Core Business: o que significa e qual a sua importância empresarial

Você sabia que o core business é uma das estratégia mais utilizadas no mercado empresarial? Saiba todos os detalhes sobre esse assunto. Veja mais neste artigo!
Sumário
core business

Qual o passo mais importante a ser seguido ao planejar o início de uma empresa? Muitos diriam que a montagem da equipe, a compra de máquinas e até mesmo a criação da identidade visual da rede. É claro que todos esses passos são importantes, mas existe algo que deve ser explorado assim que a ideia de criar uma empresa surgir. Estamos falando do core business e do planejamento que deve ser feito em torno dele. Neste artigo, discutiremos as principais questões relacionadas a esse tema, confira na íntegra!

Afinal, o que é o core business?

De forma simples, ele é o interesse principal da empresa. Ou seja, aquilo que é reconhecido como a sua atividade principal. Isso vale tanto para empresas que têm foco na venda de produtos, quanto para aquelas que focam em serviços. O importante é que desde o início a empresa saiba o que deseja oferecer e qual o seu papel no mercado.

Para que serve?

A principal utilidade do core business é permitir que a empresa consiga se planejar desde os primeiros instantes. Esse planejamento serve para:

  • Preparar o Setor Financeiro para os futuros gastos e investimentos;
  • Escolher um formato de publicidade;
  • Encontrar fornecedores;
  • Iniciar uma carteira de clientes.

Como descobrir o core business?

Muitas pessoas acreditam que ele é apenas a ideia principal que originou a empresa. Contudo, ele é muito maior do que isso e é melhor compreendido como uma consequência dessa ideia. Por exemplo, imagine que uma pessoa tem o desejo de montar uma loja de doces. Certamente, você pensou que o core business do negócio são os doces, correto?

Bom, esse até poderia ser o core business, caso o(a) empresário(a) não tivesse uma ideia melhor. Essa pessoa observou o mercado e descobriu a necessidade de doces diferentes para a população que possui restrições a certos alimentos. Assim, criou-se uma empresa com um core business voltado ao atendimento dessa necessidade. Isso diferencia a empresa e torna a marca muito mais forte diante o público.

Então, a maneira mais simples de encontrar ou criar o core business é pegar a ideia principal da empresa e adaptá-la ao mercado.

Quais as vantagens do core business?

Ter um core business definido é extremamente importante para que a empresa comece as atividades com objetividade. Veja abaixo algumas das principais vantagens dessa ferramenta:

Gerenciamento de crises

Durante as crises, um dos maiores problemas das empresas é a dificuldade de priorizar a atividade principal da empresa. Isso quer dizer que as soluções encontradas podem até ser boas, mas podem prejudicar essa atividade após um tempo. Ao estabelecer qual o core business, é possível entender o que deve ser contido primeiro durante a crise para não afetar o núcleo da empresa.

Investimentos mais aproveitados

Infelizmente, nem todos os investimentos feitos por uma empresa são considerados lucrativos. É comum que as empresas tentem manter um nível comum de investimentos em todas as áreas da rede. Porém, quando isso é feito, a atividade principal não é vista como prioridade. Logo, quando há um core business definido, é mais fácil direcionar os investimentos. E, quando ele já estiver fortalecido, é seguro investir em outras áreas.

Trabalhar especialidades

As empresas que possuem core business definido têm mais chances de se tornarem especialistas em algum produto ou serviço do que as outras empresas. Isso porque elas conseguem explorar oportunidades que as diferenciam com base no que querem apresentar ao mercado.

Como apresentar o core business para o público?

Na verdade, existem duas maneiras de passar o core business da empresa para o público: a maneira ativa e a maneira passiva. Cada uma possui as suas próprias vantagens e se adaptam a diferentes tipos de empresas. Veja abaixo um pouco mais de cada uma e como elas são trabalhadas.

