Qual é o significado do termo Blitzscaling? Quais são as melhores técnicas de blitzscaling? Como algumas startups se tornaram extremamente bem-sucedidas usando esse método?
Blitzscaling, ou seja, impulsionar o crescimento rápido priorizando a velocidade sobre a eficiência, é o modelo de crescimento usado por empresas como Airbnb e PayPal. Este método é arriscado e incerto, mas pode resultar em grandes sucessos e recompensas.
Leia este artigo do Genyo para entender o significado de blitzscaling e como ele se compara a outros modelos de crescimento de negócios.
O que é Blitzscaling?
A maneira mais rápida de fazer uma empresa crescer é por meio do blitzscaling. O principal objetivo do blitzscaling é a aquisição de mercado, estabelecendo vários negócios muito caros. A ideia é escalar tão rápido que você eventualmente se torne o líder de mercado e a concorrência não consiga acompanhar, forçando-os a se limitar a nichos de mercado menores.
Esse método prioriza a velocidade sobre todos os outros aspectos do negócio, tornando-o bastante caro. Você estará essencialmente criando um negócio que nunca existiu antes, é por isso que haverá muitas incertezas durante o processo. Como a maioria das decisões é tomada sem total confiança, o ambiente de negócios precisa ser bem compreendido para mitigar os riscos.
Mas para desenvolver tão rápido, não há tempo para a empresa consertar tudo o que dá errado durante o caminho. Portanto, é nesse momento que o modelo pode te ajudar a entender quais são as reais prioridades dos negócios que pretendem ser disruptivos.
Segundo esse conceito, para saber qual é o foco correto, primeiro você deve saber em que momento está sua empresa, obedecendo às seguintes fases: Família, Tribo, Aldeia, Cidade e Nação. Em cada uma dessas fases, a percepção sobre gestão de pessoas, atendimento, número de funcionários e receita muda significativamente.
Mas como você pode criar e medir o sucesso de um negócio de sucesso? Não há uma resposta simples para isso. Uma coisa é certa, porém: seguindo esse modelo, muitas empresas cresceram dramaticamente e conseguiram atender a um enorme mercado global.
Qual a origem do blitzscaling?
O sucesso inicial da Alemanha na Segunda Guerra Mundial e sua força na Europa se deram principalmente devido a eles defenderem a Estratégia Blitzkrieg. A invasão bem-sucedida da Alemanha na França, Bélgica, Luxemburgo e Holanda e a queda da França foi possível graças, sobretudo, à utilização incansável dessa estratégia.
O termo Blitzkrieg significa “guerra relâmpago”. Como estratégia de guerra, resulta em golpe avassalador nas linhas inimigas, sendo velocidade e furtividade as características críticas do ataque. É um sistema de guerra militar no qual todas as unidades de ataque se movem em conjunto no ritmo mais rápido possível, desferindo golpes esmagadores nas linhas inimigas uma após a outra, nunca permitindo que os flancos inimigos se acomodem ou segurem. o chão.
A adoção da estratégia de guerra da Segunda Guerra Mundial, Blitzkrieg, por gigantes da tecnologia e sua união com as estratégias de negócios não é uma exceção, mas uma verdadeira reflexão sobre o mundo complexo e complicado em que vivemos.
Blitzscaling compartilha a mesma perspectiva. Nas palavras de Hoffman, criador do modelo, “uma startup que deve se mover rapidamente tem mais riscos embutidos do que uma empresa passando pelo processo de expansão normal e racional. Esse tipo de velocidade é necessária tanto por razões ofensivas quanto defensivas”.
Segundo ele, do lado ofensivo, a empresa pode exigir valor a partir de certa escala. Essas escalas são caracterizadas por um número de usuários, clientes ou funcionários, ou mesmo nível de receita – que são parâmetros para permitir que empreendedores e investidores tenham uma noção de onde as empresas estão na escala organizacional. No lado defensivo, as empresas precisam escalar mais rapidamente do que seus concorrentes.
