Se um gestor for perguntado sobre “qual seria o ponto mais importante para inovar no rh”, as chances de ter uma resposta pronta é bem remota. Na verdade, a inovação pode ser vista como uma colcha de retalhos, que vai tomando formas e virando uma peça eficiente no que se propõe. Dessa forma, temos várias frentes para pensarmos em estratégias que possam vir a otimizar resultados, performances, lucros, etc e tal.
Mas como, por onde começar e por que inovar na área de RH? Essas e outras respostas, você encontra ao término desta nossa conversa. Não há “fórmulas mágicas” e tampouco receitas a serem seguidas. O que te apresento aqui são os ponto mais relevantes para promover a inovação no seu departamento de recursos humanos.
Vamos lá?
Por que inovar na área de recursos humanos da empresa?
As inovações na área de RH reverberam as consequências positivas nas mais diversas áreas de uma organização. Nesse sentido, as melhorias colocam a empresa em dia com a transformação digital, bem como estabelecem conexões com as modernidades do meio corporativo atual. Abaixo, você confere alguns dos benefícios que a do (s) ponto (s) mais importantes pode proporcionar:
- Fortalecimento da marca empresarial;
- Atração e retenção de talentos;
- Otimização dos processos internos;
- Desenvolvimentos dos times e colaboradores;
- Engajamento e motivação dos funcionários;
- Desenvolvimento da gestão e de lideranças;
- Aumento da qualidade dos serviços e produtos;
- Potencialização de lucros.
Em suma, essas melhorias provocam um ciclo virtuoso que toda empresa precisa viver. Afinal, trata-se de uma questão que automatiza processos, motiva equipes, melhora a qualidade dos serviços e produtos, bem como torna a empresa mais competitiva e lucrativa.
Como promover inovação no RH?
Injetar doses de inovação nos Recursos Humanos é um processo que pode envolver a aplicação de tecnologias e softwares para melhorar os processos do setor. Isso pode incluir a automação de funções e a criação de novas funções mais estratégicas para atração e retenção de talentos.
Além disso, o RH pode inovar em termos de comunicação e relacionamento, utilizando plataformas móveis, aplicativos de mensagens e redes sociais para se comunicar com os colaboradores. Outra forma de inovar é fornecer um ambiente propício à auto realização dos colaboradores, incentivando a criatividade e o surgimento de ideias.
Existem várias maneiras de implementar inovações em Recursos Humanos. Algumas sugestões incluem:
- Adotar tecnologias e softwares para melhorar os processos do setor, como sistemas de gestão de pessoas, recrutamento e seleção, e atração de talentos;
- Investir em treinamento e capacitação para que os colaboradores do RH possam utilizar essas tecnologias de forma eficaz;
- Fornecer um ambiente propício à auto realização dos colaboradores, oferecendo oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional e incentivando a colaboração e o compartilhamento de ideias;
- Melhorar a comunicação e o relacionamento com os colaboradores, utilizando plataformas móveis, aplicativos de mensagens e redes sociais para se comunicar com eles.
Essas são apenas algumas sugestões para implementar inovações no RH. Antes de dar start nesses processos, no entanto, é importante avaliar as necessidades da empresa e dos colaboradores. A partir desse olhar clínico, será possível identificar quais práticas podem ser mais úteis para melhorar os processos do setor.
5 ponto mais importantes para inovar o RH
A inovação no departamento de recursos humanos deve assumir uma visão caleidoscópica. Ou seja, as ações devem ser enxergadas sob prismas distintos, pois abrangem várias áreas. Para nortear suas estratégias, irei sugerir os ponto mais relevantes para renovar no RH.
1. Cuidado com a cultura organizacional
A valorização do capital humano é uma das premissas mais importantes do meio corporativo atual. Afinal, os talentos são os patrimônios imateriais mais preciosos que uma empresa possui. Dito isso, é importante incentivar o RH a turbinar as demandas da cultura organizacional com o employer branding, estratégias que ajudam a fortalecer a “marca do empregador”. Dessa forma, é importante que os gestores estejam prontos para:
- zelar pelo bem-estar do funcionário dentro da empresa;
- manter a boa imagem da organização tanto para público interno (colaboradores); quanto para o público externo (clientes, fornecedores, comunidade, etc).
