Controle de ponto pelo celular: como fazer neste ano?

Neste ano de %currentyear% o controle de ponto pelo celular é uma prática revolucionária que suaviza a gestão de pessoas. Mas o quão poderoso ele é? Veja mais neste artigo!
Sumário
controle de ponto pelo celular

Já faz alguns bons anos que o smartphone é essencial para o nosso dia a dia, independente se o assunto é lazer ou trabalho. Nesse sentido, fazer o controle de ponto pelo celular é um passo natural na automatização de processos que envolve a gestão de pessoas. Consequentemente, o telefone torna-se uma ferramenta que ajuda a suavizar o trabalho do gestor e agiliza as marcações diárias que o colaborador precisa fazer.

Por ser um recurso relativamente novo, qualquer forma de controle de ponto online, incluindo o uso do celular, ainda desperta uma série de interrogações. Ainda não é totalmente clara, por exemplo, a viabilidade legal acerca dessa tecnologia. Além disso, o seu funcionamento em si precisa ser melhor esclarecido. Ademais, há dúvidas técnicas que precisam ser esclarecidas.

A boa notícia, entretanto, é que este artigo responde todos os questionamentos sobre esse assunto. Dito isso, continue por aqui e aproveite para se atualizar com tudo que envolve a questão do ponto eletrônico pelo celular.

Como funciona bater ponto pelo celular?

O controle de ponto pelo celular possui todos os parâmetros estruturais dos registros de ponto tradicionais. As diferenças cruciais, no entanto, se encontram nas formas como as marcações são feitas pelos colaboradores, armazenadas e trabalhadas pelo gestor.

Em primeiro lugar, vamos entender como os funcionários batem ponto usando essa tecnologia. Para fazer todas as suas marcações [entrada, saída e períodos de intervalos para refeições], os profissionais utilizam um aplicativo no telefone celular ou no tablet. Essa mobilidade elimina as antológicas formações de filas para o registro.

Ademais, o controle de ponto pelo celular é a ferramenta ideal para a gestão da jornada de trabalho de funcionários que trabalham fora da empresa. O controle de ponto para vendedor externo é um bom exemplo.

As informações sobre cada batida realizada é armazenada em nuvem. Logo, cada um desses dados são enviados a um programa de gestão de ponto, onde ficam devidamente registrados. A partir daí, os gestores conseguem acessar esses registros com praticidade, rapidez e segurança. Logo, o fechamento da folha de ponto torna-se um trabalho suave, ágil e blindado contra possíveis erros de cálculos.

O registro de ponto pelo celular é permitido por lei?

Sob a ótica da lei, o controle de ponto pelo celular ainda é uma interrogação para muitas empresas. Afinal, a aplicação dessa solução é uma realidade teoricamente nova no cenário. Entretanto, a utilização de tecnologias digitais para fazer marcação de ponto se enquadra na categoria de “formas alternativas de ponto” previstas na portaria 373/2011 e 671/2021 do Ministério do Trabalho.

De acordo com o Art.1º, “os empregadores poderão adotar sistemas alternativos de controle da jornada de trabalho, desde que autorizados por Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho”. Nesse sentido, precisamos nos lembrar que um Acordo Coletivo de Trabalho é um ato jurídico firmado entre empresas de uma mesma área junto ao sindicato da categoria. Dessa forma, esse tipo de acordo abraça um conjunto de regras estabelecidas entre empresa e sindicato. Ou seja, “jeitinho brasileiro” não cabe aqui em hipótese alguma.

Já no Art.3º, a portaria prevê o que um sistema alternativo eletrônico, como é o controle de ponto pelo celular, não deve admitir:

  1. restrições à marcação do ponto: o sistema não pode impedir o colaborador de bater ponto, exceto em caso de desligamento.
  2. impedir a marcação automática do ponto: o sistema não pode marcar ponto automaticamente para os funcionários.
  3. não exigir autorização prévia para marcação de sobrejornada: se o funcionário fizer horas extras, o controle de ponto deve aceitar as marcações e computá-las.
  4. a alteração ou eliminação dos dados registrados pelo empregado: o sistema não pode deletar ou esconder os pontos já registrados anteriormente pelo funcionário.