Pontos para se entender o Blitzscaling
Não existe nenhum livro de regras
Sem nenhum manual a seguir, o criador do Blitzscaling descreve a estratégia como se jogar de um penhasco e montar seu avião na descida. Novos negócios traçam sua jornada explorando o ajuste do produto, ajuste do mercado e ajuste da equipe com novos desafios surgindo de vez em quando.
Isso lhes dá a capacidade de inovar e operar sem quaisquer regras ou inibições. Por exemplo, as inovações das Fintech foram possíveis principalmente por não estarem vinculadas ao manual dos bancos.
É ineficiente do ponto de vista gerencial e envolve muito gasto muito rapidamente.
Priorizar a velocidade sobre a eficiência no mundo dos negócios é uma questão bastante controversa.
Como parte do blitzscaling na empresa Uber, os gestores perguntavam a um engenheiro recém-contratado: “Quem são os três melhores engenheiros com quem você trabalhou em seu emprego anterior?” E então eles enviavam a esses engenheiros cartas de ofertas de emprego. Assim, eles aumentavam o seu departamento de engenharia rapidamente, sendo uma técnica crítica para a empresa chegar aonde chegou.
Gerenciar a Cultura Organizacional
Este é outro aspecto crucial da estratégia blitzscaling. Ao escalar rapidamente, não apenas a receita da empresa e os clientes aumentam, mas também ocorre a expansão da organização. Sem planos claros e um cenário em constante transformação, aumenta a tendência de funcionários e gestores se sentirem perdidos ou confusos.
Ter um sentimento de pertencer ao propósito da empresa e acreditar na visão do fundador mantém essas pessoas unidas e as inspira a trabalhar por um futuro mais fantástico, devendo priorizar o gerenciamento da cultura organizacional da empresa.
Os estágios da Blitzscaling
Início
No início, o proprietário da empresa deve cuidar do gerenciamento e da implementação do blitzscaling. Eles precisam ter um objetivo claro e uma ideia aproximada de como alcançá-lo. Ele terá que ter uma grande ideia para atrair investidores anjos que ajudarão a financiar o projeto.
Como o blitzscaling é uma estratégia de tudo ou nada, alguns fatores importantes a serem considerados neste momento incluem:
- A curva de aprendizado da implementação do blitzscaling
- Se o objetivo final valerá ou não os custos do blitzscaling
- Se já existe uma força dominante no mercado que se pretende explorar
Reunir funcionários
À medida que a empresa cresce, uma equipe de funcionários talentosos será reunida para ajudar nas operações e aumentar a produtividade. Os gestores precisam garantir que os funcionários estejam crescendo junto com os negócios, para que os negócios possam funcionar sem problemas.
Tomar decisões
Nesta fase, são tomadas decisões importantes sobre como a empresa deve seguir em frente. Embora haja risco, não importa o que aconteça, o proprietário da empresa ainda deve fazer o possível para acessar todas as situações para tomar uma decisão bem informada.
Os gestores precisam acompanhar não apenas a escala de capital, mas também a escala de receita e a escala de clientes. Para garantir um crescimento rápido, mas controlado, mudanças constantes devem ser feitas para que as funções internas da empresa possam crescer na mesma proporção.
Isso pode ser feito por meio de coisas como manter a cultura da empresa, contratar pessoas de nível sênior com habilidades especializadas e usar planejamento estratégico. A empresa então precisa ter fundos suficientes em reservas para se recuperar de quaisquer erros que possam ocorrer no processo.
Também é necessário decidir quando parar o blitzscaling, pois não é um método indefinido de crescimento contínuo. Isso ocorre por causa de quanto capital é usado no processo. O método pode eventualmente dar errado e levar a empresa à falência. Os gestores precisam ficar alertas para qualquer diminuição na produtividade e declínio na economia da unidade.
Prioridades de cada estágio do Blitzscaling
Família
Nesta fase, os gestores devem desenvolver o máximo possível seu produto, para ter uma proposta de valor clara e atender a uma necessidade única do mercado. Ao mesmo tempo, devem se concentrar em encontrar os melhores canais de distribuição e um modelo de negócios sustentável.
Ainda nessa fase, eles devem contratar seus primeiros funcionários e encontrar uma oportunidade de ter um diferencial competitivo. Nessa fase inicial, eles devem se concentrar em estruturar um pequeno negócio, encontrar bons fornecedores e soluções simples, a fim de automatizar os processos burocráticos e facilitar o dia a dia.