Maneira passiva

A maneira passiva tem a ver com a forma com que a empresa trabalha a sua publicidade e comunicação. Isso envolve diversos aspectos, desde a maneira como a empresa se comunica até vantagens que oferecem aos consumidores. Atualmente, muitas marcas vêm investindo nas redes sociais e na possibilidade de contato próximo com os clientes. Através dos perfis na internet, é possível interagir de maneira mais informal e diretamente sobre os produtos e serviços oferecidos. Assim, os clientes conseguem entender qual a cultura da empresa e se identificam com isso, o que os torna ainda mais fiéis à marca.

Maneira ativa

Já a maneira passiva funciona para aquelas empresas que não conseguem demonstrar o core business naturalmente ou desejam mudar suas imagens diante do público. Para isso, elas utilizam as mesmas ferramentas, apenas alteram o modo como isso é feito. É comum entre empresas que utilizam o modo ativo a realização de vídeos ou postagens explicativas sobre a corporação.

Para que a maneira ativa seja efetiva, ela precisa fazer o consumidor sentir uma aproximação com a marca. Então, elas também focam em responder dúvidas e abrem os seus chats para conversas com todos.

O core business impacta no dia a dia dos funcionários?

Sim! Caso o core business seja aplicado de maneira correta, ele pode ter efeitos super positivos em todo o quadro de funcionários. A explicação para isso é que com a definição do foco da empresa, os trabalhadores podem adaptar os seus posicionamentos na empresa. Isso quer dizer que em empresas com o core business, o trabalho acontece de forma mais coesa e com melhores resultados.

Quais outras ferramentas ajudam o core business a funcionar?

Além de auxiliar os funcionários a trabalharem com uma produtividade maior, o core business contribui para a melhoria da relação dos funcionários com a própria empresa. Porém, para ter o máximo aproveitamento, é preciso unir a técnica do core business com outras como:

  • Investir em talent acquisition;
  • Investir em tecnologia;
  • Manter a equipe animada;
  • Criar uma identidade visual;
  • Oferecer benefícios como vale-refeição e semelhantes.

Talent acquisition

Você já ouviu falar sobre talent acquisition? Essa é uma ferramenta utilizada por empresas de sucesso que procuram por profissionais talentosos para os seus times. Essa ferramenta tem início durante o recrutamento de novas pessoas e acompanha os funcionários durante todo o seu percurso na empresa. A ideia é descobrir e explorar habilidades dos profissionais de acordo com o que a empresa propõe. Dessa maneira, os colaboradores conseguem desenvolver habilidades únicas de forma bastante eficiente.

Com o core business, esses funcionários colocam os seus talentos e prática e alcançam resultados incríveis.

Investir em tecnologia

O investimento em tecnologia é uma ação bastante procurada por empresas atuais. Todos os dias, empresas de todo o mundo procuram por soluções para aumentar a produtividade. Essas soluções podem ser em forma de maquinário para acelerar a produção ou outras tecnologias que melhoram o dia a dia dos funcionários. Um exemplo disso é o controle de ponto eletrônico. Essa ferramenta permite que a empresa deixe de se preocupar com uma questão simples e possa focar em assuntos mais importantes, como o core business. O Genyo possui um serviço de alta qualidade e eficiência desta tecnologia. Confira o site para saber mais sobre as vantagens do controle de ponto eletrônico.

Manter o alto astral da equipe

A produtividade é comumente afetada pela animação da equipe. É por isso que muitas empresas investem em atividades e eventos que impactam o astral da equipe. Com o core business é muito mais fácil direcionar essas atividades para que os colaboradores melhorem os seus índices de produtividade. A explicação para isso é que o estresse é menor quando os funcionários sabem como precisam agir diante da empresa

Identidade visual

A identidade visual sempre foi um ponto importante para as empresas. Contudo, durante a Era Digital, esse ponto se tornou extremamente necessário para a manutenção da imagem da empresa. A identidade visual é muito mais do que a logo ou as cores da empresa. É ela que mostra para o público o verdadeiro core business da empresa. Com uma boa identidade visual, o core business é reconhecido pelos clientes. Isso faz com que a marca se mantenha presente em suas mentes e crie fidelidade.

