Ter uma equipe multidisciplinar é o sonho de muitas empresas. Quando existe uma pluralidade de pessoas dentro das empresas ocorre também uma riqueza de habilidades, competências profissionais, conhecimentos, soft skills e experiências.
Dessa maneira, se tornam ais simples executar tarefas difíceis, finalizar projetos e manter uma relação harmoniosa. Por esse motivo, separamos abaixo tudo o que você precisa saber, como construir e gerenciar equipes multidisciplinar.
O que é uma equipe multidisciplinar?
Dentro do ambiente de trabalho, uma equipe multidisciplinar é o resultado de um grupo de profissionais que possuem diferentes formações acadêmicas, habilidades e experiências relevantes para um determinadas atividade, projetos ou objetivos.
Dessa forma, cada membro da equipe traz seu conhecimento especializado de sua área de atuação/vida, permitindo lidar com as situações, os desafios e abordar problemas sob diferentes perspectivas.
A grande vantagem de ter uma equipe multidisciplinar no ambiente de trabalho é fazer com que ela pode combinar diferentes conjuntos de habilidades e conhecimentos para resolver situações complexas de maneira eficaz e rápida.
Uma equipe multidisciplinar ainda pode trazer uma ampla gama de conhecimentos e experiências para um projeto, permitindo uma abordagem mais completa e abrangente. Essa diversidade de habilidades e perspectivas pode levar a melhores resultados e soluções mais inovadoras.
Cada membro da equipe contribui com sua expertise específica, trazendo uma diversidade de ideias, insights e soluções para o grupo. Além disso, uma equipe multidisciplinar pode melhorar a tomada de decisões, pois diferentes pontos de vista e abordagens são considerados durante o processo, evitando sérios problemas.
Quando uma empresa não possui uma equipe multidisciplinar é comum que o seu produto ou serviço não converse com a maioria dos públicos, se fixando em um tipo específico, já que não possui uma equipe com uma visão ampla. Isso prejudica o crescimento e a popularização da empresa.
Diferenças entre equipe multidisciplinar e interdisciplinar?
Os termos “equipe multidisciplinar” e “equipe interdisciplinar” são frequentemente utilizados da mesma forma. No entanto, possuem significados diferentes.
Enquanto a equipe multidisciplinar se concentra na combinação de habilidades e conhecimentos individuais, a equipe interdisciplinar busca uma abordagem mais integrativa, onde as ideias e conhecimentos se cruzam e se complementam para abordar um problema de forma mais abrangente.
Confira quais são as principais diferenças entre esses dois tipos de equipes:
Equipe multidisciplinar
Como foi dito anteriormente, ela é composta por membros que possuem diferentes especializações e conhecimentos em suas áreas específicas. Dessa forma, cada membro da equipe contribui com seu conhecimento especializado para resolver um problema ou alcançar um objetivo.
Assim, os membros da equipe trabalham de forma paralela, compartilhando informações e ideias entre si, mas geralmente mantendo a autonomia em suas próprias áreas de atuação.
O foco principal da equipe multidisciplinar é combinar as habilidades e conhecimentos individuais de cada membro para atingir o resultado desejado.
Equipe interdisciplinar
No caso da equipe interdisciplinar, ela também é composta por membros de diferentes disciplinas e áreas de conhecimento.
No entanto, a principal diferença é que os membros da equipe interdisciplinar trabalham de forma mais integrada e colaborativa, combinando suas abordagens e conhecimentos para abordar um problema ou objetivo comum.
Dessa forma, os membros da equipe interagem de maneira mais intensa e compartilham a responsabilidade pela tomada de decisões e execução do trabalho.
Além disso, a equipe interdisciplinar requer uma maior interação e troca de informações entre os membros, resultando em uma maior integração e sinergia de diferentes áreas.
Benefícios da equipe multidisciplinar
A existência de uma equipe multidisciplinar em uma empresa é importante por diversos motivos, como por exemplo o enriquecimento de habilidades, redução da rotatividade, melhora da comunicação e muitos outros. Dentre os benefícios de ter uma equipe multidisciplinar, confira os principais:
Aumento da motivação e produtividade
Os colaboradores com diferentes perfis conseguem motivar uns aos outros por entender as diferenças e terem espaço livre para criatividade. Dessa forma, com a motivação eles acabam se tornando mais envolvidos na tomada de decisões e no engajamento da empresa.
O resultado disso é também a elevação da produtividade, aumentando consideravelmente a produção e o cumprimento de prazos.
