Confraternização da empresa: proporcione um momento inesquecível na vida profissional do seu funcionário!

A confraternização da empresa é uma metodologia de Recursos Humanos para elevar a satisfação dos colaboradores. Clique aqui e saiba mais! Veja mais neste artigo!
Sumário
Confraternização da empresa

De que modo a confraternização da empresa pode se relacionar com o sucesso da mesma? Essa é uma pergunta de muitos empresários.

A prosperidade de um negócio não está ligada apenas aos investimentos que ele faz, aos produtos que comercializa, ao atendimento ou tampouco aos softwares de gestão que se utiliza. E sim por um motivo muito importante, o profissional!

Sendo assim, nessa lista, também incluímos os funcionários que, basicamente, são parte essencial em qualquer organização, afinal de contas, sem eles, o negócio não desempenharia as suas funções.

Além do mais, quando a gestão direciona o olhar para o bem-estar do seu empregado, uma das opções de proporcionar um bom clima organizacional é através de momentos que possibilitem distração e relaxamento. Então, a confraternização do negócio surge como um caminho para isso.

Confira a seguir!

Confraternização da empresa: o que é?

Ao que tudo indica, a confraternização da empresa é um acontecimento que possui o intuito de reunir todos os contratados de uma companhia, trazer descontração e interatividade.

Vale ressaltar que, ela acontece em momentos distintos, como por exemplo para celebrar o batimento de metas ou término de um semestre de serviço.

No entanto, esses correspondem apenas a alguns objetivos desse momento. Existem outras finalidades estratégicas quando um negócio decide elaborar uma resenha: como expandir o desempenho dos profissionais, unir os membros do time e garantir que os líderes fiquem mais próximos dos seus liderados.

Confraternização da empresa: qual a sua importância?

Como vimos logo acima, trouxemos alguns objetivos da confraternização da companhia de modo bem resumido e vamos relembrar mais uma vez, não é apenas reunir os empregados em um evento informal.

Além disso, independentemente do tipo de negócio, a confraternização é uma importante metodologia dos Recursos Humanos para elevar a satisfação dos funcionários. Veja abaixo com mais detalhes algumas vantagens.

Desenvolve a imagem corporativa

Na maioria dos casos, as pessoas possuem sentimentos tanto positivos quanto negativos sobre a empresa, o que pode ajudar ou prejudicar o faturamento da mesma.

Todavia, a confraternização dentro do negócio pode ser utilizada como método estratégico para desenvolver e melhorar essa imagem corporativa.

Então, os contratados além de se divertirem bastante, também conseguirão desenvolver sentimentos positivos sobre a companhia e passarão adiante, seja por conversas informais com os amigos ou pelas mídias sociais.

Desse modo, pessoas de fora da instituição irão entender que não é apenas serviço, dentro da empresa pode-se existir espaço para boas relações e amizades.

Desenvolve as relações entre os membros da equipe

Durante a confraternização da empresa, os funcionários estarão posicionados num local descontraído, distantes das cobranças sobre as metas da companhia que precisam ser alcançadas e dos relatórios que devem ser entregues.

Assim, o efeito precoce disso é propositalmente um dos principais significados da palavra confraternização, que é: socialização amigável.

Além do mais, no futuro bem próximo, essas relações irão proporcionar resultados positivos na performance dos subordinados, visto que, eles possuíram mais confiança uns nos outros.

Reconhecimento dos profissionais

Os empregados, embora talvez não consigam expressar isso diretamente, gostam de se sentir valorizados e isso é geral.

Funciona como energia para a motivação da alta produtividade. Então, um dos modos de uma empresa fazer isso é trazendo a confraternização do negócio.

Ao decorrer deste evento, várias ações podem fazer com que os envolvidos se sintam valorizados, como por exemplo criar bonificações de mimos ou até mesmo simples discursos de agradecimento.

Eleva o engajamento do time

Ao longo de uma confraternização, os funcionários de todos os setores estarão próximos em um único lugar.

Por conta disso, além de elevar o envolvimento entre membros de apenas um setor, o momento também reúne aqueles mais diferentes e diferentes criando assim: engajamento, companheirismo e a quebra de barreiras setoriais.

Os líderes entendem melhor seus liderados

Durante a ocasião, os líderes ganham a chance para estabelecer conversar com aqueles contratados liderados por ele, e dessa forma, conseguem se aproximar e entendem melhor de forma individual.