Oferecer benefícios

Muitas empresas possuem o bom tratamento da equipe de funcionários como o seu core business. É por isso que elas investem em vantagens que transformam o trabalho em algo prazeroso. Um exemplo disso é o vale-refeição, que se mostra como uma vantagem para os profissionais dessas empresas. Isso ajuda a melhorar a satisfação dos colaboradores com a empresa e diminui o turnover.

Dicas para aplicar o core business

core business o que significa 1

Agora que você já sabe o que é o core business e como ele é utilizado, pode estar procurando por dicas de como aplicá-lo. Neste artigo, listamos algumas das dicas mais eficientes para esse objetivo, confira:

Observe os pontos fracos e fortes da sua empresa

É muito importante conhecer todos os lados da sua empresa, até mesmo aquilo que não é tão favorável. Para isso, uma boa ideia é conversar com representantes de todos os setores da empresa e questioná-los sobre as suas opiniões. Só assim será possível ter uma visão crítica e realista sobre a empresa. Com essas informações, a empresa deve abordar o core business com esses representantes e analisar como ele se encaixa em cada área. Muitas vezes, o ponto fraco está relacionado a uma baixa adesão do core business durante a produção. É importante também observar os pontos fortes e utilizá-los como exemplos de bom uso da ferramenta de core business.

Observe a concorrência

Muitos especialistas aconselham os empresários a nunca observarem a concorrência, para evitar a comparação. Porém, em um mercado concorrido, é extremamente necessário avaliar como as outras empresas do ramo estão trabalhando. Isso não serve para imitar os concorrentes e sim para encontrar falhas. Ao observar essas falhas, a empresa utiliza o core business para oferecer ao público exatamente aquilo que as outras não entregam.

Trabalhe a cultura colaborativa

Muitas empresas sentem dificuldade ao escolher ou encontrar o seu ramo. Uma dica para isso é reunir todo o quadro de funcionários e conversar com eles sobre suas visões sobre o negócio. Isso é importante para entender o que os colaboradores enxergam sobre a empresa. O fato é que ele existe, mesmo que de forma escondida ou disfarçada, e com o olhar de pessoas que convivem com ele diariamente, é mais fácil observar. Esse é um grande exemplo de cultura colaborativa, em que os funcionários trabalham com o patrão para alcançar uma certa melhoria dentro da empresa.

Como o RH lida com o core business?

Engana-se quem acredita que o RH não tem participação diante do core business de uma empresa. A verdade é que as equipes de Recursos Humanos são essenciais para que essa ferramenta funcione. De nada adianta a empresa reconhecer qual o seu core business se isso não for repassado aos funcionários. O papel do RH é fazer uma ponte entre a empresa e os colaboradores de forma a esclarecer o que é o core business, qual o seu papel e como ele deve ser trabalhado diariamente.

É possível mudar o core business?

Como o core business tem a ver com as estratégias de marketing utilizadas por cada empresa, é possível dizer que elas podem mudar sim. Contudo, esse é um movimento arriscado e difícil, que deve ser realizado com auxílio de uma equipe de marketing eficiente.

Exemplos de core business de sucesso

Entender o que é e como praticá-lo é super importante. Porém, ao visualizar casos reais, a compreensão sobre o assunto se torna mais clara. Então, confira esses dois exemplos de gigantes do core business a seguir!

Amazon

Hoje em dia, é quase impossível pensar em uma empresa com impacto global maior do que a Amazon. Ao pensar nessa empresa, o que vem à sua mente? Provavelmente, é a velocidade com que os produtos costumam chegar. Esse é exatamente o ramo da empresa: velocidade de entrega e logística.

Google

Outra empresa que trabalha bastante esse fator, é o Google. A marca registrada da empresa é a entrega rápida de pesquisas com buscas extremamente precisas. É exatamente nisso que ela foca e direciona os seus investimentos.

Conclusão

Essa é uma ferramenta que permite que a empresa melhore a sua produtividade e a forma como impacta o mercado. Saber utilizar o core business é a chave para o sucesso de muitas empresas.

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