Maior diversidade de perspectivas
Quando um grupo possui uma grande diversidade de perspectivas e pontos de vista, o ambiente se torna bem mais produtivo, rico e criativo. A capacidade de enriquecer atividades através de formas de pensar diferentes é gigantesca.
Com isso, erros são identificados facilmente, problemas são solucionados, além de permitir que a empresa explore várias abordagens para enfrentar os desafios.
Vale lembrar que para isso ocorrer, é preciso que a empresa possua uma boa comunicação interna, com abertura para dúvidas, questionamentos e discordância.
Variedade de qualificações
Como falamos anteriormente, uma equipe multidisciplinar geralmente é composta por profissionais com diferentes qualificações, habilidades e conhecimentos especializados. Isso permite que a empresa tenha uma ampla gama de competências à sua disposição, abrangendo diversas áreas de atuação.
Toda essa variedade permite com que os membros da equipe assumam responsabilidades específicas de acordo com suas áreas, aumentando a eficiência e a eficácia das operações da empresa.
Aumento da criatividade
Um dos pontos mais relevantes é o aumento da criatividade em equipes multidisciplinares. O grande responsável por toda essa criatividade é troca de ideias entre membros de diferentes áreas e com diferentes conhecimentos, que criam um ambiente propício à criatividade.
Dessa forma, a interação entre pessoas com formações distintas incentiva a inovação e a geração de novas soluções para os desafios, isso ainda proporciona o crescimento e a competitividade entre as empresas.
Capacidade de autogestão da empresa
Por fim, uma equipe multidisciplinar que possui profissionais capacitados tem a capacidade de assumir responsabilidades e tomar decisões de forma autônoma.
A autonomia no trabalho necessita da diversidade de habilidades para que seja capaz de lidar com os empecilhos de maneira eficiente, sem depender exclusivamente de uma única pessoa ou departamento.
Essa capacidade de autogestão promove a agilidade e a flexibilidade organizacional, tornando a empresa mais ágil e adaptável às mudanças do mercado.
Passo a passo para montar uma equipe multidisciplinar
Na hora de montar uma equipe multidisciplinar na empresa é preciso seguir alguns passos importantes que irão garantir o sucesso. Vale lembrar que não existe uma regra específica, e que cada empresa pode adaptar a sua forma de montar equipes.
Dito isso, confira abaixo um guia inicial para que você possa montar uma equipe multidisciplinar com profissionais capacitados e habilidosos.
1° passo: Defina os objetivos e necessidades da equipe
Antes de mais nada, é preciso saber do que a equipe precisa, qual é o objetivo desse grupo e quais projetos serão realizados. Isso auxilia na determinação das habilidades e conhecimentos necessários para possa se extrair o máximo da equipe multidisciplinar, fechando lacunas existentes nas equipes atuais.
Por exemplo, montar uma equipe de vendar com característica multidisciplinar, mas sem incluir uma pessoa com o espirito de liderança pode ser um sério risco para a motivação.
2° passo: Avalie quais habilidades existem na empresa
A análise de habilidades e competências dos colaboradores atuais é sempre importante de ser feita. Se isso não é feito no momento da contratação, a empresa deve realizar o mais breve possível para entender o perfil profissional de cada funcionário.
Ao identificar aqueles trabalhadores que possuem conhecimentos e experiências relevantes para contribuir com a equipe multidisciplinar será mais fácil encaixar equipes que tenham boa sinergia.
Além disso, considere também a possibilidade de oferecer oportunidades de treinamento e desenvolvimento para aprimorar as habilidades dos demais funcionários.
3° passo: Recrute novos talentos
Ao avaliar como está o perfil de habilidades na empresa, é hora de contratar novos talentos que irão agregar nas equipes. A gestão de talentos é uma atividade importante e deve ser feita desde o processo de recrutamento e seleção, contratando candidatos com competências específicas e uma perspectiva multidisciplinar.
Avalie as qualificações, experiências anteriores, experiências de vida e capacidades de trabalho em equipe dos candidatos.
4° passo: Incentive a comunicação
Falamos anteriormente de forma breve sobre a necessidade de comunicação interna nas equipes multidisciplinar. Para que isso ocorra, você deve criar um ambiente que encoraje a comunicação e a colaboração entre os membros da equipe.
Assim, estabeleça canais de comunicação eficazes, como reuniões regulares, ferramentas de colaboração online e espaços físicos adequados para promover a troca de ideias, feedbacks constantes e promova o compartilhamento de conhecimentos.