Tribo
Os proprietários devem ter um produto bem definido nesta etapa. É hora de pensar em investimentos para crescer, ajustar seu produto ao mercado e aumentar sua equipe. Quanto mais agilidade nesse momento, mais você se destaca dos concorrentes e mais rápido escalará o seu negócio.
Entre as melhores técnicas de crescimento para as empresas estão viralizar, fazer parcerias e cuidar bem das redes sociais – além de investir em SEO, para garantir o posicionamento da marca nos buscadores.
Agora é a hora de pensar em uma solução para realmente simplificar o lado operacional do negócio. Devem ser utilizadas ferramentas que gerem agilidade na Tribo, permitindo fazer cotações rápidas e acessar diversos fornecedores, como um marketplace.
Algumas soluções tecnológicas permitem a criação de relatórios, com dados importantes sobre a empresa, tal qual a tecnologia oferecida pelo Genyo. Além de ajudar a entender quais são os pontos futuros a serem dimensionados, esses relatórios são uma economia de tempo vital.
Vila
É hora de escolher o momento certo para escalar, o que dependerá de fatores como oportunidades de mercado, previsão, recursos disponíveis e concorrência. Os processos de contratação devem ser rápidos neste estágio.
O esforço com tarefas rotineiras deve ser mínimo, para que a gestão não gaste tempo com burocracia, mas sim com a identificação, planejamento e execução de seu core business. Porém, agora os donos devem saber de cor o seu core business, e qual item deve ser escalado primeiro. Com relacionamentos mais complexos, os negócios da Vila devem encontrar soluções para simplificar seus processos internos e cuidar bem da gestão.
Cidade
Quando chega aqui, é provável que a empresa já tenha mais de um produto, e uma importante fonte de receita. A ideia por trás dessa etapa é garantir a eficiência da gestão de recursos em larga escala, sem desacelerar a empresa.
É o momento certo para mudar a estratégia de tecnologia, e voltar todos os esforços para a produtividade no trabalho, com a criação de novos processos, dashboards para controle de dados e uma gestão transparente para não diminuir a velocidade da expansão.
Nação
Neste momento, a empresa já deve estar lidando com questões relacionadas a culturas diferentes, pois também estará investindo em uma estratégia global. O maior desafio para os donos de uma empresa Nação é comunicar suas ideias para milhares de funcionários em todo o mundo, e expandir ainda mais seus negócios – que já possuem mais de uma linha de produtos.
Empresas desse porte devem escalar sua cultura para o novo formato – o que aumentará o poder do CEO e a importância da seleção dos gestores. Nesse cenário, o desafio é implementar processos eficientes de gestão de riscos – desde a revisão dos dados cadastrais dos sócios até a avaliação da reputação das empresas e de seus executivos. Nesse quesito, a automação é uma boa solução para manter o foco no que realmente importa.
Conclusão
Como vimos neste artigo, o termo Blitzscaling se refere à ciência e à arte de desenvolver rapidamente uma empresa para atender a um mercado global e se tornar a pioneira em escala global. Trata-se de priorizar a velocidade sobre a eficiência em um ambiente de incerteza e permitir que uma empresa cresça em um ritmo furioso que captura boa parte do mercado. Embora nem todas as startups precisem utilizar o método para serem bem-sucedidas, é importante entender o que é e como fazê-lo para dar ao seu negócio a melhor chance de sucesso.
Contudo, é importante que o gestor observe também os contras na hora de se implementar a estratégia de blitzscaling. Isso porque, você pode ser tentado pelo sentimento de conquistas para fazer um negócio crescer rápido, mas pode ser fatal para sua empresa atender a demandas maiores que sua capacidade.
Para algumas empresas, o blitzscaling pode ser um divisor de águas. No entanto, além dos modelos de negócios, estilos de liderança e estruturas de governança corporativa, há muitos aspectos a serem considerados ao fazer o blitzscaling de um negócio. Afinal, visões e promessas são fáceis de fazer, mas podem ser difíceis de cumprir.