Então, isso é extremamente importante para que o time se integre ainda mais, além de elevar o sentimento de confiança entre líder e liderado, o que é indispensável para um relacionamento mais saudável e transparente.

Tipos de confraternização na empresa

Confraternização da empresa

Até então, existem diversos tipos de confraternização na empresa, cabe a mesma selecionar a que mais se encaixa na cultura e condiz com a sua finalidade.

Vale lembrar, esse evento melhora a experiência do seu funcionário. Assim sendo, a regra primordial é ter criatividade no momento de planejar. Observe:

Cerimônia de premiação

Essa é uma ótima alternativa para valorizar os seus colaboradores. As cerimônias de premiação são fundamentadas em categorias, que podem ser fragmentadas entre setores ou não.

Além disso, elas também podem ser associadas a realmente o reconhecimento do melhor profissional ou então serem dedicadas a algo mais descontraído, como “o melhor piadista do grupo”, usando a criatividade as coisas podem dar certo.

Assim, é relevante que a votação seja aberta com antecedência, para que todos consigam votar com tempo hábil. Também definir a data, local e horário da cerimônia o quanto antes, para que todos se organizem tranquilamente.

Festa temática

Agora, no clássico das confraternizações das empresas, as festas temáticas costumam agradar a todos que participam.

Uma dica para não errar na seleção do tema é realizar uma pesquisa organizacional, para entender qual é a preferência dos envolvidos. Acertando essa parte, basta organizar os detalhes, como: decoração, buffet e música.

Aqui, algumas sugestões que podem ser utilizadas para a festa temática:

  • Copa do mundo;
  • Filme, série ou desenho animado;
  • Anos 70, 80, 90 e assim sucessivamente;
  • Astros musicais;
  • e dentre outros.

Outra coisa, se achar interessante, o Recursos Humanos (RH) também pode separar uma comissão de festa para encarregar desses detalhes. Assim existirá uma cautela maior nas escolhas e o foco estará totalmente ligada na satisfação do profissional.

Festa com atrações

Comes e bebes são sempre uma ótima opção, mas adicionar uma atração a esse evento aumenta a satisfação dos funcionários.

Sendo assim, você que pretende elevar a experiência de seus profissionais, deve apostar em trazer algo a mais à confraternização na empresa.

Então, o primeiro passo é estabelecer um orçamento. Após isso, selecionar o lugar, a decoração e a comida da festa.

É interessante pensar na estrutura que o espaço promove, dependendo da quantidade de pessoas que exista, pois a mesma precisa deixar todos o máximo de conforto possível.

Vale lembrar que a atração deve ser contratada ou não (em caso de colaboradores que tenham algum talento como hobbie). Abaixo, algumas sugestões do que fazer, veja:

  • Apresentação de circo;
  • Stand Up Comedy;
  • Bandas musicais;
  • Palestra;
  • Workshop;
  • Teatro;
  • e muito mais.

Amigo secreto

De modo geral, é bem provável que todo mundo conheça a brincadeira chamada de “amigo secreto”. Então, dentro da empresa, existe um modo criativo de deixá-lo ainda mais divertido.

Dessa forma, a companhia cria vários vouchers de diferentes valores e sorteia entre seus funcionários, para que assim eles consigam selecionar algum presente.

Sendo assim, no dia da confraternização, é realizado um novo sorteio para assim descobrir a ordem dos participantes, e a partir daí, um a um irá retirando o presente que desejar.

Festa na caixa surpresa em casa – Home Office

Essa é uma opção bastante criativa para deixar o convencional happy hour da companhia mais interessante. Funciona do seguinte modo: o RH irá elaborar um kit festa, com os elementos escolhidos particularmente e enviar para a residência de cada profissional.

Então, no momento da reunião online da confraternização, todos deverão abrir as caixas juntos e assim ter uma surpresa coletiva.

Uma sugestão para proporcionar ainda mais mistério, é pertinente utilizar e-mails que antecedem a confraternização, contando detalhes do porquê da caixa surpresa e importância de abrí-la durante a reunião. Assim, desperta um clima de curiosidade e motiva o cumprimento da dinâmica.

Confraternização da empresa: principais cuidados ao fazer uma

Apesar de se tratar de uma festa, a confraternização da empresa não é um simples evento. Assim sendo, é relevante que os encarregados pelo seu planejamento tenham cautela em cada processo. Siga esses passos e terá um evento inesquecível.