5° passo: Estimule o aprendizado contínuo
Os trabalhadores não devem permanecer estagnados e limitando o seu aprendizado. A evolução e os novos conhecimentos devem ser incentivados.
Por esse motivo ofereça oportunidades de treinamento, workshops e programas de capacitação para que os colaboradores possam aprimorar suas habilidades e conhecimentos em suas áreas de especialização, bem como expandir seu entendimento sobre outras disciplinas.
6° passo: Promova um espaço aberto para a diversidade e inclusão
Se sua empresa não possui um histórico de diversidade e inclusão será preciso modificar completamente a sua missão, objetivo e valores. Valorizar e promover a diversidade na equipe multidisciplinar é importante para o sucesso.
Para isso, reconheça a importância de diferentes origens, experiências e perspectivas. Incentive a colaboração e a troca de ideias entre pessoas com diferentes formações e evite a formação de “panelinhas”.
7° passo: Defina as responsabilidades
Certifique-se de que todos entendam suas funções e contribuições específicas para os projetos em andamento. Estabeleça indicadores de desempenho e acompanhe o progresso individual e da equipe em relação às metas estabelecidas.
Os trabalhadores podem usar ferramentas para isso, com o Genyo. Esse sistema de ponto digital também realiza o registro de atividades, ideal para definir as responsabilidades de cada profissional.
8° passo: Avalie e ajuste a equipe sempre que for necessário
Toda grande mudança na empresa necessita de avaliação constante para saber se o objetivo foi alcançado e se está sendo benéfico para todos.
Por esse motivo, realize avaliações periódicas da equipe multidisciplinar para identificar áreas de melhoria e ajustes. Observe a eficácia da colaboração, a realização de metas e a satisfação dos membros da equipe.
Assim, quando necessário faça ajustes na composição da equipe para garantir que as habilidades e especializações estejam alinhadas com as necessidades da empresa.
Dicas para gerenciar uma equipe multidisciplinar
Gerenciar uma equipe multidisciplinar não é uma tarefa fácil e necessita de abordagens complementares que avaliem as características individuais dos trabalhadores, afinal de contas é uma equipe composta por diferentes perfis.
Por esse motivo, separamos abaixo algumas dicas que podem ajudar na hora de gerenciar esse tipo de equipe, confira:
Uso de feedbacks
Sempre retornaremos a importância do feedback quando o assunto é o gerenciamento de equipes. Estabelecer um sistema regular de feedback é fundamental para o desenvolvimento e o aprimoramento contínuo.
O interessante é realizar um feedback construtivo e específico, reconhecendo as contribuições individuais e coletivas. Encoraje também os membros da equipe a se fornecerem feedback uns aos outros, promovendo uma cultura de aprendizado e melhoria mútua.
Definição clara dos papéis de cada profissional
Estamos falando de uma equipe multidisciplinar, no entanto é essencial que cada membro da equipe entenda claramente seu papel e suas responsabilidades.
Assim, certifique-se de que cada membro compreenda como seu trabalho se relaciona com o trabalho dos outros e como todas as habilidades são necessárias para alcançar os resultados desejados.
Você pode utilizar de diversas ferramentas para o controle de atividades, como por exemplo o Genyo. Esse sistema de ponto digital realiza o registro de atividades, o que ajuda na definição clara do papel de cada trabalhador.
Reconheça as habilidades individuais
Outro erro bastante cometido é achar que por ser uma equipe, as habilidades devem ser avaliadas em conjunto. Isso é uma prática totalmente errada para essa estratégia.
O ideal é valorizar e reconhecer as habilidades individuais de cada membro da equipe, suas competências e experiências únicas. Ao aproveitar o máximo das habilidades individuais, você pode criar um ambiente no qual cada membro seja capaz de contribuir de maneira significativa.
Conheça a personalidade dos trabalhadores
É inegável que cada membro da equipe possui sua própria personalidade, estilo de trabalho e preferências. Por isso, conhecer esses aspectos individuais, é importante para adaptar sua abordagem de gerenciamento.
Lembre-se que o último passo para a implementação de uma equipe multidisciplinar é avaliar e ajustar quando necessário. Assim, conhecendo a personalidade dos trabalhadores, vai ser mais fácil liderar de maneira eficiente e otimizada, auxiliando até mesmo na redução de conflitos.
Outros conteúdos como esse você encontra apenas aqui no Blog do Genyo!