementá-la? Pensando em responder esse questionamento, criamos um artigo que abordará tudo sobre a diversidade de times, seus benefícios e impactos na produtividade das empresas.

Entretanto, antes de falar sobre a pluralidade nas empresas, bem como a sua importância, é necessário explorar antes os conceitos de diversidade e inclusão.

O que é diversidade?

Antes de tudo, é importante abordar o significado de diversidade, no contexto amplo da palavra, para que depois seja aplicado no cenário corporativo. Assim, no dicionário a diversidade pode ser entendida como a qualidade daquilo que é múltiplo, e não possui homogeneidade.

Da mesma forma, do ponto de vista social, a diversidade diz respeito às relações entre indivíduos com diferentes características e culturas, que podem se dar através de um espaço físico ou não. Assim, quando há convivência entre diversos grupos sociais, de diferentes gêneros, sexualidade, raça, classe social, dentre outros aspectos, entende-se que há uma diversidade social naquele espaço.

Dessa maneira, a diversidade está muito relacionada com os aspectos únicos pertencentes a cada grupo, que pode variar de acordo com as especificidades deles. Assim, a presença de certos grupos em alguns espaços são dificultadas por barreiras sociais impostas ao longo da história mundial.

Por isso, além de ser um assunto muito discutido na atualidade, estabelecer um ambiente diverso confere inúmeros desafios constantemente debatidos. Isso tem relação direta com um outro conceito bastante relevante no mundo contemporâneo: a inclusão, como um elemento essencial para a diversidade.

O que é inclusão?

Não tem como mencionar diversidade sem falar também de inclusão, pois a relação entre os dois conceitos é muito íntima. Dessa maneira, o termo inclusão é definido como o ato de adicionar um elemento que anteriormente não pertencia a determinado lugar. Mas de que maneira a inclusão pode estar relacionada com a presença ou não de diversidade em um certo espaço?

A inclusão no contexto social significa o ato de incluir pessoas em grupos nos quais elas não possuíam acesso anteriormente. Ou seja, alguns determinantes sociais podem causar barreiras de acesso para determinado grupo, sendo a inclusão uma maneira de superar essas barreiras.

Dessa maneira, pode-se afirmar que a inclusão pressupõe a tentativa de agregar grupos sem acesso à alguns espaços, sendo um elemento de garantia da diversidade. Um exemplo notório é a presença de mulheres no mercado de trabalho, que ao longo do tempo foi possibilitada graças à políticas de inclusão. Assim, esse grupo que anteriormente não possuía acesso amplo ao mercado de trabalho, ao conseguir adentrar nesse espaço  garantiu mais diversidade.

Com esse exemplo, ficou evidenciado que existe uma relação entre diversidade e mercado de trabalho, uma vez que certas características são determinantes na contratação. Por isso, a inclusão de indivíduos com diversidades de características é um fator que garante à empresa uma equipe plural.

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O que significa uma equipe plural?

Agora que já foi abordado um pouco sobre o que é diversidade, é importante saber como isso se aplica no mercado de trabalho, através de uma equipe múltipla. Dessa maneira, uma equipe plural pode ser entendida como um time composto por pessoas de diferentes ideias, características, habilidades, competências e experiências.

Assim, em uma empresa que possui uma equipe plural há uma diversidade de pessoas que convivem e trabalham juntas em um mesmo ambiente. Atualmente, cada vez mais empresas buscam investir em uma equipe plural, proporcionando a existência de pessoas com diferentes características em um espaço de trabalho. Isso não é à toa, as empresas buscam essa pluralidade nos seus grupos de trabalho devido aos benefícios comprovados em diversos estudos.

Mas quais são os benefícios que motivam as empresas a investir em uma equipe plural, e por que essa diversidade pode ser vantajosa? Para responder isso, elaboramos um tópico específico que irá abordar a importância da diversidade no ambiente de trabalho.

Quais as vantagens de uma equipe plural?

Existem inúmeras razões pelas quais as empresas buscam cada vez mais estabelecer uma diversidade no seu ambiente de trabalho. As vantagens mais marcantes dizem respeito à inovação, a criação de um ambiente mais colaborativo e o marketing para público externo. Assim, é preciso abordar separadamente o impacto que cada uma dessas vantagens pode trazer para uma empresa que opta por estabelecer uma equipe plural.

Inovação e diversidade: Entenda a relação

Pluralidade nas empresas
Pluralidade nas empresas

A vantagem que talvez mais incentive as empresas a optarem por uma equipe plural é a inovação, que confere criatividade na solução de problemas. Desse modo, um ambiente com uma maior diversidade de pessoas proporciona uma multiplicidade de formas de pensar e resulta em soluções mais criativas.

Assim, quando se tem diversidade no seu time,  as empresas conseguem vislumbrar o aumento na produtividade e na qualidade das soluções propostas para os problemas. Dessa maneira, em um ambiente com uma diversidade de formas de pensar, é possível estabelecer o aumento de ideias inovadoras, com diferentes pontos de vista. Por outro lado, em empresas com o quadro de funcionários que pensam da mesma maneira não possuem o mesmo potencial de inovação.

A diversidade promove um ambiente mais colaborativo?

Sim, uma equipe plural proporciona um ambiente muito mais participativo, conferindo uma outra vantagem na adoção dessa configuração do time. Isso acontece porque em um ambiente com uma ampla diversidade de formas de pensar se há um maior estímulo de debates entre os colaboradores.

Esse aumento no debate acontece justamente pelos diferentes pontos de vista sobre um mesmo problema, o que proporciona inquietude nos membros da equipe. Por isso, essa necessidade de expor o ponto de vista diferente é o maior promotor do aumento na colaboração dos membros de uma equipe.

