20 maio 2018

Controle de Ponto Para Servidor Público

controle-de-ponto-para-servidor-publico

O controle de ponto para servidor público pode ser do tipo alternativo como diz a portaria 373 do MTE? Já recebemos essa pergunta aqui no Genyo dezenas de vezes e a resposta é sim. Vamos exemplificar como o controle de ponto eletrônico pode atuar em prol da gestão eficiente de diversos órgãos públicos. Sua prefeitura, hospital, posto de saúde, escola municipal, estadual e universidade federal nunca mais serão os mesmos!

Os casos noticiados na mídia de fraude em ponto causam um grande prejuízo nos cofres públicos. Gestores de RH costumavam perder dias fechando folha de ponto dos seus servidores. Mas agora (ainda bem) isso faz parte do passado!

Veja a seguir como um controle de ponto eletrônico contribui para a segurança e agilidade da gestão de pessoas:

 

Neste artigo você vai saber da importância de um:

Controle de ponto para prefeituras.

Controle de ponto para hospitais e postos de saúde.

Controle de ponto para escolas municipais, estaduais e universidades federais.

Afinal, que controle de ponto para servidor público é este?

 

Prefeitura

A administração do município tem profissionais de várias especialidades e níveis hierárquicos. De estagiário à servidores de alto escalão, registrar a rotina do profissional é essencial para garantir seu direito trabalhista e também acompanhar o cumprimento de suas atividades. Por isso a necessidade de possuir uma gestão proativa com software e aplicativo que mostram em tempo real o que acontece na sua empresa.

Métricas gerenciais de presença e ausência dizem mais sobre sua prefeitura do que você imagina! Com elas você sabe exatamente quais colaboradores mais se atrasam e quais dão mais despesa com hora extra, por exemplo. Vários dos servidores trabalham externamente e a gestão da equipe externa só é eficiente com o auxílio da tecnologia. Imagine saber em tempo real se sua equipe entrega os resultados que a população do município precisa?

Se a prefeitura precisa de uma gestão atuante para a equipe interna e externa, o que dizer sobre os servidores da saúde? Vamos ver a seguir que a mesma tecnologia também pode ser aplicada na gestão de hospitais e postos de saúde.

Hospital e posto de saúde (PS do SUS)

controle de ponto para servidor publico susSaúde é coisa séria e a frequência desses servidores também. A presença de médicos e enfermeiros em seu posto de trabalho significa muito para quem precisa de atendimento emergencial. Por isso o hospital e o posto de saúde contam com esses profissionais na unidade de acordo com suas escalas de trabalho.

A atual tecnologia de controle de ponto eletrônico para servidor público possibilita saber o local que um ponto foi registrado. Uma foto também pode ser solicitada ao funcionário público para que o registro de ponto seja concluído. Assim o gestor sabe em tempo real a localização do servidor da saúde e se ele de fato está na unidade de trabalho. A administração do sistema e aplicativo é feita em nuvem: significa que pode ser acessada com segurança de qualquer computador com acesso à internet.

A plataforma permite que o servidor registre ponto pelo computador e de seu próprio celular. Também é possível que todos os servidores marquem ponto de um mesmo aparelho, como um tablet, por exemplo. Desta maneira a captura lembra bastante a forma tradicional de um relógio de ponto. Ou seja, um único tablet pode ser instalado na parede para receber os registros de ponto de todos os funcionários.

Também é possível criar grandes variedades de escalas de trabalho e visualizar a contabilização de pontos em tempo real. Seja uma escala diária ou do tipo 12×36, 24×72 e livre, por exemplo. A personalização da jornada de trabalho é feita pelo próprio usuário administrativo de acordo com a necessidade do órgão público. Tudo isso em apenas alguns cliques!

Escola municipal, estadual e universidade federal

controle de ponto para servidor publico ensinoA jornada de trabalho não é só uma preocupação dos funcionários da saúde pública. Sabemos que os horários do servidor de escola pública também é muito peculiar. O professor, por exemplo, pode trabalhar algumas horas por dia divididas em diferentes turnos. A legislação permite que o educador trabalhe desta maneira, mas o fechamento de folha de ponto não precisa ser complexo.

Professores (as), secretários (as) e diretores (as) de uma instituição de ensino podem ter um controle de ponto eletrônico seguro e dentro da lei.

Afinal, que controle de ponto para servidor público é este?

Estamos falando do Genyo: um controle de ponto eletrônico para servidor público de todas as áreas sociais. Com ele seus colaboradores internos e externos registram a jornada de trabalho com segurança e o sistema com aplicativo faz a contabilização de horas automaticamente. Tudo como determina a portaria 373 de 2011 do Ministério do Trabalho e Emprego.

Faça um teste sem compromisso e sem prazo de expiração com até 3 colaboradores!

O artigo foi esclarecedor? Deixe um comentário aqui embaixo e diz pra gente o que você achou.

7 Comentários
  1. Juliano dia 22/08/2019 às 14:59 - Responder

    Conheço um caso onde o Diretor fez um outro ponto qualquer aí não oficial pra controlar terceirizados e servidores públicos. Ele obriga a todos anotarem todos os dias da hora da chegada e a hora de saída. Ele impõe a todos escolher se querem fazer 1 horas de almoço, 15 minutos de intervalo ou não ter hora de almoço!! No caso, o local tem horário de 7 horas contando uma de almoço. O que deve ser feito neste caso?

    • admin dia 05/09/2019 às 13:01 - Responder

      Olá, Juliano! Recomendo que você consulte o sindicato de sua categoria ou mesmo um advogado trabalhista para entender seu cenário e lhe recomendar a melhor ação neste sentido. Obrigada por seu comentário e conte conosco sempre que precisar!

  2. Juliana Pereira dia 05/09/2019 às 12:50 - Responder

    Justo o que eu procurava sobre controle de ponto eletronico. Obrigada!

    • admin dia 05/09/2019 às 12:58 - Responder

      Excelente, Juliana! O controle de ponto eletrônico Genyo pode ser usado em qualquer tipo de gestão, publica ou privada. Obrigada por deixar seu comentário!

  3. Juliana dia 25/10/2019 às 10:11 - Responder

    Obrigada, é a informação que eu procurava sobre relogio de ponto

  4. Gustavo dia 16/12/2019 às 09:36 - Responder

    Bom dia.
    Trabalho em órgão público com o registro eletrônico de ponto na entrada e na saída.
    Todavia soube que os servidores que são nomeados em cargos de DAS 04 e 05 (Coordenação e Direção) são dispensados desse registro,
    Gostaria de saber se existe amparo legal para isso?

    • admin dia 16/12/2019 às 11:55 - Responder

      Olá, Gustavo! Sua questão é bem específica e pode ter diferentes entendimentos de acordo com o sindicato de sua categoria. Recomendo que você entre em contato com eles diretamente para que o instruam da melhor forma possível, uma vez que o sindicato possui imparcialidade para lidar com questões como essa.
      Muito obrigada por deixar seu comentário e pergunta aqui no Genyo.

Qual sua opinião sobre o assunto?

Seu email não será publicado ;)