Gestão de pessoal: Saiba as principais informações e como aplicar na sua empresa

A gestão de pessoal pode ser um grande desafio dentro de uma corporação. Por meio deste artigo, descomplicamos este processo para você. Veja mais neste artigo!
Sumário
gestão de pessoal

A gestão de pessoal é uma área muito importante dentro de uma empresa, saber não só as principais informações e sim dominar o tema é muito importante para o sucesso. Além disso, o grande segredo de muitas empresas está justamente na forma como ela lida com o seu próprio pessoal.

No entanto, não são todas as pessoas que sabem por onde começar, ou então não entendem como aplicar conhecimentos prévios. Dessa forma, limitações acabam sendo estabelecidas necessitando superação.

Infelizmente, muitos CEOs não investem recursos e tempo para o aperfeiçoamento desse setor, acarretando em problemas internos que poderiam ser facilmente solucionados.

Dessa forma, observando os principais problemas que circundam a área, o Genyo levantou as principais informações acerca do tema. Com isso, dúvidas poderão ser sanadas e o conhecimento será expandido para uma melhor gestão de pessoal dentro da sua empresa.

Através deste artigo, será possível entender o conceito da gestão de pessoal, bem como seus objetivos, importâncias e ferramentas. Além disso, ainda poderá agregar mais conhecimento com as dicas ao final do texto.

Através destes tópicos, o processo de se exercer uma boa gestão de pessoal será desmistificado e a facilidade fará parte do dia a dia dos seus funcionários.

 O que é Gestão de Pessoal?

A gestão de pessoal, também conhecido como gestão de pessoas, é uma área que se responsabiliza pelo gerenciamento do capital humano dentro de uma empresa. Ou seja, da mesma forma que existem atividades voltadas para o melhoramento do produto ou serviço fornecido pela empresa, a gestão de pessoal cuida dos funcionários.

Segundo Chiavenato, grande autor referência para a área de administração, traz a definição como uma função que possibilita uma colaboração eficaz das pessoas (funcionários dentro da empresa) para alcançar os objetivos organizacionais e individuais.

Para tornar o entendimento mais fácil, esse tipo de gestão reúne estratégias e habilidades que os superiores devem aplicar para um melhor gerenciamento dos seus colaboradores, visando o interesse de ambas as partes.

Quem é o profissional da Gestão de Pessoal?

Para assumir a responsabilidade e aplicar a Gestão de Pessoal dentro de uma empresa, a pessoa deve ter um bom conhecimento de psicologia, linguagem corporal, administração de empresas, e claro, gestão.

Para isso, não existe uma formação específica, basta ter bastante dedicação para se aprofundar nas áreas de conhecimento anteriormente citadas.

No entanto, caso haja necessidade de uma formalização desses conhecimentos, além de cursos voltados para essas temáticas, é possível realizar um tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos.

Diferença entre RH e Gestão de Pessoal

O departamento de Recursos Humanos (RH) é o departamento que realiza a ponte entre a empresa e o seu colaborador. Paralelo a isso, a Gestão de Pessoal são metodologias pelas quais serão desenvolvidas as competências desses mesmos colaboradores.

Dessa forma, a Gestão de Pessoal “pertence” RH, como um tópico importante a ser empregado dentro desse departamento.

Além disso, o tema de hoje está voltado para o gerenciamento propriamente dito das funções e atuação dos funcionários, enquanto o RH lida muito mais com as questões burocráticas, direitos e necessidades desses colaboradores.

Os pilares da Gestão de pessoal

Para se manter, a gestão de pessoal é sustentada por 5 grandes e importantes pilares com  o intuito de garantir a excelência e satisfação profissional:

Liderança

Sem um bom líder é pouco provável que haja o alinhamento desejado entre os funcionários e os objetivos da empresa, sendo altamente importante para o desenvolvimento da Gestão de Pessoal.

Comunicação

A facilidade em comunicar e passar de forma clara as informações é mais que necessário, tornando- se essencial dentro de uma corporação.

Treinamento e capacitação

Apesar de todos os pilares serem importantes, treinar e capacitar a equipe é justamente a “alma do negócio”, sendo a essência da prática.

Trabalho em equipe

O bom relacionamento entre os colaboradores é essencial, já que o trabalho em equipe é necessário para o funcionamento da empresa e fazer com que as “engrenagens” se movimentem.