Para ilustrar, vamos imaginar uma situação oposta, em que um time é composto por pessoas com as mesmas características e que pensam da mesma maneira. Assim, ao se deparar com uma situação problema, esse time tende a pensar em soluções parecidas, pois pensam de maneira semelhante. Dessa maneira, não há o estímulo de compartilhar ideias, já que todas as soluções são parecidas entre si, por isso, há uma menor colaboração nesses grupos.

Como a diversidade pode impactar na reputação da empresa?

Outra vantagem positiva é a repercussão que uma equipe diversa possa trazer para o público externo à empresa, principalmente para aquelas que vendem produtos. Assim, se vê com cada vez mais recorrência as empresas engajadas em publicidades que incentivam a diversidade, com o objetivo de criar engajamento com o público.

Um exemplo disso são as empresas que se envolvem em campanhas do mês do orgulho lgbt, em que diversas corporações criam campanhas publicitárias voltadas ao público. Com isso, a empresa ganha notoriedade e aumenta muito a produtividade voltada para esse público alvo.

Da mesma forma, empresas com uma equipe diversa podem ter um aumento da sua reputação no mercado de trabalho, por conseguir abarcar vários públicos. Dessa maneira, os grupos que anteriormente não eram representados, passam a se reconhecer com essas empresas. Assim, o efeito disso é, além  do aumento da reputação, o aumento interesse de talentos disponíveis no mercado pela empresa na qual ele sente-se representado.

Como construir times com diversidade?

Ficou claro a gama de benefícios e vantagens que as empresas podem usufruir ao optar por uma equipe plural. No entanto, uma vez que uma empresa opte por implementar essa configuração em seu ambiente surge é necessário saber como conseguir construir isso. Pensando nisso, foi elaborada uma lista com 5 etapas para se conseguir construir times com mais diversidade, garantindo uma equipe plural.

1 – O estabelecimento dos objetivos

Antes de tudo, a empresa precisa estabelecer explicitamente quais são as suas metas e objetivos, para que seja avaliado se há eficácia na configuração. Assim, a empresa precisa estipular se os objetivos incluem o aumento da produtividade, inovação e colaboração na equipe, criando métricas para isso. Por isso, a gestão de metas é um aspecto fundamental e muito relevante no momento de construir times com uma maior diversidade.

De outra forma, é preciso estabelecer se o objetivo é o alcance ao público externo, os impactos da diversidade da equipe em sua reputação no mercado de trabalho. Assim, conhecendo o público alvo, é preciso estabelecer quais os objetivos de alcance para essa população, criando métricas específicas e mensuráveis.

2 – A análise do perfil dos funcionários

É necessário fazer um levantamento sobre o perfil dos colaboradores ativos na empresa, para que seja possível identificar as características que se busca nas equipes. Assim, a empresa precisa estar atenta aos dados acerca de seus colaboradores, verificando informações como gênero, raça, classe social, dentre outras características.

Assim, essa é uma função que demanda uma boa performance da equipe de gestão de pessoas, para que esse levantamento seja realizado de forma correta. Mas como é possível maximizar o trabalho exercido pela equipe de gestão de pessoas, e assim avaliar de maneira correta o perfil dos colaboradores?

A melhor maneira de maximizar e otimizar a equipe de gestão de pessoas é através da utilização de um software de controle de ponto. Com a utilização da ferramenta produzida pelo Genyo é possível criar relatórios personalizados de maneira fácil, incluindo o logotipo da empresa. Assim, utilizando o software é possível potencializar a gestão de pessoas, um atributo essencial para fazer o levantamento do perfil de funcionários de uma empresa.

3 – O processo de recrutamento

Assim, com o levantamento do perfil dos funcionários é possível mensurar as características que a empresa precisa no momento do recrutamento. Portanto, nesse momento as informações do perfil dos candidatos procurados precisam estar estabelecidas e evidenciadas. Mas como esse processo de seleção funcionará, e o que pode ser feito para que ele consiga captar de maneira adequada os novos funcionários?

Para responder o questionamento, separamos algumas dicas que podem ajudar na reestruturação do processo de recrutamento. A primeira delas é o esquema de contratação às cegas, para que as barreiras sociais e culturais não se tornem viés do processo e possam garantir a diversidade. Assim, na triagem do currículo não são observadas as informações pessoais do candidato, que só será desvendada depois de um estágio avançado de seleção.

Uma outra estratégia é a de diversificar as habilidades que são procuradas, para que diversos perfis sejam implementados na contratação. Assim, o corpo de funcionários da empresa poderá ter pessoas com uma diversidade de habilidades, tornando a equipe plural.

4 – A alocação dos funcionários nos times

A próxima etapa não necessariamente precisa vir após a contratação, pois a depender do caso é possível utilizar os próprios colaboradores em configurações de times diferentes. Assim, nessa etapa o objetivo é agrupar os colaboradores de maneira heterogênea, fazendo com que as equipes de trabalho possuam integrantes diversos. Dessa maneira, consegue-se fazer com que pessoas com diferentes habilidades e características trabalhem juntas em um mesmo time.

5 – Avaliação dos resultados

Por último, é importante verificar se a mudança na configuração dos times obtiveram os resultados esperados e se as metas anteriormente estabelecidas foram alcançadas. Assim, deve haver um constante monitoramento dessas métricas pré-estabelecidas, para que seja possível implementar novas estratégias caso não sejam alcançadas. Por isso, a avaliação de desempenho é um elemento muito importante para estimular o crescimento, tanto do colaborador quanto da empresa.

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