  1. Tipo da confraternização;
  2. Escolha do local;
  3. Estabelecer comes, bebes e atrações;
  4. Saiba quantos funcionários existem na empresa;
  5. Escutar os funcionários;
  6. Definir orçamento disponível;
  7. Enviar os convites e exigir confirmação.

De certa forma, ao olhar esses processos, muitos imaginam que conseguem resolver todas essas questões.

De modo geral, o RH é a parte encarregada pela integração dos mais diversos campos de atuação da empresa. É lá que ocorre a gestão de pessoas, assegurar o cumprimento das leis trabalhistas e muito mais.

No entanto, qualquer deslize em uma das etapas irá influenciar diretamente no evento como todo e o que era pra ser um momento de descontração, se tornará uma tremenda dor de cabeça, principalmente no setor de RH.

Com isso, várias atividades rotineiras precisam ser acertadas em tempo hábil, para que não apareçam problemas no controle de ponto, organização das férias, banco de horas e demais funções.

Então, a grande sacada para a melhor organização na confraternização da empresa é utilizar o melhor sistema de controle de ponto, é aí que o Genyo entra em ação!

Como o controle de ponto pode ajudar na confraternização da empresa?

Primeiramente, vamos destacar o que diz no artigo 74 da Consolidação das Leis de Trabalho no Decreto-Lei Nº 5.452, DE 1º de Maio de 1943.

“Art. 74.  O horário de trabalho será anotado em registro de empregados.

Para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, permitida a pré-assinalação do período de repouso.”

Então, nada mais que justo, utilizar o Genyo como grande aliado na organização da confraternização da empresa, visto que, ele é um aparelho totalmente seguro, atende às requisições da legislação e é muito fácil o manuseio.

Conhecendo mais o Genyo

Com o objetivo de diminuir o trabalho acumulado e elevar a eficiência do RH na confraternização da empresa e outros eventos, o Genyo criou uma tecnologia de controle de ponto digital.

Basicamente, ela consiste em um software automatizado que tem como finalidade realizar o controle da jornada de trabalho de cada funcionário a partir de um sistema digital.

Além disso, o Genyo também tem outras funções mais complexas, que colaboram diretamente para a agilidade nos processos do Recursos Humanos.

Dentre elas podemos destacar o controle do banco de horas, a organização de turnos e a possibilidade de entrar em contato com os colaboradores de forma direta, perfeito para enviar os convites da confraternização.

Para as empresas que funcionam em Home Office ou tenham funcionários com trabalho externo, a nossa plataforma consegue registrar o ponto com fotos do próprio colaborador, bem como a sua localização em tempo real do batimento do ponto.

Esse registro pode ser feito tanto por um computador, como também por dispositivos móveis devidamente cadastrados pela empresa.

Com isso que citamos, o setor de RH terá mais tempo de se dedicar nos projetos adicionais, como a organização da confraternização e a construção de um sistema de bonificações que consiga agradar os profissionais.

Um grande diferencial que você pode encontrar ao acessar o nosso site, será um período de teste totalmente gratuito para que a sua empresa seja capaz de conhecer e avaliar nossos serviços.

Conclusão

Ao decorrer da leitura, abordamos o que é a confraternização da empresa e as razões de ela ser uma poderosa metodologia para se aproveitar várias vantagens, como: desenvolver imagem corporativa, desenvolver as relações entre os membros das equipes e muito mais.

Também esclarecemos que, levando em consideração os objetivos e tipos da festa, a confraternização pode ser diferentes tipos de eventos.

Além do mais, foi pontuado também sobre o motivo de estruturar um planejamento adequado na confraternização, de quais modos o que sua empresa pode oferecer e como convencer os profissionais a comparecer no evento.

E vale lembrar mais uma vez, utilizando sistema de controle de ponto do Genyo, todo o processo fica mais simples de ser trabalhado.

Não esqueça de acessar o nosso blog, é lá que disponibilizamos outros conteúdos similares a este!

Outros artigos relacionados

Inscreva-se na
Genyo News

Toda semana na sua caixa de e-mail. É grátis!

Compartilhe este artigo

A gestão inteligente que o seu RH e DP merecem

Este controle de ponto digital permite acompanhar remotamente as atividades, presenças e ausências dos funcionários internos e externos.

modal controle de ponto blog

Consentimento de Cookies

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando, você declara ciência dos: Termos de Uso, Políticas de Privacidade e Cookies.