27 dez 2021

Como funciona o controle de ponto online?

controle de ponto online

O controle de ponto online é uma das ferramentas mais modernas para o trabalho da área de gestão de pessoas. Além de segurança e praticidade, seu uso é autorizado por lei e a relação custo-benefício é realmente satisfatória. Neste artigo, você confere um dossiê sobre esse sistema que inova, automatiza e deixa a rotina do RH mais leve e produtiva.

 

O que é controle de ponto online?

Regularizado pela Portaria 373/11 do MTE, o controle de ponto online é uma das alternativas para informatizar os sistemas de pontos das empresas. Essa iniciativa acelera a homologação da transformação digital que já está em curso há alguns anos. Esse sistema surgiu a partir da necessidade das empresas modernizarem seus processos e, consequentemente, se tornarem mais produtivas e competitivas.

Na prática, as marcações de ponto são feitas em ambiente online, por intermédio do acesso à web via computador, tablet ou celular— com a utilização de aplicativo instalado no smartphone. As informações de cada registro é processada em tempo real e armazenada em nuvem, ou seja, ficam devidamente organizadas, seguras e imensuravelmente acessíveis.

 

Quais os benefícios do controle de ponto online?

O controle de ponto online é uma evolução tecnológica que automatiza os processos de gestão da empresa. Em suma, essa automatização de um dos trabalhos do gestor de RH traz benefícios que englobam contenção de despesas, diminuição de ações trabalhistas, entre outros. A seguir, veremos algumas dessas vantagens.

 

1- Acompanhamento de marcação de ponto em tempo real

Métricas estratégicas associadas à pontualidade e absenteísmo são essenciais para o desenvolvimento do trabalho de um gestor de pessoas. Nesse sentido, é importante ter consciência sobre quem já inicia o expediente no horário, quem sempre atrasa ou quem faz horas extras de forma incorreta.

Graças à geolocalização, o sistema de controle ponto online viabiliza esse tipo de acompanhamento, mostrando todos os dados da jornada dos funcionários em tempo real. É possível, por exemplo, conferir a localização de onde o colaborador estava no momento da marcação de ponto. Além disso, o funcionário pode enviar uma foto, dando mais segurança na validação das marcações.

 

2- Redução de gastos

Um relógio de ponto tradicional precisa de alguns “combustíveis” para funcionar. Dessa forma, há consumo de energia elétrica, bem como gastos com bobinas de papel e tinta para impressão. A soma desses três itens torna esse sistema de ponto uma ferramenta arcaica e ecologicamente incorreta. A médio prazo, esses três insumos consomem uma considerável quantia de verba do orçamento da empresa.

Uma vez que funciona em ambiente digital, o controle de ponto online elimina todos esses gastos. Afinal, não é necessário imprimir comprovantes de ponto e as marcações são feitas diretamente no telefone celular ou no computador usado como ferramenta de trabalho.

 

3- Melhor autonomia sob o home office

Em razão da pandemia da Covid-19, o home office e trabalho híbrido passaram a ser tendência entre os modelos de jornada adotados por empresas ao redor do mundo. Afinal, além do respaldo da lei, ambos minimizam o contato físico diário e ajudam a conter os avanços do coronavírus. A praticidade do trabalho remoto, no entanto, pode trazer problemas organizacionais como excesso de horas extras e pontualidade.

O controle de ponto online é uma ferramenta ideal para ajudar a manter o bom andamento do teletrabalho. Por possibilitar o acompanhamento eficiente da postura dos colaboradores, o ponto online agiliza a elaboração de métricas estratégicas para que eliminar horas excedentes inúteis. Além disso, as informações sobre pontualidade agilizam o planejamento das políticas de incentivo a combater atrasos ou jornadas de trabalho feitas em horários incompatíveis.

 

4- Redução de ações trabalhistas

A suspeita sobre irregularidades como, por exemplo, erro de cálculo de horas extras ou de férias, é um dos motivos que mais movimentam ações trabalhistas. Em suma, os funcionários se consideram lesados e decidem ir brigar com a empresa na justiça. Uma vez que o controle de ponto online armazena, em nuvem, todas as marcações feitas por cada funcionário, a empresa se resguarda desse tipo de processo.

Além disso, o sistema não permite alteração ou manipulação desautorizada de dados. Em outras palavras, cada marcação de ponto do funcionário fica arquivada para fins de consultas e cálculos de folha de ponto.

 

5- Automatização de processos de RH

Gastar longas horas para fechar a folha de ponto, calcular hora extra e planejar escalas são algumas das tarefas que travam o trabalho do RH. Nesse sentido, essas burocracias podem desperdiçar dinheiro em pagamentos indevidos. Dessa forma, se feitas de maneira analógica, essas contas demandam atenção mais do que triplicada.

Com sua tecnologia avançada, o controle de ponto online automatiza todas essas tarefas. Com poucos minutos e comandos, é possível fechar esses cálculos com margem de erro zero. Afinal, o sistema foi desenvolvido para funcionar de forma precisa e eficiente.

 

Qual o melhor controle de ponto online?

Desenvolvido para funcionar de forma intuitiva e prática, o controle de ponto online Genyo é oferece uma tecnologia pronta para suavizar o trabalho de gestão de pessoas. Além disso, o serviço é totalmente blindado,ou seja, as chances de violações de qualquer natureza são inexistentes. Logo, o gestor tem segurança, praticidade e eficiência em uma mesma ferramenta.

Outra vantagem do Genyo é a quantidade de funcionalidades que otimizam os processos. Em primeiro lugar, cálculos de horas extras, férias e adicionais são integralmente automatizados. Em outras palavras, o fechamento de uma folha de ponto é feito em questão de minutos. Para melhorar, esse controle de ponto online não demanda manutenções técnicas, isto é, sua equipe de TI não terá que resolver problemas relacionados ao sistema.

Por fim, o Genyo oferece aplicativo grátis para Android e iOS. Na prática, isso quer dizer que o seu colaborador pode bater ponto usando o próprio smartphone — sem necessariamente precisar de conexão com a internet.

Se você sente que chegou a hora de aderir à modernização digital, não perca mais tempo. Venha desfrutar dos benefícios que o controle de ponto online mais moderno do mercado brasileiro tem para você.

Seja o primeiro

Qual sua opinião sobre o assunto?

Seu email não será publicado ;)