Ética no trabalho: por que essa conduta é tão importante?

No ambiente corporativo, um dos temas mais abordados é a ética no trabalho. Você sabe qual a importância dessa conduta? Descubra aqui! Veja mais neste artigo!
Sumário
ética no trabalho

A ética no trabalho, deveria ser um dos assuntos mais abordados no mercado de trabalho, isso porque, os profissionais que atuam pautados por princípios éticos, costumam render bons frutos.

No ambiente corporativo, a ética está relacionada com as regras que ditam como um indivíduo ou grupo devem agir. Para que as organizações funcionem corretamente e os colaboradores saibam o que é esperado deles, o que também acaba funcionando como um canal de transparência para a sociedade.

Cada empresa ou ramo possui códigos de ética diferentes, esse abrangente conceito envolve uma série de posturas, ações e comportamentos.

Você já deve estar imaginando que devem reger a maneira como os colaboradores se relacionam entre si e com seus líderes, estabelecendo harmonia, engajamento e produtividade. Além, é claro, de um ambiente organizacional muito mais saudável.

Neste artigo que o Genyo preparou, vamos entender um pouco mais sobre porque a ética no trabalho é tão importante e como ela se reflete no clima organizacional. Então, acompanhe a leitura até o final e fique por dentro de tudo!

O que é ética no trabalho?

Quando falamos de ética no trabalho, basicamente, estamos nos referindo a uma série de comportamentos e princípios profissionais que vão reger a conduta dos colaboradores e de toda a equipe no ambiente de trabalho.

São orientações referentes a como cada colaborador deve agir em relação a outras pessoas e instituições, incluindo a própria empresa onde trabalha. Mesmo que cada colaborador tenha seus valores éticos próprios, em um ambiente corporativo ele deve seguir os que a organização propõe.

Por se tratar de um ambiente coletivo, geralmente a ética no trabalho é determinada pelo que chamam de  “Código de Ética Profissional”. Cada empresa, profissão tem o seu próprio Código, mas existem princípios éticos universais que se aplicam a todas as profissões. Como a honestidade e o respeito.

Valores éticos

A ética no trabalho pode ser exercida através de alguns valores como:

  • Altruísmo: ter atitudes que visam o bem-estar do próximo;
  • Solidariedade: é um ato de bondade e compreensão com o próximo;
  • Responsabilidade ética: é a capacidade de assumir as consequências dos seus atos;
  • Virtude: é uma qualidade moral particular, uma capacidade exclusiva dos seres humanos;
  • Trabalho em equipe: é a capacidade de conviver com os colegas e manter uma comunicação eficiente;
  • Disciplina: é a capacidade de gerenciar o seu tempo e ter foco para desenvolver as tarefas solicitadas;
  • Consciência: é um sentimento ou percepção que o ser humano possui para determinar o que é moralmente certo ou errado;
  • Honestidade: para ser verdadeiro com os colegas e os gerentes, informando sobre eventuais problemas e reconhecendo os erros, quando for necessário;
  • Moralidade: é um conjunto de relações efetivas ou atos concretos que adquirem um significado moral, ou seja, que siga princípios, normas ou ideias morais.
  • Gerenciamento de tempo: é a capacidade de cumprir prazos, marcar compromissos ou reuniões e, ainda, chegar pontualmente no ambiente de trabalho para iniciar o expediente;

Então, para se exercer a ética no trabalho, geralmente, basta que os colaboradores exerçam esses valores em seus comportamentos.

Espera-se também comportamentos éticos por parte dos gestores e da empresa, que seriam expressos através de atitudes como:

  • Pagar a remuneração e os benefícios em dia;
  • Tratar todos os funcionários com respeito e cordialidade;
  • Atribuir responsabilidades conforme o cargo e a experiência do colaborador;
  • Comunicar as políticas internas de forma clara e transparente para os colaboradores;
  • Garantir que as regras e regulamentos sejam iguais para todos, independente do cargo;
  • Assegurar o direito de férias e respeitar os momentos de descanso (folgas / finais de semana / feriados);
  • Cumprir os direitos trabalhistas previstos pela Constituição Brasileira e pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Por que é importante ter ética no trabalho?

Um dos principais motivos pelos quais é tão importante ter comportamentos éticos no trabalho, é o fato de que isso gera uma imagem positiva para o próprio colaborador, mas também ajuda o profissional a manter bons relacionamentos de trabalho.

O que acaba tornando o comportamento ético muito valorizado no mercado de trabalho.

Outro ponto importante, é que a ética e moral no trabalho é extremamente necessária para criar um ambiente saudável, isso porque ela ajuda a manter todos os membros da empresa responsáveis por suas ações.

Isso significa que existem limites que os funcionários respeitam, criando uma sensação de segurança, que permite aos gestores tomar decisões que beneficiem a empresa.

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O que são Códigos de Ética Profissional?

Como mencionamos anteriormente, empresa e principalmente as classes (grupo de profissionais de uma determinada área) costuma ter um Código de Ética Profissional próprio ao qual devem seguir.

Eles tem como objetivo fixar a forma pela qual determinada classe deve conduzir o seu exercício profissional, estabelecendo deveres e valores. Além de ser uma forma de mostrar a sociedade o que ela deve esperar e exigir de determinada profissão.

Na prática, isso pode ser visto em profissões como: advogado, médico, jornalista, entre outros. Cada um destes profissionais tem condutas que a sociedade espera deles. Os advogados devem proteger o seu cliente, os médicos cuidar dos pacientes e os jornalistas devem prezar pelo relato da verdade, sem mentir.