Prevista para ser homologada em fevereiro de 2022, a Portaria 671/21 fechará qualquer aresta que tange a regulamentação do controle de ponto pelo celular. Quando esse instrumento jurídico estiver em vigor, voltaremos a conversar sobre aqui no blog. Por horas, saiba que a utilização dessa tecnologia em nada fere os princípios da lei.

Vantagens do ponto eletrônico pelo celular para os funcionários

A seguir, confira quais são os ganhos do controle de ponto eletrônico como ferramenta de gestão na sua empresa.

Se você chegou até aqui, certamente deseja saber quais são os reais benefícios do controle de ponto pelo celular. Afinal, anteriormente comentamos sobre a situação legal e o funcionamento dessa tecnologia. Sendo assim, vamos conhecer as vantagens desse recurso tão inovador para o colaborador, bem como para o gestor. Vamos conversar?

Benefícios do controle de ponto por celular para a gestão de pessoas

Em primeiro lugar, é preciso frisar que o sistema de controle de ponto pelo celular proporciona a automatização e a centralização de vários processos. Em suma, as maravilhas da inteligência artificial fazem com que essa tecnologia seja capaz de:

  • gerenciar escalas de trabalho — com diversas combinações possíveis;
  • programar férias, feriados e descansos semanais remunerados;
  • administrar banco de horas, horas extras e jornadas noturnas;
  • desburocratizar o fechamento da folha de ponto.

Além disso, a ferramenta também oferece um painel exclusivo de métricas gerenciais que permitem a mensuração da assiduidade dos colaboradores. Dessa forma, é possível enxergar, com margem de erros inexistente, qual funcionário é “top atraso”, “top pontualidade” e “top excedente”.

controle de ponto pelo celular

Por fim, o controle de ponto por celular é a tecnologia mais segura para direcionar os processos de tomadas de decisões típicas do dia a dia da gestão de pessoas de uma empresa. Afinal, essa ferramenta oferece dados que ajudam a fazer análise de desempenho com 100% de segurança e zero margem de erros.

Vantagens do controle de ponto pelo celular para os funcionários

Como não poderia ser diferente, bater ponto pelo celular também traz ganhos para o colaborador. Em primeiro lugar, essa tecnologia ajuda o funcionário a fazer gestão do próprio tempo. Além disso, o sistema de ponto eletrônico tende a aproximar as relações entre os empregados e o time de RH. Abaixo, você confere alguns desses ganhos:

  • Funciona online e offline: com ou sem internet;
  • Lembrete de ponto via aplicativo que ajuda o funcionário a registrar ponto na hora certa;
  • Funcionários podem consultar o próprio histórico de pontos e sugerir correções para agilizar o fechamento de folha;
  • Chat com o gestor.

Por fim, a geolocalização indica o local exato onde o colaborador estava no momento do registro de ponto. Dessa forma, os funcionários externos podem demonstrar ainda mais comprometimento com a jornada de trabalho.

Genyo: o melhor controle de ponto pelo celular

Agora, você já sabe que o controle de ponto pelo celular é uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento positivo da gestão de pessoas de uma empresa. Por isso, chegou a hora de conhecer o Genyo, o sistema de ponto digital mais completo do mercado brasileiro.

Arquitetado para oferecer uma usabilidade intuitiva e leve, o Genyo dispõe de uma tecnologia planejada para suavizar o trabalho de gestão de pessoas. Para melhorar tudo, o equipamento é fortemente blindado, ou seja, as chances de violações ou sabotagens de quaisquer naturezas são praticamente nulas. Ademais, o sistema elimina a necessidade de profissionais de TI para fazer instalação ou manutenção.

Em suma, o Genyo oferece segurança, praticidade e agilidade em um único lugar! Por fim, você precisa saber que a relação custo-benefício dessa ferramenta que é inteligente até no nome é um diferencial a mais. Então, não perca mais tempo e tome a decisão que mudará os rumos da gestão de pessoas da sua empresa.

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