Metas

Assim como a empresa, de uma forma geral, não sobrevive sem um norte a ser alcançado, o processo de gestão de pessoal também não.

Objetivos da Gestão de Pessoal

Existem uma porção de objetivos voltados para uma boa gestão de pessoal, algum deles podem ser incrementados, mas a maioria adota a maior parte deles:

Resolver conflitos

Gerir pessoas, seres humanos, inclui solucionar todas as demandas que possam interferir no bom relacionamento e no trabalho dos colaboradores.

Motivar e engajar

Manter todos unidos dentro de um mesmo propósito é um grande desafio, mas é extremamente necessário que a gestão de pessoal possa fornecer motivação diária para que todos estejam engajados com os processos.

Contribuir para o alcance dos objetivos

Assim como qualquer ação dentro da empresa, a gestão de pessoal também deve ter parceria com os interesses propostos pelos líderes e gestores para o crescimento da corporação.

A importância de uma boa Gestão de Pessoal

A partir do que já foi dito, começa a ficar mais claro que a gestão de pessoal é realmente necessária dentro de uma empresa. No entanto, qual é a real importância dela?

Fornece atmosfera agradável

Para responder essa pergunta, é preciso ter em mente que a gestão de pessoal é fundamental para almejar um ambiente adequado aos colaboradores e relações mais saudáveis. Dessa forma, é possível impactar diretamente na produtividade e consequentemente, nos resultados da empresa.

Estimula criatividade

Pessoas unidas e que gostam de trabalhar em suas funções conseguem ser mais produtivas, criativas e autônomas.

Proporciona a empregabilidade dos funcionários

A empregabilidade são habilidades fundamentais que todo candidato/funcionário deve ter, dessa forma é possível agregar de forma mais impactante dentro da empresa. Aumentando a empregabilidade, os benefícios são inúmeros tanto para ele como para o estabelecimento.

Aumenta a confiança

Os funcionários começam a ter mais confiança neles próprios, além da relação segura entre líder e liderados.

Ferramentas de Gestão de pessoal

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As ferramentas para colocar a gestão de pessoal em prática nunca foram tão importantes como atualmente. Dessa forma, quanto maior tecnologia e recursos para incrementar a rotina de gerenciamento é melhor para o desempenho.

Para isso, algumas ferramentas foram desenvolvidas e adaptadas para a realidade do gerenciamento de pessoas:

Endomarketing

O endomarketing é um tipo de marketing voltado para o ambiente interno, ou seja, ao invés de buscar e desenvolver atividades com o público externo, como o tradicional propõe, dessa vez o objetivo é desenvolver um bom ambiente de trabalho para os colaboradores.

Educação continuada

Gerir pessoas, como já foi dito anteriormente, necessita manter as pessoas capacitadas. Por isso, fornecer uma programação de cursos é importante para manter o conhecimento circulando.

Avaliação de desempenho

Através dos resultados da educação continuada é possível obter informações mais palpáveis, para isso pode-se aplicar uma avaliação de desempenho. Através dela, é possível visualizar de forma quantitativa o crescimento de cada funcionário e os avanços que ele obteve quando comparado um antes e depois, por exemplo.

Sistema de feedback

Está claro que a comunicação é um pilar essencial para a gestão de pessoas, por isso, trabalhar com feedbacks pode funcionar no exercício da comunicação. Dessa forma, tanto líderes como liderados irão se acostumar  em passar relatórios simples das atividades que lhes forem solicitados.

Plano de assistência recreativa

O plano de assistência recreativa é muito benéfico, o empresário ou líder que identificar as vantagens desta aplicação poderá galgar muito mais espaço e confiança entre os funcionários. Através disso, é possível promover diversão e confraternização para que isso melhore a qualidade de vida e trabalho do funcionário, gerando benefícios a longo prazo.

Pesquisa de clima organizacional

Por meio dessa pesquisa é possível saber o nível de satisfação, ou insatisfação, do colaborador em seu ambiente de trabalho. Todos sabemos que um funcionário insatisfeito é terrível, por isso, essa ferramenta poderá informar através de um questionário o que a empresa está errando para poder consertar ou entrar em um acordo.