O funcionário que se sente acolhido, inevitavelmente entrega melhores resultados, que podem ser traduzidos em maiores lucros.
2. Investimento em capacitação para os colaboradores
Para além de contratar talentos que se destacam no mercado, é importante pensar em soluções para promover o desenvolvimento profissional dos colaboradores. Por isso, é fundamental dar carta branca para que o RH elabore programas de capacitação dos colaboradores. Afinal, os mercados estão cada vez mais competitivos e cuidar do desenvolvimento dos profissionais pode ser um atrativo e tanto para os profissionais que são destaques.
Portanto, dê total abertura para que os profissionais de recursos humanos planejem treinamentos, universidade corporativa, palestras, workshops, e todos os tipos de novidades que possam aprimorar o desempenho dos colaboradores.
3. Utilização da gamificação como estratégia
A gamificação é uma estratégia que se faz valer das formas lúdicas para estimular o engajamento dos colaboradores com os negócios da empresa. Desta forma, não encare esse conceito como se fosse a introdução de máquinas de fliperama no ambiente de trabalho.
Os processos de gamificação buscam transmitir os conteúdos de maneiras interativas e divertidas, em grande parte das vezes inserindo os participantes dentro de um storytelling. Essa experiência torna mais interessante e facilita a absorção das informações que estão sendo transmitidas. Essa estratégia também utiliza diferentes dinâmicas para apresentar um mesmo conteúdo, incluindo a premiação para os mais engajados com a atividade em questão. Dessa forma, os envolvidos são estimulados a participarem com mais interesse.
Entre os benefícios da gamificação, observa-se o incentivo ao funcionário para participar da atividade proposta (que pode ser um treinamento). Ademais, impulsiona-se a participação dos colaboradores em uma competição saudável por conhecimento.
4. Controle de ponto mais importante inovação do RH da empresa
Na era da transformação digital, não há mais motivos para que RH concentre esforços em tarefas intermináveis, passíveis de erros e mecânicas. Afinal, o tempo desse profissional pode ser melhor aproveitado em outras frentes que agregam mais valor à gestão de pessoas.
São várias as vantagens de usar o controle de ponto digital como ferramenta de gestão no departamento de RH. Para começar, esse sistema dispensa a utilização de bobina de papel e tinta de impressora, ou seja, alguns gastos são cortados do seu orçamento. Além disso, essa tecnologia automatiza o fechamento de folhas de ponto mais, banco de horas + hora extra + absenteísmo, programa férias, feriados e escalas de trabalho. Ademais, esse tipo de sistema auxilia na elaboração de métricas estratégicas para o desenvolvimento de qualquer ambiente profissional.
No Brasil, o controle de ponto Genyo é a ferramenta de gestão de jornada de trabalho mais condensada do mercado. Em suma, esse sistema oferece praticidade, organização e segurança em um mesmo lugar. Abaixo, você confere alguns dos principais diferenciais dessa plataforma:
- usabilidade intuitiva;
- design moderno;
- blindado contra invasão de hackers;
- tecnologia de geolocalização;
automatiza os cálculos de férias, horas extras, horas noturnas e banco de horas; - elabora escalas de trabalho com diversas combinações possíveis;
Por fim, o Genyo é um serviço que caminha lado a lado com os órgãos que regulamentam a questão trabalhista no Brasil. Dessa forma, o serviço é devidamente respaldado pela portaria 671 do MTP. Por isso, não perca mais tempo e faça a melhor escolha para lidar com esse que é o ponto mais importante para a inovação do seu RH! Se você gostou deste post sobre inovação no RH, compartilhe com seus companheiros de profissão e não perca as conversas que temos aqui no no blog.