Vale lembrar que o código de ética profissional não é uma lista onde se verifica o que é certo ou errado, mas sim um guia para auxiliar na tomada de decisão.

Existe diferença entre ética e moral?

Muitas pessoas ainda acreditam que ética e moral são a mesma coisa, ou pelo menos sinônimos, mas é aí que está o grande engano, são princípios filosóficos diferentes.

Enquanto a moral é um conjunto de hábitos e costumes que orienta a vida em sociedade, a ética é o questionamento sobre os valores morais que guiam o comportamento da sociedade.

Ou seja, podemos dizer que a ética estuda os valores morais de uma sociedade. De maneira geral, a moral está relacionada aos princípios orientadores, aqueles que definem o que é certo ou errado, já a ética se refere a regras e ações ou comportamentos específicos.

Outro ponto que podemos destacar, é que a moral varia com o tempo e o contexto em que está inserida. Por exemplo, no passado, as mulheres não participavam da vida política da sociedade e, portanto, não tinham o direito de votar. Hoje em dia, felizmente, a situação é diferente.

Como estimular a ética no trabalho?

ética no trabalho

Em um ambiente organizacional para que a ética no trabalho seja desenvolvida é necessário adotar alguns bons hábitos e agir sempre de acordo com eles, até mesmo nas situações mais difíceis.

A seguir listamos alguns hábitos que podem ser desenvolvidos pelos colaboradores. Confira!

Reconhecer os seus erros

É importante que o colaborador e toda a equipe aprenda a reconhecer seus erros, afinal todos podem errar uma vez ou outra. E ter a humildade de reconhecer publicamente uma falha, demonstra vontade em se empenhar para resolver o problema e evitar errar novamente.

Isso é muito melhor do que culpar os outros por uma falha cometida, o que é totalmente antiético. Reconhecer os erros demonstra que é uma pessoa honesta e humilde, o que gera mais confiança e admiração por parte dos colegas e subordinados.

Deixe claro o código de conduta da organização

O código de condutas éticas e morais esperadas dentro da empresa deve ser apresentado aos colaboradores desde as etapas iniciais de contratação, ou seja, desde o momento em que eles ainda são apenas candidatos aos cargos da empresa.

Uma boa forma de deixar claro o padrão de comportamento desejado dentro da companhia, é reforçando sempre que possível, por meio de palestras, cursos e até mesmo nas posturas adotadas pela liderança da organização, o que se espera.

Ter coerência

Pessoas coerentes são aquelas que agem de acordo com o que dizem. Então, nada de falar uma coisa e fazer outra. De nada adianta ter um colaborador que tem um bom discurso, mas que não põe em prática. Cumprir com aquilo que promete é uma forma de reafirmar a conduta moral e ajudará a construir uma empresa mais ética.

Desenvolva as soft skills dos colaboradores

As soft skills são habilidades que não podem ser medidas por meio das mesmas métricas usadas para determinar o índice de desempenho técnico e profissional de uma equipe. Elas são características como inteligência emocional, empatia e capacidade de ouvir e compreender.

Essas características estão diretamente ligadas a ética profissional, isso porque, profissionais que têm suas soft skills desenvolvidas, têm maior capacidade de agir de maneira ética e moral dentro do ambiente organizacional.

Ter honestidade

A honestidade também deve fazer parte das ações dos colaboradores e de todos os colaboradores da empresa, sendo assim, é preciso assumir seus erros sem colocar a culpa em outra pessoa, agindo sempre de forma correta. Isso não só fará com que a confiança seja estabelecida no ambiente, como também o respeito.

Tratar a todos com igualdade

Em um ambiente corporativo, os colaboradores não devem desenvolver comportamentos de segregação e bajulação. Tratar bem apenas líderes e gestores, e mal os seus colegas de equipe.

Então, tratar todos de forma igual é um comportamento chave, por isso elogia quem age de maneira correta e chame a atenção de quem estiver adotando uma conduta errada. Isso ajuda não só a todos se respeitarem entre si como ter a chance de se desenvolverem livremente.

Ter responsabilidade

Os colaboradores de uma empresa precisam sempre agir com responsabilidade e assumir os compromissos que  tem com a empresa, realizando o trabalho da melhor forma possível. Além disso, também é importante cuidar bem do patrimônio da organização e ser discreto quanto a informações referentes à empresa e seu corpo de funcionários, agindo com total sigilo.

Ter pontualidade

Outro hábito que os colaboradores de uma empresa devem ter é a pontualidade, portanto se há um determinado horário para estar na empresa ou algum compromisso de trabalho ele deve ser cumprido. No caso da entrega de um trabalho, ao perceber que a entrega vai atrasar, é importante informar a pessoa que o solicitou e informar que precisa de mais tempo para executá-lo.

Evitar conflitos

Essa é uma característica que precisa ser desenvolvida por todos os colaboradores de uma empresa. Evitar conflitos em um ambiente organizacional é fundamental para não criar inimizades e não alimentar sentimentos negativos. Por isso, é importante controlar suas emoções para que assim não haja conflitos e evitar que a relação com seus colegas, subordinados e chefes seja comprometida.

Incentivar o feedback

Os feedbacks são fundamentais para o desenvolvimento de relações com liberdade, permitindo que exista uma troca de pontos de vista, resoluções e críticas construtivas sobre situações corriqueiras do cotidiano da empresa.

Mesmo que num primeiro momento possa gerar um incômodo inicial, a comunicação aberta é a chave para o engajamento e o desenvolvimento de um clima organizacional saudável.

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