Como funciona o controle de ponto online?

O controle de ponto online é um recurso tecnológico que desburocratiza o trabalho do gestor de pessoas. Saiba tudo sobre esta inovação do RH. Veja mais neste artigo!
Sumário
colocar.cel_

O controle de ponto online é uma das ferramentas mais modernas para o trabalho da área de gestão de pessoas. Além de segurança e praticidade, seu uso é autorizado por lei e a relação custo-benefício é realmente satisfatória. Neste artigo, você confere um dossiê sobre esse sistema que inova, automatiza e deixa a rotina do RH mais leve e produtiva.

O que é controle de ponto online?

Regularizado pela Portaria 373/11 do MTE, o controle de ponto online é uma das alternativas para informatizar os sistemas de pontos das empresas. Essa iniciativa acelera a homologação da transformação digital que já está em curso há alguns anos. Esse sistema surgiu a partir da necessidade das empresas modernizarem seus processos e, consequentemente, se tornarem mais produtivas e competitivas.

Na prática, as marcações de ponto são feitas em ambiente online, por intermédio do acesso à web via computador, tablet ou celular— com a utilização de aplicativo instalado no smartphone. As informações de cada registro é processada em tempo real e armazenada em nuvem, ou seja, ficam devidamente organizadas, seguras e imensuravelmente acessíveis.

Tipos de controle de ponto online

Essa moderna opção de controle de ponto é 100% confiável, prática e versátil. Com essa ferramenta, o gestor consegue acompanhar o desempenho diário dos colaboradores e fazer o controle de ausências, horas extras e horas faltantes.

Para fazer suas marcações diárias, o colaborador deve utilizar computador, tablet ou celular. Uma de suas vantagens são as notificações para que os funcionários não se esqueçam de registrar o ponto ou se a jornada estiver incompleta. Dessa forma, é impossível que alguma pessoa colaboradora esqueça de bater ponto. Logo, elimina-se quaisquer possibilidades de eventuais ações trabalhistas fundamentadas em alegações de jornadas de trabalho feitas de forma equivocada.

Em tese, trata-se de um serviço democrático, do tipo atende o modus operandi que mais se adequa às preferências do gestor. Nesse sentido, o controle de ponto online pode ser feito de três maneiras.

1. Reconhecimento facial (biometria facial)

Nesse tipo de controle de ponto online, utiliza-se a biometria da face, identificada através da câmera do dispositivo, para identificar o colaborador e bater o ponto. O sistema salva as fotos do momento em que o colaborador fez a marcação no Genyo. A desvantagem desse tipo de equipamento é a questão do custo-benefício. Afinal, o mercado oferece opções igualmente competentes e menos custosas.

2. Registro de ponto online simples

Nessa modalidade, o colaborador acessa o sistema do controle de ponto Genyo com login e senha próprios, ativa a geolocalização (para que aconteça o registro de sua localização) e faça suas marcações de ponto. Para cada ponto batido, um clique. Ou seja, o procedimento tem curta duração e elimina quaisquer necessidades de fila.

Para melhorar, o sistema é blindado e antifraude de aplicativos de terceiros. Nesse sentido, a plataforma captura uma foto do colaborador, justamente para efetivar a verificação da identidade de quem registrou determinado ponto.

Todas as informações são armazenadas e salvas na nuvem para que o gestor de RH tenha acesso em qualquer lugar e a quando precisar. Os cálculos são feitos de forma automatizada, evitando qualquer mínima possibilidade de erro no controle de ponto da tua empresa.

Por fim, o registro de ponto online simples é um investimento planejado para não onerar orçamentos. O serviço do Genyo, por exemplo, oferece planos a partir de R$ 2,84 por colaborador.

3. QR Code

O ponto por QR Code possibilita que o colaborador bata o ponto tanto por login e senha quanto através da leitura de um QR Code. Para funcionar, a plataforma disponibiliza o código especificamente para cada funcionário que está disponível no controle de ponto Genyo.

Por que investir no controle de ponto online?

Investir em controle de ponto para as empresas é essencial, justamente por ser um recurso que está em concordância com a legislação trabalhista vigente no Brasil. Além disso, esse investimento suaviza a gestão de pessoas e aumenta a credibilidade da empresa no mercado.

O controle de ponto online também proporciona autonomia tanto para gestores quanto para colaboradores. É possível, por exemplo, que o colaborador anexe documentos como atestado médico e solicite ajustes de ponto e justificar horas extras ou faltas. Por seu turno, o time de RH consegue monitorar mais de perto a jornada de trabalho de cada um.

Outro ponto que justifica o investimento é o fato de que o sistema é inviolável. Dessa forma, os colaboradores não podem realizar alteração nos horários em que bateram o ponto sem a autorização dos gestores. Em outras palavras, o controle de ponto online elimina quaisquer possibilidades de fraudes nas marcações de entrada, saída e pausas.

Quais os benefícios do controle de ponto online?

O controle de ponto online é uma evolução tecnológica que automatiza os processos de gestão da empresa. Em suma, essa automatização de um dos trabalhos do gestor de RH traz benefícios que englobam contenção de despesas, diminuição de ações trabalhistas, entre outros. A seguir, veremos algumas dessas vantagens.