Plano de carreira

O salário muitas vezes não é o ponto principal, pessoas inteligentes estão mais preocupadas em crescer na empresa ocupando cargos mais significativos dentro de sua área. Por isso, um plano de carreira bem estruturado pode ser muito bem visto pelos funcionários com visão e interesse.

Mentorias

Os novos funcionários precisam de mais atenção, quando chegam na primeira semana a quantidade de informações chega a ser sufocante, necessitando um mentor para conduzir esse processo. Além disso, iniciar com o pé direito já faz uma grande diferença e permite que as regras sejam seguidas corretamente.

Aplicativos, sistemas e softwares

Usar ferramentas físicas para agregar benefícios para a gestão de pessoal é necessário, por isso, algumas delas são recomendadas. Para exemplificar, é possível utilizar o Trello, Google Forms, Slack, Meet, Skype ou Zoom. Por meio destes, e muitos outros, é possível integrar a equipe de forma muito mais rápida e tecnológica.

Dicas de como realizar uma boa gestão de pessoal

Este é o momento em que todo empresário fica mais apreensivo, será que colocar todo esse conteúdo em prática será difícil? Na realidade, é mais fácil do que parece. No entanto, não é uma receita de bolo, por isso é necessário visualizar o seu negócio e julgar o que pode ser colocado em prática dentro do seu cenário.

Conheça o perfil dos seus funcionários

A realidade onde o chefe é aquela pessoa intocável, intimidadora e não interage com seus funcionários é coisa do passado. Na atualidade, é indicado que o comportamento seja o completo oposto.

Para que os funcionários tenham o sentimento de família, criem laços e se sintam confiantes, é necessário que todos estejam no mesmo degrau. Para isso, o líder deve sair da sua figura de chefe  rigoroso e passar a fazer parte do dia a dia da empresa.

Apenas dessa forma, atuando da forma mais “igualitária” possível, que o gestor conseguirá entender como seus funcionários pensam. Além disso, ele saberá quais são suas necessidades e conseguirá prever suas respectivas carências.

Traga animação para o local de trabalho

O líder deve realmente assumir a função líder, animar e colocar a autoestima dos seus funcionários no topo é o mínimo que se deve fazer para colher resultados. Saber realizar o seu papel da forma mais positiva possível é o grande diferencial.

Atualmente, as pessoas estão cada vez mais cansadas, atarefadas e sem tempo. Por isso, trabalhar cum um gestor que sabe contornar todas essas dificuldades do funcionário é realmente uma dádiva.

Além disso, ser tão animado e simpático pode facilitar seus relacionamentos interpessoais. Mas não se engane, as pessoas conseguem sentir quando a outra não está sendo sincera. Por isso, evite agir de forma forçada e apenas seja você, com um toque de bom humor e simpatia.

Arrisque e tenha grandes metas para sua equipe

Não é novidade para ninguém que um gestor de qualidade deve saber assumir riscos calculados, mas isso não se aplica apenas para a administração da empresa. Gerir pessoas também necessita de certa ousadia, por isso saber fazer mudanças e pensar grande deve envolver os funcionários.

Dessa forma, não se pode ter medo na hora de mexer na equipe e fazer alterações. Mexer em time que está ganhando pode ser uma péssima ideia, mas se você estiver confiante que de outra forma pode ser melhor, não hesite em mudar os planos.

Não esqueça de que as pessoas sempre buscam o conforto, ficar no cômodo é a tendência da maioria e fazer com que eles saiam da zona de conforto é uma tarefa para o gestor. Não é fácil ser o provedor da mudança, mas o resultado positivo é sempre bem-vindo no futuro.

Celebre as conquistas e reconheça os bons resultados

O que falta nas empresas de hoje é o reconhecimento, muitos colaboradores não sentem que suas atividades são reconhecidas e isso acaba fazendo com que ele seja o funcionário mediano que faz o básico. Por isso, saber valorizar os resultados positivos e instruir quando o retorno não foi o esperado é essencial.

Conclusão

A gestão de pessoal não é fácil, mas pode-se concluir que por meio dela é possível construir muitos objetivos e alcançar metas. Se você deseja se aprofundar mais nessa área, não perca tempo e problemas, por meio do Genyo você consegue ter a melhor experiência de gestão inteligente para a sua empresa.

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