1- Acompanhamento de marcação de ponto em tempo real

Métricas estratégicas associadas à pontualidade e absenteísmo são essenciais para o desenvolvimento do trabalho de um gestor de pessoas. Nesse sentido, é importante ter consciência sobre quem já inicia o expediente no horário, quem sempre atrasa ou quem faz horas extras de forma incorreta.

controle de ponto online

Graças à geolocalização, o sistema de controle ponto online viabiliza esse tipo de acompanhamento, mostrando todos os dados da jornada dos funcionários em tempo real. É possível, por exemplo, conferir a localização de onde o colaborador estava no momento da marcação de ponto. Além disso, o funcionário pode enviar uma foto, dando mais segurança na validação das marcações.

2- Redução de gastos

Um relógio de ponto tradicional precisa de alguns “combustíveis” para funcionar. Dessa forma, há consumo de energia elétrica, bem como gastos com bobinas de papel e tinta para impressão. A soma desses três itens torna esse sistema de ponto uma ferramenta arcaica e ecologicamente incorreta. A médio prazo, esses três insumos consomem uma considerável quantia de verba do orçamento da empresa.

Uma vez que funciona em ambiente digital, o controle de ponto online elimina todos esses gastos. Afinal, não é necessário imprimir comprovantes de ponto e as marcações são feitas diretamente no telefone celular ou no computador usado como ferramenta de trabalho.

3- Melhor autonomia sob o home office

Em razão da pandemia da Covid-19, o home office e trabalho híbrido passaram a ser tendência entre os modelos de jornada adotados por empresas ao redor do mundo. Afinal, além do respaldo da lei, ambos minimizam o contato físico diário e ajudam a conter os avanços do coronavírus. A praticidade do trabalho remoto, no entanto, pode trazer problemas organizacionais como excesso de horas extras e pontualidade.

O controle de ponto online é uma ferramenta ideal para ajudar a manter o bom andamento do teletrabalho. Por possibilitar o acompanhamento eficiente da postura dos colaboradores, o ponto online agiliza a elaboração de métricas estratégicas para que eliminar horas excedentes inúteis. Além disso, as informações sobre pontualidade agilizam o planejamento das políticas de incentivo a combater atrasos ou jornadas de trabalho feitas em horários incompatíveis.

4- Redução de ações trabalhistas

A suspeita sobre irregularidades como, por exemplo, erro de cálculo de horas extras ou de férias, é um dos motivos que mais movimentam ações trabalhistas. Em suma, os funcionários se consideram lesados e decidem ir brigar com a empresa na justiça. Uma vez que o controle de ponto online armazena, em nuvem, todas as marcações feitas por cada funcionário, a empresa se resguarda desse tipo de processo.

Além disso, o sistema não permite alteração ou manipulação desautorizada de dados. Em outras palavras, cada marcação de ponto do funcionário fica arquivada para fins de consultas e cálculos de folha de ponto.

5- Automatização de processos de RH

Gastar longas horas para fechar a folha de ponto, calcular hora extra e planejar escalas são algumas das tarefas que travam o trabalho do RH. Nesse sentido, essas burocracias podem desperdiçar dinheiro em pagamentos indevidos. Dessa forma, se feitas de maneira analógica, essas contas demandam atenção mais do que triplicada.

Com sua tecnologia avançada, o controle de ponto online automatiza todas essas tarefas. Com poucos minutos e comandos, é possível fechar esses cálculos com margem de erro zero. Afinal, o sistema foi desenvolvido para funcionar de forma precisa e eficiente.

Qual o melhor controle de ponto online?

Desenvolvido para funcionar de forma intuitiva e prática, o controle de ponto online Genyo é oferece uma tecnologia pronta para suavizar o trabalho de gestão de pessoas. Além disso, o serviço é totalmente blindado,ou seja, as chances de violações de qualquer natureza são inexistentes. Logo, o gestor tem segurança, praticidade e eficiência em uma mesma ferramenta.

Outra vantagem do Genyo é a quantidade de funcionalidades que otimizam os processos. Em primeiro lugar, cálculos de horas extras, férias e adicionais são integralmente automatizados. Em outras palavras, o fechamento de uma folha de ponto é feito em questão de minutos. Para melhorar, esse controle de ponto online não demanda manutenções técnicas, isto é, sua equipe de TI não terá que resolver problemas relacionados ao sistema.

Por fim, o Genyo oferece aplicativo grátis para Android e iOS. Na prática, isso quer dizer que o seu colaborador pode bater ponto usando o próprio smartphone — sem necessariamente precisar de conexão com a internet.

Se você sente que chegou a hora de aderir à modernização digital, não perca mais tempo. Venha desfrutar dos benefícios que o controle de ponto online mais moderno do mercado brasileiro tem para você.

Outros artigos relacionados

Inscreva-se na
Genyo News

Toda semana na sua caixa de e-mail. É grátis!

Compartilhe este artigo

A gestão inteligente que o seu RH e DP merecem

Este controle de ponto digital permite acompanhar remotamente as atividades, presenças e ausências dos funcionários internos e externos.

modal controle de ponto blog